Como aumentar a libido?

BLOG OMENS / Sexualidade
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

21 de janeiro 2021

Não importa se você é solteiro ou se está em um relacionamento: o desejo sexual deve permanecer! Há diversos fatores que podem levar à perda de libido: um quadro psicológico em particular, estresse, fadiga, ansiedade, uma dieta desequilibrada, falta de atividade física… Por isso, a Omens separou algumas dicas para você que quer saber como pode aumentar a sua libido.

Pratique esportes para aumentar a libido!

Praticar esportes regularmente (sem excesso) ajuda não só a manter a forma física, mas também a saúde mental e uma boa relação com o próprio corpo! Além disso, é uma boa forma de aliviar o estresse, que pode ser uma das causas da libido baixa.

Nosso corpo libera endorfina durante a atividade física, proporcionando bem-estar, prazer e mais ânimo. E todos esses pontos, físicos e mentais, são importantes para uma vida sexual plena.

Aliás, você pode acrescentar a tudo isso sessões de yoga ou de meditação, que também ajudam a manter o equilíbrio entre corpo e mente.

CONSULTAR UM

UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

CONSULTAR UM UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

Como aumentar a libido: cuidados com o álcool e a alimentação

A alimentação desempenha um papel importante no nosso desejo sexual. Certas carências nutricionais podem ser causadoras de uma queda na libido.

Estresse, cansaço, ansiedade… Adote uma dieta baseada em frutas e vegetais (adicionar especiarias afrodisíacas não vai fazer mal!). Uma alimentação natural é o ideal para a sua saúde! Aliás, você pode ler o nosso artigo sobre esse assunto.

Evite o álcool: uma bebida pode fazer a pessoa relaxar, mas, em excesso, temos o efeito oposto. O cigarro também deve ser evitado, já que o tabaco reduz a circulação sanguínea.

Casado ou solteiro: saia da rotina!

Não deixe a monotonia se estabelecer e continue surpreendendo sua(s) parceira(s). Aliás, se você está em um relacionamento e está sentindo que a(o) parceira(o) anda desejando menos você, tente coisas diferentes para reacender o desejo nela(nele).

Lembre-se, além disso, de que suas próprias atitudes do dia a dia têm um papel importante nisso. Do mesmo modo, se acontece o contrário e é ela(ele) que está produzindo menos efeito em você, talvez seja importante ter uma conversa sincera e tranquila. Às vezes, pequenos gestos são o suficiente para recuperar a atração.

Principalmente seja criativo, inove: experimente posições novas, lugares diferentes… A relação sexual não precisa ter uma ordem programada, muito menos um passo a passo fixo!

A libido continua baixa? Consulte um urologista

Essas dicas simples, com métodos naturais, que mencionamos podem ajudar você a aumentar ou a recuperar uma libido normal, mas claro: não são práticas “milagrosas”.

Às vezes uma libido baixa requer o cuidado de um especialista no assunto, principalmente para identificar quais são as causas.

Há muitos fatores que podem causar uma redução da libido, por exemplo:

  1. problemas pessoais ou profissionais, depressão, burn out (esgotamento), estresse excessivo e outros problemas psicológicos;
  2. problemas hormonais, como baixa testosterona em pessoas do sexo masculino;
  3. certas doenças crônicas que podem provocar perda de libido;
  4. alguns medicamentos, como antidepressivos, remédios para o coração, certos analgésicos e tratamentos hormonais;
  5. por fim, também tem a síndrome da apnéia do sono.

Por todas essas razões, pode ser necessário consultar um médico especializado na área.

Além de procurar a possível causa dessa queda na libido, ele também será capaz de oferecer a você o melhor tratamento. Assim, se a causa identificada for de natureza clínica, um medicamento ou outros tipos de tratamento podem resolver os seus problemas de libido.

Por fim, um médico urologista também pode te orientar a estimular sua libido com métodos específicos, adaptados ao seu caso.

Como aumentar a libido: conclusões

A qualidade de vida representa um fator muito importante para a nossa libido: uma alimentação saudável, boas noites de sono, prática regular de atividades físicas, disposição… Tudo isso promove o bem-estar do indivíduo e, portanto, também o desejo sexual.

Mas, caso seja uma queda na libido causada por problemas conjugais, saiba que há diversas formas de despertar o desejo na(o) parceira(o).

Se, apesar de tudo, seus problemas de libido persistirem, provavelmente são fatores psicológicos e/ou fisiológicos que estão em jogo – o que pode exigir a ajuda de um profissional especializado.

Consulte um médico especializado em sexologia na Omens

Omens.com.br é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne urologistas, sexólogos e farmacêuticos para construir uma solução de qualidade, segura e acessível a todos.

A plataforma permite que você se consulte online com médicos especializados em sexologia. A consulta online pode ser feita por mensagem, telefone ou videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado em sexualidade, que trata de distúrbios relacionados ao sexo diariamente.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta dentro de 24 horas (a espera média para uma consulta com um urologista especializado em sexologia no Brasil é de vários meses).
  • Peça pela internet os medicamentos necessários ao tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia perto de você.
  • Evite o desconforto na sala de espera de um consultório ou na farmácia.

Mais leituras

CONSULTAR UM

UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

CONSULTAR UM UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *