Freio peniano: definição e problemas

Uma banana parcialmente descascada, ilustrando o rompimento do freio peniano
BLOG OMENS / Ereção
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

2 de novembro 2022

Muitos até então não sabem o que é, de fato, o freio peniano. Além disso, o seu rompimento ainda parece algo chocante para alguns, talvez por às vezes acompanhar um sangramento. Mas, geralmente, o medo é maior que o “prejuízo”.

A realidade, no entanto, é que o rompimento do freio é bastante comum na sexualidade masculina, especialmente entre os homens jovens no início de sua vida sexual.

Afinal, o que é o freio peniano? O seu rompimento traz complicações? Quais as soluções? O que fazer para evitar problemas?

O que é o freio peniano?

O freio é uma prega pequena que conecta o prepúcio à glande, permitindo que a pele volte à sua posição original quando a ereção termina.

Esse é o caso dos homens não circuncidados. O prepúcio desliza ao longo do pênis no momento da ereção, fazendo aparecer a glande. Em seguida, ele volta ao lugar quando o pênis fica flácido.

É por isso que, para os homens circuncidados, não se coloca a questão do rompimento do freio peniano. Isso porque o prepúcio foi removido por motivos religiosos ou higiênicos.

Esclarecendo a cirurgia de Frenuloplastia [Omenscast #47]

Em mais um episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai esclarecer tudo sobre a cirurgia no freio do pênis: a frenuloplastia. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

O que é um rompimento do freio?

Agora que você sabe onde fica o freio peniano e qual a sua função, vamos discutir outro assunto que preocupa muitos homens: o rompimento do freio.

O rompimento do freio peniano é seguido por uma dor bastante aguda e um sangramento no pênis. Geralmente, isso ocorre em homens jovens no início de sua vida sexual. Isso pode ocorrer ou durante uma relação sexual, ou (menos frequentemente) durante a masturbação.

O movimento de trazer a pele do pênis para trás quando ele já está ereto e com o prepúcio puxado (pela fricção repetida ou por movimentos manuais muito fortes) pode fazer o freio ceder.

Aliás, essa situação provoca um sangramento leve.

Acontece de os homens jovens, durante suas primeiras relações sexuais, experimentarem desconforto, até mesmo dor e sangramento.

Embora o rompimento do freio possa causar pânico e preocupação aos homens, ele não é muito grave e só parece assustador.

Os sangramentos geralmente param em pouco tempo, quando a ereção acaba e a região machucada recebe pressão.

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!

Relações entre a anatomia do membro e o freio peniano

Certas características anatômicas podem favorecer o rompimento do freio: principalmente se o freio for muito curto, o pênis ereto pode tensioná-lo e enfraquecê-lo.

Em alguns casos, em que o freio é extremamente curto, a glande fica dobrada para baixo no momento da ereção.

Isso causa desconforto e uma sensação desagradável na relação sexual ou na masturbação. Se esse incômodo estiver presente durante a ereção, é importante consultar um médico urologista.

Existem exercícios vendidos na internet como métodos que prometem alongar o freio peniano, mas sua eficácia não é comprovada por artigos científicos. Além da possibilidade de serem ineficazes, esses métodos podem levar a lesões e machucados se realizados de maneira equivocada.

Sendo assim, se você tem sintomas de freio curto (como dor ou sangramento), recomendamos que visite um urologista para fazer uma avaliação. Dependendo do seu caso, pode ser indicada a cirurgia do freio (frenuloplastia) ou mesmo uma circuncisão (postectomia).

Quando procurar um urologista especializado em sexualidade? [Vídeo]

Está na dúvida se está passando por algum tipo de problema sexual? Alguma disfunção sexual, como talvez a disfunção erétil, ou uma ejaculação precoce ou uma perda de libido? Pois talvez seja hora de se consultar com um urologista.

E é por isso que nosso médico Dr. João Brunhara vai tirar algumas dúvidas sobre quando se consultar com urologistas especializados em sexualidade e como fazer isso da melhor forma!

O que fazer em caso de rompimento do freio?

Se ocorrer sangramento no momento da relação sexual ou da masturbação, é essencial aplicar pressão à região (da glande) com uma toalha de papel ou um tecido macio.

Quando o sangramento tiver parado, é importante desinfetar a área com água e sabão. Se possível, utilize um produto leve, sem álcool (como o povidine/betadine).

Uma pomada cicatrizante pode ser aplicada nos dias seguintes.

Por fim, é importante que a(o) parceira(o) leve segurança e calma à pessoa em caso de um ataque de pânico ou ansiedade.

Complicações com o freio peniano: o que fazer?

Havendo qualquer dúvida quanto à cicatrização do freio peniano, é importante consultar um urologista. É até mesmo recomendável fazer isso para deixar o homem mais tranquilo. O especialista poderá verificar se a cicatrização está progredindo bem.

Às vezes, a cicatriz é um pouco fibrosa, o que aumenta a tensão durante a ereção. O cirurgião, nesse caso, pode realizar uma plástica de freio (frenuloplastia), com uma pequena incisão sob anestesia local ou geral e depois uma sutura com fio absorvível.

Nas duas semanas seguintes, é importante ter uma boa higiene e não ter relações sexuais.

Problemas no relacionamento? Parceiro com alguma dificuldade?

Marcar Teleconsulta Agora

Converse ONLINE com um psicólogo especialista em sexualidade

Freio peniano: conclusões

Romper o freio peniano é um acidente comum entre homens jovens no início de sua vida sexual.

Alguns sinais podem ser interpretados como avisos, por exemplo: dores ou sangramentos durante o sexo, freio muito curto que incomoda a ereção…

Nesse tipo de caso, é recomendável já sair à procura de uma consulta médica.

Em resumo, esse acidente geralmente não traz complicações nem nenhum outro mal. Se o profissional considerar a cirurgia (seja preventiva, seja reparadora), saiba que a operação é simples e não apresenta riscos.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

23 comentário(s) sobre “Freio peniano: definição e problemas

  1. Edson says:

    Tenho constantes rompimento de freio peniano, não chega a sangrar mas causa incomodo e as vezes uma segunda relação no mesmo dia pode ficar comprometida. Gostaria de saber se esse rompimento facilita o contágio de DSTs.

  2. yury says:

    tive o rompimento do freio quando era mais jovem em uma masturbação e com isso veio o sangramento, eu sou negro, porém uma parte da cabeça do meu penis mudou de cor e ficou rosada, mas não atralha nas minhas relações sexuais, quero saber se é nomal mesmo ficar de outra cor?

  3. Jhonatas Tomaz da Silva says:

    Tive relação segunda feira e senti uma dorzinha, quando acabamos saiu sangue.foi olhar o freio ele não rompeu,ranco um pedaçinho..

  4. Priscila says:

    Meu filho de 11 anos foi lavar o pênis e sangrou ficou desesperado eu sem saber o que fazer ..lavei com água e passei pomada . Não tô sabendo o que é ..me ajuda

  5. Leone says:

    Tenho 40 anos, meu freio nunca se rompeu, é normal, sinto uma leve dor quando ela estica, tem algum problema se o freio não se romper?

  6. Diogo says:

    O freio do meu parceiro sexual arrebentou durante o ato de sexo oral posso estar em risco de ter apanhado IST

  7. Cleberson says:

    Bom, eu tenho uma pergunta, é normal após o rompimento e cicatrização do freio a área ficar mais sensível e abrir fácil de novo como pequenos cortes ou machucados?

  8. Lucas says:

    Tive um rompimento no freio e está roxo no local do rompimento, não sinto dor e estou passando pomada
    Devo me preocupar com o roxo no local?

  9. Lucas says:

    Boa Tarde tive o Rompimento do meu Freio, não sinto dor se a pele não estiver puxada.
    Gostaria de saber se a cirurgia depende do caso ou e sempre aconselhada pelos especialistas
    E se causa alguma disfunção.
    Obrigado

  10. José Ivanilson says:

    Sinto q meio freio é curto, queria saber se o rompimento funciona como a cirurgia, q se depois de rompido o freio vai ficar mais longo?

  11. Rodrigomeloaia says:

    Olá devido a masturbação e relações sexuais meu freio foi se desgastando e anda ficando sensível nunca tive sangramento,a tal ponto de querer soltar de vez me recomenda entrar em contato com urologista ver oque ele fala e marcar uma cirurgia?

  12. Fernando says:

    Bom dia, gostaria muito de saber se o rompimento do frio ele interfere no tamanho e espessura, pois notei que eu não tive desenvolvimento, o que fazer? Já estou com 40 anos e isso pra mim é um incômodo horrível.

  13. Adenil says:

    Sofri um leve rompimento parcial do freio ele vai voltar ao normal, corro risco de ficad sensível mais do que ja sou? na higiente tenho que abrir totalmente a glande mesmo com tanta dor?

  14. Leandro de oliveira says:

    Eu to com meu freio ta comecando a rebentar ta icomodando muito sai sangue e cicatriza feio mas ainda nao estorou de vez ainda tem um pouco mas faco relacao doi ai nunca cicatriza direito
    Oq posso ta fazendo pra cicatrizar melhor e quanto custa a cirugia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?