Exercícios de Kegel para homens: como fazer?

BLOG OMENS / Sexualidade
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

25 de fevereiro 2021

Inventados na década de 1940, os exercícios de Kegel (para homens, mas que também funcionam bem para as mulheres) são projetados para fortalecer e tonificar o assoalho pélvico.

Os exercícios de Kegel podem ajudar a melhorar a ereção e a duração das relações sexuais. Eles trazem benefícios aos órgãos sexuais e permitem viver uma sexualidade mais plena com: um maior controle sobre a ejaculação, ereções mais firmes, aumento da libido

Eles são recomendados principalmente para mulheres durante a gravidez ou após o parto, pois fortalecem o períneo, que, por sua vez, suporta todos os órgãos abdominais: bexiga, útero, intestino delgado e reto. Portanto, a prática desses exercícios evita a incontinência e facilita o parto.

Aqui neste artigo, propomos um método para os homens.

Exercícios de Kegel para homens: localizando os músculos pélvicos antes de começar

Antes de tudo, é necessário localizar a região e os músculos que você irá fortalecer. Os músculos abdominais e pélvicos, principalmente, não devem ser confundidos!

O períneo nos homens está entre os testículos e o ânus (a região é a mesma para as mulheres). Você pode localizar essa área facilmente ao urinar: segure o fluxo de xixi e você sentirá os músculos que se contraem no processo.

Nos homens, esses músculos permitem mexer o pênis quando ereto e contraem no momento da ejaculação (por isso a importância de fortalecê-los para controlar a ejaculação).

Importante: não faça esses exercícios quando for urinar, pois fazê-los durante o ato da micção prejudica sua realização e pode trazer dor e desconforto.

Exercícios de Kegel para homens: entrando em forma

Relaxe antes de mais nada. Em seguida, deite-se de costas e dobre seus joelhos. Com a experiência, você será capaz de realizar esses exercícios sentado ou de pé, em qualquer circunstância.

Uma vez identificada a área que você quer trabalhar, concentre-se no períneo e relaxe essa área antes de seu treino.

Importante: não é recomendado realizar esses exercícios de bexiga cheia!

Certifique-se de contrair apenas os músculos pélvicos, evitando as nádegas, coxas ou abdômen, e respire profundamente durante os exercícios.

CONSULTAR UM

UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

CONSULTAR UM UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

4 exercícios de kegel para os homens praticarem

Exercício 1: sentado

Em primeiro lugar, sente-se em uma cadeira ou fique de pernas cruzadas. Em seguida, Contraia os músculos pélvicos ou o períneo por 5 segundos, depois vá relaxando por 10 segundos.

Inicialmente, você pode contrair por menos tempo se estiver tendo dificuldades. Seu períneo se tornará mais forte gradualmente.

O tempo de relaxamento deve corresponder ao dobro do tempo de contração: 5 ou 10 segundos de contração para cada 10 ou 20 segundos de relaxamento.

Se você sentir alguma dor, pare imediatamente e verifique se está fazendo o exercício da forma correta. Às vezes, só de mudar a posição já é o suficiente.

Você pode fazer esse exercício 10 vezes seguidas.

Exercício 2: deitado

O mesmo exercício que o anterior, só que deitado. Sua cabeça deve estar apoiada no chão, as pernas dobradas, os joelhos juntos.

Exercício 3: prendendo a respiração

Na mesma posição que a de cima, respire fundo, depois expulse o ar do pulmão lentamente e, em seguida, prenda a respiração.

Nesse meio tempo, faça o ar circular do estômago para os pulmões, bloqueando o nariz.

Esse exercício permitirá que seu peito se expanda enquanto sua barriga se esvazia; os músculos pélvicos trabalharão mais intensamente.

Exercício 4: meia ponte

Desta vez, faça a posição de meia ponte.

Enquanto estiver deitado de costas, dobre as pernas e levante a pélvis para cima enquanto respira profundamente; você deve levantar as nádegas do chão.

Contraia o períneo, tomando o cuidado de respirar bem durante o processo. Você pode manter essa posição, contraindo por 10 segundos.

Desça devagar, respirando calmamente, encostando a coluna vertebral aos poucos no chão. Relaxe.

O ideal é praticar esses exercícios de 3 a 4 vezes por dia, 10 vezes seguidas.

Agora, tudo o que você tem que fazer é se exercitar. Você irá sentir os benefícios desses exercícios depois de 5 semanas!

Fontes

Consulte um médico especializado em sexologia na Omens

Omens.com.br é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne urologistas, sexólogos e farmacêuticos para construir uma solução de qualidade, segura e acessível a todos.

A plataforma permite que você se consulte online com médicos especializados em sexologia. A consulta online pode ser feita por mensagem, telefone ou videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado em sexualidade, que trata de distúrbios relacionados ao sexo diariamente.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta dentro de 24 horas (a espera média para uma consulta com um urologista especializado em sexologia no Brasil é de vários meses).
  • Peça pela internet os medicamentos necessários ao tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia perto de você.
  • Evite o desconforto na sala de espera de um consultório ou na farmácia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *