Omenscast #6: Dapoxetina

Omenscast, o minicast da sua saúde sexual: o assunto de hoje é dapoxetina
BLOG OMENS / Tratamentos
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

2 de agosto 2023

No sexto episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara apresentará tudo sobre a Dapoxetina, incluindo como funciona a sua venda no Brasil, como utilizá-la e quais podem ser seus efeitos colaterais.

Seja bem-vindo ao blog da Omens e fique à vontade para ouvir o nosso podcast! A transcrição do áudio também está logo abaixo.

Se você chegou aqui, você tem uma curiosidade sobre essa medicação chamada dapoxetina. Talvez você esteja interessado em tomar, em aconselhar para o seu parceiro ou, enfim, só está querendo mais informações.

Então vamos lá: eu vou te contar tudo que você precisa saber sobre a dapoxetina!

Eu sou João Brunhara, médico urologista, e esse é o podcast da Omens sobre saúde masculina.

Você provavelmente já sabe que usamos a dapoxetina para o tratamento da ejaculação precoce, ou seja, quando o homem tem o orgasmo rápido demais.

Aliás, se você tiver dúvidas em geral sobre ejaculação precoce, você pode ouvir o nosso episódio sobre esse tema

Mas voltando à dapoxetina: talvez você não saiba que originalmente ela pertence a uma classe de antidepressivos chamada Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina.

Por trás desse “nome complicado“, a ideia é que o organismo fica com mais serotonina disponível. E esse neurotransmissor está basicamente vinculado à sensação de bem estar. Por exemplo, quando você termina de fazer uma atividade física e tem aquela sensação boa, aconteceu um pico de serotonina. Com isso, aumentar a serotonina ajuda a tratar a depressão.

Você pode pensar: não mas, espera, eu não estou procurando remédio para depressão. Pois é, não mesmo. Acontece que quando começaram a usar remédios dessa classe, nos anos 80, perceberam que os pacientes que tomavam demoravam mais para ejacular. E, no fim, surgiu a hipótese de que a serotonina também ajuda a retardar a ejaculação. Com isso, tiveram a ideia de aproveitar esse efeito colateral do remédio justamente para tratar quem tinha ejaculação precoce

Efeitos colaterais de antidepressivos e a vantagem da dapoxetina

O problema é que os efeitos colaterais dos antidepressivos para uso diário (como, por exemplo, a paroxetina) são muito intensos, podendo dar alterações do sono, agitação, perda de libido, ganho de peso, tonturas, cansaço, enfim… Muitos aspectos negativos. 

Por exemplo, muitos homens já usaram um parente da dapoxetina: a paroxetina para tratar ejaculação precoce. Talvez você conheça esse remédio pelo nome comercial, o Pondera. Só que depois de um tempo esses homens passam a ter perda de libido ou até dificuldade de ereção, ou seja, queriam melhorar a vida sexual mas acabam ficando até piores que antes do tratamento. 

É aí justamente que entra a grande vantagem do cloridrato de dapoxetina: diferente desses outros antidepressivos, ela tem o início de ação muito mais rápido e é eliminada pelo organismo muito mais rápido também. Então, diferente da paroxetina, que o paciente tem que tomar todos os dias para tratar a ejaculação precoce, a dapoxetina só se toma no dia da relação sexual. E, da mesma forma, por não ficar com essa dose cumulativa tão alta como nos outros antidepressivos, os efeitos colaterais são muito mais tranquilos.

Além disso, os efeitos da dapoxetina sobre a ejaculação são comprovados: em média, a dose de 30 mg conseguiu triplicar a duração da relação sexual nos estudos. 

Então, vamos para a parte prática: Como usar a dapoxetina? Dapoxetina precisa de receita? Onde posso comprar a dapoxetina no Brasil? Quais são as interações perigosas e efeitos colaterais? Vamos ver todos esses detalhes. 

Como usar a dapoxetina?

Como eu falei antes, a grande vantagem da dapoxetina é que ela só precisa ser tomada no dia da relação. Nós recomendamos tomar a medicação de 1 a 3 horas antes do momento esperado para a relação sexual.

O pico de concentração do remédio acontece de 1 a 2 horas após a ingestão, sendo que você pode estar de estômago cheio ou vazio, como preferir. Além disso, a recomendação do fabricante é não misturar com álcool nem com drogas recreativas, pois ele pode potencializar os efeitos colaterais tanto do remédio quanto das drogas.

Até foi feito um estudo na Califórnia em 2007 em que os autores concluiram que a interação com álcool não é significativa… Mas, na dúvida, nós recomendamos um uso seguro.

E, sim, a dapoxetina precisa de receita, inclusive de receita controlada, já que é um medicamento da classe dos antidepressivos. Agora vem a maior dificuldade:

Onde posso comprar dapoxetina no Brasil?

Na Europa, a dapoxetina tem o nome comercial de Priligy, mas essa medicação ainda não é produzida pelas grandes farmacêuticas por aqui. Então, para venda no Brasil, temos que contar com o uso da dapoxetina manipulada. Porém, hoje existem farmácias em São Paulo e nos grandes centros que produzem a dapoxetina com qualidade e ótimos resultados. 

E, falando sobre os efeitos colaterais, os principais são: dor de cabeça, boca seca e tontura. Mas apenas 5% dos pacientes apresentam sintomas que incomodam a ponto de querer parar de tomar a medicação. 

E, por fim, falando sobre as interações medicamentosas. Quem toma remédios para depressão, ansiedade ou outras medicações psicotrópicas deve informar seu médico – dependendo do caso, pode não ser indicado misturar com a dapoxetina.

Por outro lado, existe a pergunta clássica:

Pode tomar Priligy e Viagra?

Os estudos já mostraram que sim, pode, e que a mistura dos 2 medicamentos não apresenta interações perigosas. Inclusive, para quem tem problemas de ereção e também tem ejaculação precoce, o médico pode prescrever uma fórmula, por exemplo, com Tadalafil e Dapoxetina (ou, ainda, outra combinação), manipulada em farmácias especializadas.

Como você viu, a dapoxetina é um remédio muito útil para tratamento da ejaculação precoce, com ótimos resultados e bastante segurança. Desde que prescrita por um médico especialista, respeitando as possíveis contraindicações, e produzida por farmácias de excelência, essa medicação pode ajudar muito os homens que sofrem de ejaculação precoce.

Aqui, cabe um último comentário: a dapoxetina pode ser muito boa para um controle a curto prazo da ejaculação precoce, mas ninguém quer ficar dependendo de um medicamento para toda vida… Então, para médio e longo prazo, nada substitui tratar as causas de base da ejaculação precoce com terapias físicas, psicológicas e comportamentais.

Se você tem mais dúvidas ou comentários, continue essa conversa nos comentários do nosso blog. E não deixe de seguir nossa página no Youtube, Instagram e Facebook.

Espero você lá!

Consulte um urologista HOJE e receba a dapoxetina em casa

Marcar Teleconsulta Agora

Garanta sua receita médica ONLINE: consultas a partir de R$ 79

18 comentário(s) sobre “Omenscast #6: Dapoxetina

  1. Claudio B C M G says:

    Boa tarde,
    Não tenho ejaculação precoce, nem problema de ereção… mas sim entre os ciclos! Ejaculo e não sobe mais, tem tratamento isso?

  2. Josue custódio says:

    Tudo enrolação,fiz uma consulta com um dos médicos da omens paguei no pix e até agora não me falaram nada isso é golpe pessoal ,vou divulgar isso nas redes sociais pra as pessoas não cair mais nesse golpe

  3. Vivaldo Fernandes leite says:

    Bom dia,dr mandei fazer a dapoxetina só que perdi aquele papel que marca a data da validade,fiz em junho. Obrigado!!

  4. Gilson tejada vieira says:

    Fis uma consulta por telefone e o Dr me receitou a dapoxetina porém não concigo entrar para comprar com voçes

  5. José Carlos Antunes do Nascimento says:

    Não consigo me cadastrar e nem marcar uma consulta. Dá erro no site de vcs todas as vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?