Disfunção erétil em jovens (antes dos 30)

pimenta verde chili, grande parte dos problemas de disfunção erétil acometem os jovens
BLOG OMENS / Ereção
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

14 de maio 2022

Os problemas de ereção estão entre os problemas sexuais mais comuns — mesmo entre os homens com menos de 30 anos de idade. Ao contrário do que muitos pensam, a disfunção erétil não afeta apenas os homens na faixa dos 50 anos, mas também os mais jovens. Aliás, estima-se que quase 30% dos homens com menos de 30 anos enfrentem algum grau de um problema sexual como esse.

Dessa forma, nós da Omens estamos nos perguntando: os homens com menos de 30 anos de idade acham difícil discutir esse tipo de problema com um médico?

Bem, em primeiro lugar, vamos tentar identificar as causas desses problemas (que são, em sua maioria, psicológicas, mas não sempre), antes de tratarmos das soluções específicas para os homens mais jovens que estão com essa dúvida.

Isso porque nós sabemos: atrasar uma consulta por medo ou vergonha só irá adiar a solução do problema…

O que causa a disfunção erétil em jovens?

Para os homens adultos jovens e saudáveis, a disfunção erétil, com bastante frequência, possui causas psicológicas.

É possível que alguns acontecimentos em particular, certas dificuldades pessoais ou na relação (seja no início, seja no meio do relacionamento) possam influenciar negativamente a qualidade das ereções.

Disfunção erétil aos 40 anos [Omenscast #4]

No quarto episódio do Omenscast, o médico e urologista João Brunhara, especialista em sexualidade masculina, analisará os problemas de ereção em homens mais jovens, na faixa etária dos 40 anos. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Enfim, existem diferentes situações possíveis:

O estresse pode causar disfunção erétil em jovens

É muito comum que adultos nessa idade (antes dos 30) apresentem bastante desejo sexual. Mas, às vezes, o estresse (ou a ânsia de “não decepcionar”, o medo de “não se garantir”) prejudica ou impede esses impulsos naturais.  O que acontece, infelizmente, é que essa ansiedade pode tomar conta e provocar problemas nas relações sexuais.

Estamos falando de algo natural: nenhum homem no mundo é capaz de concentrar seus pensamentos em outra coisa e ter uma ereção ao mesmo tempo. Certamente isso é impossível. As áreas do nosso cérebro que se encarregam da reflexão e as áreas da excitação não conseguem funcionar simultaneamente.

Tudo isso contribui para o estresse, o medo… ou simplesmente gera um nível alto de concentração ou de alerta durante a relação sexual, tornando a ereção impossível.

Podemos encontrar esse tipo de problema em muitas outras situações. Quando você, por exemplo, está cansado e precisa dormir por vários motivos (no outro dia tem trabalho, reuniões, provas, compromissos importantes, etc.): costuma ser impossível conseguir dormir.

O estresse ou a ansiedade assumem o controle. E o mesmo vale para a sexualidade.

Um problema comum no início dos relacionamentos

No início de um relacionamento, muitos homens colocam muita pressão em si mesmos, pois se preocupam com a(o) parceira(o) e querem que tudo corra bem.

Outros têm, além disso, uma tendência natural a refletir exageradamente ou em ser perfeccionista: eles querem fazer tudo certo a todo custo, ficam ansiosos, carecem de autoconfiança…

Durante o sexo, então, é difícil para esses homens exigir que o seu cérebro “se acalme”.

Disfunção erétil tem tratamento: consulte um urologista HOJE

Marcar Teleconsulta Agora

Garanta ONLINE sua receita e receba seu remédio ou manipulado

A disfunção erétil pode provocar um ciclo vicioso em jovens: entenda os sintomas

Infelizmente, um ciclo vicioso muitas vezes se instala quando o homem experimenta dificuldades de ereção: a simples lembrança de ter “falhado” provoca um estado de alerta e medo em sua próxima relação sexual.

Esse quadro mental não é, assim, favorável à excitação e a uma ereção boa. O risco de “falhar” na hora H é, então, maior, reforçando ainda mais o medo… É um loop simples e comum, mesmo assim bastante desgastante.

Fatores físicos

Embora menos comum quando se é jovem, não devemos negligenciar a importância dos fatores físicos na disfunção erétil.

Por exemplo: fatores como tabagismo, falta de atividade física e ganho de peso podem prejudicar aspectos da sexualidade e a qualidade das ereções. Não esqueça que um estilo de vida saudável é essencial para uma sexualidade plena!

Como reconhecer um caso de disfunção erétil? [Vídeo]


Em primeiro lugar, para saber como tratar a disfunção erétil é preciso entender como identificá-la e diferenciá-la de um problema de ereção esporádico. Você sabe como reconhecer uma disfunção erétil? Aliás, você sabia que existem diferentes tipos, como a disfunção erétil psicológica? Sabe quando um problema de ereção é de fato disfunção erétil? Nesse vídeo, o Dr. João Brunhara nos ajuda a entender melhor o assunto.

Disfunção erétil em jovens: tratamento

Nosso conselho: se você é jovem e apresenta problemas de ereção, não deixe de consultar um médico ou um psicólogo terapeuta sexual!

Às vezes, a simples ação de falar, de colocar pra fora, é o suficiente para reduzir certos bloqueios ou preocupações. Quando as dificuldades que atingem o nosso psicológico são muito pesadas, falar sobre elas é o primeiro passo para superá-las.

Há vários homens que esperam por muito tempo antes de pedir ajuda, geralmente porque estão envergonhados ou porque estão com medo de serem julgados e ridicularizados. Mas quanto mais tempo se espera, mais o ciclo vicioso se fortalece.

Médicos especialistas trabalham com esses problemas todos os dias! Portanto, você nunca será julgado durante um atendimento com um profissional responsável.

Diagnóstico e tratamento: tudo online

Afinal, se for mais fácil para você, você pode consultar em casa mesmo um médico urologista.

Tudo graças à teleconsulta: ela é uma boa alternativa às clínicas e consultórios presenciais (que também são uma opção para o tratamento da disfunção erétil).

A causa da sua dificuldade é psicológica? Tente a terapia ONLINE

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um psicólogo HOJE, por vídeo ou telefone, a partir de R$ 89


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

2 comentário(s) sobre “Disfunção erétil em jovens (antes dos 30)

  1. Anonimo😔 says:

    Tenho 18 anos me masturbo desde dos 12 acho q isso a masturbacao em excesso me deixou com disfunção e agora tem cura eu ejaculo quase todo dia meu penis n é mais como antes tenho medo de n ter cura n quero usar uma prótese ou remédio só quero voltar a ser como antes ter o penis saudável só isso 😔

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?