Quanto tempo dura uma ereção?

existe um padrão, uma regra que dite quanto tempo dura uma ereção?
BLOG OMENS / Ereção
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

12 de outubro 2021

Frequentemente, os homens se julgam satisfeitos com o sexo seguindo 3 critérios: quanto tempo dura sua ereção, a rigidez dela e a chegada da ejaculação (que pode encurtar a relação sexual).

Evidentemente outros parâmetros devem entrar em jogo, como sentir prazer, satisfazer a(o) parceira(o), etc.

Se você sente que, durante a relação sexual, sua ereção não dura tempo o suficiente, você pode conversar sobre isso abertamente com um médico especializado, a fim de definir se se trata de algum problema de ereção.

Muito além do sexo

Todos nós já conhecemos a função do pênis dentro da sexualidade: quando ereto, ele possibilita a penetração, além de ser também o órgão reprodutor masculino.

A ereção geralmente ocorre em momentos de excitação ou durante a estimulação sexual, mas também existem as ereções involuntárias!

Ereções noturnas e matinais, por exemplo, mantêm o pênis saudável. Isso porque elas oxigenam o membro. Não sabemos exatamente como, mas sabemos que sem elas, o pênis é perde em questão de saúde.

Muito provavelmente, esse mecanismo do nosso corpo é acionado durante o sono REM.

A ereção é, portanto, um indicativo de saúde; e uma disfunção erétil muitas vezes pode esconder outros problemas.

No entanto, não se preocupe se você achar que não tem uma ereção pela manhã: na maioria das vezes, o homem está dormindo e não percebe isso acontecendo!

Podcast: tudo sobre disfunção erétil [Omenscast #12]

No nosso 12º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar sobre os diferentes tipos de disfunção erétil, das suas causas, medicamentos e outros tipos de tratamentos. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Como funciona uma ereção? [Vídeo]

Nesse vídeo, nosso médico Dr. João Brunhara explica um pouco sobre como funciona a ereção, para que ela serve, e até mesmo como avaliar sua função sexual, para saber se você tem ou não uma disfunção sexual (disfunção erétil) e se é o caso de procurar um urologista especializado em sexualidade.

Ereção: quanto tempo dura normalmente?

Assim como não há uma duração ideal para a relação sexual, não há um tempo “normal” que uma ereção deve durar.

Tudo depende de cada parceira(o): para algumas pessoas, o sexo deve levar mais tempo; para outras, é algo mais rápido!

O prazer nem sempre está diretamente ligado à duração.

Determinamos quanto tempo dura normalmente uma ereção desta forma: simplesmente se a duração possibilita relações sexuais satisfatórias.

O tempo de uma ereção diminui com a idade?

A ereção tende a funcionar não tão bem com o passar da idade. Mas essa relação não existe de forma obrigatória: ela depende muito dos hábitos e do estilo de vida da pessoa.

Com a idade, a testosterona diminui, o fluxo sanguíneo é mais fraco, assim como as terminações nervosas… Em resumo: a ereção pode perder um pouco da sua rigidez ou perder em questão de duração.

Isso acontece de forma gradual, mas não com todos os homens.

De uma qualquer forma, nunca é uma fatalidade! Mesmo porque atualmente existem tratamentos seguros e eficazes. Você pode conseguir tais tratamentos consultando um urologista, por exemplo.

O atendimento online e personalizado de um urologista pode te ajudar!

Consultas a distância (por celular, chat online ou vídeo) com médicos especialistas em saúde sexual masculina: a partir de R$ 69.

Prescrição médica e entrega a domicílio de medicamentos e tratamentos manipulados.

Agendar Teleconsulta

e receber orientação médica!

Quanto tempo dura uma ereção: quando se preocupar?

Há dois tipos diferentes de preocupações: uma ereção muito curta, que pode indicar uma disfunção erétil, e uma ereção prolongada perigosa.

Quando a duração da ereção não permite relações sexuais normais (pelo menos, entre 5 e 20min), é possível que a pessoa sofra de disfunção erétil.

É importante consultar um médico especialista a fim de obter um acompanhamento completo. A disfunção erétil muitas vezes esconde outros transtornos.

Por fim, uma ereção que dura mais de 4 horas também pode ser perigosa para a saúde do homem: essa condição é chamada de priapismo.

Mas estamos falando de uma ereção descontrolada, sem a presença de desejo ou estímulos sexuais, e que persiste por mais de 4 horas. Às vezes a ereção passa a ser dolorosa, o que, sem cuidados médicos, pode provocar necroses irreversíveis.

Nesse caso, uma consulta de emergência é necessária, a fim de fazer exames e identificar a causa do priapismo.


Fontes

Consulte um médico especializado em sexualidade na Omens

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne médicos urologistas e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

A plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade. A consulta online pode ser feita por mensagens, pelo celular ou por videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista
  • Agende uma consulta para o dia seguinte! (no Brasil, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial sobre problemas sexuais com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *