O que é ereção: mitos e fatos sobre esse fenômeno!

Banana em pé, ereta, repleta de marcas de beijos de batom ilustrando o tema "o que é ereção"
BLOG OMENS / Ereção
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

3 de agosto 2023

Existem muitos boatos e mitos sobre a ereção masculina. Cada vez mais, homens estão se perguntando como garantir uma ereção duradoura e firme. Por isso, eles são levados a procurar por atalhos mais curtos, tanto para aumentar a função da ereção como para aumentar o tamanho do pênis.

O que é ereção?

Antes de começarmos a debater qualquer coisa, é necessário definir o que é uma ereção:

A ereção é um fenômeno fisiológico, no qual o sistema reprodutor masculino (o pênis) endurece devido ao alto fornecimento de sangue aos vasos que o compõem.

O objetivo principal da ereção é permitir a penetração: ou para proporcionar prazer aos parceiros, ou para possibilitar a reprodução – ou para as duas coisas. De todo modo, para alcançar esse estado, muitos fatores de origens diversas devem estar presentes.

O que é um pênis ereto?

Devemos lembrar que o pênis humano não tem ossos, como os de alguns animais. No ser humano, os órgãos responsáveis pela ereção são na verdade duas áreas esponjosas chamadas corpos cavernosos. Os corpos cavernosos são, como seu próprio nome indica, compostos de minúsculas cavernas.

Quando a pessoa se sente estimulada sexualmente, essas áreas se enchem de sangue. Além disso, como o pênis é coberto por uma camada que não estica, ele não tem outra escolha a não ser ganhar volume enquanto se endireita, já que os corpos cavernosos estão cheios de sangue.

Entretanto, é necessário lembrar que, para que uma ereção ocorra, deve haver excitação e estímulos sexuais. E é de acordo com esse desejo que o cérebro ordena que o pênis fique ereto.

Em um homem saudável, um pênis ereto pode suportar até 8 vezes o fluxo sanguíneo normal. No entanto, um pequeno problema no sistema complexo da ereção já pode causar disfunção erétil.

A ereção é alcançada através de um processo de oito etapas:

  1. Primeiramente a excitação sexual é desencadeada.
  2. O cérebro transmite esse sinal para o corpo, através da medula espinhal e dos nervos.
  3. Os vasos sanguíneos, então, liberam óxido nítrico.
  4. O óxido nítrico relaxa as artérias do pênis.
  1. E cresce o fluxo de sangue no pênis.
  2. As veias do pênis se contraem, aprisionando o sangue no membro.
  3. O tecido erétil se enche de sangue, incha e endurece.
  4. Por fim, o pênis fica ereto.

Tudo sobre a anatomia do pênis [Omenscast #14]

No nosso 14º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai abordar tudo sobre o órgão sexual masculino: as partes do pênis, os diversos tipos, formatos e tamanhos. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Por que o pênis fica ereto?

Há várias razões pelas quais o órgão sexual masculino atinge a ereção. Essas diferentes causas são normalmente chamadas de estimulantes e variam em função de ordens e tipos. Podemos defini-las da seguinte maneira:

  • Estímulos de ordem física, por exemplo: toques, contatos com o pênis, carícias.
  • Provocações de ordem psicológica, como: desejo pelo parceiro, imaginação sexual e muitas outras.
  • Há ainda a ordem do sensorial, por exemplo: olhar para um corpo atraente, sentir o cheiro de um perfume, etc.

No entanto, ainda é importante notar que o pênis de um homem pode ficar ereto mesmo sem estímulo algum. Isso é, o que acontece, por exemplo, durante a noite, quando uma pessoa está dormindo. Normalmente chamadas de ereções noturnas, elas podem ocorrer de 3 a 6 vezes por noite. Da mesma forma, há as ereções matinais, que ocorrem muito cedo pela manhã.

Isso significa que, a qualquer hora do dia ou da noite, o pênis pode ficar duro. E, em muitas situações, a rigidez pode ser tanto voluntária quanto involuntária.

Ereção é sinônimo de desejo?

Como dito anteriormente, na maioria dos casos, o homem deve ser de alguma forma estimulado para fazer o pênis ficar duro. É preciso estímulo para que o processo se inicie no cérebro.

Entretanto, há situações em que o pênis endurece sem que o homem sinta nenhuma forma de desejo. Esse é o caso, por exemplo, do priapismo: um problema causado por diferentes doenças ou por distúrbios neurológicos. Assim, o priapismo é uma ereção que dura mais de 4 horas e é muitas vezes acompanhada de dor.

Por outro lado, as ereções involuntárias são perfeitamente normais em adolescentes e adultos. Além disso, uma ereção, embora na maioria dos casos provocada por um estímulo, não requer necessariamente um desejo sexual. Muitos homens, como dissemos anteriormente, possuem ereções sem excitação — noturnas ou matinais.

A ereção noturna/matinal é um dos três principais tipos de ereções possíveis. Também chamada de ereção reflexa, sua particularidade é aparecer bem cedo pela manhã. Aliás, foram realizados extensos estudos para entender qual a sua origem, quais são suas causas e como ela funciona:

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!

Ereção matinal e sono REM

Os homens possuem ereções noturnas enquanto dormem: ao entrar em sono profundo (REM), uma ereção se inicia, durando um período de 20 a 25 minutos.

Em média, uma pessoa tem cinco ereções por noite e, no total, os homens passam 25% da noite com o pênis ereto. Portanto, a ereção matinal é, basicamente, a última da noite. Além disso, ao contrário do que muitos acreditam, a ereção matinal não tem nada a ver com a vontade de urinar: isso é mito.

A ereção matinal é saudável para o corpo

Ela não é apenas normal, é saudável também: seu corpo é calibrado para acordar com uma ereção todas as manhãs. Aliás, a ausência de ereções matinais regulares pode sinalizar algum problema escondido. Pode ser sinal, por exemplo, de algo mais sério com seu coração, com a circulação sanguínea, com os níveis hormonais ou com seus hábitos de sono.

De uma maneira geral, a ausência de ereções noturnas ou matinais é um indicativo importante para outros problemas de saúde, justamente por serem involuntárias e não psicológicas ou relacionadas à excitação.

Se a ereção matinal deixar de ocorrer regularmente, fale com um médico especialista.

As duas principais teorias sobre por que os homens têm ereções noturnas dizem respeito aos níveis hormonais e ao aumento do fluxo sanguíneo:

  • A produção de noradrenalina cai durante o sono (esse é o elemento químico responsável pelo controle da testosterona, o que possibilita a ereção).
  • O óxido nítrico aumenta durante o sono REM (esse é o elemento químico que relaxa as artérias do pênis e aumenta o fluxo sanguíneo o suficiente a fim de provocar uma ereção).

Como funciona uma ereção? [Vídeo]

Nesse vídeo, nosso médico Dr. João Brunhara explica um pouco sobre como funciona a ereção, para que ela serve, e até mesmo como avaliar sua função sexual, para saber se você tem ou não uma disfunção sexual (disfunção erétil) e se é o caso de procurar um urologista especializado em sexualidade.

O que é disfunção erétil?

Agora que sabemos o que é ereção, vamos falar sobre as condições que podem afetá-la. Mesmo porque, como os estudos apontam, muitos homens são afetados por problemas relacionados a isso.

Geralmente isso ocorre devido ao equilíbrio necessário para se garantir um pênis ereto. Desse modo, muitos órgãos estão envolvidos nesse processo: coração, pulmões, hormônios, nervos, vasos sanguíneos e até mesmo o cérebro. Todos esses órgãos devem estar coordenados em uma seqüência complexa de eventos.

No caso da disfunção erétil, ou seja, da incapacidade de um indivíduo de alcançar ou manter uma ereção suficiente para uma relação sexual satisfatória, algo nesse processo não está equilibrado. Esses pequenos problemas podem ser causados por diversos fatores.

Podemos enumerar diferentes fontes para o problema, por exemplo:

  • Causas naturais: o envelhecimento do corpo é uma das maiores causas de distúrbios sexuais, incluindo a disfunção erétil. De fato, homens depois dos 40 anos de idade são mais propensos a problemas de ereção.
  • Motivos psicológicos: é uma das principais causas de disfunção erétil em indivíduos com menos de 40 anos de idade. As preocupações psicológicas incluem coisas como:
    • ansiedade quanto ao desempenho sexual;
    • estresse;
    • diminuição da libido.
  • Causas orgânicas: há muitos fatores diferentes nesse caso. Por exemplo:
    • hipertensão arterial;
    • diabetes;
    • tabagismo;
    • certas condições hematológicas, como a doença falciforme, a hemocromatose ou a talassemia;
    • doenças hormonais, como a doença de Parkinson ou a esclerose múltipla;
    • obesidade e sobrepeso;
    • malformações genitais, devido a doenças como a Peyronie ou mesmo a Hipospádia.

Portanto, perceber os sintomas de disfunção erétil pode ser o primeiro sinal de alerta para problemas mais sérios. Alguns desses problemas incluem: diabetes, doenças cardíacas, hipertensão arterial ou andropausa. Se você sofre de disfunção erétil, consulte um médico especializado e descubra o que pode estar causando seu problema.

Disfunção erétil tem tratamento: consulte um urologista HOJE

Marcar Teleconsulta Agora

Garanta ONLINE sua receita e receba seu remédio ou manipulado

O que significa ereção fraca?

A disfunção erétil não se limita à incapacidade de se ter uma ereção. Ela também inclui, entretanto, casos em que o grau de firmeza de uma ereção é insuficiente para permitir relações sexuais. Novamente, há vários fatores que podem impedir uma ereção total:

  • Idade — uma das principais causas da ereção fraca. É sabido que a capacidade de endurecimento do pênis diminui com o envelhecimento do corpo. Por isso, pode ser difícil para pessoas com mais de 40 anos conseguir ou manter uma ereção total. No entanto, isso não significa que esse fenômeno não afete também as pessoas mais jovens.
  • O nível de excitação sexual — isso quer dizer, simplesmente, que o nível de desejo sexual é um fator importante na rigidez do pênis.
  • Fluxo sanguíneo — a quantidade de sangue que chega até o órgão sexual é de suma importância. Portanto, quanto maior o fluxo sanguíneo, mais rígido ficará o pênis; ao mesmo tempo, quanto menor o fluxo, mais fraca será a ereção.

A firmeza das suas ereções são indicadores importantes da saúde do seu organismo. Os vasos sanguíneos no pênis são menores que as artérias e veias em outras partes do corpo. Dessa forma, quaisquer problemas, como bloqueios, transtornos de dilatação dos vasos sanguíneos ou desequilíbrios hormonais, muitas vezes resultam em disfunção erétil (ou ereções fracas).

A disfunção erétil pode, portanto, tornar-se um sinal de alerta precoce de um possível ataque cardíaco futuro ou de um derrame mais grave.

Ereção ausente: e o pênis não ereto?

Quando o pênis não endurece, na maioria dos casos, há um problema de ereção. Isso pode significar distúrbios, disfunção ou até mesmo impotência, nos casos mais graves. Aliás, este último caso é bastante vergonhoso para muitos e pode ter repercussões tanto na vida sexual do paciente como na do casal.

É por isso que sempre aconselhamos os homens a procurar um médico rapidamente. Atualmente é possível consultar rapidamente, da sua casa, um urologista na plataforma Omens. Você pode marcar uma consulta para o mesmo dia e conversar com o especialista por mensagem privada ou por vídeo. Ele também podendo encaminhar a você uma receita médica, se necessário.

Mas, como dissemos, a idade também é uma causa possível para os homens que ficam sem ereção. Com mais de 50 anos de idade, o corpo começa a enfraquecer gradualmente e, assim, fica difícil para o homem endurecer o órgão sexual ou mesmo manter o pênis ereto.

Problemas de ereção e doenças cardiovasculares [Vídeo]


Então, você sabe a relação entre os problemas de ereção ou mesmo entre a disfunção erétil e as doenças cardiovasculares? Já mostramos no vídeo Como funciona a ereção que o sistema circulatório tem grande influência para se ter uma ereção fraca ou uma ereção forte. Entenda mais sobre o assunto no vídeo acima!

Quando procurar o médico?

Como a maioria das disfunções do corpo, é necessário consultar especialistas quando o problema parece sério e recorrente.

Esse é o caso se você for vítima frequente da disfunção erétil: somente se o seu pênis não reagir mais normalmente. Em muitos casos, é necessário consultar um urologista, isto é, um médico especialista em sexologia.

Esse tipo de consulta é muito útil para pessoas que sofrem de disfunção erétil, pois ajuda a detectar se o problema é psicológico ou físico. Em todo caso, você pode ser orientado a seguir uma terapia, a realizar exercícios para superar o seu bloqueio, ou ainda a obter medicamentos com prescrição médica adaptados ao seu tratamento.

Em todos os casos, é recomendável que você marque rápido uma consulta assim que esses problemas se tornarem recorrentes.

Você pode fazer isso de forma simples pelo site da Omens, que lhe permite marcar uma consulta online com um urologista em menos de 24 horas. Assim, você pode se consultar de casa com um especialista em sexologia por mensagens ou videochamada e fazer ao médico todas as suas perguntas. A experiência dele permitirá qualificar seu problema e trazer soluções duradouras para ele.

Melhore suas ereções com este treinamento ONLINE


Baixar 1ª Aula Grátis

Acesse exercícios desenvolvidos por urologistas e reduza o estresse que afeta o sexo

“Nem mole, nem duro”: como como aumentar a função erétil?

Muitos fatores são responsáveis por uma ereção fraca. Podemos citar:

  • Causas naturais, como o envelhecimento;
  • Razões psicológicas, como estresse, ansiedade ou até mesmo pânico;
  • Razões orgânicas, como diabetes e outros problemas relacionados a doenças.

Então, para que você consiga uma ereção mais forte, a medicina moderna apresenta diversas técnicas a você. Você pode, por exemplo:

  • Mudar seus hábitos sexuais e reforçar seu desejo;
  • Investir em novas brincadeiras sexuais com a(o) parceira(o);
  • Aprimorar a comunicação. Se o problema for de origem psicológica, uma conversa com sua parceira pode impactar diretamente a ereção;
  • Se todas as soluções acima falharem, você também pode tomar produtos estimulantes como a Sildenafila (ou Viagra), a Tadalafila (Cialis) ou a Vardenafila. Para obter esse tipo de medicamento, você deve primeiramente consultar um profissional, que determinará o tratamento mais apropriado e emitirá uma receita médica.

Estilo de vida

A ereção é um indicador do estado de saúde do seu organismo, logo é também um bom indicativo do seu estilo de vida. Por isso, se você quer ter uma ereção forte, é importante se cuidar e cultivar bons hábitos.

Para uma boa saúde sexual, é necessário deixar de lado uma série de maus hábitos que podem dificultar uma boa ereção. Podemos citar, por exemplo:

  • evitar o tabagismo;
  • reduzir o consumo de álcool;
  • evitar o uso de narcóticos;
  • adotar uma dieta saudável;
  • praticar esportes;
  • observar sempre as contraindicações dos medicamentos utilizados.

A libido

Conhecida simplesmente como “desejo sexual”, a libido é a vontade de se envolver em atividades eróticas.

Esse desejo pode ser espontâneo ou uma resposta a uma excitação externa (como,  por exemplo, os estímulos da sua parceira). A libido é um elemento chave da sexualidade e tem um impacto direto sobre a capacidade de um homem de garantir uma boa ereção.

No entanto, certos fatores podem afetar a libido de um homem. As causas podem ser psicológicas, hormonais ou físicas. Por isso, é importante cuidar de sua vida sexual tendo um estilo de vida saudável.

A causa da sua dificuldade é psicológica? Tente a terapia ONLINE

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um psicólogo HOJE, por vídeo ou telefone, a partir de R$ 89

Remédios para ereção

Os medicamentos para disfunção erétil, graças aos seus princípios ativos, podem ajudar no tratamento do problema. Dentre os disponíveis no mercado, podemos citar:

Todos esses tratamentos são vendidos pelas farmácias mediante apresentação de receita médica. Por essa razão, recomenda-se consultar um médico especializado nesse tipo de assunto.

Outros tratamentos

Caso os produtos anteriores falhem, ainda há outros tipos de tratamentos, prescritos em casos especiais. Alguns deles são:

  • Aplicação de produtos na região: geralmente cremes ou líquidos aplicados por injeção. Os produtos injetáveis são colocados diretamente nos corpos carvenosos do pênis.
  • Próteses penianas: elas estão disponíveis em diversos formatos. No entanto, só são usadas caso os medicamentos em comprimidos e os injetáveis não funcionem.

Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

4 comentário(s) sobre “O que é ereção: mitos e fatos sobre esse fenômeno!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?