Desde muito tempo, o ginseng é uma planta que tem a fama de trazer diversos benefícios para a saúde humana. Realmente tudo indica que nós consumimos o ginseng há mais de 4.000 anos na China e na Coréia. Os próprios imperadores chineses consumiam a planta acreditando que ela fortaleceria o organismo e o tornariam mais vigorosos para as relações sexuais.
Para a medicina tradicional chinesa, é um remédio muito eficaz, capaz de tratar diversos problemas. Para eles, o ginseng ajudaria, dentre outras coisas, a tonificar o corpo, a estimular o sistema imunológico, além de ter propriedades “afrodisíacas”… Mas será que é assim mesmo?
Índice
Propriedades e benefícios do ginseng
Há basicamente duas variedades de ginseng, uma da Ásia e outra da América do Norte. A natureza das duas difere um pouco, assim como seus efeitos, mas encontramos composições muito parecidas em ambas.
Além disso, há uma planta (e suplementos alimentares com o mesmo nome) chamada de ginseng siberiano. Vale lembrar: não se trata de ginseng, é outra planta.
A composição do ginseng é bastante rica em nutrientes. Ele possui vitaminas B, C e E. Da mesma forma, também encontramos na planta muitos minerais e oligoelementos, incluindo:
- zinco
- ferro
- magnésio
- fósforo
- cobre
- e potássio
Conheça o Tribulus terrestris [Omenscast #21]
No nosso 21º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai apresentar a realidade sobre o Tribulus terrestris: o que as pesquisas científicas falam sobre a substância? A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.
Os benefícios atribuídos ao ginseng
A medicina tradicional chinesa atribui muitos benefícios ao ginseng. Para ela, a planta melhoraria não só a resistência física, mas também a capacidade de concentração.
Diz-se também que o ginseng teria propriedades “afrodisíacas”, podendo ajudar os homens com impotência.
Além disso, dizem que ele é antioxidante, anti-inflamatório e ainda estimula a atividade cerebral e o sistema imunológico.
Por fim, a ingestão regular de ginseng retardaria o envelhecimento, aliviaria problemas respiratórios e preveniria problemas cardiovasculares…
No entanto, do ponto de vista científico, isso tudo ainda não foi comprovado… Vejamos, então, o que diz a comunidade médica:
Como melhorar naturalmente a ereção? [Vídeo]
Muitos homens se queixam da sua ereção: enquanto uns procuram por uma ereção mais forte, outros não conseguem solucionar o problema de disfunção erétil. Surgem, então, as perguntas: como manter a ereção por mais tempo? Tem como melhorar a ereção masculina naturalmente? Aliás, só atividade física, bom sono e alimentação saudável já bastam? Nesse vídeo, o Dr. João Brunhara responde a essas e outras questões.
“Quanto tempo demora para o ginseng fazer efeito”? A perspectiva dos médicos!
A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que a eficácia do ginseng para tratar o cansaço possui bases científicas suficientes. Mas ela chama de “tradicional” o uso de ginseng para problemas de ereção, úlceras gástricas e no tratamento do diabetes.
Ao mesmo tempo, a comunidade médica reitera que ainda não há provas científicas suficientes para afirmar que o ginseng tenha um impacto real nesses tipos de tratamentos.
Nos Estados Unidos, os Institutos Nacionais da Saúde (NIH – National Institute for Health) reconhecem que há evidências científicas para apoiar a eficácia do ginseng no controle da glicemia no diabetes tipo 2. Do mesmo modo, eles estão igualmente convencidos de que o ginseng estimularia o sistema imunológico, ajudando no tratamento de infecções respiratórias e protegendo o sistema cardiovascular.
Portanto, há a possibilidade de o ginseng ser um bom complemento alimentar para fortalecer o corpo e o sistema imunológico, mesmo que ainda não existam estudos científicos suficientes para afirmarmos isso oficialmente.
Por outro lado, o aspecto afrodisíaco do ginseng não foi de forma alguma comprovado – muito menos a sua capacidade de tratar a disfunção erétil.
Em resumo: o ginseng pode dar um boost na saúde geral se consumido com regularidade e incluso em uma alimentação equilibrada. Mas a planta não pode ser considerada hoje um afrodisíaco ou um tratamento eficaz para problemas de ereção.
Eu não sabia que dava para melhorar a ereção naturalmente. Mas dá! Esse curso tem exercícios e técnicas muito boas, práticas e fáceis de incorporar no dia a dia, e o médico que ensina é excelente. Ah, e o suporte contínuo e o acompanhamento de todos os especialistas fazem toda a diferença.
— Alexandre M., 28 anos
CONHEÇA A SUA SOLUÇÃOOs perigos do ginseng
Segundo diversos estudos científicos realizados, parece que, à exceção de algumas contraindicações específicas, o consumo de ginseng não traz grandes riscos à saúde.
No entanto, você precisa sempre tomar cuidado e respeitar as doses indicadas.
As contraindicações são para mulheres grávidas ou lactantes. Pessoas com hipertensão também não devem ingerir ginseng.
Normalmente a recomendação é não fazer da ingestão regular de ginseng algo que dure mais de três meses consecutivos.
O ginseng pode provocar alguns efeitos indesejados, por exemplo: nervosismo, insônia, irritabilidade, diarreia, pressão arterial alta e palpitação.
Também é recomendado evitar a combinação de ginseng com outros vegetais com propriedades anticoagulantes, como: alho, gengibre, Ginkgo biloba, entre outros.
Além disso, é melhor limitar o seu consumo de cafeína durante uma ingestão frequente de ginseng. A cafeína é encontrada no café, claro, mas também em bebidas como chás e coca-cola e em chocolates.
Em geral, é aconselhável pedir orientações médicas antes de iniciar um tratamento por conta própria à base de suplementos.
Problemas no relacionamento? Parceiro com alguma dificuldade?
Marcar Teleconsulta AgoraConverse ONLINE com um psicólogo especialista em sexualidade
Referências
- Public Health Nutrition, 3(4a), 473-485, Kitts, D., & Hu, C. (2000). Eficácia e segurança do ginseng.
- Revista Brasileira de Farmacognosia vol.18 no.1 (2008). Interações entre fármacos e medicamentos fitoterápicos à base de ginkgo ou ginseng.
- Revista Americana de Medicina Chinesa Vol. 33, No. 03, pp. 397-404 (2005). Ginseng e Diabetes.
Boa tarde estou com problemas de falta de desejo sexual
Meus desejo sexual diminuiram porque eu não tenho esposa ela faleceu e eu fiquei sozinho e me masturbava seguido por isso que o desejo sexual diminuim como fazer doutor para aumentar os desejos de sexo
Olá, Eri. Sinto muito mesmo ao ouvir o seu relato. Bem, parece que a causa da perda de libido, nesse caso, está relacionada mais a fatores psicológicos, certo? Você pode, por exemplo, entrar em contato com terapeutas que atendem online e são especialistas nesse tipo de dificuldade.