O pênis é um músculo? Dá para deixá-lo mais forte?

BLOG OMENS / Ereção
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

28 de fevereiro 2021

O pênis não é um músculo e, literalmente falando, não é possível fortalecê-lo. Por outro lado, você pode usar remédios para ereção, sob prescrição médica, para recuperar uma ereção forte.

Além disso, você pode também fortalecer o assoalho pélvico, o que ajuda a obter ereções melhores.

Afinal, o pênis já se mantém forte naturalmente: durante as relações sexuais ou durante a noite (ereções noturnas/matinais).

Faremos , então, uma breve visão geral do órgão genital masculino, da sua anatomia, função e como mantê-lo em bom estado.

O pênis não é um músculo

O aparelho genital do homem consiste em duas categorias de órgãos: internos e externos.

  1. Os órgãos externos são o saco escrotal (bolsa testicular) e o pênis.
  2. Os órgãos internos incluem os testículos (que produzem hormônios e espermatozóides), as glândulas (como a próstata) e canais que transportam urina e esperma.

Vamos nos concentrar, portanto, no órgão externo: o pênis.

Prescrição Médica Online

Problemas de ereção? Fale com um urologista online aqui na Omens

A partir de R$160, você pode consultar (por telefone, vídeo ou mensagem) da sua casa um médico especialista em sexologia

Com prescrição de receita para tratamento, se necessário

Marcar consulta

Anatomia do pênis

O pênis é composto de várias camadas de tecido:

  • os dois corpos cavernosos
  • o corpo esponjoso

Seu tamanho é variável de acordo com cada indivíduo, com cerca de 13cm em média (ereto).

A uretra atravessa o corpo esponjoso. A uretra é o canal que transporta a urina e o sêmen, terminando no meato uretral. Além disso, ela tem tanto uma função sexual (ejaculação) quanto uma função mictória (o ato de urinar).

A artéria cavernosa percorre o corpo carvenoso. No final do corpo esponjoso está a glande do pênis, rodeada pelo prepúcio, que cobre ou descobre o membro. O prepúcio é segurado pelo “freio”.

Funções do pênis

Micção

A micção é o ato de urinar. A uretra evacua a urina através do meato uretral, localizado no final da glande.

Essa é a principal função do pênis.

Sensibilidade da glande

A glande é a área mais erógena e sensível do corpo masculino. Durante o ato sexual, essa área é estimulada e gera bastante prazer.

Ereção

A segunda função principal do pênis é o coito.

A ereção é causada pela excitação sexual. Assim, o pênis fica maior e duro, graças aos corpos esponjosos que se enchem de sangue até a glande.

O prepúcio é geralmente exposto durante a ereção, mas nem sempre esse é o caso.

Orgasmo e ejaculação

Quando a excitação sexual atinge o seu ponto máximo, os músculos da pélvis se contraem e expelem o esperma. Na maioria das vezes, o orgasmo acompanha a ejaculação (a expulsão do sêmen).

É possível fortalecer o pênis?

O pênis não é um músculo. Então, não tem como falarmos em “fortalecimento”.

No entanto, relações sexuais frequentes ajudam a conservar o pênis. Da mesma forma, a alimentação, o estilo de vida e seus hábitos podem ser benéficos ou prejudiciais para a libido.

O pênis também faz sua automanutenção enquanto dormimos. Tem sido observado, aliás, que as ereções na parte da noite ou de manhã contribuem verdadeiramente para a saúde do pênis.

Por fim, se você sofre de disfunção erétil, você pode, a qualquer momento, recorrer aos medicamentos para ereção, mediante a prescrição de um urologista.

Como você deve cuidar do seu pênis

Você pode privilegiar aquelas ações que são benéficas para a libido. Por exemplo, adotar uma dieta saudável, com frutas e vegetais, vitaminas e alimentos antioxidantes.

Evite principalmente o excesso de álcool e o tabaco! Eles não são prejudiciais apenas à libido, mas também aos tecidos.

Fazer esporte, ter uma noite de sono renovadora,… Todas as atitudes que possuem uma boa relação com o corpo e com a saúde mental são benéficas para manter o pênis saudável.

Fortalecendo os músculos pélvicos

O fortalecimento desses músculos traz muitos benefícios, inclusive ajudando a melhorar a qualidade das ereções e a duração das relações sexuais.

Tonificar os músculos do assoalho pélvico ajudará, consequentemente, a fortalecer seu pênis com ereções melhores.

Lembre-se que esses músculos estão diretamente relacionados à rigidez da ereção e à expulsão do esperma. Por isso, se a ejaculação é um reflexo dos músculos, aprender a controlá-los pode ajudar a retardar sua excitação.

Os músculos pélvicos não devem ser confundidos com os músculos abdominais. Chamamos a área do assoalho pélvico de períneo, que está localizada entre o ânus e os testículos.

Existem exercícios simples para fortalecer essa região, chamados exercícios de kegel.  

O pênis não é um músculo: resumo

Ainda que o pênis pareça um músculo, seus corpos cavernosos e esponjosos não são. Essas estruturas se enchem de sangue durante a excitação sexual.

O sangue é então mantido lá por algum tempo, antes de deixar o pênis e fazer com que ele volte a ficar mole.

Por isso, não é fisicamente possível fortalecer os músculos do pênis ou aumentá-lo naturalmente.

No entanto, você pode contribuir para a saúde dele através de atitudes simples, hábitos saudáveis e exercícios (exercícios de Kegel) para fortalecer os músculos que estão indiretamente envolvidos na ereção (músculos pélvicos).

Se você tem algum problema de ereção, não hesite em falar com um especialista: a disfunção erétil pode ser facilmente tratada.

Outras leituras

Consulte um médico especializado em sexologia na Omens

Omens.com.br é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne urologistas, sexólogos e farmacêuticos para construir uma solução de qualidade, segura e acessível a todos.

A plataforma permite que você se consulte online com médicos especializados em sexologia. A consulta online pode ser feita por mensagem, telefone ou videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado em sexualidade, que trata de distúrbios relacionados ao sexo diariamente.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta dentro de 24 horas (a espera média para uma consulta com um urologista especializado em sexologia no Brasil é de vários meses).
  • Peça pela internet os medicamentos necessários ao tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia perto de você.
  • Evite o desconforto na sala de espera de um consultório ou na farmácia.

Prescrição Médica Online

Problemas de ereção? Fale com um urologista online aqui na Omens

A partir de R$160, você pode consultar (por telefone, vídeo ou mensagem) da sua casa um médico especialista em sexologia

Com prescrição de receita para tratamento, se necessário

Marcar consulta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *