Terapia sexual: como e por que procurar um psicólogo?

duas mãos dadas, uma com aliança: é impossível resolvermos tudo sozinhos
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

3 de agosto 2023

A terapia sexual é uma terapia com um(a) psicólogo(a) especial, orientada para o tratamento de problemas sexuais. Isso porque, quando analisamos as causas das disfunções sexuais, sabe-se que muitas vezes elas são fisiológicas; outras vezes, o estado psicológico do paciente é o que mais influencia no problema.

Mas qual é o sentido de considerar a psicoterapia (sozinho ou em casal)?

Como veremos a seguir, os problemas sexuais com bastante frequência provocam muito sofrimento aos indivíduos afetados, sendo também prejudiciais ao bem-estar geral do paciente. Então, os especialistas em saúde sexual podem ajudá-lo a lidar com esses sintomas.

O que é a terapia sexual e quais seus objetivos?


A terapia sexual pode estar associada a 3 abordagens diferentes, de acordo com a dificuldade do paciente:

  • cognitivo-comportamental;
  • sistêmica;
  • psicodinâmica (psicanálise).

Como a terapia sexual funciona?

Para iniciar o tratamento com a psicoterapia, em primeiro lugar, é preciso identificar os sintomas no âmbito da sexualidade.

Então, o terapeuta procurará identificar e compreender os mecanismos psicológicos e/ou fisiológicos que entram em cena.

Dessa forma, a terapia deve possibilitar o trabalho com o corpo e com o imaginário do paciente, combinando diferentes abordagens.

Hoje em dia, existe até mesmo a possibilidade de realizar terapia pela internet, há também as terapias da dor e cursos de meditação.

Todas essas abordagens têm seus méritos e sua eficácia comprovada, embora muitos problemas sexuais continuem sendo difíceis de tratar. Por isso é essencial estar bem orientado por especialistas, para identificar e considerar os aspectos psicológicos, biológicos, interpessoais e culturais.

Além disso, a terapia sexual pode ser individual ou em casal e o seu objetivo é aumentar o prazer, a satisfação e a intimidade nos relacionamentos.

Tudo sobre o Urologista [Omenscast #16]

No décimo sexto episódio do Omenscast, o médico João Brunhara vai apresentar a profissão do urologista, um especialista tão procurado por pacientes com os mais diversos tipos de dificuldades e problemas. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

As diferentes psicoterapias


Abordagens cognitivo-comportamentais

Essas abordagens se baseiam no pressuposto de que comportamentos, emoções, reflexos físicos e pensamentos são, em sua maioria, de natureza empírica, ou seja, aprendemos esses diferentes gestos e hábitos ao longo de nossas vidas, e eles acabam nos formando como indivíduo.

Essas terapias ajudarão a desaprender certos comportamentos e mecanismos psicológicos relacionados às dificuldades sexuais. O(a) psicólogo(a) pode, do mesmo modo, se interessar pelas crenças e emoções que o paciente tem sobre a própria sexualidade por meio de diversas perguntas.

É essencial, portanto, que o paciente faça esse movimento de introspecção com a ajuda do(a) terapeuta. Por exemplo: indivíduos que estão ansiosos em relação ao próprio desempenho sexual (ansiedade de performance); nesse caso, a psicoterapia terá como objetivo diminuir os bloqueios e abrir uma interpretação diferente da sexualidade.

O tratamento é geralmente curto e, quando direcionado ao casal, deve permitir que os dois se comuniquem melhor.

Enfim, no que diz respeito aos exercícios, o(a) terapeuta pode propor maneiras de o paciente conhecer melhor o próprio corpo e o da(o) parceira(o) – revalorizando o corpo em sua totalidade (e não apenas os órgãos sexuais). 

Abordagens sistêmicas

Esse tipo de abordagem se aplica a dois parceiros diferentes, com o objetivo de compreender como o casal em questão funciona. Assim, se descreve a relação entre indivíduos independentes: como eles atuam separadamente e como atuam juntos.

Às vezes, os problemas de um dos parceiros é considerado um sintoma das dificuldades do casal. Dessa forma, o especialista deve encontrar soluções junto dos dois.

A primeira fase envolve a identificação das causas do problema, a fim de modificar esses fatores que atuam dentro do sistema do casal, antes de finalmente transformar o próprio sistema.

Para isso, os casais poderão trabalhar com exercícios práticos em específico, analisando a trajetória dos dois (passado, presente e seus ideais para o futuro).

Problemas no relacionamento? Parceiro com alguma dificuldade?

Marcar Teleconsulta Agora

Converse ONLINE com um psicólogo especialista em sexualidade

Abordagens psicodinâmicas

As abordagens psicodinâmicas são baseadas no trabalho de Freud (psicanálise), no qual o problema sexual é o resultado de conflitos psicológicos do inconsciente.

Assim, o objetivo dessas abordagens é “libertar” o paciente de seus conflitos internos e permitir que ele enriqueça as suas relações e eleve sua autoestima – sempre tendo no horizonte o bem-estar geral e a qualidade de sua vida sexual.

Diferentes métodos vão permitir ao psicólogo despertar a consciência do paciente, de seus mecanismos de defesa e de seu comportamento ao se relacionar com os outros.

Às vezes pode ser necessário uma confrontação mais direta quando o indivíduo, por reflexo, evita enxergar tais problemas.

Além disso, o terapeuta também pode analisar as fantasias sexuais do paciente, para que ele entenda os mecanismos que fazem parte da sua sexualidade.

Abordagem integrada da terapia sexual

A abordagem integrada, bastante comum, combina as cognitivo-comportamentais, as abordagens sistêmicas e a psicanálise.

Nesse caso, as causas das dificuldades sexuais são múltiplas, ligadas a fatores psicológicos, interpessoais, culturais ou relacionados à vivência (experiência de vida e aprendizagem).

Assim, são analisados o medo de falhar, as expectativas em relação à sexualidade, a frustração ou o medo da rejeição – e até mesmo a vergonha em relação aos parceiros ou parceiras.

Essa terapia é bastante rápida, com exercícios que o(s) paciente(s) têm de fazer em casa.

Se esse tratamento não for eficaz e os sintomas sexuais persistirem, normalmente se considera uma abordagem mais psicodinâmica.

Tratamentos combinados: médicos e psicólogos!

Por fim, um tratamento também bastante eficaz é combinar diferentes métodos: como os problemas sexuais são muitas vezes fisiológicos e psicológicos, as terapias que combinam o uso de medicamentos com um acompanhamento psicológico podem ser a abordagem mais apropriada.

Quais são as causas da perda de libido? [Vídeo]


O que é libido? A libido está muito ligada ao desejo sexual. É difícil de definir qual o nível normal, mas às vezes, as pessoas podem ter baixa libido, ou seja, uma falta de desejo sexual. Nesses casos de falta, quais é a razão da libido não estar como antes? Como lidar com a perda de libido? E mais: se estou com a libido baixa, tem como aumentar? E quais as relações entre a libido e a testosterona, ou melhor, a baixa testosterona? Entenda nesse vídeo.

Conclusão


Como dissemos, as terapias sexuais oferecem muitas possibilidades com resultados satisfatórios.

Todas as abordagens que apresentamos provaram ser eficazes: não há um método que funcione melhor. No entanto, dependendo dos sintomas do paciente, algumas terapias serão preferíveis em relação às outras.

Por essa razão, o diagnóstico do psicólogo é fundamental, determinando o sintoma sexual antes de direcionar o paciente à melhor abordagem.

Problema sexual é coisa séria e pode afetar profundamente o psicológico da pessoa.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

COMENTÁRIOS SOBRE “Terapia sexual: como e por que procurar um psicólogo?

  1. Maíra de Campos Assaf says:

    Boa noite
    Sou sexóloga integrativa e gostaria de me colocar a disposição para uma parceria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?