Como conhecer melhor o próprio corpo?

homem observando seu corpo no espelho
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

22 de junho 2023

Conhecer a si mesmo e, mais precisamente, conhecer melhor o seu próprio corpo é um assunto necessário tanto para homens quanto para mulheres.

Em matéria de sexualidade, é importante compreender não só os fatores psicológicos que influenciam a nossa vida, mas também os fatores físicos. A relação que uma pessoa tem com o seu corpo, as suas vivências sexuais e o conhecimento que ela tem de suas reações físicas vão determinar o seu prazer durante o sexo.

A princípio, conhecer melhor o próprio corpo permite viver uma sexualidade mais plena. 

Então, vamos aprender a descobrir o próprio corpo e a explorá-lo?

Como começar: conhecer o seu corpo é também conhecer os seus limites


A prática esportiva é uma das melhores formas de conhecer o próprio corpo. Não importa qual a atividade: aprenda a testar a sua resistência em relação a esforço, agilidade ou força. É importante conhecer o seu desempenho físico a fim de conhecer o seu desempenho sexual!

Independentemente de você ser um homem ou uma mulher, as posições sexuais às vezes são cansativas e exigem uma boa forma física. Isso porque, caso contrário, você pode ficar com cãibras ou não resistir à duração da relação!

Não que o sexo seja um esporte ou uma atividade em que se busca desempenho físico, mas sabemos que a relação sexual coloca à prova a nossa respiração, os músculos abdominais, as coxas, etc.. Saber do que você é fisicamente capaz lhe permite entender o que você pode evitar e no que se aventurar durante o sexo!

Opte por práticas que trabalham todos os músculos do corpo, como nadar ou correr, assim você já terá uma ideia boa dos seus limites.

Aqueles que já são mais resistentes podem escolher um esporte de combate para aprender a se superar. A ideia é sobretudo conhecer melhor o seu corpo diante dos esforços.

Sensibilidade no pênis [Omenscast #13]

No décimo terceiro episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai abordar essa dificuldade comum entre os homens, que é sentir que o pênis é sensível demais (ou muito pouco sensível!) aos estímulos. Temos alguma solução para isso? Acompanhe o nosso podcast! A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Como conhecer o seu corpo pela masturbação

Um parâmetro importante para a descoberta do corpo e da sexualidade: a masturbação!

Para o sexo masculino, a masturbação permite conhecer melhor os próprios reflexos e sobretudo a chegada do orgasmo: com um pouco de treinamento, é possível identificar a fase de excitação e o seu “ponto sem retorno”.

Quanto ao sexo feminino, a masturbação permite entender principalmente como se entregar ao prazer e não reprimir seus impulsos.

Se é verdade que o orgasmo feminino não funciona da mesma forma que o masculino (a tensão e a excitação podem cair de repente), como atingir o orgasmo sem nunca ter tido essa experiência antes?

Hoje em dia sabemos que uma mulher que se masturba com regularidade tem mais orgasmos durante o sexo do que uma mulher que não se masturba.

A falta de educação sexual e de liberdade sexual feminina, portanto, são uma entrave real. Devemos falar não só sobre doenças ou ISTs, mas também sobre prazer feminino.

Os exercícios de Kegel, por exemplo, também são uma boa forma de fortalecer certas partes do corpo em benefício da sexualidade.

Mitos e verdades sobre o tamanho do pênis [Vídeo]

Entenda os mitos sobre o tamanho do pênis. Você realmente tem um pênis pequeno? É melhor ter um pênis grande? Qual o tamanho médio, existe um tamanho ideal do pênis e como medir da melhor forma?

Conclusões

Conhecer bem o próprio corpo é proveitoso em todos os aspectos. Por isso, é importante também ouvi-lo para evitar certas práticas perigosas: aprenda o que é bom para você, mentalmente e fisicamente!

Se você não conhece o seu corpo, como você sabe o que é bom para você? Esse conhecimento passa pela experiência, sim, mas também requer um olhar atento para si mesmo. Em termos de sexualidade, conhecer o corpo é indispensável, pois precisamos ser capazes de distinguir o que gostamos do que não gostamos antes de falar sobre prazer ou orgasmo.

Referências

Conforme aponta uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), aproximadamente metade das mulheres brasileiras tem bastante dificuldade para atingir o orgasmo durante o sexo.

Alguns podem apontar que o motivo dessa triste estatística são os homens brasileiros (e isso não é completamente mentira). No entanto, há outros fatores específicos também associados a essa causa: relações focadas excessivamente no pênis, posições sexuais em que a mulher se sente desconfortável, etc. Resta aos homens, portanto, se responsabilizarem também pelo prazer de suas parceiras.

Egg masturbador = mais prazer, com novas texturas e estímulos

Egg masturbador para pênis

Impulsione seus momentos a sós ou treine para não queimar a largada!

Quero o meu!

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

COMENTÁRIOS SOBRE “Como conhecer melhor o próprio corpo?

  1. Launir Albano says:

    Tenho ejaculação precose e quando começo a ejacula tenho que parar ficar sem mexer e pedir pra mulher não mexer fica tão sensível que se a mulher mexer eu fico louco intocável a cabeça do pênis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?