Tribulus terrestris vs. Maca peruana: funcionamentos, preços e efeitos colaterais

exemplos de suplementos alimentares, tribulus, maca peruana
BLOG OMENS / Tratamentos
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

1 de agosto 2022

Existem diversas plantas, ervas e raízes que possuem propriedades muito interessantes. Quando descobertas, essas propriedades podem atrair o interesse e olhar de muitas pessoas. No caso do tribulus terrestris e da maca peruana, então, não poderia ser diferente.

Esses dois fitoterápicos possuem propriedades que ajudam na fertilidade, na resistência corporal e no metabolismo, mas qual o melhor para ser utilizado? Hoje, a Omens produziu um artigo que compara os efeitos do tribulus terrestris e da maca peruana. Descubra mais com a gente!

Maca peruana ou tribulus: qual escolher?

Antes de mais nada, vamos entender melhor o que é o tribulus terrestris e a maca peruana. 

A maca peruana é uma raiz proveniente dos andes e que hoje é amplamente comercializada no Brasil e até mesmo na China. Ela possui diversas cores, mas, no geral, todas as suas variedades têm o mesmo efeito no corpo humano, com pouca alteração.

A maca peruana possui em sua composição zinco, cálcio, potássio e magnésio, polissacarídeos, glicosinolatos, macamidas, macaenos, alcaloides imidazólicos e muito mais. Todos esses compostos a tornam altamente nutritiva.

Conheça o Tribulus terrestris [Omenscast #21]

No nosso 21º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai apresentar a realidade sobre o Tribulus terrestris: o que as pesquisas científicas falam sobre a substância? A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Já o tribulus terrestris é uma erva presente em todas as regiões do mundo, que vem sendo utilizada para melhorar o desejo sexual tanto feminino quanto masculino. Hoje em dia, além disso, o tribulus terrestris também é utilizado para melhorar o ganho muscular.

Então, em questão de efeitos na sexualidade e no corpo como um todo, quem é melhor: tribulus terrestris ou maca peruana? Vamos descobrir juntos:

Efeitos colaterais de cada um

Antes de mais nada, vamos entender quais os efeitos colaterais de cada um dos fitoterápicos.

Efeitos colaterais do tribulus terrestris

O tribulus terrestris não possui efeitos colaterais fortes e os efeitos colaterais leves são bastante incomuns, visto que, nas doses estudadas, pouquíssimos pacientes apresentaram azia ou dor de estômago. Portanto, um ponto para o tribulus terrestris, que pode ser utilizada sem efeitos colaterais.

Efeitos colaterais da maca peruana

No caso da maca peruana, entretanto, ainda existe dúvida sobre os efeitos colaterais. Durante pesquisas, a maca peruana pode ter afetado a absorção de iodo do corpo.

Como o efeito colateral não foi 100% comprovado, não há como dizer que a Maca não é segura de ser consumida, porém ela não é recomendada para certas pessoas, principalmente as que possuem algum problema na tireoide e também as mulheres grávidas.

Benefícios de cada um

Apesar de ambas as plantas possuírem benefícios para todo o corpo e para a sexualidade, é interessante revisitarmos quais delas podem atingir o efeito que você deseja. Afinal, a lista de benefícios tanto do tribulus terrestris quanto da maca peruana pode ser extensa.

É importante saber o que podemos esperar de cada uma para fazer a escolha correta. Além disso, vamos esclarecer alguns mitos que rondam os benefícios dessas plantas.

Vamos analisar tanto os efeitos gerais quanto os efeitos na sexualidade. Assim, você terá como avaliar qual dos dois fitoterápicos é o melhor para o seu caso:

Tribulus terrestris

Benefícios gerais para o corpo

Os benefícios do tribulus terrestris envolvem uma melhora no colesterol e no controle da glicose do sangue, porém não existe comprovação de que ela melhore a massa muscular de fato. Quanto aos efeitos gerais do corpo, o tribulus terrestris melhora o metabolismo, mas não tem o efeito de aumentar a massa muscular como dizem.

Benefícios na sexualidade

Já na sexualidade, os benefícios são mais presentes: o tribulus terrestris pode aumentar o desejo sexual e melhorar a libido de homens e mulheres.

Quanto à impotência, não existem resultados conclusivos sobre o efeito da planta. Geralmente, a associação do tribulus terrestris com outros remédios para impotência sexual é bastante benéfica.

Maca peruana

Benefícios gerais para o corpo

Os benefícios gerais para o corpo que a maca peruana proporciona incluem:

  • maior produção de insulina, o que ajuda no processamento da glicose;
  • alívio dos sintomas da menopausa; 
  • melhora nos sintomas da osteoporose.

Benefícios na sexualidade

Por outro lado, a maca peruana tem grande potencial de aumentar a fertilidade masculina e feminina. Além disso, durante pesquisas perceberam-se melhoras em pacientes com disfunção erétil leve e uma melhora no desejo sexual feminino e masculino.

Fitoterápicos: tratamentos naturais existem? [Vídeo]

Todo mundo já ouviu falar em fitoterápicos: ou fitoterápicos para emagrecer, ou até mesmo para a saúde sexual. Mas o que são os medicamentos fitoterápicos? O que é fitoterapia? Afinal, plantas medicinais funcionam? Existe tratamento natural para ejaculação precoce ou para disfunção erétil? De fato, existem algumas plantas que podem ajudar como a maca peruana e o tribulus terrestris. Mas existem outros? Como eles colaboram com a sexualidade e saúde masculina? Entenda melhor com o vídeo do Dr. João Brunhara!

Preços

Por fim, chegamos até o nosso último critério de comparação: o preço. É possível comprar tanto o tribulus terrestris quanto a maca peruana aqui no Brasil. Mas é importante ter em mente que esses produtos fitoterápicos precisam ter uma boa procedência. Afinal, se o produto for substituído por outro no seu processamento, você não será capaz de usufruir dos benefícios associados às plantas. Portanto, sempre desconfie de produtos muito abaixo do preço normal ou que são muito mais caros do que deveriam.

Tendo isso em mente, vamos às comparações de preço entre tribulus terrestris e a maca peruana:

Preço do tribulus terrestris

O preço do tribulus terrestris pode variar bastante de acordo com seu produtor e a quantidade que cada embalagem contém. Nas pesquisas realizadas pela nossa equipe, o preço de 60 cápsulas varia de 24 até 30 reais.

Preço da maca peruana 

Já no caso da maca peruana o preço é um pouco mais elevado, chegando a 50 reais 30 cápsulas, ou seja, pode ser um pouco mais caro adquirir esse fitoterápico do que o tribulus terrestris. Porém, vale lembrar que a diferença é pouca. Então é mais interessante se basear nos outros critérios para fazer sua escolha.

Conclusão

Afinal, qual a melhor: tribulus terrestris ou maca peruana?

O ideal é analisar juntamente com um médico qual a melhor opção para você. Como vimos, a maca peruana possui efeitos benéficos mais presentes, porém, existe o risco de que a absorção de iodo seja prejudicada. Risco que o tribulus terrestris não possui. 

Portanto, não deixe de fazer exames e identificar se talvez uma opção seja mais adequada para seu corpo do que outra. Além disso, se você pretende utilizar o tribulus terrestris ou a maca peruana por razões de melhora no desempenho sexual, o ideal é combinar medicamentos para obter melhores resultados.

Não deixe de se consultar com um sexólogo ou médico urologista para determinar qual a melhor estratégia para uma vida sexual mais saudável.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

COMENTÁRIOS SOBRE “Tribulus terrestris vs. Maca peruana: funcionamentos, preços e efeitos colaterais

  1. Luiz Carlos Santos says:

    Bom dia,
    Que outro fitoterápico combinaria com o Tribulus Terrestris para melhorar o meu desempenho sexual?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *