Diabetes pode causar impotência sexual?

Um paciente com diabetes tem no mínimo 35% mais chances de apresentar impotência sexual que outros homens.
BLOG OMENS / Ereção
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

6 de setembro 2022

A disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, é definida como a incapacidade do homem de alcançar ou manter uma ereção adequada para uma relação sexual satisfatória. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, aproximadamente 1 a cada 2 homens acima de 50 anos apresenta algum grau de disfunção erétil (impotência). Embora este problema se torne mais comum com o avançar da idade, o envelhecimento não é a única causa. 

Doenças cardiovasculares e o diabetes podem levar à disfunção sexual. A probabilidade de um paciente com diabetes apresentar a disfunção é 35% a 75% maior quando comparado a um paciente que não possui diabetes. Entenda os motivos pelos quais essa frequência é maior e o que você deve fazer para evitar o diabetes. 

O que é o diabetes?


O diabetes não é uma doença única, mas sim um grupo de doenças metabólicas que têm em comum o aumento da produção de urina (poliúria) e sede em excesso (polidipsia). Podemos classificá-las, então, em diabetes mellitus tipo 1, diabetes mellitus tipo 2 e diabetes gestacional. Há, além disso, o diabetes insipidus – um outro tipo da doença, que não abordaremos aqui neste texto. 

Diabetes mellitus (DM) e diabetes insipidus são tipos distintos de diabetes. O diabetes insipidus se caracteriza por um distúrbio na síntese, secreção ou ação do hormônio antidiurético (ADH), enquanto o diabetes mellitus é uma doença na qual o organismo não produz insulina ou não consegue empregá-la de maneira adequada. Aliás, o diabetes mellitus pode ser classificado em tipo 1 ou tipo 2, sendo o tipo 2 o mais frequente, correspondendo a 90-95% de todos os casos de diabetes. 

Quais são as complicações e doenças associadas ao diabetes?


Como vimos, o diabetes é uma doença caracterizada pelos elevados níveis de açúcar no sangue. Primeiramente, o alto índice de glicose trará repercussões a nível de pequenos vasos sanguíneos, como em rins e retina. Além disso, há um maior risco de infarto, acidente vascular cerebral e danos na circulação dos membros. Por fim, os riscos são cumulativos e os danos na circulação vão se intensificando, sendo mais graves as consequências cerebrais e cardíacas.

Por que o diabetes pode causar impotência sexual?


A longo prazo, a diabete produz alterações na circulação, provocando a oclusão de pequenas artérias. Além disso, ocorrem danos progressivos nos nervos, que são essenciais para iniciar uma ereção. Para ficar ereto, o pênis precisa se encher de sangue. No entanto, para a pessoa com diabetes, este enchimento fica comprometido, podendo causar problemas na hora do ato sexual

O que posso fazer para prevenir o diabetes?


A prevenção do diabetes tipo 2 envolvem medidas farmacológicas e não farmacológicas. As não farmacológicas incluem as mudanças no estilo de vida, ou seja, modificações na dieta e na atividade física, visando a manutenção de um peso saudável.

Do mesmo modo, além de se evitar hábitos sedentários, controlar a hipertensão, cessar o tabagismo e o consumo alcoólico, também é importante avaliar os níveis glicêmicos. 

Quais são os exames recomendados para detectar o diabetes?


O conjunto de procedimentos realizados com o intuito de diagnosticar o diabetes mellitus tipo 2 ou o pré-diabetes em pessoas que não apresentam sintomas é chamado de rastreamento. 

Para o rastreamento do diabetes, pode-se utilizar a glicemia de jejum, a glicemia de 2 horas pós-sobrecarga ou a hemoglobina glicada, sendo a glicemia de 2 horas pós-sobrecarga o teste menos utilizado. 

Os exames de hemoglobina glicada e glicemia são simples e fáceis de encontrar. A diferença entre os dois reside no fato de que o exame de glicemia reflete os níveis glicêmicos do momento da coleta e o exame de hemoglobina glicada reflete a média de glicose dos últimos 3-4 meses, que corresponde à meia vida das hemácias. Além disso, o exame de Glicemia precisa de jejum, diferente do exame de hemoglobina glicada. 

Os dois exames (e muitos outros) podem ser realizados em farmácias que oferecem serviços de Testes Laboratoriais Remotos. O resultado destes exames saem em apenas alguns minutos. Ainda, existem empresas que oferecem essa modalidade de exame com laudo assinado por profissionais da saúde, pronto para ser levado ao médico.

Gostou de saber mais sobre a relação entre impotência sexual e diabetes? Compartilhe e continue acompanhando as novidades do nosso blog!


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

COMENTÁRIOS SOBRE “Diabetes pode causar impotência sexual?

  1. Marcos A. Oura says:

    Tenho diabetes . Concordo com todas essas disfunções citadas aqui. Não tá fácil aos 45 anos manter uma vida sexual normal .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?