Qual é o melhor remédio para retardar a ejaculação?

há alguns exemplos de remédios para retardar a ejaculação, mas a dapoxetina é sem dúvida o principal
BLOG OMENS / Ejaculação precoce
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

18 de julho 2021

De acordo com um estudo realizado em 2011 (leia a pesquisa na íntegra no final do post!), a ejaculação precoce preocupa quase 30% dos homens em algum momento das suas vidas. No entanto, segundo o urologista João Brunhara, a definição oficial de ejaculação precoce continua ainda diferente do que encontramos na prática. Mesmo que a maioria dos homens que se consultam por ejaculação precoce tenha um problema de excitação ou de controle, os médicos julgam essa dificuldade mais pelo constrangimento ou pelo desconforto que ela provoca. Enfim, vamos falar um pouco sobre os remédios que ajudam a retardar uma ejaculação considerada “rápida”.

Definição de ejaculação precoce

Muitas definições apareceram nos últimos 20 anos para interpretar a ejaculação precoce. Se é verdade que a ejaculação rápida é, acima de tudo, subjetiva, agora é possível irmos além de uma questão de duração.

É sobretudo um problema que leva em conta:

  • a sensação que a ejaculação rápida provoca em um homem;
  • se ela acontece sempre que ele tem relações sexuais durante pelo menos 3 meses;
  • ou geralmente ocorre 1 ou 2 minutos antes ou depois da penetração.

Um comitê de especialistas da Sociedade Internacional de Medicina Sexual propôs, então, uma definição objetiva. Desde então ela tem sido amplamente adotada pelas organizações de saúde oficiais. Podemos, portanto, definir a ejaculação precoce como :

  1. uma ejaculação que ocorre sempre ou quase sempre antes da penetração, ou menos de um a dois minutos após a penetração; 
  2. a incapacidade de atrasar ou controlar o reflexo da ejaculação durante todas as relações sexuais durante pelo menos 3 a 6 meses; 
  3. consequências pessoais negativas para um homem, tais como frustração, desconforto e/ou evitar a intimidade sexual;.

Assim, é a noção de incômodo pessoal que está no cerne da definição de ejaculação precoce. O homem ou o casal pode muito bem se satisfazer sexualmente de outra forma, sem que a ejaculação rápida seja um problema. Nesse caso, não é necessária uma consulta.

No entanto, se o homem ou sua parceira ou parceiro estiverem descontentes, pode ser aconselhável consultar um médico urologista.

Dapoxetina [Omenscast #6]

No sexto episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara apresentará tudo sobre a Dapoxetina, incluindo como funciona a sua venda no Brasil, como utilizá-la e quais podem ser seus efeitos colaterais. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Como retardar a ejaculação: os medicamentos conseguem solucionar o problema?

Há métodos comportamentais, psicológicos e outros tratamentos, mas o melhor conselho que podemos dar é primeiro consultar online um médico especialista em sexualidade. Além dos tratamentos, existem exercícios para melhor controlar a ejaculação.

O programa CONTROL, por exemplo, é um treinamento online que inclui exercícios mentais e físicos que ensinam em 90 dias a controlar esse reflexo de uma forma definitiva. Mas, em todos os casos, uma consulta é interessante para que o médico possa determinar o que seria melhor para o paciente.

De acordo com a experiência do Dr. João Brunhara, o erro durante muitos anos foi colocar em lados opostos os tratamentos medicamentosos e as psicoterapias. No entanto, a utilização de ambos ao mesmo tempo traz melhores resultados.

Ou seja, um remédio pode retardar a ejaculação e fazer com que a terapia (uma combinação de exercícios mentais e físicos) funcione melhor. 

Nada impede que se interrompa o tratamento depois, mesmo porque os bons resultados vão ajudar a criar confiança e encorajar um círculo virtuoso, diminuindo a apreensão na hora do sexo

Que remédios para retardar a ejaculação estão disponíveis nas farmácias?

Antes de aparecerem no mercado tratamentos específicos para a ejaculação precoce, para retardar a chegada do orgasmo, certos antidepressivos eram prescritos como remédios off-label (que tem outro uso comum) quando tomados diariamente. Muitos deles demonstraram um elevado nível de eficácia e segurança na utilização, porém com altas taxas de efeitos colaterais incômodos. Por exemplo:

  • paroxetina;
  • sertralina;
  • citalopram;
  • ou o antidepressivo tricíclico e inibidor de serotonina: a clomipramina 

Desde então, os tratamentos evoluíram para terem os mesmos efeitos na ejaculação, sem os efeitos psicotrópicos dos antidepressivos. Esse tipo de tratamento inclui a dapoxetina (priligy – nome comercial no exterior) em comprimidos orais.

Além disso, existem, claro, os tratamentos locais aplicados na glande do pênis, sob a forma de gel anestésico. Normalmente você pode encontrar essas pomadas à base de lidocaína e/ou prilocaína. Mas há algumas implicações ao se optar por esse produto: ao diminuir a sensibilidade do pênis, a pessoa pode sentir a sua excitação baixar – algumas pessoas chegam a perder completamente a excitação e, por consequência, a ereção.

Esses são os únicos tratamentos cuja eficácia e segurança foram comprovadas. Esses remédios estão disponíveis nas farmácias apenas com receita médica. 

Receba orientação e tratamento de médicos especializados

Não espere para procurar ajuda: busque um de nossos urologistas parceiros, especialistas em saúde sexual masculina.

Passe por uma consulta médica online hoje mesmo e comece já a tratar a ejaculação precoce (a partir de R$ 69).

Agendar Teleconsulta

e iniciar tratamento agora!

Remédio natural para retardar a ejaculação: isso existe?

Não há medicamento natural para atrasar a ejaculação. Os únicos tratamentos eficazes para resolver a ejaculação precoce são a dapoxetina e os dessensibilizantes.

No entanto, vale a pena investir em um estilo de vida bom e saudável: uma dieta saudável e equilibrada, uma boa rotina de sono e a prática regular de atividades físicas.

Além disso, tratar as fontes de ansiedade e/ou estresse também ajuda a lutar contra certas dificuldades sexuais. Sabemos a importância dos fatores psicológicos para a sexualidade!

Foi comprovado, por exemplo, que estados depressivos podem perturbar a resposta sexual do organismo, seja a excitação, o desejo ou o controle da ejaculação.

Assim, para resumir, em vez de se procurar uma “solução fácil e natural” contra a ejaculação precoce, é necessário eliminar tudo o que a possa provocar.

Quais são as causas da ejaculação precoce? [Vídeo]

Entender a ejaculação precoce e suas causas, ou seja, os possíveis motivos para você passar por um problema de ejaculação é essencial para entender, também, como evitar a ejaculação precoce.

Preciso apresentar uma receita médica?

No caso da dapoxetina, por exemplo, sim. Trata-se de um medicamento disponível sob manipulação. Na Omens, você pode consultar online um médico urologista que irá fornecer uma receita, se necessário; logo em seguida, basta solicitar a entrega a domicílio a partir de uma farmácia de manipulação, na própria plataforma.

Por motivos de saúde e segurança, é sempre importante obter um diagnóstico médico. O diagnóstico permite não só identificar as causas do problema sexual (desequilíbrio hormonal, fatores psicológicos ou fisiológicos, doenças crônicas, etc.), mas também evitar contraindicações e efeitos colaterais graves.

Ejaculação precoce: qual medicamento escolher?

Para escolher o melhor tratamento, é aconselhável discutir o assunto primeiro com um urologista. Para alguns homens, o uso de géis anestésicos pode ser mais apropriado do que a dapoxetina via oral – o contrário também acontece.

Você deve notar que a dapoxetina deve ser tomada antes de cada relação sexual, de 1 a 3 horas antes; também é recomendável não tomar mais de uma dose por dia – o que pode ser uma desvantagem para alguns homens.

Além disso, é perfeitamente possível utilizar a dapoxetina alternando com a lidocaína, desde que o modo de usar seja respeitado para evitar quaisquer contraindicações.

Receba orientação e tratamento de médicos especializados

Não espere para procurar ajuda: busque um de nossos urologistas parceiros, especialistas em saúde sexual masculina.

Passe por uma consulta médica online hoje mesmo e comece já a tratar a ejaculação precoce (a partir de R$ 69).

Agendar Teleconsulta

e iniciar tratamento agora!

Conclusões

A incapacidade de controlar a ejaculação diz respeito não só a muitos homens, mas também continua a ser uma razão frequente para a separação de casais: é um problema na maioria das vezes subestimado.

Porém, assim que essa situação vira um constrangimento para um dos dois parceiros, basta procurar por soluções eficazes para tratar o problema da ejaculação: métodos comportamentais (exercícios mentais e físicos, etc.), terapia sexual ou tratamentos farmacológicos. 

Há ainda um enorme tabu em torno da ejaculação precoce e da sua relação com a medicina: muitos homens têm medo de consultar, por exemplo, e a maioria ainda fala muito pouco sobre isso. 

Se tiver mais perguntas ou estiver à procura de soluções, te encorajamos a conversar online com um dos médicos parceiros da plataforma Omens. Não fique sozinho: a ejaculação precoce pode ser tratada e curada!

Mais leituras:

Consulte um médico especializado em sexualidade na Omens

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne médicos urologistas e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

A plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade. A consulta online pode ser feita por mensagens, pelo celular ou por videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista
  • Agende uma consulta para o dia seguinte! (no Brasil, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial sobre problemas sexuais com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *