O pênis não é um músculo e, literalmente falando, não é possível fortalecê-lo.
Por outro lado, você pode usar remédios para ereção sob prescrição médica, para recuperar uma ereção forte. Além disso, você pode também fortalecer o assoalho pélvico, o que ajuda a obter ereções melhores. Afinal, o pênis já se mantém forte naturalmente: durante as relações sexuais ou durante a noite (ereções noturnas/matinais).
Faremos, então, uma breve visão geral do órgão genital masculino, da sua anatomia, função e como mantê-lo em bom estado.
Índice
O pênis não é um músculo
O aparelho genital do homem consiste em duas categorias de órgãos: internos e externos.
- Os órgãos externos são o saco escrotal (bolsa testicular) e o pênis.
- Os órgãos internos incluem os testículos (que produzem hormônios e espermatozóides), as glândulas (como a próstata) e canais que transportam urina e esperma.
Vamos nos concentrar, portanto, no órgão externo: o pênis.
Tudo sobre a anatomia do pênis [Omenscast #14]
No nosso 14º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai abordar tudo sobre o órgão sexual masculino: as partes do pênis, os diversos tipos, formatos e tamanhos. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.
Anatomia do pênis
O pênis é composto de várias camadas de tecido:
- os dois corpos cavernosos
- o corpo esponjoso
Seu tamanho é variável de acordo com cada indivíduo, com cerca de 13cm em média (ereto).
A uretra atravessa o corpo esponjoso. A uretra é o canal que transporta a urina e o sêmen, terminando no meato uretral. Além disso, ela tem tanto uma função sexual (ejaculação) quanto uma função mictória (o ato de urinar).
A artéria cavernosa percorre o corpo carvenoso. No final do corpo esponjoso está a glande do pênis, rodeada pelo prepúcio, que cobre ou descobre o membro. O prepúcio é segurado pelo “freio”.
Tadalafil + Dapoxetina = ereção mais forte e por mais tempo!
Marcar Teleconsulta AgoraConsulte um médico ONLINE e receba o medicamento manipulado
Funções do pênis
Micção
A micção é o ato de urinar. A uretra evacua a urina através do meato uretral, localizado no final da glande.
Essa é a principal função do pênis.
Sensibilidade da glande
A glande é a área mais erógena e sensível do corpo masculino. Durante o ato sexual, essa área é estimulada e gera bastante prazer.
Ereção
A segunda função principal do pênis é o coito.
A ereção é causada pela excitação sexual. Assim, o pênis fica maior e duro, graças aos corpos esponjosos que se enchem de sangue até a glande.
O prepúcio é geralmente exposto durante a ereção, mas nem sempre esse é o caso.
Orgasmo e ejaculação
Quando a excitação sexual atinge o seu ponto máximo, os músculos da pélvis se contraem e expelem o esperma. Na maioria das vezes, o orgasmo acompanha a ejaculação (a expulsão do sêmen).
Hábitos saudáveis influenciam a ereção? [Vídeo]
Afinal, que você já sabe hábitos saudáveis, como boa alimentação e prática de esportes, ajudam em questões como melhorar a ereção, né? Mas muitos ainda precisam entender a relação entre álcool e problemas de ereção e entre drogas e impotência masculina. Nesse vídeo, o médico João Brunhara fala sobre tudo isso.
É possível fortalecer o pênis?
O pênis não é um músculo. Então, não tem como falarmos em “fortalecimento”.
No entanto, relações sexuais frequentes ajudam a conservar o pênis. Da mesma forma, a alimentação, o estilo de vida e seus hábitos podem ser benéficos ou prejudiciais para a libido.
O pênis também faz sua automanutenção enquanto dormimos. Tem sido observado, aliás, que as ereções na parte da noite ou de manhã contribuem verdadeiramente para a saúde do pênis.
Por fim, se você sofre de disfunção erétil, você pode, a qualquer momento, recorrer aos medicamentos para ereção, mediante a prescrição de um urologista.
Como você deve cuidar do seu pênis
Você pode privilegiar aquelas ações que são benéficas para a libido. Por exemplo, adotar uma dieta saudável, com frutas e vegetais, vitaminas e alimentos antioxidantes.
Evite principalmente o excesso de álcool e o tabaco! Eles não são prejudiciais apenas à libido, mas também aos tecidos.
Fazer esporte, ter uma noite de sono renovadora,… Todas as atitudes que possuem uma boa relação com o corpo e com a saúde mental são benéficas para manter o pênis saudável.
Fortalecendo os músculos pélvicos
O fortalecimento desses músculos traz muitos benefícios, inclusive ajudando a melhorar a qualidade das ereções e a duração das relações sexuais.
Tonificar os músculos do assoalho pélvico ajudará, consequentemente, a fortalecer seu pênis com ereções melhores.
Lembre-se que esses músculos estão diretamente relacionados à rigidez da ereção e à expulsão do esperma. Por isso, se a ejaculação é um reflexo dos músculos, aprender a controlá-los pode ajudar a retardar sua excitação.
Os músculos pélvicos não devem ser confundidos com os músculos abdominais. Chamamos a área do assoalho pélvico de períneo, que está localizada entre o ânus e os testículos.
Existem exercícios simples para fortalecer essa região, chamados exercícios de kegel.
Eu não sabia que dava para melhorar a ereção naturalmente. Mas dá! Esse curso tem exercícios e técnicas muito boas, práticas e fáceis de incorporar no dia a dia, e o médico que ensina é excelente. Ah, e o suporte contínuo e o acompanhamento de todos os especialistas fazem toda a diferença.
— Alexandre M., 28 anos
CONHEÇA A SUA SOLUÇÃOO pênis não é um músculo: conclusões
Ainda que o pênis pareça um músculo, seus corpos cavernosos e esponjosos não são. Essas estruturas se enchem de sangue durante a excitação sexual.
O sangue é então mantido lá por algum tempo, antes de deixar o pênis e fazer com que ele volte a ficar mole.
Por isso, não é fisicamente possível fortalecer os músculos do pênis ou aumentá-lo naturalmente.
No entanto, você pode contribuir para a saúde dele através de atitudes simples, hábitos saudáveis e exercícios (exercícios de Kegel) para fortalecer os músculos que estão indiretamente envolvidos na ereção (músculos pélvicos).
Se você tem algum problema de ereção, não hesite em falar com um especialista: a disfunção erétil pode ser facilmente tratada.
Fortaleça a sua ereção: urologistas disponíveis HOJE mesmo
Marcar Teleconsulta AgoraConsulte um médico pelo celular ou computador (a partir de R$ 79)
Referências
- Maitê A. V. Fernandes, Luis Ronan M. F. de Souza, Luciano P. Cartafina; São Paulo, 2018. Avaliação ultrassonográfica do pênis.
- Revista Brasileira de Ciências da Saúde, vol. 16, nº 3, 2012. Fisiologia peniana e disfunção erétil: uma revisão de literatura.
- Antônio Mourthé Filho, Ubiratan Barros de Melo, Paulo F. Taitson, Antônio R. Lemos Faria. Anatomia radiológica dos corpos cavernosos e sistema venoso peniano.
Após realizar exercício de jelqing forçadamente , o pênis perdeu a estabilidade, aquela firmeza de ficar apontado pra cima, mas mantem a ereção e atividade sexual normal. A Pergunta é, pode ter ocasionado estiramento de algum ligamento ou músculo interno? É possível reverter? Como voltar a ter a firmeza (pênis ficar apontado pra cima)?
NÃO SINTO MAIS TESÃO PELA MINHA ESPOSA
Juca, podes ter expelido “remanescentes” de gozos, anteriormente havidos, que se acumulam após as relações sexuais, nos dutos prostaticos. Tal acúmulo é gradativo (teria que ter vida sexual bem ativa) para esse intervalo de tempo demorar menos (entre as massagens)!
Fazia 30 dias longe da esposa e tive orgasmo pela massagem externa da próstata uma única vez … expeliu líquido tentei mais vezes a massagem mas não tive êxito …. gostaria de saber o motivo de não alcançar mais como a primeira vez….55 anos …. não curto massagem da próstata pelo ânus.
Posso fazer exercício no pênis. Como .
Esse comentário é muito bom.
Não me masturbo e costumo fazer sexo uma vez por semana devido a rotina . Porém notei q após essa ” rotina” minha ejaculacao não possui mais jatos e diminuiu bastante . É normal ?
Geralmente isso ocorre com a maioria dos homens, Julius.
Sou de Lisboa tenho 53 anos não consigo manter uma ereção mais que 5 segundos mas tenho muita vontade em sexo
Se você tiver disponibilidade, Anibal, converse online com um médico urologista.
Após um impacto meu pênis encurtou bastante e engordou. O endurecimento parece não alcançar a glande. Ocorre dificuldade de ejaculação nunca havida antes.
Oi, Azize! A melhor solução é procurar um urologista para estudar melhor o seu caso!