“Meu pênis é torto para baixo”: isso é normal?

Uma berinjela inclinada ilustrando um pênis levemente torto para baixo
BLOG OMENS / Ereção
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

25 de maio 2023

Não se preocupe, nem todos os pênis são retinhos igual a letra “I”! Na verdade, na maioria das vezes, o pênis é ligeiramente “torto”: para baixo, para o lado, para cima. Há para todos os gostos! Por que, então, isso preocupa alguns homens? Um pênis curvado pode provocar dor? Pode prejudicar a ereção e a sexualidade?

Pênis torto é normal?

Curvaturas leves são normais!

Na maior parte dos casos, um pênis ligeiramente curvo não apresenta nenhum problema, pois é simplesmente uma característica hereditária normal, própria a cada homem. Além disso, do ponto de vista estético, ainda não tem nenhum estudo publicado até hoje que mostre quais são os critérios para um “pênis bonito”…

Cabe lembrar, entretanto, que aqui estamos falando de uma curvatura discreta que vem desde o início da vida e que não piora ou progride ao longo do tempo. Por outro lado, quando é algo com uma curvatura acentuada, progressiva, ou que surge já na vida adulta, pode ser um caso de doença de Peyronie.

Pênis curvo congênito [Omenscast #20]

No nosso 20º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai esclarecer todas suas dúvidas sobre o pênis curvo congênito: o que é normal ou pode ser um problema e quais as causas e soluções. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

“pênis torto” X “pênis reto”

O sexo vai ser melhor se o pênis for reto? Minha parceira vai sentir mais prazer com um membro menos curvo? Um pênis curvado é feio? Pode ficar tranquilo: a resposta é não para todas essas perguntas!

Em primeiro lugar, assim como acontece com o tamanho, o prazer não está obrigatoriamente ligado à forma do pênis. Um pênis curvado (inclusive para baixo!), como dissemos anteriormente, é completamente normal.  Esse parâmetro não exerce qualquer influência no seu prazer e no da sua parceira.

Do mesmo modo, alguns homens com um pênis mais curvado também têm medo de “machucar” durante a penetração. Mas lembre-se: a vagina se adapta a todas as formas! Ela é elástica, flexível e se ajusta em torno do pênis, ou mesmo do dedo, ou de um brinquedo sexual, etc.

Então, não existe uma forma ideal para o pênis em relação à vagina. Claro, isso supondo que o órgão sexual da pessoa não forme um ângulo reto, por exemplo…

Por outro lado, quanto ao ponto de vista estético, podemos dizer que cada pessoa tem suas preferências. Os critérios de beleza raramente são objetivos ou universais. Algumas pessoas vão gostar mais de pênis maiores ou menores, retos ou curvados (para uma direção ou para outra); outras podem preferir pênis grossos (ou muito grossos) ou mesmo mais finos… Em resumo: cada um com seus gostos!

Obtenha os tratamentos médicos mais avançados da Peyronie

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte ONLINE um urologista especializado em técnicas modernas

Sexo pênis torto para baixo: o que fazer

Uma pergunta bastante recorrente é: devo privilegiar certas posições?

A princípio, não. Uma curvatura “normal” não vai afetar o prazer de vocês ou a escolha das posições.

No entanto, talvez algumas podem ser mais agradáveis a você ou à sua parceira. Mas isso não tem necessariamente a ver com a curvatura do seu pênis!

Na realidade, é sempre necessário se adaptar a cada parceira: não há somente uma maneira de fazer sexo, de penetrar, de estimular ou de sentir prazer… Se você (ou sua parceira) sentir algum desconforto, ajuste os seus movimentos ou a sua posição.

Se te aconselhássemos uma ou duas posições (dentre as várias possíveis), estaríamos limitando as suas experiências sexuais! Primeiro porque ainda não conhecemos você; segundo porque isso depende de diversos fatores: da anatomia da outra pessoa (como o corpo dela se adequa), das opções e gostos de cada um, de desejos, fantasias, etc…

Pênis “torto”: quando se preocupar?

Não é muito complicado: quando se trata da sua sexualidade, assim que você sente bastante incômodo, pode haver um problema; sobretudo se esse desconforto causa sofrimento psicológico e/ou físico.

No caso de um pênis curvado, existe uma patologia que pode dificultar a ereção e a relação sexual: a doença de Peyronie. Na maioria das vezes, essa doença causa dores, pois a curvatura é excepcionalmente acentuada e se agrava com o tempo.

Mas também há casos mais leves da doença de Peyronie. A melhor coisa a fazer é consultar um médico especializado no assunto a fim de obter um diagnóstico e um possível tratamento.

Tudo sobre pênis “torto” e problemas de ereção [Vídeo]

Pênis torto para baixo, para a esquerda, direita, ou para cima… É normal? A doença de Peyronie causa, entre outras coisas, uma curvatura no pênis. Então qualquer pênis torto é um caso de Peyronie? E, além disso, quais os sintomas de Peyronie? Pode ser uma das causas de disfunção erétil? Ou complicar a relação sexual? Tem tratamento? O que é a cirurgia de Peyronie? Entenda isso e muito mais!

O que você não pode esquecer:

Há parâmetros mais importantes para a sexualidade do que tamanho, formato do órgão sexual, duração do sexo ou outros critérios subjetivos. Certamente no caso da doença de Peyronie, que é uma condição mais rara, o tratamento pode ser necessário.

Mas saber se adaptar à sua parceira, saber escutá-la, prestar atenção nas reações do corpo dela, conhecer o seu corpo… Enfim, fazer com que o sexo não seja algo mecanizado já faz com que você e ela ganhem em matéria de prazer.

As pessoas normalmente não se importam se seu pênis está inclinado para um lado ou para o outro. O que conta é, antes de mais nada, a relação como um todo! Mesmo que seja só sexo casual, um one-night stand, o importante é que vocês se deem prazer, desejem um ao outro.

O seu pênis ser torto para baixo é normal e você não é o único: pode ter certeza!


Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

13 comentário(s) sobre ““Meu pênis é torto para baixo”: isso é normal?

  1. Kleber says:

    Meu pênis quando não está estimulado ele fica caído pra baixo. Não consigo usar su tá por esse motivo.
    Tem como corrigir isso ??

  2. j says:

    não sei se meu pênis é torto desde a infância, mas passei por cirurgia de hipospadia aos 12 anos (sim, eu sei, um pouco tarde) e na minha adolescência percebi que meu pênis fica centralizado na cueca e não para algum lado e quando ereto a glande dele fica apontado para o chão, se eu tiver nu. Se eu tiver ereto de cueca, o pênis fica no9 meio e não conheço ninguém assim. Tenho bastante vergonha disso.

  3. Vitor emanuel says:

    Olá meu nome é Vitor eu tenho curvatura congênita desda adolescência a minha curvatura começa apartir do meio a curvatura é pra baixo cerca de 30° a 40° a curvatura não chega a apontar pro chão nas relações sexuais dependendo da posição eu sinto um certo desconforto durante a penetração e também em algumas posições em que a mulher fica de quatro ou de lado ha o escape do penis eu queria saber se no meu caso eu teria a indicação pra realizar a cirurgia pelo sus?

  4. Noel says:

    Corrigindo uma publicação anterior. Quero dizer que o meu penis é G. E também muito grosso. Só que é curvado pra baixo. E acho muito elegante . Não me atrapalha e nada. Ao contrário fica muito bem ba cueca. Uso tamanho gg..pra manter conforto.

  5. Gabriel says:

    Meu pênis é curvado para cima em torno de 20 graus, isso é preocupante? Não causa dor, pois nasci com isso.

  6. Bruno says:

    Já fui no Urologista, fiz Eco Color Doppler e minha curvatura deu como compatível com Peyronie mas o Urologista falou que a minha curvatura é congênita e que NÃO havia necessidade de operar. Tá certo isso?? Eu devo ter quantos graus de curvatura pra ser compatível? O meu é torto para baixo.

    • Dr. João Brunhara says:

      A curvatura congênita existe desde sempre ou pelo menos desde as primeiras ereções logo na infância/adolescência. Já o Peyronie aparece apenas mais tarde ao longo da vida. O Peyronie também tem placas de calcificação, enquanto a curvatura congênita não. A princípio qualquer curvatura pode ser factível de ser corrigida, mas quando é muito discreta, por exemplo, de 10 graus ou menos, no geral não estimulamos a correção por não ser tão significativa. Reservamos a cirurgia para casos de curvatura mais acentuada ou em que a pessoa esteja incomodada. Se tiver interesse marque uma consulta conosco.

  7. Eduardo Costa Manso Pereira says:

    Meu pênis é curvado para baixo é normal ?? Tem cirurgia pra ser pra cima ?? Ou não

    • Dr. João Brunhara says:

      Tudo vai depender do grau de intensidade da curvatura, Eduardo. Para os casos em que o paciente apresenta uma curva bastante acentuada e sente dores ou sofre com isso, é possível realizar cirurgia, sim.

    • Dr. João Brunhara says:

      Olá, Evandro! Por enquanto os médicos parceiros da Omens não conseguem atender através de convênios médicos, apenas particular (a teleconsulta normalmente custa a partir de R$ 69). Mas você também pode verificar se o seu plano de saúde reembolsa esse tipo de consulta.

  8. Apenasquerendocontribuir says:

    Eu tive a experiência recente em ficar com um homem que tem o pênis com a curvatura pra baixo. A sensação eh de que ele estava empurrando o pênis no meu ânus, só que de dentro pra fora, pra mim não foi nada agradável. Seja por cima ou por baixo, não encontramos uma forma que ficasse legal. Ele disse que nenhuma mulher reclamou antes de mim, porém, ele não tá com nenhuma dessas mulheres ao lado dele. Buscar ajuda médica eh sempre uma boa saída.

    • Dr. João Brunhara says:

      A curvatura para baixo é incômoda para muitas pessoas realmente. Mas claro que a percepção de pessoas diferentes pode ser variada; na sexualidade somos muito diversos. Recomendamos sempre falar com o parceiro de forma delicada e positiva, construtiva, pois é um assunto que pode gerar mágoas e ressentimentos. Mas é uma excelente postura recomendar buscar auxílio médico, até porque é um problema que tem ótimas soluções. Diga para ele marcar uma consulta com a gente 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?