Exercícios de Kegel para homens: como fazer?

como os exercícios de kegel podem te ajudar
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

20 de maio 2023

Inventados na década de 1940, os exercícios de Kegel (para homens, mas que também funcionam bem para as mulheres) são projetados para fortalecer e tonificar o assoalho pélvico.

Os exercícios de Kegel podem ajudar a melhorar a ereção e a duração das relações sexuais. Eles trazem benefícios aos órgãos sexuais e permitem viver uma sexualidade mais plena com: um maior controle sobre a ejaculação, ereções mais firmes, aumento da libido…

Eles são recomendados principalmente para mulheres durante a gravidez ou após o parto, pois fortalecem o períneo, que, por sua vez, suporta todos os órgãos abdominais: bexiga, útero, intestino delgado e reto. Portanto, a prática desses exercícios evita a incontinência e facilita o parto.

Aqui neste artigo, propomos um método para os homens.

Exercícios de Kegel para homens: localizando os músculos pélvicos

Antes de tudo, é necessário localizar a região e os músculos que você irá fortalecer. Os músculos abdominais e pélvicos, principalmente, não devem ser confundidos!

O períneo nos homens está entre os testículos e o ânus (a região é a mesma para as mulheres). Você pode localizar essa área facilmente ao urinar: segure o fluxo de xixi e você sentirá os músculos que se contraem no processo.

Nos homens, esses músculos permitem mexer o pênis quando ereto (por isso podem melhorar a disfunção erétil) e contraem no momento da ejaculação (por isso a importância de fortalecê-los para controlar a ejaculação).

Importante: não faça esses exercícios para ejaculação precoce quando for urinar, pois fazê-los durante o ato da micção prejudica sua realização e pode trazer dor e desconforto.

Exercícios pélvicos para impotência e ejaculação

Relaxe antes de mais nada. Em seguida, deite-se de costas e dobre seus joelhos. Com a experiência, você será capaz de realizar esses exercícios sentado ou de pé, em qualquer circunstância.

Uma vez identificada a área que você quer trabalhar, concentre-se no períneo e relaxe essa área antes de seu treino.

Importante: não é recomendado realizar esses exercícios de bexiga cheia!

Certifique-se de contrair apenas os músculos pélvicos, evitando as nádegas, coxas ou abdômen, e respire profundamente durante os exercícios.

O assoalho pélvico masculino [Omenscast #51]

No episódio de Omenscast de número 51, o médico urologista João Brunhara vai trazer curiosidades sobre a musculatura pélvica e, de quebra, introduzir alguns exercícios para a região. A transcrição do áudio do podcast você poderá encontrar aqui.

Como evitar ejaculação precoce: 4 exercícios de kegel para homens

Exercício 1: sentado

Em primeiro lugar, sente-se em uma cadeira ou fique de pernas cruzadas. Em seguida, Contraia os músculos pélvicos ou o períneo por 5 segundos, depois vá relaxando por 10 segundos.

Inicialmente, você pode contrair por menos tempo se estiver tendo dificuldades. Seu períneo se tornará mais forte gradualmente.

O tempo de relaxamento deve corresponder ao dobro do tempo de contração: 5 ou 10 segundos de contração para cada 10 ou 20 segundos de relaxamento.

Se você sentir alguma dor, pare imediatamente e verifique se está fazendo o exercício da forma correta. Às vezes, só de mudar a posição já é o suficiente.

Você pode fazer esse exercício 10 vezes seguidas.

Consulte um urologista HOJE para tratar a ejaculação precoce

Marcar Teleconsulta Agora

Atendimento médico ONLINE (a partir de R$ 79), com receita médica

Exercício 2: deitado

O mesmo exercício que o anterior, só que deitado. Sua cabeça deve estar apoiada no chão, as pernas dobradas, os joelhos juntos.

Exercício 3: prendendo a respiração

Na mesma posição que a de cima, respire fundo, e expulse o ar do pulmão lentamente; em seguida, puxe de novo e prenda a respiração, bloqueando o nariz.

Nesse meio tempo, durante essa respiração lenta, tente fazer o ar circular do estômago para os pulmões.

Esse exercício permitirá que seu peito se expanda enquanto sua barriga se esvazia; os músculos pélvicos trabalharão mais intensamente.

Exercício 4: meia ponte

Desta vez, faça a posição de meia ponte.

Enquanto estiver deitado de costas, dobre as pernas e levante a pélvis para cima enquanto respira profundamente; você deve levantar as nádegas do chão.

Contraia o períneo, tomando o cuidado de respirar bem durante o processo. Você pode manter essa posição, contraindo por 10 segundos.

Desça devagar, respirando calmamente, encostando a coluna vertebral aos poucos no chão. Relaxe.

O ideal é praticar esses exercícios de 3 a 4 vezes por dia, 10 vezes seguidas.

Agora, tudo o que você tem que fazer é se exercitar. Você irá sentir os benefícios desses exercícios depois de 5 semanas!

CONTROLE a ejaculação com este treinamento online


Baixar 1ª Aula Grátis

Aprenda 13 técnicas elaboradas por urologistas e garanta tratamento DEFINITIVO


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

20 comentário(s) sobre “Exercícios de Kegel para homens: como fazer?

  1. Denis says:

    Oi.
    Como esta?
    Tenho diabetes e tambem neuropatia e nos ultimos meses estou com dificuldade em ter ereção, esses exercicios de kegel podem ajudar?
    Obrigado

  2. David Ferreira says:

    No texto fala sobre dor por fazer o exercício de forma errada, imagino que sendo uma dor em alguma outra região, abdome por exemplo, ou dor caso faça de bexiga cheia, porém e quanto a dor no próprio músculo do períneo trabalhado em si? Isso é normal (como em qualquer exercício muscular), ou pode indicar algum problema de excesso no exercício? Se sim, que problema isso causaria? Pergunto isso pois comecei a alguns dias e sinto uma leve dor no períneo caso faça 10 segundos (contraindo) sentado, mas ao mesmo tempo se fizer 5 sinto como se não tivesse trabalhado nada, muito leve.

  3. Luís Marcelo Achite says:

    Boa noite.
    Fiz a cirurgia de raspagem da próstata há 9 meses e desde então continuo com sintomas de bexiga hiperativa, urgência miccional, vontade de urinar e outros. Estou tomando 2 medicamentos, Myrbetric 50mg e Fenazic 7,5mg e não tem surtido efeito. Na última semana fiz o exame estudo urodinâmico e começou um pouco de incontinência urinária, tenho notado o vazamento de umas gotas, principalmente depois de urinar. Estou muito preocupado com essa demora. Será que pode ter ocorrido algum trauma no esfíncter durante a cirurgia? Qual a sugestão para resolver isso. Obrigado.
    Marcelo

  4. Anderson says:

    Qual é o método certo de respirar.
    É inspirar o ar pelo nariz e soltar pela boca. Ou inspirar o ar pela boca e soltar pelo nariz igual natação??

  5. Roberto says:

    Tenho 57 anos, sinto que minha ereção não é tão rígida. Poderia me indicar alguma vitamina, e algum exercício para melhorar?
    Grato

  6. Sérgio Campos de Moraes says:

    O exercício 3 ficou muito confuso: “Na mesma posição que a de cima, respire fundo, depois expulse o ar do pulmão lentamente e, em seguida, prenda a respiração.
    Nesse meio tempo, faça o ar circular do estômago para os pulmões, bloqueando o nariz.”
    Se todo o ar foi expulsado dos pulmões que ar é esse que vai circular do estômago para os pulmões? E o que é circular o ar circular do estômago para os pulmões, bloqueando o nariz? Obrigado

    • Dr. João Brunhara says:

      Apesar de não ser possível jogar o ar para o estômago, pois o oxigênio não sai do pulmão para o sistema digestório, a ideia é prestar atenção na circulação do ar: você incha o abdômen ou o peito quando inspira? Ou infla os dois? Preste atenção no oxigênio entrando e na movimentação do seu corpo, fazendo o ar “circular” entre as regiões.

  7. Cleyton says:

    Durante preliminar estou excitado e acabo melando ela quando consigo uma lubrificaco
    gostozo duro 10 min a tranza ou menos

  8. Cássio says:

    Olá não entendi com quantos dias eu devo fazer 1 exercícios para passar para outro nível? Tipo eu fiz o 1 sentado com quantos dias eu posso passar pro 2

  9. Nixon Bendlin says:

    Eu tomo cloreto magnesio e FAÇO exercícios de kegel, minhas erecoes estão cada vez melhor. Tenho 50anos estou FELIZ por estar bem

  10. Eloir Rosa Ramos. says:

    Eu pratico o PC nas caminhadas, por onde ando, e me senti muito bem…tenho 76 anos cuido da saúde alimentação…Pergunta: É o mesmo kegel? Dr. posso continuar praticando o PC nas minhas caminhadas de uma hora dia? Eu estava um pouco pra baixo, porém quando decidi praticar o PC melhorei bastante nas relações sexual com minha esposa apesar da idade.Por favor me escreva.Abraço.

  11. Eduardo Lira says:

    Boa noite, antes de mais nada queria agradece pela a disponibilidade do conteudo. Agora queria tirar uma duvida, durante o exercicio 3 acerca da respiracao deve ser se contrato o pc tambem? Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?