“Meu pênis é torto para baixo”: isso é normal?

Uma berinjela inclinada ilustrando um pênis levemente torto para baixo
BLOG OMENS / Ereção
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

10 de maio 2021

Não se preocupe, nem todos os pênis são retinhos igual a letra “I”! Na verdade, na maioria das vezes, o pênis é ligeiramente “torto”: para baixo, para o lado, para cima. Há para todos os gostos!

Por que, então, isso preocupa alguns homens? Um pênis curvado pode provocar dor? Pode prejudicar a ereção e a sexualidade?

Curvaturas leves são normais!

Na maior parte dos casos, um pênis ligeiramente curvo não apresenta nenhum problema, pois é simplesmente uma característica hereditária normal, própria a cada homem. Além disso, do ponto de vista estético, ainda não tem nenhum estudo publicado até hoje que mostre quais são os critérios para um “pênis bonito”…

Cabe lembrar, entretanto, que aqui estamos falando de uma curvatura discreta que vem desde o início da vida e que não piora ou progride ao longo do tempo. Por outro lado, quando é algo com uma curvatura acentuada, progressiva, ou que surge já na vida adulta, pode ser um caso de doença de Peyronie.

“pênis torto” X “pênis reto”

O sexo vai ser melhor se o pênis for reto? Minha parceira vai sentir mais prazer com um membro menos curvo? Um pênis curvado é feio? Pode ficar tranquilo: a resposta é não para todas essas perguntas!

Em primeiro lugar, assim como acontece com o tamanho, o prazer não está obrigatoriamente ligado à forma do pênis. Um pênis curvado (inclusive para baixo!), como dissemos anteriormente, é completamente normal.  Esse parâmetro não exerce qualquer influência no seu prazer e no da sua parceira.

Do mesmo modo, alguns homens com um pênis mais curvado também têm medo de “machucar” durante a penetração. Mas lembre-se: a vagina se adapta a todas as formas! Ela é elástica, flexível e se ajusta em torno do pênis, ou mesmo do dedo, ou de um brinquedo sexual, etc.

Então, não existe uma forma ideal para o pênis em relação à vagina. Claro, isso supondo que o órgão sexual da pessoa não forme um ângulo reto, por exemplo…

Por outro lado, quanto ao ponto de vista estético, podemos dizer que cada pessoa tem suas preferências. Os critérios de beleza raramente são objetivos ou universais. Algumas pessoas vão gostar mais de pênis maiores ou menores, retos ou curvados (para uma direção ou para outra); outras podem preferir pênis grossos (ou muito grossos) ou mesmo mais finos… Em resumo: cada um com seus gostos!

Tire suas dúvidas com um médico especializado em saúde sexual masculina

Se você acha que está com algum problema, talvez um urologista possa te ajudar: marque uma teleconsulta para agora mesmo!

Rapidamente você passa por uma consulta médica sem sair de casa: por celular, chat online ou vídeo (a partir de R$ 129).

Agendar Teleconsulta

e receber opinião profissional!

Tenho um pênis torto para baixo: devo privilegiar certas posições?

A princípio, não. Uma curvatura “normal” não vai afetar o prazer de vocês ou a escolha das posições.

No entanto, talvez algumas podem ser mais agradáveis a você ou à sua parceira. Mas isso não tem necessariamente a ver com a curvatura do seu pênis!

Na realidade, é sempre necessário se adaptar a cada parceira: não há somente uma maneira de fazer sexo, de penetrar, de estimular ou de sentir prazer… Se você (ou sua parceira) sentir algum desconforto, ajuste os seus movimentos ou a sua posição.

Se te aconselhássemos uma ou duas posições (dentre as várias possíveis), estaríamos limitando as suas experiências sexuais! Primeiro porque ainda não conhecemos você; segundo porque isso depende de diversos fatores: da anatomia da outra pessoa (como o corpo dela se adequa), das opções e gostos de cada um, de desejos, fantasias, etc…

Pênis “torto”: quando se preocupar?

Não é muito complicado: quando se trata da sua sexualidade, assim que você sente bastante incômodo, pode haver um problema; sobretudo se esse desconforto causa sofrimento psicológico e/ou físico.

No caso de um pênis curvado, existe uma patologia que pode dificultar a ereção e a relação sexual: a doença de Peyronie. Na maioria das vezes, essa doença causa dores, pois a curvatura é excepcionalmente acentuada e se agrava com o tempo.

Mas também há casos mais leves da doença de Peyronie. A melhor coisa a fazer é consultar um médico especializado no assunto a fim de obter um diagnóstico e um possível tratamento.

Tire suas dúvidas com um médico especializado em saúde sexual masculina

Se você acha que está com algum problema, talvez um urologista possa te ajudar: marque uma teleconsulta para agora mesmo!

Rapidamente você passa por uma consulta médica sem sair de casa: por celular, chat online ou vídeo (a partir de R$ 129).

Agendar Teleconsulta

e receber opinião profissional!

O que você não pode esquecer:

Há parâmetros mais importantes para a sexualidade do que tamanho, formato do órgão sexual, duração do sexo ou outros critérios subjetivos. Certamente no caso da doença de Peyronie, que é uma condição mais rara, o tratamento pode ser necessário.

Mas saber se adaptar à sua parceira, saber escutá-la, prestar atenção nas reações do corpo dela, conhecer o seu corpo… Enfim, fazer com que o sexo não seja algo mecanizado já faz com que você e ela ganhem em matéria de prazer.

As pessoas normalmente não se importam se seu pênis está inclinado para um lado ou para o outro. O que conta é, antes de mais nada, a relação como um todo! Mesmo que seja só sexo casual, um one-night stand, o importante é que vocês se deem prazer, desejem um ao outro.

O seu pênis ser torto para baixo é normal e você não é o único: pode ter certeza!

Consulte um médico especializado em sexualidade na Omens

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne médicos urologistas e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

A plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade. A consulta online pode ser feita por mensagens, pelo celular ou por videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista
  • Agende uma consulta para o dia seguinte! (no Brasil, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial sobre problemas sexuais com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *