Cloridrato de Paroxetina: para que serve?

Cartela contendo comprimidos brancos de Cloridrato de Paroxetina: mas para que ele serve?
BLOG OMENS / Tratamentos
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

16 de maio 2022

Para que serve o cloridrato de paroxetina: os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRI), encontrados em muitos antidepressivos, muitas vezes têm o efeito colateral de retardar a ejaculação.

Isso porque, em geral, os medicamentos antidepressivos podem influenciar (às vezes mais, às vezes menos) a sexualidade. Os efeitos colaterais podem incluir: perda de libido, redução da capacidade erétil dos homens, incluindo a diminuição da excitação e, consequentemente, o retardo da ejaculação

O que é cloridrato de paroxetina e para que serve?

Em primeiro lugar, vamos chamar a atenção neste artigo para o fato de que um antidepressivo não exatamente “cura” a ejaculação precoce: trata-se de um efeito colateral. Aliás, pode haver remédios mais adequados ao tratamento da ejaculação precoce.

O cloridrato de paroxetina (ou Pondera, o nome do medicamento de marca, ou “paroxitina”, como muitos acabam escrevendo erroneamente, sem saber) é um antidepressivo que faz parte da classe dos inibidores seletivos da recaptação da serotonina. Ela é destinada aos adultos a fim de tratar a depressão e distúrbios de ansiedade.

Dentre os distúrbios de ansiedade podemos citar os seguintes, por exemplo:

  • transtorno obsessivo-compulsivo;
  • ataques de pânico;
  • transtorno de ansiedade social (fobia social);
  • estresse pós-traumático;
  • transtorno de ansiedade generalizada.

Esse medicamento tem por objetivo aumentar o nível de serotonina no cérebro.

Remédios para a ejaculação precoce: a Paroxetina [Omenscast #9]

No 9º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai tentar responder todas as suas dúvidas sobre o medicamento Pondera (paroxetina). A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Depressão e sexualidade

Estima-se que 10 a 25% das mulheres e 4 a 12% dos homens sofrerão com um período de depressão em algum momento da sua vida.

Basicamente falando, uma das características da depressão é a dificuldade ou incapacidade de sentir prazer. Pode haver também uma queda geral nos níveis de libido; dessa forma, a sexualidade da pessoa pode sofrer fortes consequências.

Esses sintomas secundários relacionados à sexualidade tendem a reforçar uma autoestima baixa, muitas vezes causando problemas no relacionamento, que, assim, prejudicam à libido.

Nos homens, a ansiedade e a preocupação em ser bom de cama, por exemplo, podem levar a uma disfunção erétil. A disfunção sexual pode, então, alimentar um círculo vicioso, geralmente de duas formas: provocando um problema de ereção ou de ejaculação.

Fortaleça a ereção e dure mais: SPRAY Tadalafil + Paroxetina

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e receba o medicamento manipulado

O que diz a bula da paroxetina / pondera

Para a paroxetina (Pondera) utilizada como antidepressivo, em 70% dos casos aproximadamente, o paciente apresenta alguma consequência durante o sexo (que pode ou não incomodar). É por isso que é importante conversar sobre isso com um médico. Se um problema sexual relacionado ao uso de medicamentos estiver te incomodando, deve-se considerar alterar o tratamento.

Segundo a bula, dentre os problemas sexuais, podemos citar principalmente:

  • nos homens, queda no desejo e na excitação;
  • nas mulheres, uma anorgasmia (dificuldade ou impossibilidade em alcançar o orgasmo).

No entanto, é difícil perceber exatamente qual é a ligação entre os antidepressivos e esses problemas sexuais. Isso porque já se observa em uma pessoa deprimida diversos fatores que podem influenciar a sua sexualidade – e os antidepressivos são um desses vários fatores.

Dependendo da gravidade da depressão, do cenário do tratamento, da existência de outras condições neurológicas ou metabólicas – e de muitos outros aspectos –, as características das disfunções sexuais não são as mesmas.

Em todo caso, a partir do momento que uma medicação provoca alguma dificuldade no sexo (como pode ser o caso do cloridrato de paroxetina), é recomendável procurar atendimento médico.

Por que procurar um urologista se você tem ejaculação precoce? [Vídeo]

Entenda a ejaculação precoce, suas causas e tratamentos. Saiba o que pode ser feito quando você passar por essa situação e porque procurar um médico urologista é a melhor opção para tratar problemas de ejaculação.

A paroxetina e os antidepressivos que alteram a função sexual

A classe de antidepressivos que interagem com a serotonina, principalmente os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRI), podem provocar problemas relacionados à ejaculação. Mas, em muitos casos, podem ocorrer problemas de ereção ao mesmo tempo.

Estima-se, por exemplo, que 25% das pessoas com depressão demonstrem algum grau de disfunção erétil em mais de 50% das relações sexuais durante o tratamento antidepressivo. Isso acontece principalmente com o uso de antidepressivos tricíclicos.

Além disso, o cloridrato de paroxetina faz parte de um grupo de medicamentos cujo uso frequentemente provoca um retardo na ejaculação. Em alguns casos, o homem pode até mesmo sofrer de anorgasmia (dificuldade ou impossibilidade em alcançar o orgasmo).

Um medicamento que serve para ejaculação precoce?

Por isso, a paroxetina (assim como outros antidepressivos) é proposta, em alguns casos, como tratamento para a ejaculação precoce.

No entanto, atualmente há outros remédios para ejaculação precoce mais adequados ao tratamento, sem os efeitos dos antidepressivos (no humor, no comportamento, etc.). É o caso, por exemplo, da dapoxetina.

Quais são as causas da ejaculação precoce? [Vídeo]

Entender a ejaculação precoce e suas causas, ou seja, os possíveis motivos para você passar por um problema de ejaculação é essencial para entender, também, como evitar a ejaculação precoce.

Paroxetina para ejaculação precoce: conclusões

Os efeitos colaterais dos antidepressivos são pouco frequentes e, na maioria das vezes, moderados. Mas não podemos negligenciar os sintomas quando eles aparecem: é necessário sempre conversar sobre isso com um médico.

Quando uma disfunção sexual aparece, pode ser necessário reavaliar o tratamento, mudando a medicação. Há uma variedade de antidepressivos, e eles não terão o mesmo efeito em pacientes diferentes.

Em comparação com os antidepressivos tricíclicos, por exemplo, os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (como a paroxetina) demonstraram melhorar significativamente a qualidade de vida de pessoas com depressão. No entanto, alguns casos continuam a apresentar problemas sexuais como consequência.

Portanto, caso o paciente faça uso do cloridrato de paroxetina como tratamento antidepressivo e perceba tais problemas, é importante conversar com o médico sobre o assunto.

Paroxetina: mas e o preço?

Bem, é um pouco difícil afirmar com certeza o preço exato do cloridrato de paroxetina. Ainda assim, a Omens fez uma pesquisa com suas farmácias parceiras e concluiu que, em média, a paroxetina acaba custando R$ 37 na maioria dos estabelecimentos, considerando 30 cápsulas de 20mg.

Por outro lado, há no mercado os treinamentos que abordam exercícios e técnicas contra a ejaculação rápida: é o caso do Programa Control, com preço acessível e que possibilita resultados muito mais duradouros.

CONTROLE a ejaculação com este treinamento online


Baixar 1ª Aula Grátis

Aprenda 13 técnicas elaboradas por urologistas e garanta tratamento DEFINITIVO


Fontes

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?