Tudo que você precisa saber sobre o pênis

banana, pênis, omens
BLOG OMENS / Ereção
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

19 de abril 2022

Pênis: um órgão utilizado para reprodução e micção (o ato de urinar). Junto dos testículos, ele forma o aparelho sexual externo do sexo masculino.

Tudo o que você precisa saber sobre o pênis está condensado neste artigo: anatomia, funções e as diferentes patologias que podem afetar o membro…

Anatomia e função do pênis

O pênis humano é composto de diferentes tecidos:

  • dois corpos cavernosos 
  • e um corpo esponjoso.

Na sua extremidade, encontramos a glande.

O que é a glande?

Na ponta do pênis, há a glande, que possui uma abertura no meio: o meato uretral. Essa região fica normalmente coberta pelo prepúcio (exceto em caso de circuncisão).

É através desse meato uretral que se liberam a urina e o esperma.

Além disso, a glande é cheia de terminações nervosas, o que a torna a área mais sensível e erógena do corpo masculino.

Do mesmo modo, uma fina mucosa recobre a glande.

Durante a ereção, o prepúcio descobre a região devido à pressão que a glande exerce nele.

Essa parte é muito semelhante ao corpo esponjoso do pênis.

O que é prepúcio?

O prepúcio é a pele que cobre a glande. Ela possui várias funções, principalmente a função de proteção e a função sensorial.

Ela pode ser a causa da fimose, isto é, a impossibilidade do homem de descobrir a glande.

Além disso, o prepúcio se mantém preso por uma pequena tira de pele: o “freio peniano”. É muito comum que esse freio se rompa em homens jovens, no início da sua vida sexual, sem nenhuma consequência ruim ou grave.

O que é uretra?

A uretra é o canal que permite a evacuação da urina e a expulsão do esperma no momento da ejaculação. Ela atravessa o corpo esponjoso, indo até o meato uretral, no fim da glande.

A uretra do homem tem cerca de 15 cm de comprimento. 

Tudo sobre a anatomia do pênis [Omenscast #14]

No nosso 14º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai abordar tudo sobre o órgão sexual masculino: as partes do pênis, os diversos tipos, formatos e tamanhos. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Os papéis do pênis

Em primeiro lugar, temos a eliminação da urina. Em segundo lugar, seja durante a estimulação sexual ou em um reflexo espontâneo (ereção noturna ou matinal), ele é capaz de ficar ereto. Dessa forma, são possíveis a penetração e a reprodução.

A ereção é um fenômeno fisiológico: nesse momento, os corpos esponjosos se enchem de sangue, deixando o pênis firme e dilatado. Os mecanismos que permitem a ereção são bastante complexos… Encontramos, por exemplo: fatores endócrinos, psicológicos, neurológicos e vasculares.

Quando a estimulação sexual se torna muito intensa, o homem ejacula (orgasmo), expulsando o esperma e fazendo a ereção baixar.

Qual o tamanho médio do pênis?

Segundo estudos recentes realizados no Brasil, o tamanho médio de um pênis ereto é de 14,2 a 15,7 cm. Esse estudo brasileiro pesquisou o tamanho do pênis flácido esticado, já que essa medida normalmente é muito próxima do tamanho do pênis em ereção; do mesmo modo, a pesquisa foi feita em crianças e adolescentes e estamos citando dados de pessoas com 18 anos, que é geralmente a idade em que o pênis atinge o tamanho final da vida adulta

Além disso, a média internacional é de 13,5 cm.

Considera-se que abaixo de 7,5 cm em ereção, ou seja, um micropênis, o tamanho do pênis pode ser um problema para a sexualidade.

Um pênis considerado mais curto que a média pode, portanto, estar entre 8 e 13 cm mais ou menos. Porém isso não deve ser um incômodo à sexualidade da pessoa, visto que o prazer na relação sexual não está vinculado ao tamanho do órgão masculino, e sim a fatores, como excitação: formas de estimulação (com as mãos, sexo oral), posições preferidas, ritmo da penetração etc.

Como ter uma vida sexual plena com um pênis pequeno? [Vídeo]

O tamanho do pênis sempre é questionamento dos homens. Mas como lidar com um pinto abaixo da média? Aliás, você sabe mesmo se tem um pênis pequeno? Como medi-lo para ter certeza? E, se for, tem como aumentar o tamanho do pênis? Quais as melhores posições sexuais para dar prazer com ele? Entenda tudo isso e mais um pouco para saber como ter uma vida sexual feliz.

Particularidades do pênis humano

A singularidade do pênis humano vem sobretudo do fato de ele não conter ossos, ao contrário da maioria dos outros mamíferos.

Além disso, o homem não consegue retrair o próprio pênis para dentro do corpo (embora o frio faça o membro encolher um pouco).

Para concluirmos sobre a anatomia do pênis, podemos ressaltar o fato de que ele tem uma estrutura quase idêntica à do clitóris: os corpos cavernosos correspondem aos corpos do clitóris. Do mesmo modo, o clitóris também fica ereto.

Os vários problemas ligados ao pênis

O pênis humano está exposto a alguns problemas ou traumas. Se você tiver alguma dúvida sobre sua saúde sexual, consulte um médico para evitar problemas.

Ainda assim, você pode encontrar nesta lista a seguir alguns dos artigos em que já abordamos essas diversas condições:


Conclusões

O pênis é certamente um órgão indispensável e fundamental para o sexo masculino. Por isso, é necessário cuidar dele e não negligenciar a saúde do órgão.

Independentemente se for uma disfunção erétil, um problema de ejaculação ou problemas urinários (próstata aumentada, por exemplo), é importante consultar um médico especializado na menor das dúvidas.

Muitas vezes são sintomas benignos, mas que podem esconder doenças mais graves.

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *