Quanto tempo dura uma ereção?

BLOG OMENS / Ereção
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

25 de fevereiro 2021

Frequentemente, os homens se julgam satisfeitos com o sexo seguindo 3 critérios: quanto tempo dura sua ereção, a rigidez dela e a chegada da ejaculação (que pode encurtar a relação sexual).

Evidentemente outros parâmetros devem entrar em jogo, como sentir prazer, satisfazer a(o) parceira(o), etc.

Se você sente que, durante a relação sexual, sua ereção não dura tempo o suficiente, você pode conversar sobre isso abertamente com um médico especializado, a fim de definir se se trata de algum problema de ereção.

Muito além do sexo

Todos nós já conhecemos a função do pênis dentro da sexualidade: quando ereto, ele possibilita a penetração, além de ser também o órgão reprodutor masculino.

A ereção geralmente ocorre em momentos de excitação ou durante a estimulação sexual, mas também existem as ereções involuntárias!

Ereções noturnas e matinais, por exemplo, mantêm o pênis saudável. Isso porque elas oxigenam o membro. Não sabemos exatamente como, mas sabemos que sem elas, o pênis é perde em questão de saúde.

Muito provavelmente, esse mecanismo do nosso corpo é acionado durante o sono REM.

A ereção é, portanto, um indicativo de saúde; e uma disfunção erétil muitas vezes pode esconder outros problemas.

No entanto, não se preocupe se você achar que não tem uma ereção pela manhã: na maioria das vezes, o homem está dormindo e não percebe isso acontecendo!

Como funciona uma ereção? [Vídeo]

Nesse vídeo, nosso médico Dr. João Brunhara explica um pouco sobre como funciona a ereção, para que ela serve, e até mesmo como avaliar sua função sexual, para saber se você tem ou não uma disfunção sexual (disfunção erétil) e se é o caso de procurar um urologista especializado em sexualidade.

Ereção: quanto tempo dura normalmente?

Assim como não há uma duração ideal para a relação sexual, não há um tempo “normal” que uma ereção deve durar.

Tudo depende de cada parceira(o): para algumas pessoas, o sexo deve levar mais tempo; para outras, é algo mais rápido!

O prazer nem sempre está diretamente ligado à duração.

Determinamos quanto tempo dura normalmente uma ereção desta forma: simplesmente se a duração possibilita relações sexuais satisfatórias.

CONSULTAR UM

UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

CONSULTAR UM UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

O tempo de uma ereção diminui com a idade?

A ereção tende a funcionar não tão bem com o passar da idade. Mas essa relação não existe de forma obrigatória: ela depende muito dos hábitos e do estilo de vida da pessoa.

Com a idade, a testosterona diminui, o fluxo sanguíneo é mais fraco, assim como as terminações nervosas… Em resumo: a ereção pode perder um pouco da sua rigidez ou perder em questão de duração.

Isso acontece de forma gradual, mas não com todos os homens.

De uma qualquer forma, nunca é uma fatalidade! Mesmo porque atualmente existem tratamentos seguros e eficazes. Você pode conseguir tais tratamentos consultando um urologista, por exemplo.

Quanto tempo dura uma ereção: quando se preocupar?

Há dois tipos diferentes de preocupações: uma ereção muito curta, que pode indicar uma disfunção erétil, e uma ereção prolongada perigosa.

Quando a duração da ereção não permite relações sexuais normais (pelo menos, entre 5 e 20min), é possível que a pessoa sofra de disfunção erétil.

É importante consultar um médico especialista a fim de obter um acompanhamento completo. A disfunção erétil muitas vezes esconde outros transtornos.

Por fim, uma ereção que dura mais de 4 horas também pode ser perigosa para a saúde do homem: essa condição é chamada de priapismo.

Mas estamos falando de uma ereção descontrolada, sem a presença de desejo ou estímulos sexuais, e que persiste por mais de 4 horas. Às vezes a ereção passa a ser dolorosa, o que, sem cuidados médicos, pode provocar necroses irreversíveis.

Nesse caso, uma consulta de emergência é necessária, a fim de fazer exames e identificar a causa do priapismo.

Consulte um médico especializado em sexologia na Omens

Omens.com.br é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne urologistas, sexólogos e farmacêuticos para construir uma solução de qualidade, segura e acessível a todos.

A plataforma permite que você se consulte online com médicos especializados em sexologia. A consulta online pode ser feita por mensagem, telefone ou videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado em sexualidade, que trata de distúrbios relacionados ao sexo diariamente.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta dentro de 24 horas (a espera média para uma consulta com um urologista especializado em sexologia no Brasil é de vários meses).
  • Peça pela internet os medicamentos necessários ao tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia perto de você.
  • Evite o desconforto na sala de espera de um consultório ou na farmácia.

Fontes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *