Urologia: definição, clínicas, hospitais e como consultar

médico especializado em urologia colocando as luvas
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

10 de outubro 2022

A consulta com um urologista deveria ser parte da rotina de saúde de muitos brasileiros, mas infelizmente nem sempre é o caso. Muitas pessoas não têm a informação de como é se consultar com um profissional nessa especialidade ou até não sabem quando devem procurá-lo.

Para esclarecer essas dúvidas, a Omens preparou um verdadeiro guia sobre urologia: o que essa área trata? Quais os tipos de consultas disponíveis? Como lidar com uma emergência?

O que é a Urologia: do que ela trata?


Afinal, o que a urologia trata? 

A Urologia é uma área médica que cuida do trato urinário (tanto masculino quanto feminino) e de problemas envolvendo o sistema genital masculino (pênis, próstata, etc.).

Além dessas duas principais especializações, o médico urologista também pode cuidar de problemas com as glândulas adrenais, responsáveis pela produção de certos hormônios.

A urologia também serve para mulheres?

Ao contrário do que muitos pensam, o urologista pode ser também procurado por mulheres. Isso porque quando se trata do sistema urinário, o médico urologista tem o conhecimento necessário para tratar pacientes de ambos os sexos. 

Além disso, mulheres trans, travestis e pessoas não binárias que possuem sistema genital com pênis, próstata e etc. também devem consultar esse profissional. Isso não só para identificar câncer de próstata, mas para cuidar da saúde sexual no geral.

Quais os ramos da urologia?

E de que ramos a urologia cuida? Como toda especialidade médica, a urologia também tem seus próprios setores de atuação. Segue alguns deles:

  • Andrologia, que se dedica ao sistema genital e sexual masculino, incluindo a função hormonal;
  • Urologia pediátrica, que cuida do trato urinário de crianças;
  • Uro-oncologia, que trata a ocorrência de tumores urológicos (câncer de próstata, de testículo, de pênis, de bexiga, etc.)

Tudo sobre o Urologista [Omenscast #16]

No décimo sexto episódio do Omenscast, o médico João Brunhara vai apresentar a profissão do urologista, um especialista tão procurado por pacientes com os mais diversos tipos de dificuldades e problemas. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Onde consultar


As consultas dentro da área da urologia podem acontecer de diversas formas, até mesmo através da internet. Muitas pessoas sentem vergonha de expor seus problemas urológicos em um espaço físico, portanto a opção online pode ser uma alternativa segura.

Além disso, é possível procurar clínicas e consultórios físicos de médicos urologistas ou ainda se encaminhar diretamente para um hospital.

Abaixo, vamos entender as principais diferenças dessas modalidades e qual é a melhor para o seu caso:

Clínicas e consultórios de urologia

Uma clínica ou consultório de urologia é onde médicos urologistas atendem pacientes com consultas marcadas com antecedência. Lá é possível descrever seus sintomas, ser examinado pelo médico e ser encaminhado para tratamento cirúrgico, tratamento com medicamento, exames ou outros tipos de procedimento.

Cirurgias ou procedimentos geralmente não são realizados em clínicas, mas nos próprios hospitais. Quando necessário, é possível encaminhar o paciente para profissionais de outras especialidades (psicólogos, médicos oncologistas, etc.).

O ideal é que pessoas com próstata marquem consultas em clínicas e consultórios de urologia anualmente como rotina a partir dos 40 anos, assim é possível identificar estágios iniciais de câncer de próstata e agir de acordo.

Hospitais de urologia

Hospitais que possuem uma equipe de urologia de retaguarda geralmente recebem pacientes já encaminhados dos consultórios e clínicas para procedimentos e cirurgias. Lá existe uma estrutura mais ampla, onde o paciente pode ficar internado e receber o tratamento adequado para seu caso quando é necessário intervenções cirúrgicas. Além disso, um hospital de urologia conta com uma equipe ampla de médicos para o atendimento de pacientes. 

Por fim, é lá também que algumas emergências podem ser atendidas caso necessário, com atendimento 24 horas, bem mais extenso do que a maioria das clínicas.

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!

Teleconsultas

As teleconsultas têm praticamente a mesma função das clínicas e consultórios físicos: avaliar sintomas, agendamento e avaliação de exames, prescrição de medicamentos e encaminhamento para outros tipos de tratamento (cirurgias, etc.). Assim como as consultas offline, é necessário agendamento com antecedência. A principal diferença é que esse contato com o médico urologista será através de um computador ou celular em um espaço online.

Existem muitas vantagens na consulta de urologia online, principalmente no que diz respeito à privacidade do paciente; ele recebe atendimento dentro da sua própria casa, com discrição. Além disso, é uma forma mais prática, já que não exige deslocamentos e o paciente pode escolher o melhor dia e horário para a consulta. Além disso, os preços costumam ser menores do que em consultas offline.

Quando existe uma emergência, quem devo consultar?

Mas e quando existe uma emergência na área da urologia? As consultas tanto online quanto offline não foram feitas para atender emergências. O ideal é que, quando há sintomas graves, que exigem atendimento imediato, os pacientes sejam levados até o hospital mais próximo ou para as UPAs. Há também os hospitais que contam com uma equipe de urologia de retaguarda, indicados para o tratamento de emergência.

Todos esses locais estão disponíveis 24 horas para o atendimento.

Como acontece a consulta com o urologista?


Durante uma consulta, o médico urologista levará em conta o histórico de saúde e descrição de sintomas do paciente. Quando existe algum tipo de suspeita de câncer de próstata, o exame de toque pode ser requisitado e, a partir dos 45 anos, ele se torna parte da rotina de exames. 

Além disso, dependendo do caso, o paciente pode ser encaminhado para a realização de outros exames físicos, feitos em laboratórios. Após a realização dos exames, por fim, uma consulta de retorno é agendada para avaliação dos mesmos.

Como funciona a teleconsulta com o urologista?

As teleconsultas podem seguir padrões diferentes, dependendo da plataforma que se usa. Aqui na Omens, você passará por um formulário de triagem, onde poderá informar seus sintomas. A partir disso, poderemos entender melhor se uma consulta online é o ideal para seu caso. Logo após o formulário, já é possível agendar uma consulta para o mesmo dia ou para quando for melhor. 

Além disso, é possível escolher o tipo de consulta: através de videochamada, por mensagem de texto ou por chamada telefônica. Durante a consulta, nenhum exame físico é requisitado por câmera. O que pode se pedir são exames feitos fora da consulta, em laboratórios especializados, como exames de sangue, radiografias e etc.

Quando procurar um urologista especializado em sexualidade? [Vídeo]

Está na dúvida se está passando por algum tipo de problema sexual? Alguma disfunção sexual, como talvez a disfunção erétil, ou uma ejaculação precoce ou uma perda de libido? Pois talvez seja hora de se consultar com um urologista.

E é por isso que nosso médico Dr. João Brunhara vai tirar algumas dúvidas sobre quando se consultar com urologistas especializados em sexualidade e como fazer isso da melhor forma!

O exame de toque é sempre necessário?


Nem sempre é necessária a realização do exame de toque. De forma geral, ele se torna uma rotina anual para homens acima de 45 ou 50 anos, a depender de características pessoais e histórico familiar do paciente. Mas, antes disso, solicita-se o exame quando existe algum sintoma relacionado à próstata.

Esse tipo de avaliação tem como principal função detectar o câncer de próstata em seus estágios iniciais, afinal esse ainda é um dos cânceres que mais mata homens no Brasil. Mesmo que, quando descoberto nos primeiros estágios, tenha quase 100% de chance de cura. Portanto, é essencial que pessoas que tenham próstata façam a consulta e exame de rotina a partir dos 45 anos.

Quem precisa se consultar com o urologista?


Existem algumas fases da vida que demandam consultas de rotina com o urologista. A partir dos 45 anos, as chances de câncer de próstata aumentam. Além disso, existe um declínio natural de hormônios e das funções do corpo.

Portanto, a realização de exames periódicos garante a manutenção de uma boa saúde ou o diagnóstico precoce de certas condições. Então, a consulta de rotina com um urologista é bastante recomendada a partir dessa faixa etária para pessoas com próstata.

Fora isso, caso existam sintomas que envolvam o trato urinário (masculino e feminino) ou a parte genital e sexual (masculina), também se torna interessante uma consulta com o médico urologista.

Quais os sinais de que uma consulta é necessária?

Alguns sintomas podem indicar que procurar um médico na área da urologia para homens ou para mulheres se torna necessário. Dentre eles podemos citar:

  • dor no pênis ou testículos;
  • dores na região lombar;
  • dores na região pélvica ou na bexiga;
  • jato de urina fraco ou falhando;
  • falta de ereções ou ereções fracas;
  • ejaculação precoce;
  • dor ao ejacular;
  • ejaculação com sangue ou de cor anormal;
  • micção muito frequente;
  • suspeita de ISTs;
  • lesões no pênis ou testículos;
  • problemas com fertilidade.

Todos esses sintomas podem ser associados a um ou mais problemas na parte do trato urinário, problemas na próstata ou na parte genital masculina. Portanto, consultar um médico urologista e realizar exames pode melhorar consideravelmente os sintomas e levar a uma melhor qualidade de vida.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Quanto custa a consulta com o urologista?


Entre R$ 79 e R$ 800 ou mais (esse preço pode variar de acordo com a especialidade ou experiência do médico). As consultas online oferecem vantagem com relação ao preço e costumam ser mais em conta do que as consultas offline. 

Instituições competentes: a Sociedade Brasileira de Urologia


A Sociedade Brasileira de Urologia é uma sociedade sem fins lucrativos que reúne entre seus associados 90% dos médicos urologistas do país. Foi fundada em 1926 e atua como uma associação científica, responsável por pesquisas que documentam a urologia brasileira, além de oferecer aos seus membros constantes atualizações sobre essa área médica.

São oferecidos cursos para que os urologistas se aperfeiçoem cada vez mais, além de incentivar publicações científicas e pesquisas na área.

Conclusão


O urologista é um profissional essencial para que a boa saúde sexual e do trato urinário seja mantida, principalmente quando se trata de pessoas com próstata e com mais de 45 anos. Além disso, essa especialidade médica também se dedica a tratar o sistema urinário feminino, apesar de que muitas vezes esses casos recebem encaminhamento para o ginecologista.

As consultas com um urologista podem ser feitas em um consultório, no hospital ou até mesmo no conforto do seu lar. Com as teleconsultas, hoje é possível receber a orientação necessária através da internet. Portanto, não existe desculpa para não cuidar da saúde genital, sexual e urinária.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?