Falta de sexo no casamento: como inovar o relacionamento

a falta de sexo não é o fim do mundo, tem solução
BLOG OMENS / Sexualidade
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

8 de setembro 2021

É normal que um casal sinta que está perdendo um pouco o ritmo, seja notando uma falta de sexo, seja no estilo de vida a dois. O segredo é trabalhar para reacender a “chama” ou para mantê-la viva.

Com o passar do tempo, às vezes prestamos menos atenção um no outro, esquecemos os pequenos gestos do dia a dia, cuidamos menos um do outro… Em resumo, podemos “nos deixar levar” um pouco, sem prestar atenção nas pessoas importantes ao nosso redor.

Nós vamos te dar algumas dicas sobre como reavivar a relação com a sua companheira ou companheiro e inovar no relacionamento.

O que fazer?

É claro que isso que apresentamos na introdução é apenas uma grande caricatura do que um casal pode experimentar com o passar do tempo. Então, as coisas nem sempre funcionam desse mesmo jeito para todos. E, se elas não acontecem dessa forma, é provavelmente porque você sabe como manter seu relacionamento.

O amor é cultivado com desejo, mas também com a novidade, ao abrir espaço para o inesperado e, acima de tudo, ouvir o outro e prestar atenção nele.

Isso não significa que você tem que ousar em tudo ou sair se deixando levar de forma inapropriada!

Mas é importante saber conciliar os momentos da vida, filhos (se houver) e os ritmos que às vezes são divergentes, além de saber como se reencontrar junto à(o) parceira(o) quando chegar a hora.

Finalmente vamos às dicas:

1️⃣ Atenção, cuidado e saber ouvir

Lembre-se de que o seu comportamento e a sua atitude em geral desempenham um papel importante na percepção que a sua parceira ou parceiro tem de você; se isso afeta a visão que a outra pessoa têm de você, também vai impactar o desejo dela(e).

Em outras palavras, é importante sempre despertar o desejo no outro. Se vocês estão casados ou namoram há vários anos, esse desejo já esteve lá, então você só tem de encontrá-lo novamente.

Às vezes pode levar algum tempo se você tiver negligenciado a pessoa por algum tempo… Mas, se o amor e o carinho ainda estiverem presentes, é possível.

Saiba escutar

Sua parceira ou parceiro acabou de voltar do trabalho e vocês não conversaram o dia todo; separe um tempo para dialogar com ela(e).

Pergunte sobre o seu dia, preocupe-se com seu humor,… Faça sua companheira(o) saber que você se importa.

Certamente essas coisas devem ser naturais e sinceras.

É essencial que haja tempo para vocês conversarem um com o outro, principalmente depois de vários anos de convivência. Mostre que você ainda pode conversar sobre novos assuntos e que está interessado nela(e).

Seja atencioso(a)

Gestos e atitudes sempre possuem um grande impacto na vida do casal. Continue surpreendendo e sendo atencioso com a sua parceira ou parceiro.

Pequenas lembranças que mostrem que você sabe do que ela(e) gosta, preparar pratos ou bebidas favoritas dela(e), planejar saídas que sejam interessantes para ela(e) também… Enfim, ser criativo e sempre surpreender com coisas novas.

Vocês convivem há anos, portanto conhecem um os gostos do outro. Então, demonstre isso!

Preste atenção às suas ações

Mostre que, mesmo com o passar dos anos, você não perdeu o carinho, o encanto ou o romantismo. Independentemente do que sua companheira ou companheiro gostava no início de seu relacionamento, faça da vida diária de vocês algo em constante renovação!

Seja imprevisível e criativo, para continuar a surpreender a pessoa apesar dos anos.

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar!

Teleconsultas (por chat, vídeo ou celular) com médicos especialistas em saúde sexual masculina: a partir de R$ 69.

Prescrição médica e entrega a domicílio de medicamentos e tratamentos manipulados.

Agendar Teleconsulta

e receber tratamento médico!

2️⃣ Descubram a causa da falta de sexo: fale sobre o problema com ele/ela!

Se as coisas não estiverem mais como antes, apesar dos conselhos acima, ouse conversar com a(o) parceira(o) com calma e leveza para identificar os problemas.

A importância do diálogo para o relacionamento

As coisas podem estar indo bem no relacionamento dos dois e, ainda assim, vocês não estão mais tendo relações sexuais.

Você precisa falar sobre isso em vez de deixar esse “vazio” preencher o relacionamento. Às vezes basta conversar sobre isso para resolver o problema.

Trabalhando juntos, as soluções virão por si só.

Inovando na cama

A outra pessoa está um pouco entediada com o sexo ou teve uma queda na libido? Seria fácil e talvez injusto que ela/ele coloque toda a culpa em você: vocês dois têm que encontrar soluções juntos.

Fale sobre as suas fantasias, as posições sexuais que você gostaria de tentar, práticas novas… Há muitas maneiras de se renovar no sexo, através de jogos, brinquedos sexuais, etc.

Todos evoluem com a idade ou simplesmente mudam: é normal que a sexualidade também se desenvolva.

3️⃣ A terapia sexual pode ser necessária

Não tome a terapia como uma “fatalidade” no relacionamento, pois pode ser um passo muito importante na vida de um casal. A vida nem sempre se mantém tranquila ao longo dos anos.

Mas considerar o auxílio de um psicólogo não significa que o amor não exista mais. Muito pelo contrário, significa que o amor ainda está lá, mas que vocês precisam de ajuda externa para melhorar as coisas, para superar bloqueios ou dificuldades, sejam eles pessoais ou conjugais.

Esta é uma das opções se, apesar do tempo e das tentativas, as coisas não melhorarem na relação.

Conclusão

Muitas vezes, inovar no relacionamento e restaurar o companheirismo não é tão difícil quanto parece: o primeiro passo é perceber justamente que uma mudança é necessária.

Não sinta que seu relacionamento está chegando ao fim ou que não exista nada que possa te ajudar; não é bom desistir ao primeiro sinal de problemas.

Fale, ouça, converse, saiba se renovar e se antecipe diariamente.

Se vocês não conseguirem encontrar soluções juntos, apesar de seus esforços, considerem a terapia de casal.

Consulte um médico especializado em sexualidade na Omens

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne médicos urologistas e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

A plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade. A consulta online pode ser feita por mensagens, pelo celular ou por videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista
  • Agende uma consulta para o dia seguinte! (no Brasil, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial sobre problemas sexuais com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *