Hipertensão e problemas de ereção

Pressão alta causa impotência sexual masculina?
BLOG OMENS / Ereção
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

12 de janeiro 2022

Em primeiro lugar, vamos relembrar aqui no nosso post as características da hipertensão, seus riscos à saúde, analisar se pressão alta causa impotência e se existe alguma relação entre as duas condições. Em segundo lugar, vamos falar dos possíveis vínculos entre remédios para hipertensão e disfunção erétil.

A hipertensão arterial é uma das doenças crônicas mais comuns no Brasil. A condição afeta um a cada três adultos, atingindo menos de 10% dos jovens de 18 a 29 anos de idade e, ao mesmo tempo, em torno de 60% das pessoas acima dos 60 anos.

A pressão alta pode estar associada ou até provocar diversas complicações cardiovasculares, como, por exemplo: infarto, AVC, insuficiência renal, etc. No entanto, existem tratamentos nutricionais, muitas vezes acompanhados de medicamentos para estabilizar a pressão arterial.

Hipertensão X hipotensão: definições

Caracteriza-se a hipertensão como uma pressão arterial muito elevada.

Atualmente falamos em hipertensão arterial ou pressão alta quando o valor da aferição é alto: acima de 140 mmHg (milímetros de mercúrio); por outro lado, falamos em hipotensão ou pressão arterial baixa quando esse valor está abaixo de 90 mmHg. Além disso, a doença permanece por muito tempo sem apresentar sintomas, o que a torna perigosa.

As causas da pressão alta

Apesar de ainda não conhecermos as causas que explicam o surgimento da doença, existem certos fatores de risco; por exemplo: idade, sobrepeso, diabetes, consumo excessivo de sal, álcool ou cigarro, falta de atividade física… Entretanto, a condição também pode ter origem hereditária.

Às vezes, a doença também possui relação com outras enfermidades, como: doença das glândulas suprarrenais, doença vascular (coarctação da aorta), doença renal (insuficiência ou estenose da artéria renal), etc.

Disfunção erétil tem tratamento: consulte um urologista HOJE

Marcar Teleconsulta Agora

Garanta ONLINE sua receita e receba seu remédio ou manipulado

Sintomas da hipertensão arterial

Diagnosticada na maioria das vezes tardiamente, caracterizamos a hipertensão por seus sintomas raros, já que são normalmente silenciosos. Por exemplo:

  • dores de cabeça;
  • problemas na visão;
  • tonturas, mal-estar;
  • ondas de calor.

Como tratar a hipertensão arterial?

Assim que identificamos a doença, podemos tratar a hipertensão em diversos aspectos. O primeiro passo é tomar medidas relacionadas ao estilo de vida e à alimentação:

  • reduzir o excesso de peso;
  • praticar atividades físicas regularmente, em função do estado de saúde;
  • reduzir o consumo de sal, álcool e cigarro;
  • adotar uma dieta balanceada.

Consulte este site para mais informações sobre hipertensão.

Pressão alta causa impotência?

Em média, as causas vasculares são responsáveis por 40% das disfunções eréteis, sobretudo nos pacientes acima de 40 anos – o que com certeza é um dado significativo.

O problema é que os homens raramente conversam sobre a sua própria sexualidade com um especialista e, infelizmente, poucos médicos abordam o assunto. Além disso, quando se sofre de hipertensão, o risco de se desenvolver também problemas de ereção é de 2 a 3 vezes maior.

Do mesmo modo, há também o risco de problemas de libido ou, mais raramente, de ejaculação.

Problemas de ereção e doenças cardiovasculares [Vídeo]


Então, você sabe a relação entre os problemas de ereção ou mesmo entre a disfunção erétil e as doenças cardiovasculares? Já mostramos no vídeo Como funciona a ereção que o sistema circulatório tem grande influência para se ter uma ereção fraca ou uma ereção forte. Entenda mais sobre o assunto no vídeo acima!

Por que há casos em que a pressão alta causa impotência e problemas de ereção?

A hipertensão arterial é uma doença na qual as paredes das artérias perdem sua capacidade de se abrir adequadamente (vasodilatação). Chamamos isso de disfunção endotelial.

Quando essa disfunção afeta as grandes artérias do corpo, elas não se abrem o suficiente, o que coloca o sangue em seu interior sob pressão e, então, falamos em hipertensão arterial ou apenas pressão alta.

Mas, se esse problema afetar as pequenas artérias do pênis, elas não vão se abrir o suficiente. Assim, o sangue pode não entrar mais de forma adequada no membro para preenchê-lo e provocar a ereção.

Remédios anti-hipertensivos e disfunção erétil

Alguns tratamentos para a hipertensão podem causar efeitos colaterais na sexualidade do paciente. Esse é o caso de alguns betabloqueadores, diuréticos e metildopa, por exemplo.

É importante consultar um médico especialista para ajustar o seu tratamento para problemas sexuais, sobretudo se você estiver tomando remédios para hipertensão.

O tratamento da hipertensão deve sempre levar em conta a pressão arterial do paciente e o nível de risco cardiovascular.

Se você observar algum problema sexual, como uma disfunção erétil, por exemplo, é importante informar o seu médico sobre isso rapidamente. Isso porque os problemas podem afetar o seu humor e, por consequência, a eficácia do tratamento da hipertensão.

Algumas substâncias provocam ou mesmo agravam a disfunção erétil. Em resumo, ao tratar a hipertensão, é importante se atentar e realizar exames a respeito de uma possível disfunção erétil, ou até um diabetes ou depressão.

Problemas no relacionamento? Parceiro com alguma dificuldade?

Marcar Teleconsulta Agora

Converse ONLINE com um psicólogo especialista em sexualidade

Medicamentos para ereção: contraindicados em caso de hipertensão?

Na maior parte das vezes, em caso de pressão alta, não há contraindicação aos remédios para ereção. No entanto, existe uma norma internacional que define em quais casos não se deve fazer uso de medicamentos para ereção. Podemos resumir essa norma em 3 pontos:

  1. Não fazer uso de tratamentos para ereção enquanto a situação estiver instável: portanto, para homens submetidos a tratamentos anti-hipertensivos e com uma pressão estável, não há contraindicação. Mas fique atento: quem toma 3 ou mais remédios diferentes para controlar a pressão corre risco de hipotensão com remédios para ereção. Deve-se, portanto, ponderar os riscos, iniciar com doses menores do medicamento, etc. Para isso, consulte o seu médico.
  2. É proibido tomar medicamentos para ereção em caso de contraindicação a esforços físicos: então, a não ser que o médico peça ao paciente para repousar e não realizar nenhuma atividade, não há contraindicação.
  3. Nunca combinar remédios para disfunção erétil com nitratos ou doadores de óxido nítrico, pois essa mistura aumenta o risco de uma queda brusca na pressão.

Por fim, é importante saber que, após um episódio cardiovascular como infarto, crise hipertensiva, AVC, etc., recomenda-se esperar de 3 a 6 meses de estabilidade antes de tomar ou voltar a fazer uso de medicamentos para ereção.

Pressão alta causa impotência? (Conclusões)

Manter o diálogo com o seu médico é essencial para o tratamento da pressão e/ou de problemas de ereção. Informe o seu médico sobre os medicamentos que você está tomando e sobre qualquer condição médica que você tenha. Muitas vezes é possível adaptar o tratamento a cada caso.

Por fim, especialmente se você sofrer de hipertensão, há tratamentos eficazes para a disfunção erétil que não interagem com medicamentos anti-hipertensivos e podem ser usados com total segurança, desde que prescritos por um médico especializado.

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

16 comentário(s) sobre “Hipertensão e problemas de ereção

  1. edy says:

    Bom Dia Senhores Venho tomando agua com alho em jejum estou bem melhor controla a pressão e ereção e muito bom para saude

  2. CRISOGONO DE CERQUEIRA says:

    Boa tarde.
    Sou Cristiano Cerqueira
    Tenho 63 anos e estou tomando Maleato de Enalapril 10mg, duas vezes ao dia.
    Isso pode estar causando a minha falta de ereção e manter o pênis ereto?
    Caso sim, qual seria o caminho a tomar? Seria o caso de suspender o medicamento?
    Por qual seria substituído?
    Poderia indicar algum medicamento para a retomada
    Agradeço a atenção.

  3. alexandre silva says:

    Bom dia doutor!1
    Tenho 47 anos tomo remédio de pressão a 20 anos…hidroclorotiazida x inalapril (manipulado)
    Esta semana percebi o baixo libido ou disfunção éretil… percebi que o sexo caiu de qualidade e desejo…
    Oque o doutor me orienta a fazer?

  4. Wilton Cabral says:

    Tomo Losartana faz 4 anos e isso vem destruindo minha vida sexual, é bem difícil ter uma ereção satisfatória, estou preocupado pois está afetando meu casamento.

  5. Amadru says:

    Esse negócio q Losartana não faz mal a ereção, é conversa! Desde q comecei, vida vida sexual tá uma bosta. Cheguei a fazer 6 vezes numa noite, após o remédio, torço para ter uma ereção satisfatória. Então, afeta SIM!! Ninguém me convence do contrário.

  6. Roberto Inácio says:

    Tenho 56 anos, tomo alodipino e enalapril, pra hipertensão, posso tomar tadalafila de 10 mg pra disfunção erétil?

  7. Deise says:

    Boa noite tenho 38 anos tomo remédio de pressão e tomo anticoncepcional injeção de 3 e 3 mês e não tenho libido oq pd ta causando e qual medicamento pra resolver meu caso?

  8. DOMINGOS FILHO P.S says:

    Boa tarde Doutor me chamo Domingos estou tomando losartana de potássica de 50 mg e hidroclorotiazida 25 mg e não estou tendo ereção, isso vem acontecendo desde que comecei o hidroclorotiazida já li que ele causa impotência sexual o que deve fazer deixar de toma-lo?

  9. Jo WALDIR BRITO Rodrigues says:

    Muito boa matéria, no meu entendimento esclaredora e responsável.
    Tenho 76 anos, atividades físicas sempre foi um fator ativo, porém, venho encontrando dificuldades em relação a minha ereção há mais ou menos 5 anos, mesmo com pressão arterial alta controlada usando vender HCT, 1 compromido diariamente à noite.
    Sinto vontade sexual, ejaculação até normal e vontade.
    Meus exames de sangue acusando normais para a idade.
    Qual o medicamento que devo usar para melhorar esta situação incomoda de ereção?
    Desculpa ser mais direto ao assunto.
    Um dia de paz e felicidade em sua por ajudar pessoas idosas.
    Obrigado

  10. Luis says:

    Comecei a tomar peridonpril + Indapamida e notei problemas em manter ereção.
    Existe medicamentos que possa tomar juntamente com o os atrás referidos para resolver a situação?

  11. Jailson correia Santos says:

    Boa tarde dr o meu problema é que o meu não está indo mui sangue para o oenis e ficar meio fraco o giro rápido o que fazer

  12. genair de Sousa Nunes says:

    o meu problema é pressão mais ou menos alta e diabetes baixa, estou com este remédio posso tomar “orodis”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?