Como tomar maca peruana: negra, vermelha ou amarela? Qual a mais indicada?

exemplos de cápsulas naturais, como a maca peruana
BLOG OMENS / Tratamentos
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

25 de julho 2022

A Maca Peruana é um fitoterápico muito conhecido pelos seus poderes nutritivos e por afetar positivamente a vida sexual, mas muitos encontram dificuldade em saber qual tipo de maca peruana é o mais indicado e até mesmo como funciona esse produto.  Por isso, hoje a Omens traz a informação que você precisa para entender melhor os tipos de maca peruana e como usá-los: venha com a gente e aprenda mais a respeito!

O que é a Maca Peruana?


A Maca Peruana é uma planta proveniente das cordilheiras dos Andes. Trata-se de uma raiz da mesma família dos nabos, que é cultivada desde antes do império Inca. No entanto, hoje em dia, existem plantações na China e em outros tantos locais do mundo. 

A Maca Peruana apresenta cores diferentes, que vão do branco ao preto. Foram realizados estudos que demonstraram que, apesar da diferença nas cores, os nutrientes e compostos bioquímicos são os mesmos. O que muda é a quantidade de cada substância nessas variedades da Maca.

Conheça os benefícios da Maca Peruana [Omenscast #22]

No nosso 22º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar sobre os benefícios comprovados da Maca Peruana: o que as pesquisas científicas falam sobre a substância? O que funciona e o que não funciona? A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Em quais casos se pode indicar a Maca?


A história conta que a Maca Peruana era utilizada pelos primeiros povos a habitarem os Andes. Os Incas também consumiam a Maca peruana antes de entrar em batalha. Por fim, os Espanhóis, ao invadirem o local, alimentavam o gado com essas raízes por melhorarem a resistência e fertilidade.

E é exatamente para esses dois fatores que muitos fazem uso da Maca Peruana. Em homens e mulheres, ela é muito indicada para melhorar a fertilidade. Além disso, os benefícios se estendem para o desejo sexual e até mesmo efeitos metabólicos.

Garanta sua receita ONLINE e tratamento a partir de R$ 79

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico urologista HOJE, pelo celular ou computador

Quais os principais benefícios da maca peruana?


A Maca Peruana possui diversos benefícios. É por isso que se tornou bastante famosa como fitoterápico aqui no Brasil e em outros locais do mundo.

Dentre os seus benefícios podemos citar:

  • alívio dos sintomas da menopausa;
  • melhora nos sintomas da osteoporose;
  • maior fertilidade;
  • melhora do desejo sexual masculino;
  • melhora na disfunção erétil leve.

Em todos esses casos, a Maca Peruana apresentou melhora em quadros clínicos dos pacientes das pesquisas.

Fitoterápicos: tratamentos naturais existem? [Vídeo]


Todo mundo já ouviu falar em fitoterápicos: ou fitoterápicos para emagrecer, ou até mesmo para a saúde sexual. Mas o que são os medicamentos fitoterápicos? O que é fitoterapia? Afinal, plantas medicinais funcionam? Existe tratamento natural para ejaculação precoce ou para disfunção erétil? De fato, existem algumas plantas que podem ajudar como a maca peruana e o tribulus terrestris. Mas existem outros? Como eles colaboram com a sexualidade e saúde masculina? Entenda melhor com o vídeo do Dr. João Brunhara!

Quais os tipos de Maca Peruana?


Como já mencionamos anteriormente, existem diversas variedades de Maca Peruana. Essas variedades têm como principal diferença visual as suas cores. Muitos se perguntam, então, qual das variedades escolher para cada problema a ser resolvido.

As pesquisas mostram que todas as variedades da Maca Peruana possuem a mesma composição química. O que muda em cada uma das variedades é a quantidade em que cada um desses compostos aparece.

Além disso, é importante saber que essas variações tem mais a ver com a forma de plantio e cultivo da raiz que com a genética da planta.

Sabendo disso, vamos conhecer um pouco melhor os tipos de Maca Peruana que existem.

Para auxiliar essa sessão do nosso artigo, vamos contar com a pesquisa Maca Peruana: Panorama Atual (ver Referências no fim do texto). Nela, são analisados experimentos com ratos e com seres humanos que acrescentaram à sua alimentação as diferentes variedades de maca peruana.

Maca peruana negra

A Maca peruana negra tem esse nome exatamente pela sua coloração escura. A Maca peruana negra tem efeitos interessantes sobre a fertilidade masculina. 

Mais do que as outras variedades, a administração de maca negra para ratos demonstrou um aumento do número de espermatozoides. Além disso, em cobaias com distúrbios metabólicos, a maca peruana negra ajudou a manter o peso corporal e o aumento de gordura.

Maca peruana vermelha

A Maca Peruana Vermelha é uma variedade com um tom avermelhado da raiz. Nela, os experimentos em ratos demonstraram efeitos diretos na próstata. Nos ratos com hiperplasia prostática, observou-se uma diminuição da próstata, além de diminuição também nos níveis de zinco. 

Maca peruana amarela

Por fim, a Maca peruana amarela é a nossa última variedade. Se outras variedades tem um resultado melhor no sistema reprodutor, a maca amarela demonstrou resultados interessantes quando se trata do metabolismo. Nos ratos utilizados como cobaia e que possuíam diabetes, a maca peruana amarela promoveu a redução de glicemia e aumento da insulina.

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!

Então, qual variedade de maca peruana devo utilizar?

Em todas as variedades, existe uma melhora na saúde dos pacientes humanos. Constatou-se um aumento na fertilidade de homens e mulheres, bem como no desejo sexual e no metabolismo em geral. Entretanto, a diferença entre as variedades teve pouco impacto nisso.

Então, podemos dizer que não existe uma indicação de qual melhor maca peruana tomar em cada caso.

Quais os componentes químicos da maca peruana?


O que promove uma melhora na condição física através da maca peruana são os diversos compostos químicos presentes na raiz. Esses compostos variam de fósforo, zinco, cálcio, potássio e magnésio até polissacarídeos, glicosinolatos, macamidas, macaenos, alcaloides imidazólicos e muito mais. 

São esses componentes que agem no corpo e tornam nossa saúde melhor. Muitos desses componentes químicos atuam diretamente na fertilidade e saúde sexual. Com isso, a maca se torna uma boa forma de melhorar disfunções que afetam a sexualidade.

Ela realmente funciona como afrodisíaca?

Se você já ouviu falar da Maca Peruana, provavelmente chegou a ser informado que ela é um “alimento afrodisíaco“. Bem, como já citamos anteriormente, existe sim uma relação entre o aumento do desejo sexual e a maca peruana, principalmente por causa da promoção de um metabolismo saudável, da promoção de uma maior vitalidade e da arginina. A arginina atua com a produção da serotonina. É por isso também que a maca peruana age combatendo a depressão e ansiedade. Isso ajuda na hora de aumentar o libido. 

Então, sim, de certa forma, a maca peruana pode aumentar o desejo sexual. Mas não de forma exacerbada. Um maior libido é simplesmente fruto de uma saúde melhor e da ação da arginina no corpo.

Indicação: Como tomar a maca peruana? Em pó ou não?


Mas como tomar a maca peruana? Em pó? Apenas com a raiz natural? Aqui no Brasil, a Maca Peruana é muito utilizada em pó. O problema começa quando na realidade não sabemos se o que está ali é de fato a raiz de maca peruana ou outra substância em pó.

É por isso que comprar produtos fitoterápicos precisa ser feito com cautela e apenas com distribuidores confiáveis.

Além disso, a maca peruana em raiz é realmente mais forte e, portanto, apresenta mais benefícios do que a maca peruana em pó. O processamento da raiz pode sim tornar seus efeitos menos poderosos. Portanto, se possível, prefira a raiz natural.

Porém, a maca peruana processada contém ainda muitos dos efeitos que citamos anteriormente. Ela pode ser utilizada e os nutrientes serão bem recebidos pelo seu corpo.

Libido baixa na relação? Entenda as causas com terapia ONLINE

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um psicólogo HOJE, por vídeo ou telefone, a partir de R$ 89

Maca peruana: quando começa a fazer efeito?


Deixamos claro que a Maca Peruana NÃO age como um viagra natural.

Como dissemos anteriormente, os seus efeitos afrodisíacos existem, mas não são exacerbados. Sabendo disso, podemos dizer que os efeitos de aumento de desejo sexual e outros benefícios podem ser notados de em até 8 semanas depois do uso diário da maca peruana. 

Conclusão


A Maca Peruana é uma raiz que traz muitos benefícios ao nosso corpo. Tanto na saúde sexual como em outros aspectos da nossa estrutura, como o metabolismo, por exemplo. Porém, não se pode esperar curas milagrosas. A disfunção erétil mais grave pode precisar de outras intervenções para a cura.

Além disso, a maca peruana aumenta a libido masculina e feminina, mas apenas como consequência de uma melhora na saúde em geral do corpo. 

O ideal é fazer uso da Maca Peruana com as expectativas adequadas de uma melhora na saúde, mas sem milagres. Para problemas como disfunção erétil e outros problemas sexuais, o ideal é procurar um urologista para encontrar o melhor tratamento para o seu caso.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

COMENTÁRIOS SOBRE “Como tomar maca peruana: negra, vermelha ou amarela? Qual a mais indicada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?