Omenscast #13: Alta e baixa sensibilidade no pênis

Omenscast, o minicast da sua saúde sexual: o assunto de hoje é hipersensibilidade no pênis!
BLOG OMENS / Ejaculação precoce
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

23 de setembro 2021

No nosso 13º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai abordar essa dificuldade comum entre os homens, que é sentir que o pênis é sensível demais aos estímulos, muitas vezes provocando uma ejaculação mais rápida que o desejado. Temos alguma solução para isso? Acompanhe o nosso podcast!

Seja bem-vindo ao blog da Omens e fique à vontade para ouvir o nosso podcast! A transcrição do áudio também está logo abaixo.

Se você chegou até aqui, você tem curiosidade ou até um desconforto sobre a sensibilidade no pênis. Ou pode ser que você esteja querendo ajudar seu parceiro. Mas e então: é normal ter um pênis muito sensível? O que causa essa sensibilidade na glande? E quando incomoda, como diminuir essa sensibilidade do pênis?

Olá, eu sou João Brunhara, médico urologista, e esse é o podcast da Omens sobre saúde sexual masculina.

Primeiro vamos entender como funciona normalmente a sensibilidade do pênis. A glande, ou seja, a cabeça do pênis, é a região mais sensível do órgão em todo homem. Por sinal, essa é uma das partes mais sensíveis no corpo inteiro!

Então, em toda pessoa saudável, é esperado ter a cabeça do pênis sensível. Mas também sabemos que as pessoas têm diferenças entre elas. Por exemplo, todo mundo conhece alguém que é mais resistente à dor, enquanto outras pessoas são mais sensíveis… E com a percepção de sensibilidade do pênis é a mesma coisa.

E tem um fator muito importante que é saber se a pessoa foi submetida a uma cirurgia de fimose, a chamada postectomia ou circuncisão. Nessa cirurgia, retiramos o excesso de pele chamado de prepúcio que normalmente cobre a glande. Com isso, os homens que fizeram a cirurgia ficam com a glande exposta o tempo todo, encostando na cueca, raspando etc. E isso deixa a glande mais acostumada com o atrito e portanto menos sensível.

Já nos homens que não fizeram essa cirurgia, que no Brasil são a maioria, a glande fica recoberta pela pele do prepúcio. E essa proteção deixa a glande menos acostumada com o toque, por isso, mais sensível.

Existem algumas situações especiais para diferenciarmos:

Tipos de sensibilidade

Por exemplo, quem sempre teve a glande ou o pênis sensível é um caso, mas alguém que começou de repente a ter mais sensibilidade (e até talvez vermelhidão) pode estar com uma inflamação chamada balanopostite, que requer uma consulta com urologista e tratamento específico.

Outro exemplo que merece atenção são as pessoas que acreditam ter ejaculação precoce por causa da sensibilidade na glande. Por um lado, pode até ser que a sensibilidade atrapalhe. Mas, pensando bem, a glande de todo homem é sensível. E digo mais: a densidade de nervos do clitóris é 3 vezes maior do que a da glande. Imagina como seria se as mulheres tivessem orgasmos precoces por causa disso?

E se você parar para pensar, a ereção já começa muito antes de você ou alguém encostar no pênis, apenas com a excitação mental, e tem homens que ejaculam antes de penetrar. Ou seja, nosso foco tem que ser no controle da excitação e da ansiedade, e não na percepção do tato em si.

E existem ainda as pessoas que referem que têm sensibilidade diminuída no pênis. Isso pode de fato ocorrer após o uso de alguns antidepressivos, após uma cirurgia ou até como sequela de longo prazo de doenças que afetam os nervos, como a diabetes. Mas, fora desses casos, essa percepção tende a ser algo mais subjetivo e influenciado por fatores psicológicos.

E vale lembrar também, como disse agora há pouco, que a excitação e a ereção se iniciam antes de qualquer toque no pênis, ou seja, nosso foco em casos assim é mais em entender o que está acontecendo com desejo do que pensar na sensibilidade muitas vezes.

Mas então, como tirar essa sensibilidade em excesso do pênis?

O que fazer quando a glande é muito sensível?

Primeiro é importante entender se é algo que começou agora e se está acompanhado de outros sintomas como uma glande mais avermelhada do que o habitual. Sendo assim, procure um urologista para pesquisar se existe alguma lesão ou doença.

Mas se é algo que sempre incomodou, vamos dar algumas dicas de como lidar com um pênis sensível.

Provavelmente, se esse é seu caso, você não deve ter feito a cirurgia de fimose e, portanto, sua glande fica recoberta com o prepúcio. Sendo assim, um conselho é, na hora do banho, começar a se habituar a manipular e esfregar de leve sua glande – nunca com esponjas abrasivas! E a lubrificação com o sabonete vai ajudar esse processo a ser menos incômodo. Aos poucos, você conseguirá esfregar e manipular seu pênis com menos desconforto.

Outra dica interessante é ficar alguns minutos no dia com a glande exposta, encostando na cueca, porque assim ela pode ir se acostumando com um pouco mais de atrito. Só tome cuidado se começar a notar que o prepúcio está inchando pois pode ficar difícil recobrir a glande novamente se inchar demais. Por isso, se notar qualquer inchaço, retorne o prepúcio para recobrir a glande imediatamente.

E, por fim, quando nada disso for suficiente, existe a possibilidade da postectomia:

A circuncisão

Ela vai deixar a glande exposta o tempo inteiro e com isso vai fazer com que ela se acostume com o atrito, inevitavelmente.

Como eu disse antes, só não deposite esperanças por exemplo de que a circuncisão vai curar uma ejaculação precoce, pois o problema é mais complexo do que isso e normalmente requer o controle da excitação e da ansiedade.

Se você tiver problemas de sensibilidade no pênis, se consulte com um urologista, e ele poderá identificar qual o tratamento mais adequado para o seu caso. Se você ainda tiver comentários ou dúvidas, continue essa conversa na nossa página no Youtube, no Instagram ou no nosso blog!

O atendimento online e personalizado de um urologista pode te ajudar!

Consultas a distância (por celular, chat online ou vídeo) com médicos especialistas em saúde sexual masculina: a partir de R$ 69.

Prescrição médica e entrega a domicílio de medicamentos e tratamentos manipulados.

Agendar Teleconsulta

e receber orientação médica!

2 comentário(s) sobre “Omenscast #13: Alta e baixa sensibilidade no pênis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *