Omenscast #51: Exercícios para o assoalho pélvico masculino

Omenscast, o minicast da sua saúde sexual: hoje o assunto é o assoalho pélvico do homem
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

12 de maio 2023

No episódio de Omenscast de número 51, o médico urologista João Brunhara vai trazer curiosidades sobre a musculatura pélvica e, de quebra, introduzir alguns exercícios para a região.

Seja bem-vindo ao blog da Omens e fique à vontade para ouvir o nosso podcast! A transcrição do áudio também está logo abaixo.

Se você chegou aqui, você quer saber mais sobre um assunto mais conhecido pelas mulheres do que pelos homens: os exercícios para fortalecer o assoalho pélvico.

Se você se interessa pelo tema, talvez você já tenha ouvido termos como exercícios de Kegel ou exercícios do músculo pubococcígeo. Aqui nós vamos explicar o que são essas coisas e tirar outras dúvidas, por exemplo: como saber se o assoalho pélvico está fraco? E qual exercício fortalece o assoalho pélvico?

Eu sou João Brunhara, médico urologista, e esse é o Omenscast, o podcast da Omens sobre saúde masculina.

Vamos começar com os conceitos mais básicos:

O que é o assoalho pélvico?

São os músculos e ligamentos que recobrem essa região do corpo chamada de pelve, e que algumas pessoas conhecem como bacia.

É a extremidade inferior do tronco, que fica repousada sobre os ossos do quadril. Essa musculatura do assoalho pélvico é que dá sustentação para a bexiga, para o reto e, no caso das mulheres, para o útero — e, no caso dos homens, para a próstata.

Além disso, esses músculos ajudam na continência urinária e fecal (isto é, conseguir segurar a urina e as fezes), além de participarem das funções sexuais. Ou seja, estamos falando dos músculos que você usa quando quer segurar a vontade de urinar ou de evacuar. 

Um dos principais músculos do assoalho pélvico é o músculo pubococcígeo, que tem esse nome porque vai desde o osso da pube até o cóccix. Esse músculo age no fechamento da uretra, da vagina, e do ânus, e portanto é muito importante para as funções de continência.

O assoalho pélvico também inclui outros músculos profundos que tem função de levantar o ânus (como o coccígeo e o pubo-retal) mas também envolve músculos mais superficiais, que são os músculos do períneo.

Mais uma explicação: o períneo é aquela região entre o ânus e os genitais. Entre eles estão o músculo bulboesponjoso, que nos homens envolve parte do pênis, mas nas mulheres fica ao redor do orifício da vagina. Os músculos do períneo também incluem o isquiocavernoso e o transverso superficial do períneo

Bom, mas chega de aula de anatomia.

Quais são as implicações práticas desses músculos na nossa vida?

Como falamos antes, os músculos do assoalho pélvico são importantes para a continência de fezes e de urina e, além disso, têm funções no sexo. Com a idade, existe uma tendência de enfraquecimento desses músculos, tanto em homens quanto em mulheres. Nas mulheres, o histórico de partos vaginais ou de cirurgias do útero pode ser um agravante; e nos homens, um grande vilão pode ser a cirurgia de retirada da próstata devido a um câncer, a prostatectomia radical.

Uma queixa comum de fraqueza da musculatura pélvica é a incapacidade de conseguir segurar a urina, que chamamos de incontinência urinária. Outras queixas possíveis são a incontinência fecal ou o prejuízo das funções sexuais: no caso das mulheres, com a sensação de perda de tônus muscular da vagina, e nos homens, com uma piora da ereção e perda de força na ejaculação

Exercícios pélvicos

E é aqui que entram os exercícios para fortalecer o assoalho pélvico! Homens ou mulheres com sintomas devidos à fraqueza muscular dessa região podem se beneficiar em fazer exercícios para a musculatura pélvica: por exemplo, mulheres com incontinência urinária aos esforços após os 50 anos de idade, ou homens que passaram a perder urina depois de uma cirurgia de próstata, que por sinal é a principal indicação para fisioterapia pélvica masculina.

De fato, fazer esses exercícios isoladamente pode ter benefícios. Mas fazê-los de acordo com um programa específico e acompanhamento com fisioterapeuta é importante principalmente nos casos de alterações severas, que surgiram após cirurgias.

Os exercícios para fortalecer o assoalho pélvico mais famosos são os chamados exercícios de Kegel.

E o que é o exercício de Kegel e como fazer?

São exercícios que envolvem a contração do músculo pubococcígeo, o que dá uma sensação de tentar segurar as fezes ou a urina. O exercício acontece respeitando um padrão de contrair esses músculos, manter a contração por alguns segundos, em geral de 3 a 8 segundos, e depois relaxar. Essa sequência é repetida diversas vezes, e preferencialmente, mais de uma vez no dia. Além disso, existem variações que podem acrescentar complexidade: você pode fazer os exercícios sentado, deitado, ou em outras posições. Outros exercícios mais avançados podem acionar diferentes grupos musculares da região, exigindo movimentos mais sutis e refinados.

Algumas pessoas chamam o Kegel de exercícios íntimos ou mesmo exercícios sexuais, porque de fato eles podem melhorar a ereção, a força e o controle da ejaculação, o tônus da vagina e mesmo a capacidade de atingir orgasmos.

Em especial, o controle da musculatura pélvica pode ser fundamental para homens que sofrem com ejaculação precoce, e pode ajudar também homens com problemas de ereção. Por sinal, nos nossos cursos da Omens, que são o CONTROL para ejaculação precoce e o MASTER para ereção, nós utilizamos exercícios da musculatura perineal no treinamento, associados a outras técnicas físicas e mentais.

E quanto tempo demora para os exercícios de Kegel fazerem efeito?

Em geral, após aproximadamente 1 mês, é possível notar diferenças, mas para problemas mais severos podem ser necessários períodos de 3 meses ou mais

Conclusão

Em conclusão, os músculos do assoalho pélvico são muito importantes para funções de continência e da vida sexual, tanto em homens quanto em mulheres. Os exercícios para fortalecimento e controle da musculatura pélvica podem ser grandes aliados para melhorar a qualidade de vida sexual e o controle urinário e fecal, quando estes estiverem prejudicados.

E, se você tiver dúvidas ou comentários, continue essa conversa nos nossos canais no Youtube, Instagram, Facebook, TikTok, ou no blog. Te vejo lá!

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!

4 comentário(s) sobre “Omenscast #51: Exercícios para o assoalho pélvico masculino

  1. Arildo Lamas Lopes says:

    Acabei de fazer a cirurgia de retirada da próstata. Preciso de exercícios para incontinência urinária. Estou com 69 anos.

  2. Mamudo says:

    Muito obrigado. Aprendi o suficiente de todas informações, pena eu estou em Moçambique e no meu país a Imensa não tem uma representação por via disso não consigo marcar uma consulta. Como fazer?

  3. Valdir Rodrigues says:

    Caramba gostei muito dessas explicações são bem claras e podem me ajudar bastante obrigado pela atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?