Como fazer o sexo durar mais tempo?

BLOG OMENS / Sexualidade
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

25 de fevereiro 2021

Existem hoje, no mercado, produtos que podem ajudar a fazer o sexo durar mais tempo. Mas antes de considerarmos isso, podemos aplicar algumas técnicas que podem prolongar as relações sexuais naturalmente. Além disso, o estilo de vida e os nossos hábitos do dia a dia têm uma grande influência no nosso desempenho físico e mental durante o sexo. Mas, antes de mais nada, vamos nos concentrar no problema principal e depois exploraremos os detalhes sobre como fazer o sexo durar mais!

Por que fazer o sexo durar mais tempo é importante?

A relação sexual é um ato feito entre dois parceiros. E alguns homens – frequentemente influenciados por filmes pornográficos – acreditam que uma relação de sucesso deve durar muito tempo.

No entanto, quando perguntamos às mulheres, a maioria delas admite que as relações sexuais que são muito longas e às vezes entediantes, que isso não necessariamente traz mais prazer.

Simplificando: se você fizer sexo bem, pode dar a uma mulher muito mais prazer em um curto espaço de tempo! Muitas vezes, os homens que se concentram excessivamente na duração das relações sexuais perdem de vista o mais importante: a própria relação com a sua parceira.

Tenha sempre isso em mente, senão você arrisca perder na qualidade privilegiando a duração. Então, não exclua a sua parceira dessa equação!

Alguns números antes de seguir em frente:

A duração média das relações sexuais é de 5 minutos e meio, de acordo com um estudo científico publicado em 2018. Quando questionamos os brasileiros, nos damos conta de que muitos deles superestimam a duração média das relações.

Em 2015, alguns terapeutas sexuais foram questionados sobre qual era, na sua experiência, a duração “ideal” do sexo e a resposta deles foi entre 7 e 13 minutos.

O que é a ejaculação precoce na prática? Conheça suas diferentes formas [Vídeo]

Muitos homens devem passar por problemas de ejaculação precoce em sua vida. Mas você sabe o que de fato é essa disfunção sexual? As possíveis causas e até como tratar a ejaculação precoce? Saberia como identificá-la?

Nesse vídeo, explicamos um pouco sobre a ejaculação precoce: sua definição, quando de fato se tem essa disfunção sexual, e até mesmo respondemos aquela pergunta “devo procurar um médico urologista?” Tudo isso para te ajudar a identificar algum problema e ter uma vida sexual mais saudável!

Técnicas para fazer o sexo durar mais

Antes de discutirmos certos produtos ou tratamentos para retardar a ejaculação, vejamos as diferentes técnicas que fazem as relações sexuais durarem mais.

Faça com que os preliminares durem mais tempo

Não podemos subestimar a importância das preliminares.

A imagem mais comum das relações sexuais é a penetração. Mas todos aqueles que estudam ou se interessam por questões sobre sexualidade dizem a mesma coisa: um sexo bom é muito maior que a simples penetração.

Com relação à questão de fazer sexo durante períodos de tempo mais longos, as preliminares apresentam pelo menos duas vantagens:

  1. A primeira está relacionada à mulher: o prazer feminino vai crescendo mais lentamente do que o dos homens. Portanto, as mulheres precisam de mais tempo e de mais estímulos para se sentirem mais excitadas.
    As preliminares ajudam a despertar o desejo na mulher: ela estará, assim, em um alto nível de excitação no início da penetração e precisará de menos tempo para atingir o orgasmo.
  2. Já a segunda vantagem diz respeito ao homem e ao casal: as preliminares são um jogo de dar e receber prazer. Então, a brincadeira leva o casal a criar um certo companheirismo e esse clima criado durante as preliminares permite aos dois relaxarem. Isso é particularmente importante para o homem, porque sabemos que o estresse tem um impacto negativo sobre o tempo antes da ejaculação.

Por isso, se quiser fazer com que o sexo dure um período de tempo mais longo, convido você a desenvolver melhor a parte das preliminares. A sua parceira terá mais prazer e atingirá o orgasmo mais rapidamente. Além disso, você também estará mais relaxado e, por consequência, a penetração durará mais tempo.

Claro que existem outros fatores que influenciam a duração da penetração. Alguns deles são psicológicos e podem funcionar muito bem, porque, como acontece frequentemente em questões sexuais, a psicologia desempenha um papel muito importante.

Outros são mais fisiológicos, mas também podem ser eficazes.

Fatores psicológicos que influenciam a duração da penetração

O primeiro, e provavelmente mais importante fator, é o estresse.

Um homem estressado ejacula muito mais depressa do que quando está relaxado. É uma espécie de mecanismo darwiniano: em caso de perigo, é melhor não perder tempo e garantir logo a reprodução.

Estresse

O estresse é duplamente importante: ele influencia a vida em geral e o sistema nervoso; e o estresse de garantir um bom desempenho sexual pode criar um círculo vicioso. Para exemplificar esse segundo ponto: o homem tem medo de ejacular muito depressa e não satisfazer a sua parceira, o que gera estresse e provoca uma ejaculação rápida.

A ansiedade por um “bom desempenho na cama” deixa o homem focado apenas nos seus pensamentos. Ele deixa de ligar para a sua parceira e abraça apenas os seus pensamentos ansiosos. A tensão resultante disso pode desenvolver uma ejaculação precoce.

Portanto, a chave para fazer sexo por mais tempo é relaxar.

Como já vimos, criar um companheirismo com a parceira durante a relação sexual permite que os dois relaxem e também ajuda a não finalizar o sexo com muita rapidez.

CONSULTAR UM

UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

CONSULTAR UM UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

Fadiga

O cansaço influencia muito o tempo da ejaculação. Homens que estão privados de sono também estão mais propensos a ejacular rapidamente, por exemplo. Isso pode acontecer em parte porque a fadiga tem um impacto negativo na forma como administramos o estresse.

Respire

Respire fundo, isso irá naturalmente baixar o seu nível de estresse. Na realidade, isso é algo mais físico que psicológico, já que funciona de forma extremamente espontânea.

Leve o seu tempo

Separe um tempo para se dedicar às preliminares, para explorar o corpo da sua parceira. Quando a penetração acontecer, tenha calma, faça movimentos lentos e suaves.

Observe-se com cuidado, sinta a sua excitação sexual aumentar. O jeito é entendê-la e aprender a dominá-la: a excitação sexual é uma emoção, então ela existe em uma dimensão psicológica, mas também existe como um elemento físico. O cérebro interpreta a excitação sexual e a transforma em uma mensagem dentro do sistema nervoso.

Tecnicamente falando, nunca controlamos a nossa ejaculação, já que é uma contração muscular, um reflexo involuntário, mas podemos aprender a conhecer e a controlar a nossa excitação sexual!

Técnicas físicas para fazer o sexo durar mais

O aspecto psicológico é essencial e recomendamos que você preste muita atenção nele. No entanto, podemos adicionar técnicas físicas, que podem prolongar as relações sexuais ao atrasar ou interromper a ejaculação.

Antes de mais nada, é possível treinar um pouco com a técnica stop-and-go.

Essa técnica consiste em realizar uma masturbação (sozinho ou com a parceira) e sentir a excitação aumentar, aproximando-se do ponto sem retorno (saiba mais), mas parando um pouco antes. Essa prática te permite entender melhor a sua relação com o próprio corpo e dominar os músculos ejaculatórios.

Também é possível se masturbar um pouco antes das relações sexuais. O fato de você já ter tido uma ejaculação recente pode atrasar a próxima ejaculação.

Como já mencionado, trabalhar a respiração é muito eficiente, mesmo que isso pareça besteira. Ela tem um efeito direto sobre o sistema parassimpático que reduz o estresse e os batimentos cardíacos.

Por fim, podemos treinar os músculos do períneo. Exercitá-los pode te tornar mais consciente dos músculos envolvidos na ejaculação, fazendo você sentir um pouco melhor essa região, principalmente quando essa área tensiona.

Quando as técnicas descritas acima não são o suficiente, é possível recorrer à ajuda de certos produtos e tratamentos.

Produtos que fazem o sexo durar mais

Existem dois tipos principais de tratamentos para retardar a ejaculação: os cremes à base de lidocaína (e prilocaína) e os  inibidores de recaptação da serotonina.

Cremes anestésicos

É possível diminuir a sensibilidade do pênis utilizando um creme anestésico. O pênis, após a aplicação do creme, sente menos as sensações de toque. No entanto, ele não fica completamente dormente; portanto, é possível ter uma ereção normal.

Os cremes anestésicos são uma forma muito eficaz de prolongar a duração das relações sexuais.

Durante algum tempo, muito se debateu sobre esses cremes, visto que foram desviados do seu objetivo original para serem utilizados para fins sexuais. Os médicos, então, temiam efeitos colaterais indesejados.

Há alguns anos, no entanto, foram criados alguns cremes anestésicos especialmente para se usar durante as relações sexuais. Tanto a pomada Emla como outras pomadas a base de lidocaína e prilocaína, por exemplo, são tratamentos bastante eficazes para quem quer fazer o sexo durar mais tempo.

Tais anestésicos locais só são liberados com receita. Isso acontece por uma boa razão: afinal, é bastante sensato não se arriscar com sites desconhecidos que prometem produtos eficazes sem receita médica. A grande maioria desses tratamentos são produtos que possuem contraindicações e efeitos que podem ser desastrosos.

Se você se sentir desconfortável com consultas presenciais, cara a cara, a Omens pode te ajudar! Consulte um de nossos urologistas online.

Inibidores de recaptação de serotonina (dapoxetina e paroxetina)

É a mesma coisa que tomar um remédio oral para prolongar o sexo.

A dapoxetina é comercializada somente em farmácias de manipulação, tendo por princípio ativo uma substância da família dos antidepressivos. Esse medicamento aumenta o nível de serotonina no cérebro. A dapoxetina não permanece na corrente sanguínea o tempo suficiente para se transformar em um antidepressivo eficaz, mas o seu efeito na interpretação dos impulsos nervosos pelo cérebro a torna um tratamento muito eficaz para a ejaculação precoce.

Os homens que normalmente ejaculam em menos de 2 minutos duplicam esse tempo (e, às vezes, triplicam) com o uso de dapoxetina. Os efeitos são sentidos 4 horas após a ingestão do comprimido.

Um estudo publicado em junho de 2015 no Journal of Sex Medicine indicou que os resultados dos pacientes que tomam dapoxetina são melhores quando também seguem uma terapia comportamental.

Lembre-se: só é possível comprar a dapoxetina com receita controlada. Como com todos os tratamentos médicos, é preciso ter muito cuidado com o que é vendido sem receita médica e sem cumprir a legislação.

Além disso, no Brasil, a dapoxetina está disponível apenas em manipulação. Mas existe também a paroxetina nas farmácias convencionais. No entanto, a paroxetina é de uso diário, diferente da dapoxetina que é só para quando há relação sexual.

A Omens oferece a você um serviço de teleconsulta para que você possa falar diretamente com um médico urologista, que poderá prescrever o tratamento adequado à sua situação.

Consulte um médico especializado em sexualidade na Omens

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne médicos urologistas e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

A plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade. A consulta online pode ser feita por mensagens, pelo celular ou por videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista
  • Agende uma consulta para o dia seguinte! (no Brasil, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial sobre problemas sexuais com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *