A relação entre álcool e problemas de ereção

álcool causa impotência ou não: concluímos que há algumas relações entre bebida e disfunção erétil
BLOG OMENS / Ereção
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

15 de abril 2022

Alguns dirão que o álcool não traz consequência nenhuma à sexualidade; outros, que o álcool é muito prejudicial à ereção e causa impotência sexual… Há, além disso, os que afirmam que a bebida pode trazer benefícios à libido.

Como separar, então, os fatos daquilo é boato falso? Tendo isso em mente, pesquisamos todas as hipóteses diversas sobre o assunto e, portanto, temos uma série de coisas a esclarecer sobre o álcool e sua influência na sexualidade e na ereção.

A Omens vai explicar a você o essencial, de forma clara e objetiva, sobre as relações entre álcool e ereção.

Afinal, o álcool causa impotência? Como ele pode influenciar a ereção?

Devemos distinguir duas situações diferentes: 1) as implicações imediatas do álcool na ereção e 2) as suas consequências a longo prazo.

Álcool e ereção: consequências imediatas

Muita gente concorda em dizer que uma pequena quantidade de álcool pode ser boa para a relação sexual. Especialmente porque a bebida pode ajudar a pessoa a relaxar um pouco ou a se soltar mais.

Bem, o relaxamento é benéfico para a excitação e, assim, podemos dizer que ele também ajuda a ereção.

Um dos problemas, no entanto, é que ninguém sabe dizer exatamente qual é essa “pequena quantidade”. Aliás, isso varia muito de um indivíduo a outro. Para alguns homens, pode ser apenas uma dose, enquanto, para outros, podem ser necessários 2, 3 ou 4 copos.

É necessário, portanto, beber moderadamente e aprender a reconhecer o próprio limite. Dessa forma, contanto que você permaneça abaixo desse limite, os efeitos do álcool podem te ajudar. Mas, ultrapassado esse limite, o álcool passa imediatamente a prejudicar a sua ereção e a sua sexualidade.

Podcast: tudo sobre disfunção erétil [Omenscast #12]

No nosso 12º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar sobre os diferentes tipos de disfunção erétil, das suas causas, medicamentos e outros tipos de tratamentos. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Álcool e ereção: consequências a longo prazo

Esse é o caso das pessoas que consomem álcool todos os dias ou regularmente e em grandes quantidades.

Todos sabem que, a longo prazo, consumir álcool de forma desregrada e excessiva pode acabar prejudicando o fígado e, nos casos mais graves, provocar cirrose.

Mas o que poucos sabem é que as doenças hepáticas impactam negativamente a sexualidade. Isso porque o fígado participa do sistema de regulação hormonal. E, por consequência, ele pode principalmente provocar uma queda nos níveis de testosterona, o principal hormônio sexual masculino.

As doenças hepáticas podem, portanto, causar disfunção erétil ou problemas de libido baixa.

Além disso, quando o fígado está debilitado, geralmente o nosso corpo se sente mais cansado e desacelerado – o que também não é bom para a excitação ou para a libido.

Disfunção erétil tem tratamento: consulte um urologista HOJE

Marcar Teleconsulta Agora

Garanta ONLINE sua receita e receba seu remédio ou manipulado

Por fim, a bebida também pode trazer outra consequência a longo prazo: o consumo frequente de álcool durante um período de vários anos acaba danificando o sistema nervoso periférico. É o que chamamos de neuropatia periférica.

Em outras palavras, beber álcool com bastante frequência ou em grandes quantidades pode acabar prejudicando o sistema nervoso e as conexões entre o cérebro e o pênis.

O resultado, então, é o seguinte: durante a excitação, o cérebro envia informações ao pênis; se esse sistema estiver prejudicado, as informações não chegam ao órgão sexual, acarretando uma disfunção erétil.

Top 10 fatos sobre disfunção erétil [Vídeo]


A disfunção erétil, ou impotência sexual, é talvez a disfunção sexual mais conhecida. Conheça curiosidades sobre os problemas de ereção ou até sobre a total falta de ereção (isto é, aquela situação em que o homem “brocha” no sexo). Veremos, além disso, fatos sobre a disfunção erétil em jovens, sobre o remédio para ereção (viagra) e sobre quando buscar uma consulta com um urologista. Enfim: assuntos que fazem parte da saúde sexual e masculina!

Conclusão: o álcool causa impotência?

Embora uma pequena quantidade de álcool possa ter um efeito levemente favorável à libido e à ereção, devemos desencorajar o consumo constante de bebidas alcóolicas.

Principalmente porque as consequências negativas a longo prazo do álcool são muito superiores às suas consequências positivas para a sexualidade.

Além disso, o álcool pode rapidamente se tornar um problema real para a ereção e para a libido. Portanto, é melhor evitá-lo.

Por fim, se você sente que possui um problema com o alcoolismo, você pode procurar ajuda aqui.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

3 comentário(s) sobre “A relação entre álcool e problemas de ereção

  1. Domimgos António says:

    Sou Domingos António, tenho 62 anos e vivo em Luanda, Angola. Pelo que acabei de ler sobre “consumo excessivo de álcool e disfunção erétil” cheguei a conclusão que o meu problema, disfunção erétil, está ou proveio do álcool. Isso começou já há 9 meses.
    Bebo meia garrafa de whisky todos os dias desde longos anos.
    Por favor como podem ajudar-me?
    Obrigado,
    Meus Cumprimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?