10 posições clássicas do Kama sutra

o kama sutra tem diversas posições sexuais interessantes que podemos aproveitar
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

28 de outubro 2021

Antes de detalhar as principais posições do Kama sutra, que prometem prazer e orgasmos aos parceiros, vamos falar um pouco sobre a história da obra! O Kama sutra não é apenas sobre pessoas fazendo contorcionismos em posições diferenciadas… Trata-se também de uma filosofia e de uma série de conceitos sobre o amor! Então, vamos entender melhor esse livro tão antigo que aborda diversos temas relacionados à espiritualidade.

Kama sutra: um pouco de história


A palavra “Kama sutra” vem do sânscrito kama, que significa “desejo” e sutra “aforismo” ou “guia”.

O Kama sutra pode, portanto, ser traduzido como “o guia do desejo”.

Essa obra indiana é atribuída a Vâtsyâyana, escrita entre os séculos VI e VII. Faz parte do Kâmashâtra, que indica todos os textos especializados nas artes do amor e das práticas sexuais.

Objetivos do Kama sutra

O objetivo do Kama sutra era trazer informações sobre a vida privada, principalmente conselhos de sedução para uma vida harmoniosa em casal. Isso não só através de variadas posições sexuais, mas também do modo de vida em geral, através do conhecimento, da música, da comida, etc.

O Kama sutra supostamente oferecia aos amantes prazer e autorrealização através do erotismo. Portanto, ele trata de todos os temas da vida em conjunto, tendo em conta que o prazer seria um dos principais objetivos da existência.

Para o Kama sutra, a satisfação dos desejos sexuais era tão importante para o bem-estar como beber ou comer.

Guia dos afrodisíacos [Omenscast #28]

No nosso 28º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai explicar um pouco mais sobre os afrodisíacos: quais existem e funcionam de verdade? Se você está procurando por uma abordagem médica e detalhada sobre o que é afrodisíaco, você veio ao lugar certo! A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Kama sutra: as 10 posições essenciais


Tentaremos aqui descrever estas 10 posições da melhor forma possível, de um ponto de vista geral. Elas podem ser postas em prática tanto com homens como com mulheres.

Uma pequena observação: as ilustrações são mais sugestivas e artísticas do que realistas!

Comecemos com uma posição muito apreciada por homens e mulheres, por permitir diversos estímulos: uma variação da posição “de quatro”.

“Cachorrinho”

posição do cachorrinho do kama sutra

Nessa posição, uma pessoa fica de costas enquanto a outra faz a penetração.

A posição clássica é deitada ou de quatro, mas também pode ser praticada de pé. E a penetração pode ser vaginal ou anal, com a ajuda ou não de um objeto…

Muitos gostam dessa posição, outros nem tanto. Vai depender de cada pessoa, claro.

Ela acaba provocando dores vaginais em algumas mulheres, enquanto outras sentem muito prazer.

Além disso, algumas mulheres podem se sentir rebaixadas ou submissas por causa da posição em si.

No entanto, ainda é, para muitos, uma posição excitante para ambos parceiros; principalmente para a pessoa que penetra, que tem uma visão explícita dos quadris e da região íntima da parceira ou parceiro.

“Papai e Mamãe”

a posição papai e mamãe

A posição mais praticada (mas que também pode ser a mais entediante se não houver uma diversificada na rotina sexual do casal).

Um dos dois parceiros se deita de costas, com as pernas afastadas, enquanto o outro penetra.

A pessoa que penetra a outra é colocada por cima da primeira ou ligeiramente para o lado. Assim, os dois ficam frente a frente.

Às vezes, essa posição pode não proporcionar as melhores sensações para a mulher, que frequentemente tenta mover a sua pelvis ou acompanhar os movimentos para sentir mais prazer.

Ela pode, por exemplo, dobrar os joelhos e trazê-los para os próprios ombros – o que muitos parceiros gostam também.

Por fim, essa posição é agradável para os dois, que podem se acariciar e beijar um ao outro.

Isso permite encontrar o prazer de muitas formas diferentes!

A cavalgada

a clássica posição da cavalgada

Outro grande clássico depois do Papai e Mamãe! Um dos parceiros está em cima do outro. Há variações que permitem a penetração anal.

Durante as relações, a pessoa que está em cima pode variar o ritmo e a profundidade da penetração.

Essa posição, principalmente em uma relação heterossexual, ajuda no orgasmo pois a mulher pode estimular o clitóris adaptando os próprios movimentos. E, para a mulher, controlar a situação também pode proporcionar muita excitação. Enquanto isso, o homem é livre para acariciar o corpo da sua parceira, a sua cintura, as suas nádegas, os seus seios… 

Essa posição é, portanto, muito agradável para a pessoa que está em baixo, que pode acariciar ou observar a(o) parceira(o) sentindo prazer.

O truque é se adaptar bem um ao desejo do outro!

A união da borboleta

posição a união da borboleta do kama sutra

Os dois ficam de frente um para o outro. A pessoa em cima se inclina para trás e coloca as pernas para a frente; o outro, em baixo, se apoia nos próprios braços. As cinturas dos dois devem, então, se mover em círculos, uma indo na direção oposta à outra.

Essa posição é agradável principalmente para as mulheres, que podem controlar os próprios movimentos e observar o parceiro.

O homem não consegue usar as mãos, mas a visão da penetração e do corpo da(o) parceira(o) pode ser muito excitante.

A união de Indra

Essa posição é considerada pelo Kama sutra como representativa de uma união extremamente forte entre os amantes.

Um dos parceiros (a mulher, na relação heterossexual) se deita de costas e dobra os joelhos sobre o peito, segurando o seu parceiro fortemente enquanto ele realiza a penetração. Aliás, essa posição também é possível para dois homens.

Durante a penetração, o homem pressiona as coxas da(o) parceira(o) contra os seios dela(e) – o que também pode estimular os mamilos.

Para o homem, essa posição é agradável particularmente porque é profunda. No entanto, a(o) parceira(o) deve estar suficientemente excitada(o), caso contrário poderá sentir dor.

A posição da cortesã

a posição da cortesã do kama sutra

É possível executar essa posição com variações. Normalmente recomendada para casais heterossexuais, a parceria envolve os seus braços em volta do pescoço do homem e as suas pernas em volta da cintura dele – isso enquanto ele a penetra.

O homem pode estar sentado ou de pé e pressionar a sua parceira contra uma parede, por exemplo. Também pode estar de joelhos e penetrar a sua parceira sentado na beira da cama, que o abraça com as pernas e os braços.

Essa é uma posição prática para diversos lugares, já que o homem segura a sua parceira pela cintura.

A união do tigre

posição a união do tigre do kama sutra

Essa posição é semelhante ao Papai e Mamãe, mas com a(o) parceira(o) levantando as coxas em direção ao peito, segurando as pernas para cima. Enquanto isso, o homem se deita em cima dela(e) para realizar a penetração.

A pessoa que está por baixo pode, assim, ajustar a própria cintura para controlar a penetração. Além disso, a mulher pode estimular o clitóris com o osso pélvico do parceiro.

Essa posição é agradável para os dois, uma vez que é bastante íntima e fácil de controlar. Também permite uma penetração profunda, apesar de exigir certa flexibilidade.

A posição do bambu

a posição do bambu do kama sutra

Nessa posição, os parceiros começam geralmente no Papai e Mamãe, depois a(o) parceira(o) coloca as pernas sobre os ombros do homem.

Então, o homem posiciona os seus joelhos para frente. Assim, a pessoa que está por baixo pode também deitar uma perna de volta e elevar apenas a outra, podendo alternar e repetir esse gesto quantas vezes quiser.

A alternância entre a perna direita e a esquerda proporciona sensações diferentes e muito estimulantes para a parceira ou parceiro.

Aliás, essa posição é excelente para estimular o ponto G da mulher.

“De conchinha”

A conchinha é uma posição famosa no Kama sutra.

Ambos parceiros ficam de lado. O homem penetra enquanto abraça a sua parceira ou parceiro. Assim, os dois ficam “aninhados” um no outro.

A(o) parceira(o) tem liberdade de movimento para brincar com o próprio corpo na profundidade de penetração, enquanto o homem tem acesso ao seu pescoço ou às suas zonas erógenas com as próprias mãos.

Para o homem, as sensações são bastante suaves, o que ajuda a controlar melhor a sua ejaculação.

Essa posição permite carícias e trocas de beijos e é ideal para um momento mais romântico e suave.

A dança do missionário

posição a dança do missionário do kama sutra

Outra variação do Papai e Mamãe. Porém, nessa o homem está de quatro e a(o) companheira(o) fica deitada(o) e arqueia as suas costas, enquanto faz movimentos circulares com cintura.

A(o) parceira(o) levanta as nádegas para o alto, enquanto o parceiro penetra. Por isso, a pessoa que fará esse gesto tem de ser suficientemente forte para se apoiar nos braços e levantar a própria pelvis.

Para uma estimulação melhor, os seus movimentos não devem ser para cima e para baixo, mas sim circulares.

Essa posição proporciona várias sensações para ambos parceiros.

Para concluir


Lembre-se que os prazeres do Kama sutra não eram reservados apenas aos heterossexuais: a homossexualidade feminina e masculina eram também consideradas aspectos naturais da vida sexual…

Essa foi a nossa lista das 10 posições mais populares do Kama sutra. E lembre-se: existem muitas mais. Cabe a você experimentar as que tiver mais curiosidade.


Mais leituras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?