Omenscast #13: Alta e baixa sensibilidade no pênis

Omenscast, o minicast da sua saúde sexual: o assunto de hoje é hipersensibilidade no pênis!
BLOG OMENS / Ejaculação precoce
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

23 de outubro 2022

No nosso 13º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai abordar essa dificuldade comum entre os homens, que é sentir que o pênis é sensível demais aos estímulos, muitas vezes provocando uma ejaculação mais rápida que o desejado. Temos alguma solução para isso? Acompanhe o nosso podcast!

Seja bem-vindo ao blog da Omens e fique à vontade para ouvir o nosso podcast! A transcrição do áudio também está logo abaixo.

Se você chegou até aqui, você tem curiosidade ou até um desconforto sobre a sensibilidade no pênis. Ou pode ser que você esteja querendo ajudar seu parceiro. Mas e então: é normal ter um pênis muito sensível? O que causa essa sensibilidade na glande? E quando incomoda, como diminuir essa sensibilidade do pênis?

Olá, eu sou João Brunhara, médico urologista, e esse é o podcast da Omens sobre saúde sexual masculina.

Primeiro vamos entender como funciona normalmente a sensibilidade do pênis. A glande, ou seja, a cabeça do pênis, é a região mais sensível do órgão em todo homem. Por sinal, essa é uma das partes mais sensíveis no corpo inteiro!

Então, em toda pessoa saudável, é esperado ter a cabeça do pênis sensível. Mas também sabemos que as pessoas têm diferenças entre elas. Por exemplo, todo mundo conhece alguém que é mais resistente à dor, enquanto outras pessoas são mais sensíveis… E com a percepção de sensibilidade do pênis é a mesma coisa.

E tem um fator muito importante que é saber se a pessoa foi submetida a uma cirurgia de fimose, a chamada postectomia ou circuncisão. Nessa cirurgia, retiramos o excesso de pele chamado de prepúcio que normalmente cobre a glande. Com isso, os homens que fizeram a cirurgia ficam com a glande exposta o tempo todo, encostando na cueca, raspando etc. E isso deixa a glande mais acostumada com o atrito e portanto menos sensível.

Já nos homens que não fizeram essa cirurgia, que no Brasil são a maioria, a glande fica recoberta pela pele do prepúcio. E essa proteção deixa a glande menos acostumada com o toque, por isso, mais sensível.

Existem algumas situações especiais para diferenciarmos:

Tipos de sensibilidade

Por exemplo, quem sempre teve a glande ou o pênis sensível é um caso, mas alguém que começou de repente a ter mais sensibilidade (e até talvez vermelhidão) pode estar com uma inflamação chamada balanopostite, que requer uma consulta com urologista e tratamento específico.

Outro exemplo que merece atenção são as pessoas que acreditam ter ejaculação precoce por causa da sensibilidade na glande. Por um lado, pode até ser que a sensibilidade atrapalhe. Mas, pensando bem, a glande de todo homem é sensível. E digo mais: a densidade de nervos do clitóris é 3 vezes maior do que a da glande. Imagina como seria se as mulheres tivessem orgasmos precoces por causa disso?

E se você parar para pensar, a ereção já começa muito antes de você ou alguém encostar no pênis, apenas com a excitação mental, e tem homens que ejaculam antes de penetrar. Ou seja, nosso foco tem que ser no controle da excitação e da ansiedade, e não na percepção do tato em si.

E existem ainda as pessoas que referem que têm sensibilidade diminuída no pênis. Isso pode de fato ocorrer após o uso de alguns antidepressivos, após uma cirurgia ou até como sequela de longo prazo de doenças que afetam os nervos, como a diabetes. Mas, fora desses casos, essa percepção tende a ser algo mais subjetivo e influenciado por fatores psicológicos.

E vale lembrar também, como disse agora há pouco, que a excitação e a ereção se iniciam antes de qualquer toque no pênis, ou seja, nosso foco em casos assim é mais em entender o que está acontecendo com desejo do que pensar na sensibilidade muitas vezes.

Mas então, como tirar essa sensibilidade em excesso do pênis?

O que fazer quando a glande é muito sensível?

Primeiro é importante entender se é algo que começou agora e se está acompanhado de outros sintomas como uma glande mais avermelhada do que o habitual. Sendo assim, procure um urologista para pesquisar se existe alguma lesão ou doença.

Mas se é algo que sempre incomodou, vamos dar algumas dicas de como lidar com um pênis sensível.

Provavelmente, se esse é seu caso, você não deve ter feito a cirurgia de fimose e, portanto, sua glande fica recoberta com o prepúcio. Sendo assim, um conselho é, na hora do banho, começar a se habituar a manipular e esfregar de leve sua glande – nunca com esponjas abrasivas! E a lubrificação com o sabonete vai ajudar esse processo a ser menos incômodo. Aos poucos, você conseguirá esfregar e manipular seu pênis com menos desconforto.

Outra dica interessante é ficar alguns minutos no dia com a glande exposta, encostando na cueca, porque assim ela pode ir se acostumando com um pouco mais de atrito. Só tome cuidado se começar a notar que o prepúcio está inchando pois pode ficar difícil recobrir a glande novamente se inchar demais. Por isso, se notar qualquer inchaço, retorne o prepúcio para recobrir a glande imediatamente.

E, por fim, quando nada disso for suficiente, existe a possibilidade da postectomia:

A circuncisão

Ela vai deixar a glande exposta o tempo inteiro e com isso vai fazer com que ela se acostume com o atrito, inevitavelmente.

Como eu disse antes, só não deposite esperanças por exemplo de que a circuncisão vai curar uma ejaculação precoce, pois o problema é mais complexo do que isso e normalmente requer o controle da excitação e da ansiedade.

Se você tiver problemas de sensibilidade no pênis, se consulte com um urologista, e ele poderá identificar qual o tratamento mais adequado para o seu caso. Se você ainda tiver comentários ou dúvidas, continue essa conversa na nossa página no Youtube, no Instagram ou no nosso blog!

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!


Referências

16 comentário(s) sobre “Omenscast #13: Alta e baixa sensibilidade no pênis

  1. Marcos says:

    Como faz pra diminuir sensibilidade da glande e aumentar circulação do sangue no pênis,
    Pois gozo muito rápido e quero melhorar o aumento tamanho do pênis.

    Deste que já agradeço a ajuda.

  2. Luis says:

    Boa tarde, de um tempo para cá comecei a transar sem camisiinha com a minha parceira… e estou gozando muito rapido…
    Sinto que estou com muita sensibilidade não na glande e sim no freio do penis… oq pode ser?

  3. SimAo says:

    Boa noite eu tenho tido alguma sensibilidade e vermelhao no topo da grandula quando sai um liquido transparente ja tomei fucanazol e nao fez efeito que devo fazer ?

  4. L says:

    Eu acredito ter a glande muito sensível a ponto de ejacular sem nenhum toque, apenas quando raspa a cueca ou algo, eu não me masturbo nem tenho relações sexuais porém essa questão vem me incomodando muito pq acontece recorrente.

  5. Paulo Sérgio Campos says:

    Não tenho sensibilidade no penis a ponto de ejacular no ato sexual.

  6. José.Carlos says:

    Uso de anestésico a base de xilocaina reduz a sensibilidade da glande? Há alguma contraindicação e efeito adverso do seu uso?

    • Dr. João Brunhara says:

      Sim, José, reduz momentaneamente.
      A principal contraindicação é hipersensibilidade ou arritmias no caso das pomadas que contêm epinefrina também.

  7. Sérgio says:

    Sempre tive uma ejaculação rápida, no entanto, se tornou pior… Hoje minha ejaculação ocorre antes da penetração.
    Há algo que eu possa fazer?

  8. Giovane Mendes says:

    Boa noite eu tenho um excesso de pele, ai a cabeça do meu pênis fica coberta ai eu tenho que ficar descendo a pele, ai quando eu to fazendo sexo to gozando muito rápido por causa da cabeça ela está muito sensível tem como vc mim passar uma dica aí ?

  9. jose de arimatea araujo lima says:

    E BASTANTE INTERESSANTE POIS FIZ UMA CONSULTA NUMA CLINICA AQUI EM BRASÍLIA O MEDICO PASSOU UM APARELHO NO PÊNIS DISSE QUE CIRCULAÇÃO DO SANGUE ESTA BEM QUANDO NA GLANDE ELE FALOU QUE ESTAVA BASTANTE SENSÍVEL E SENDO QUE O CERTO SERIA NA FAIXA DE 15 E O MEU ESTAVA EM 4 TERIA QUE FAZER UM TRATAMENTO SÓ QUE FICOU UM VALOR MUITO ALTO , QUE DEVO FAZER?

Comentários não permitidos.

× Como posso te ajudar?