Quanto tempo dura uma ereção?

existe um padrão, uma regra que dite quanto tempo dura uma ereção?
BLOG OMENS / Ereção
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

19 de abril 2022

Frequentemente, os homens se julgam satisfeitos com o sexo seguindo 3 critérios: quanto tempo dura sua ereção, a rigidez dela e a chegada da ejaculação (que pode encurtar a relação sexual).

Evidentemente outros parâmetros devem entrar em jogo, como sentir prazer, satisfazer a(o) parceira(o), etc.

Muito além do sexo

Todos nós já conhecemos a função do pênis dentro da sexualidade: quando ereto, ele possibilita a penetração, além de ser também o órgão reprodutor masculino.

A ereção geralmente ocorre em momentos de excitação ou durante a estimulação sexual, mas também existem as ereções involuntárias!

Ereções noturnas e matinais, por exemplo, mantêm o pênis saudável. Isso porque elas oxigenam o membro. Não sabemos exatamente como, mas sabemos que sem elas, o pênis é perde em questão de saúde.

Muito provavelmente, esse mecanismo do nosso corpo é acionado durante o sono REM.

A ereção é, portanto, um indicativo de saúde; e uma disfunção erétil muitas vezes pode esconder outros problemas.

No entanto, não se preocupe se você achar que não tem uma ereção pela manhã: na maioria das vezes, o homem está dormindo e não percebe isso acontecendo!

Podcast: tudo sobre disfunção erétil [Omenscast #12]

No nosso 12º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar sobre os diferentes tipos de disfunção erétil, das suas causas, medicamentos e outros tipos de tratamentos. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Como funciona uma ereção? [Vídeo]

Nesse vídeo, nosso médico Dr. João Brunhara explica um pouco sobre como funciona a ereção, para que ela serve, e até mesmo como avaliar sua função sexual, para saber se você tem ou não uma disfunção sexual (disfunção erétil) e se é o caso de procurar um urologista especializado em sexualidade.

Ereção: quanto tempo dura normalmente?

Assim como não há uma duração ideal para a relação sexual, não há um tempo “normal” que uma ereção deve durar.

Tudo depende de cada parceira(o): para algumas pessoas, o sexo deve levar mais tempo; para outras, é algo mais rápido!

O prazer nem sempre está diretamente ligado à duração.

Determinamos quanto tempo dura normalmente uma ereção desta forma: simplesmente se a duração possibilita relações sexuais satisfatórias.

O tempo de uma ereção diminui com a idade?

A ereção tende a funcionar não tão bem com o passar da idade. Mas essa relação não existe de forma obrigatória: ela depende muito dos hábitos e do estilo de vida da pessoa.

Com a idade, a testosterona diminui, o fluxo sanguíneo é mais fraco, assim como as terminações nervosas… Em resumo: a ereção pode perder um pouco da sua rigidez ou perder em questão de duração.

Isso acontece de forma gradual, mas não com todos os homens.

De uma qualquer forma, nunca é uma fatalidade! Mesmo porque atualmente existem tratamentos seguros e eficazes. Você pode conseguir tais tratamentos consultando um urologista, por exemplo.

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!

Quanto tempo dura uma ereção: quando se preocupar?

Há dois tipos diferentes de preocupações: uma ereção muito curta, que pode indicar uma disfunção erétil, e uma ereção prolongada perigosa.

Quando a duração da ereção não permite relações sexuais normais (pelo menos, entre 5 e 20min), é possível que a pessoa sofra de disfunção erétil.

É importante consultar um médico especialista a fim de obter um acompanhamento completo. A disfunção erétil muitas vezes esconde outros transtornos.

Por fim, uma ereção que dura mais de 4 horas também pode ser perigosa para a saúde do homem: essa condição é chamada de priapismo.

Mas estamos falando de uma ereção descontrolada, sem a presença de desejo ou estímulos sexuais, e que persiste por mais de 4 horas. Às vezes a ereção passa a ser dolorosa, o que, sem cuidados médicos, pode provocar necroses irreversíveis.

Nesse caso, uma consulta de emergência é necessária, a fim de fazer exames e identificar a causa do priapismo.

CONTROLE a ejaculação com este treinamento online


Baixar 1ª Aula Grátis

Aprenda 13 técnicas elaboradas por urologistas e garanta tratamento DEFINITIVO


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

3 comentário(s) sobre “Quanto tempo dura uma ereção?

  1. Filipi Leao says:

    Eu gostei muito do artigo, sanou as minhas duvidas sobre o assunto, a muito tempo eu venho tentando decifrar os segredos do meu proprio corpo

  2. João Rodrigues Junior says:

    tenho 52 anos, meu ato sexual normalmente está em media 3 e meia dias alternados, não me sinto bem se fizer todo dia e nem se pular 3 dias. será que está tudo bem nesse caso? Urinar é normal só tenho um pouco de nervosismo, não uso nenhum tipo de medicamento. Mas sinto que precisava tomar algo pra ter sono.

  3. Ricardo says:

    Oi estou com um problema e queria tirar uma dúvida, eu quando estou com uma garota meu pênis fica ereto normal rápido, só que na hora H, fico menos de 3 minutos com ele ereto aí vem a ejaculação, depois disso ele fica flácido e demora a ficar ereto novamente, isso e um sinal de disfuncao eretil ou não, se for qual o tratamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?