Alimentos afrodisíacos naturais: os mais famosos

Conheça os alimentos afrodisíacos mais procurados
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

19 de abril 2022

O termo afrodisíaco deriva do nome grego “Afrodite”, deusa do amor. Os afrodisíacos são alimentos que poderiam melhorar o desejo e o desempenho sexual. Na maioria das vezes, são alimentos provenientes de plantas e especiarias, mas também podemos encontrar ingredientes de origem animal (como o chifre de rinoceronte, por exemplo).

Além disso, muita gente acredita que os afrodisíacos possam deixar a pessoa mais disposta e também combater a infertilidade. No entanto, vale lembrar que nenhum estudo científico foi capaz de comprovar efeitos benéficos contra a disfunção erétil.

A Omens preparou então, para você, um guia rápido com alguns dos principais afrodisíacos!

Alimentos afrodisíacos famosos

Há alguns alimentos que se acredita ter propriedades afrodisíacas, por exemplo:

  • Chocolate amargo ou cacau: por possuir L-Arginina em sua composição, é possível que o chocolate tenha propriedades vasodilatadoras e estimule a criação de endorfina, hormônio do prazer.
  • Ostras: ricas em zinco, favorecendo a produção de testosterona; sua fama de afrodisíaca, no entanto, foi construída pelo imaginário popular e não possui bases científicas.
  • Alho e caviar: podem supostamente estimular a circulação sanguínea.

Conheça o Tribulus terrestris [Omenscast #21]

No nosso 21º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai apresentar a realidade sobre o Tribulus terrestris: o que as pesquisas científicas falam sobre a substância? A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Temperos e ervas afrodisíacas

Dentre os mais populares, podemos citar, por exemplo:

  • Gengibre: um dos alimentos afrodisíacos mais conhecidos. Muitos usam o gengibre também pelas suas propriedades anti-inflamatórias e medicinais (contra asma, hemorróidas, colesterol, etc.). Segundo o conhecimento popular (especialmente a cultura tradicional chinesa), por ser rica em magnésio, essa especiaria teria características afrodisíacas.
  • Açafrão: outra especiaria — esta conhecida principalmente pela sua propriedade estimulante.
  • Ginseng: no mundo todo, há cerca de 10 espécies cultivadas dessa planta. Estudos mostraram seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Acredita-se, aliás, que ele possa ser usado em caso de cansaço físico ou intelectual. Desde muito tempo (milhares de anos!), as culturas chinesa, japonesa e coreana utilizam o ginseng por crer em suas propriedades afrodisíacas; mas infelizmente as evidências são fracas.
  • Raíz de maca peruana: nos Andes peruanos, cultiva-se essa planta há milhares de anos e em alta altitude (3500 a 4200 metros).  Podemos consumir o alimento cru, cozido ou seco (em pó).  Há quem consuma esse “ginseng peruano” por acreditar em suas propriedades medicinais e afrodisíacas (estimular libido e ereção)
  • Cravo-da-índia: especiaria originária da Índia e de Madagascar, rica em vitaminas (como vitamina C) e substâncias antioxidantes, que, por sua vez, teriam efeitos benéficos no organismo.
  • Tribulus terrestris: dizem que ele tem propriedades estimulantes que ajudariam a aumentar o desejo sexual. Embora possa ser um bom complemento à alimentação, nunca foram comprovados seus efeitos afrodisíacos.
  • Ginkgo Biloba: supostamente pode trazer efeitos benéficos ao organismo, como um aumento da circulação sanguínea (que auxiliaria até na memória), além de apresentar propriedades antioxidantes… Mas cuidado! Alimentos naturais também podem trazer consequências graves: o consumo de Ginkgo Biloba aumenta o risco de sangramento em diversas situações.
  • Catuaba: planta nativa do norte do Brasil, utilizada em infusão por suas características afrodisíacas, segundo o conhecimento tradicional local. 

Libido baixa na relação? Entenda as causas com terapia ONLINE

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um psicólogo HOJE, por vídeo ou telefone, a partir de R$ 89

Receitas com os chamados “alimentos afrodisíacos”

Em primeiro lugar, caso algum problema sexual esteja te incomodando, é sempre preferível procurar um médico especialista nessas questões. Isso porque a maioria desses alimentos chamados de “afrodisíacos” não são soluções viáveis ao tratamento de tais condições (como os problemas de ereção, por exemplo). Esses tratamentos requerem acompanhamento médico!

Isso não impede que você experimente alimentos diferentes e diversifique sua alimentação com alguns desses produtos tradicionais em diversas culturas. Consumir alimentos novos e variados, desde que de forma saudável e sem excessos, pode trazer benefícios à sua rotina… E quem sabe você se sente mais disposto de alguma forma se começar a experimentar! Veja algumas ideias que podem servir como inspiração:

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!

Conclusão sobre os alimentos afrodisíacos

Nossa ideia é apresentar a você uma pequena lista dos afrodisíacos mais famosos!

Certamente a eficácia de cada um deles pode variar. Uns possuem efeitos mais modestos, outros podem ser complementares à alimentação, mas, em geral, seus efeitos carecem de comprovação científica.

Além disso, é importante também que você conheça a origem do alimento. Portanto, evite as cápsulas vendidas como “tratamento” para a ereção e para a libido. Isso porque elas trazem em sua composição diversos produtos em pó, todos misturados; dessa forma, não podemos identificar ao certo suas substâncias e dosagens.

Se você está incomodado com algum problema relacionado à sexualidade, recomendamos sempre que você procure o conselho de um médico. Lembre que alimentos afrodisíacos não são considerados tratamentos eficazes!


Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?