Omenscast #21: Tribulus terrestris

Omenscast, o minicast da sua saúde sexual: hoje falaremos sobre o tribulus terrestris
BLOG OMENS / Tratamentos
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

23 de outubro 2022

No nosso 21º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai apresentar a realidade sobre o Tribulus terrestris: o que as pesquisas científicas falam sobre a substância?

Seja bem-vindo ao blog da Omens e fique à vontade para ouvir o nosso podcast! A transcrição do áudio também está logo abaixo.

Se você chegou até aqui, você está querendo saber mais sobre esse fitoterápico que ficou bastante popular, o Tribulus terrestris. Algumas pessoas tomam para ganhar massa muscular, enquanto outras tomam para melhorar na parte sexual. Mas, então, para que serve o tribulus terrestris? Afinal, o tribulus tem benefícios comprovados? Vamos tirar essas dúvidas e muitas outras.

Olá, eu sou João Brunhara, médico urologista, e esse é o podcast da Omens sobre saúde sexual masculina.

Primeiramente, vamos começar com o básico: o tribulus terrestris é uma erva, ou planta herbácea, que existe em quase todas as regiões do mundo. 

Há séculos, ele é usado em culturas populares como um afrodisíaco e estimulante sexual, principalmente na Europa. E, em anos mais recentes, começaram a surgir estudos científicos testando os efeitos do tribulus terrestris no corpo.

Mais especificamente, alguns estudos feitos na Bulgária mostraram que homens com baixa libido, após tomar tribulus por 2 meses, tiveram um aumento significativo do seu desejo sexual. E, por sinal, outros estudos mostraram que o tribulus ajuda na libido feminina também.

Já como tratamento da disfunção erétil (a chamada “impotência“), por exemplo, os resultados são conflitantes. Tem estudos que mostram um efeito significativo, enquanto em outros o efeito foi insuficiente para resolver o problema de ereção.

Como o tribulus age no corpo?

Essa resposta ainda permanece um pouco desconhecida.

Sabemos que em estudos feitos em animais, de fato o tribulus aumenta o nível de testosterona no sangue, por exemplo, em ratos. Mas, nos estudos em humanos, esse aumento hormonal não foi comprovado. Com isso, acredita-se que o tribulus pode, sim, melhorar a libido, mas por mecanismos que não necessariamente envolvem a testosterona.

E, por exemplo, um homem jovem fazendo academia que quer ganhar mais massa muscular – tomar tribulus ajuda nesses casos? Ao que tudo indica, pelos estudos feitos até hoje, o tribulus não altera a massa muscular, composição corporal ou performance em atividades esportivas. Por outro lado, parece existir um efeito positivo do tribulus em reduzir o colesterol e melhorar o controle da glicose no sangue. 

E, então, para quem está interessado nesse efeito sobre a libido:

Como tomar tribulus terrestris?

Os estudos sobre libido utilizaram doses que variam desde 250 a 1500 miligramas por dia, apresentando bons resultados de efeito e de segurança nessa faixa, às vezes tomada uma vez ao dia ou dividida em uma dose diurna e outra noturna. Independente do formato, seja em cápsula, ou como tribulus terrestris em pó, o importante é atentar para a dose diária utilizada.

Como tomar tribulus para impotência?

Nesse caso, como os resultados de pesquisas científicas foram inconclusivos, e para pacientes que desejam usar o tribulus, nós recomendamos que haja associação com outros fármacos para garantir melhores resultados. Por exemplo, pode ser feita uma associação com uma dose baixa diária de tadalafil para potencializar a ereção. Aliás, para quem tem contraindicações ao tadalafil, ou deseja iniciar apenas com remédios naturais, pode ser feita uma associação do tribulus terrestris com maca peruana, dentre outros fitoterápicos mais estudados para disfunção erétil. 

Quanto tempo demora para o tribulus fazer efeito?

Alguns estudos demonstram efeitos já a partir de uma semana, mas a maioria das pesquisas tiveram a avaliação de efeito padronizada 2 meses após iniciar o tratamento

Mas, agora falando sobre os possíveis efeitos colaterais do tribulus terrestris: será que são muito intensos? Na verdade não. Dentro das doses estudadas, o tribulus é seguro de ser usado, e até efeitos colaterais leves como azia e dor de estômago são incomuns.

E, de forma prática, com relação ao preço do tribulus terrestris, ele pode variar bastante, já que não se trata de uma medicação com preço tabelado, e sim de um fitoterápico que pode ser produzido por várias fontes diferentes. Mas é importante ressaltar: só consuma medicamentos provenientes de fontes confiáveis e verificáveis.

Se você tem algum tipo de queixa relacionada a sua libido ou ereção, então se consulte com um médico urologista, que te ajudará a investigar as causas do problema e apontar o melhor tratamento para o seu caso. 

E se você ainda tem dúvidas ou comentários, continue essa conversa nas nossas páginas no Instagram, Youtube, Facebook, ou no blog. Vejo você lá!

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!


Fontes

15 comentário(s) sobre “Omenscast #21: Tribulus terrestris

  1. Claudio says:

    tenho 54 anos, fiz exame e e foi constatado que a meu testosterona está no limite, foi me indicado Indux 50 mg e Androsten uno 280 mg , posso tomar junto com tadalafin de 5 mg, sou hipertenso e pre diabético,

  2. isaias says:

    eu uso tribulus terrestris no inicio não parecia fazer diferença , no terceiro mês de uso ficou evidente que aumentou a potência sexual e duração na cama, mas o exercicios físicos que faço semanalmente e diariamente ajudam também…( faço frequentemente, flexões, abdominais, exercicios de relaxamento e mobilidade do quadril, e de fortalecimento de pernas e coxas, além de fazer diariamente exercicios do músculo pb e assoalho pélvico) é um processo que tende a avançar, e aparti de 3 meses os efeitos passam a ser maiores e seguem avançando com a manutenção dos exercícios.

  3. Francisco Carlos says:

    Tenho ejaculação precoce já usei outros produtos tipo: tribumax, só propaganda enganosa, não fez efeito, gostaria de conhecer um produto bem eficaz

  4. Genejefferson Gomes says:

    Olá tenho problemas em relação a ejaculação retardada. O que posso fazer? Tenho 32 anos e sou casado.

  5. edmundo Resende dos santos says:

    meu propalem e herresao será que o tribos vai resolver se já fiz cirurgia da retirada de próstata?

  6. Vânia castidade says:

    Meu namorado tem 67anos temos coitos normais, mais seu pênis não fica duro. Pode me dizer o que podemos fazer para melhorar??

  7. Adenir Fernandes says:

    Eu tenho muito cansaço é falta de alívio e estou sempre de mal humor sei que isso me atrapalha muito estou treinando em um academia pra tentar melhorar a minha performance tenho 65 anos

  8. José Carlos says:

    Olá, tenho um problema comecei fazer uso da tadalafila e notei que perdi o líbido e fiquei impotente queria um remédio para resolver o meu problema.

  9. JOSE CARLOS LEITE says:

    Boa noite Dr. João Brunhara.
    Eu tenho 62 anos, eu tomo remedio de uso continuo contra o crescimento da próstata. Não consigo ter uma ereção normal para uma relação com minha mulher, também estou notando que minha Líbido está cada vez mais fraca . Sendo assim, se eu tomar algum estimulante natural ou quimico, como o Tadalafil, pode atrapalhar o tratamento da prostata ou o medicamento da prostata pode atrapalhar o efeito do estimulante que eu tomar ??????

  10. Marcelo says:

    Minha esposa, quer fazer uso da substância, mas nossa filha tem apenas 2 anos e ainda mamá. Falo com relação ao tribulus terrestris

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?