Ereção fraca: quais as causas?

Uma banana caída, saindo pelo zíper da calça jeans, representando uma ereção fraca
BLOG OMENS / Ereção
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

3 de agosto 2023

As causas de uma ereção fraca são bastante diversas. Por isso, antes vamos rever os principais fatores que podem levar a problemas de ereção.

Muitas vezes, os fatores relacionados ao estilo de vida desempenham um papel importante na qualidade da ereção. É o caso, por exemplo, de hábitos do dia a dia, como: sono, alimentação, prática de esportes, etc. Do mesmo modo, há os fatores um pouco mais desagradáveis. Eles podem incluir causas psicológicas, que às vezes requerem a ajuda de um especialista para conversar sobre os problemas e reduzir certos bloqueios. Há também causas fisiológicas e orgânicas, relacionadas a doenças ou, às vezes, à idade simplesmente.

Vamos, então, analisar mais de perto as possíveis causas de uma ereção fraca (ou incompleta):

Causas psicológicas de uma ereção fraca

Muito frequentemente, os problemas de ereção estão associados a fatores psicológicos: estresse, ansiedade, depressão… 

Na verdade, mais especificamente, tais fatores podem causar uma queda na excitação sexual, o que geralmente leva a uma ereção incompleta. Mas como esses aspectos diminuem a excitação sexual?

Ereção incompleta: quando a ansiedade (ou o estresse) deixa menos espaço para o prazer

O primeiro motivo é que, quando estamos preocupados, por várias razões, nossa mente está focada e concentrada. Isso deixa muito menos espaço para o entretenimento e a diversão, isto é, menos disponibilidade para sexo e prazer.

Fatores depressivos diminuem a libido

A tristeza, a depressão ou o estado de esgotamento mental (burnout) são fatores que perturbam a nossa disposição, ou seja , nosso desejo de “fazer as coisas”. Sem esse impulso, podemos perder o desejo de ter relações sexuais. Ou, ainda, podemos sentir vontade de fazer sexo, mas com menos excitação. Dessa forma, tem-se uma ereção parcial, mais fraca.

Aliás, é até muito comum que um problema de ereção exponha esses quadros psicológicos.

Disfunção erétil aos 40 anos [Omenscast #4]

No quarto episódio do Omenscast, o médico e urologista João Brunhara, especialista em sexualidade masculina, analisará os problemas de ereção em homens mais jovens, na faixa etária dos 40 anos. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

As consequências físicas da depressão

A depressão, ou um estado mental semelhante, pode causar uma queda na dopamina, na ocitocina ou na serotonina. Esses neurotransmissores impactam a nossa libido e, por conseguinte, a nossa excitação sexual e nossa ereção.

O estresse, por outro lado, pode liberar adrenalina, provocando contrações; as artérias se contraem e o fluxo sanguíneo é reduzido, dificultando a ereção.

Pesquisa Datafolha: classes sociais mais baixas têm mais problemas

A Omens concluiu que existe uma ocorrência maior de disfunção erétil entre as classes D e E quando comparada às classes sociais mais altas. Isso ocorre provavelmente porque os mais pobres acabam passando por mais estresse, menos horas de sono, menos oportunidade para evitar a ocorrência de doenças crônicas e de controlá-las quando surgem, além de uma alimentação de baixa qualidade.

Leia aqui a pesquisa na íntegra junto da análise do médico urologista João Brunhara.

Hábitos saudáveis influenciam a ereção? [Vídeo]

Afinal, que você já sabe hábitos saudáveis, como boa alimentação e prática de esportes, ajudam em questões como melhorar a ereção, né? Mas muitos ainda precisam entender a relação entre álcool e problemas de ereção e entre drogas e impotência masculina. Nesse vídeo, o médico João Brunhara fala sobre tudo isso.

Vida saudável: como fortalecer a ereção!

Alimentação, álcool, cigarro, falta de atividade física, falta de sono… Todos esses fatores impactam a nossa sexualidade e a qualidade da ereção.

Uma dieta saudável e equilibrada ajuda a prevenir certas carências, podendo evitar a diminuição de alguns hormônios. Sobre esse assunto, você pode ler nossos artigos sobre como ter uma vida sexual saudável aqui no blog.

Estudos recentes são unânimes ao tratar do impacto benéfico do esporte na função erétil. É aconselhável fazer atividades físicas de duas a quatro vezes por semana, por 30 minutos ou uma hora; mas, mesmo que seja uma vez só, elas já trarão benefícios.

Por fim, um sono saudável é essencial para uma boa libido, assim como para uma ereção mais forte. O período do sono, em particular, nos permite regular uma série de secreções hormonais do nosso cérebro. Isso garante um melhor rendimento durante o dia.

Diminuição da libido e vida em casal

Uma queda na libido, esteja você solteiro ou em um relacionamento, pode ter muitas causas (psicológica, fisiológica…).

Como explicamos acima, os fatores psicológicos são importantes para a qualidade da ereção.

Às vezes, a vida em casal pode esfriar um pouco e isso é normal. Se a rotina se instala, seja na vida cotidiana ou na sexualidade, há uma boa chance de que sua excitação sexual diminua. Dessa forma, sua ereção também enfraquece.

Não hesite em conversar com sua parceira ou parceiro. É importante poder falar sobre esse tipo de assunto, ainda que nem sempre isso esteja óbvio. É necessário conversar com calma, em vez de deixar que a vergonha e o problema permaneçam.

Problemas no relacionamento? Parceiro com alguma dificuldade?

Marcar Teleconsulta Agora

Converse ONLINE com um psicólogo especialista em sexualidade

Ereções fracas e doenças crônicas

Todas as doenças crônicas são conhecidas por influenciar a libido e a ereção – algumas mais do que outras. Por exemplo:

  • diabetes,
  • câncer,
  • doenças neurológicas (como o mal de Parkinson ou a esclerose múltipla),
  • problemas cardiovasculares (como angina ou hipertensão arterial),
  • doenças respiratórias, especialmente a apneia do sono,
  • doenças inflamatórias crônicas,
  • e infecção crônica pelo HIV.

O impacto dessas doenças na sexualidade e na ereção

Uma doença crônica é uma doença que nos perseguirá por toda a vida. Por isso, ela nunca é uma boa notícia. Seja uma doença grave ou não, receber tal anúncio pode causar um baque no psicológico.

O impacto desse comunicado pode durar de várias semanas a vários meses, muitas vezes afetando negativamente a libido ou a excitação sexual (da mesma forma que a ansiedade ou o estresse).

É necessário, então, adaptar-se à doença: passar por um acompanhamento médico, um tratamento, mudar o estilo de vida, mudar os hábitos diários, a alimentação… Essa fase de adaptação é geralmente um período difícil para o indivíduo, alimentando estados depressivos e, consequentemente, quedas na libido, como detalhamos anteriormente.

Além disso, alguns medicamentos prescritos durante o tratamento dessas doenças podem afetar a libido e a qualidade da ereção; em particular, antidepressivos ou remédios para pressão alta.

Os tratamentos cirúrgicos também podem levar a complicações, como uma perturbação no sistema arterial, que pode reduzir o fluxo sanguíneo em direção ao pênis.

Fortaleça a sua ereção: urologistas disponíveis HOJE mesmo

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico pelo celular ou computador (a partir de R$ 79)

Doenças cardiovasculares podem provocar ereções incompletas?

Mais da metade dos homens que possuem doenças cardíacas ou vasculares também têm disfunção erétil.

Do ponto de vista médico, a ereção é um fenômeno vascular. Para se obter uma boa ereção, as artérias que levam sangue para o pênis e as próprias artérias do pênis devem estar funcionando corretamente. A hipertensão arterial, por exemplo, pode dificultar esse processo.

Assim como nas doenças crônicas, o aspecto psicológico também é forte e tem grande impacto na libido e na ereção.

A particularidade das doenças cardiovasculares é que os homens podem ter medo de fazer sexo, especialmente devido ao risco de um ataque cardíaco. Se você tiver alguma dúvida sobre isso, deve conversar com um cardiologista.

Mas ter uma doença cardiovascular não significa necessariamente que as relações sexuais estejam contraindicadas.

Por fim, assim como acontece com uma doença crônica, às vezes é difícil saber se é a patologia que causa a disfunção erétil ou os tratamentos.

Impactos da COVID-19 na libido e na vida sexual [Vídeo]

A pandemia de COVID-19 trouxe diversas consequências: algumas, aliás, no tocante à saúde sexual e à sexualidade humana, impulsionando problemas de falta de libido e atrapalhando o sexo. Além disso, a doença ainda compromete os sistemas respiratório e circulatório. E você sabia que isso pode até trazer problemas de ereção, ou seja, ser uma das causas da disfunção erétil? É importante analisarmos todas as consequências que a doença pode trazer.. Portanto, entenda, neste vídeo, um pouco deste outro lado, de como a COVID-19 está afetando a vida sexual das pessoas.

Preservativo e ereção fraca

Este é um aspecto que frequentemente é esquecido, mas que afeta alguns homens: colocar um preservativo pode ser um momento delicado. Tal fenômeno pode ainda se acentuar ao longo dos anos.

A excitação sexual durante o uso da camisinha pode diminuir, enfraquecendo ou impossibilitando a ereção.

É normal experimentar esse tipo de dificuldade. E não falamos apenas dos homens. A excitação sexual da mulher também pode cair na hora de colocar o preservativo, caso a ação “corte o clima” ou dure muito tempo.

De fato, para alguns homens, o prazer diminui muito devido à perda de atrito no pênis e na glande dentro da vagina. Consequentemente, pode haver um enfraquecimento na ereção durante o ato sexual.

Para maiores informações sobre esse assunto, fizemos um artigo aqui no blog especificamente sobre isso!

Melhore suas ereções com este treinamento ONLINE


Baixar 1ª Aula Grátis

Acesse exercícios desenvolvidos por urologistas e reduza o estresse que afeta o sexo

Idade: um fator natural de baixa libido

É preciso lembrar que a idade também é um fator importante para a queda de libido ou para a disfunção erétil.

Não se pode lutar contra o tempo…

É normal, após uma certa idade, que algumas funções sexuais sejam reduzidas. Isso acontece especialmente nos casos em que a testosterona decai com o passar dos anos, levando, então, à baixa da libido.

Mas existem, sim, soluções para os homens que ainda querem manter sua vida sexual: um médico urologista garantirá os melhores conselhos e tratamentos adaptados caso a caso.

Conclusão

Em conclusão, as causas de uma ereção fraca podem ser moderadas ou mais severas. Às vezes, trata-se apenas de uma condição temporária e de uma causa psicológica particular.

Se esse problema persistir e lhe preocupar, a melhor coisa a se fazer é consultar um médico, para poder identificar as possíveis causas da disfunção erétil – por isso recomendamos um urologista.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

4 comentário(s) sobre “Ereção fraca: quais as causas?

  1. Marcelo Andrade says:

    Descobri que estou com diabetes. Minhas taxas de testosterona já estavam baixas há alguns anos, mas minhas ereções, no máximo duas em cada relação, eram eficientes, não deixando de satisfazer minha parceira. Contudo, depois do diagnóstico da diabetes e com a consequente ingestão de medicamentos, as ereções tornaram-se ridículas, não durando o suficiente para uma penetração digna, tornando a relação algo muito decepcionante.

  2. Cássia Cristina da Silva Gomes says:

    Meu marido tem 39 anos estou sentindo ele com o pênis fraco. Me procura no ato sexual ela vai ficando mole. Será que ele perdeu o desejo por mim. Por sermos casada 24 anos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?