Omenscast #14: A anatomia do pênis

Omenscast, o minicast da sua saúde sexual: o assunto de hoje é a anatomia do pênis!
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

23 de outubro 2022

No nosso 14º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai abordar tudo sobre o órgão sexual masculino: as partes do pênis, os diversos tipos, formatos e tamanhos. Vamos lá?

Seja bem-vindo ao blog da Omens e fique à vontade para ouvir o nosso podcast! A transcrição do áudio também está logo abaixo.

Se você chegou até aqui, você está querendo descobrir alguma coisa sobre o assunto que é um foco de preocupação para muitos homens: o tamanho e o formato do pênis.

Existem muitos mitos e fantasias criados a respeito do pênis e da percepção de homens e mulheres sobre o órgão. Então, vamos falar sobre o que sabemos de concreto sobre o pênis e também responder algumas perguntas que sempre aparecem. Perguntas do tipo: qual o tamanho de um pênis normal? Tem como aumentar o pênis?

Olá, eu sou João Brunhara, médico urologista, e esse é o podcast da Omens sobre saúde sexual masculina.

Anatomia do pênis

Primeiro vamos entender como é a anatomia do pênis. Externamente, vemos apenas algumas das partes do pênis.

Começando pela cabeça, chamada de glande do pênis. Nos homens que não fizeram a cirurgia de fimose, ela é recoberta por uma pele chamada prepúcio. A borda da glande é chamada de coroa, e no ponto mais alto dela, existe uma pele estreita que prende a glande no prepúcio, que é o freio do pênis.

E ,em alguns homens, o freio pode ser mais curto ou menos elástico; e, com isso, ficar machucado ou até romper durante uma relação sexual, o que geralmente causa sangramento e um susto enorme. Mas, apesar de assustar, essa situação não é perigosa, e a correção do freio pode ser feita apenas com um curativo ou com uma pequena cirurgia removendo o freio, dependendo do caso. E de novo, em um pênis circuncidado, ou seja, que fez a cirurgia de fimose, esse freio não existe mais.

Logo abaixo da glande vem o corpo do pênis. E, dentro dele, existem as artérias e veias do pênis, a uretra, que é o canal da urina, e os corpos cavernosos, que são os cilindros que se enchem de sangue durante a ereção. Por sinal, se você quiser saber mais sobre como funciona uma ereção, não deixe de ver o vídeo no nosso canal no Youtube sobre o assunto. E, na verdade, os corpos cavernosos ainda se estendem internamente em direção à pube, em uma porção que não enxergamos do lado de fora.

Qual o tamanho normal do pênis?

Ok, falamos sobre a anatomia básica.

Mas agora chegamos às perguntas que atormentam boa parte dos homens: qual o tamanho médio do pênis? O que define um pênis grande ou um “pênis pequeno“? E mais importante: faz tanta diferença assim?

Primeiro vale o esclarecimento: existem todos os formatos e tipos de pênis por aí, e não necessariamente existe um formato considerado ideal, até porque as pessoas têm gostos diferentes.

E perguntar qual é o tamanho normal de um pênis é quase como perguntar qual a altura normal de uma pessoa: existe todo tipo de variação, e falamos em média, e não em normal. A grande maioria das pessoas ficam próximas de uma média, enquanto minorias ficam nos extremos de maior e de menor tamanho.

Para o comprimento do pênis, a média varia de acordo com o país. Estudos internacionais colocam essa média ao redor de 13 centímetros em ereção; estudos no Brasil posicionam a média ao redor de 14 ou 15 centímetros.

Lembrando que existe uma forma padronizada de como medir o pênis: durante uma ereção, medindo na parte de cima, partido da base do pênis, com uma fita métrica pressionada contra o osso chamado pube, e esticando a fita até a ponta da glande.

Circunferência peniana

Além disso existe a medida da circunferência, que deve ser feita com fita métrica ao redor da parte mais grossa do pênis. Essa média costuma ficar entre 9 e 12 centímetros.

E, para quem ainda não chegou na fase adulta e está se perguntando até que idade o pênis cresce, calma aí: na maioria das pessoas, o órgão vai se desenvolvendo até os 18 ou 19 anos de idade.

Mas agora vem a pergunta mais importante:

O tamanho do pênis importa tanto assim?

Primeiro vamos esclarecer que vários estudos já mostraram que normalmente o maior preocupado com o tamanho do órgão é o próprio dono, e não a parceira ou parceiro que se relaciona com ele.

Por exemplo, em um estudo feito com milhares de casais heterossexuais, quase metade dos homens estavam insatisfeitos com o tamanho do próprio pênis. Enquanto isso, mais de 80% das parceiras estavam plenamente satisfeitas. Além disso, fatores como aparência e personalidade são apontados nesses estudos como mais relevantes na avaliação de um potencial parceiro.

Ou seja, não é cair na hipocrisia de falar que o tamanho não tem relevância nenhuma, tem sim. E realmente algumas parceiras ou parceiros podem até não adorar o tamanho dos seus parceiros, por acharem grande demais ou pequeno. Mas o fato é que essa característica é muito menos importante do que outras no relacionamento.

Claro que estar nos extremos pode trazer vantagens e desvantagens:

Por exemplo, um pênis pequeno pode ser mais difícil para penetrar em algumas posições, mas é muito mais fácil para praticar sexo anal. Já no extremo oposto, pênis muito grandes podem impressionar, mas também podem ser incômodos e dolorosos em várias posições.

Por isso, para cada casal, existem conselhos específicos de como ter e dar maior prazer na hora da penetração. E também é claro que as pessoas têm gostos diferentes. Na verdade, estudos mostram que a maioria das pessoas preferem um pênis de tamanho médio, enquanto uma minoria tem predileção por tamanhos fora da média, para mais ou para menos.

E agora, depois de explicar tudo isso:

Tem como aumentar o pênis?

Ou, ainda, tem como engrossar o pênis? E mais importante: funciona, e vale a pena?

Para frustrar algumas expectativas, não existem técnicas confiáveis para grandes aumentos penianos. Para ser mais exato, as intervenções que existem consistem em remover a gordura que fica acima do pênis, ou de cortar os ligamentos do pênis, deixando ele mais solto e, portanto, parecendo maior. Nenhuma dessas 2 técnicas chega a alongar exatamente o órgão, apenas liberam espaço e dão uma impressão de tamanho maior, e normalmente com isso conseguem ganhar no máximo uma percepção de 2 centímetros a mais. Por isso, pesando riscos e benefícios, essas técnicas ficam reservadas apenas a homens com micropênis – definido como um tamanho de até 7,5 centímetros em ereção.

E engrossar?

Para aumentar a espessura do pênis, já foram testadas diversas técnicas, como injetar gordura, silicone, ou outras substâncias. Muitos resultados são frustrantes a médio e longo prazo, pois os implantes tendem a ser absorvidos pelo corpo com o tempo e, assim, quase que desaparecer. Além disso, em curto prazo é possível acontecerem reações indesejadas, com infecção, inflamação, perda de sensibilidade, dor, às vezes até gangrena e perda do membro; ou seja, resultados perigosos e bem incertos.

Por isso, esses procedimentos são considerados pela sociedade brasileira de urologia como experimentais, e não técnicas já estabelecidas. E, de novo, pensando no risco e no benefício, não indicamos esse tipo de intervenção. E pensa bem, seria de total interesse dos médicos criar uma indústria regular e oficial de aumento peniano se já tivesse uma solução confiável e segura para isso – da mesma forma como já existe para o silicone nos seios.

O fato é que até o momento, infelizmente não existe, então desconfie de quem quer te vender “cremes que vão dobrar o tamanho do seu pênis”. Muitas vezes, o fundamental é se conscientizar que a importância do tamanho é menor do que as pessoas imaginam, e tratar a insegurança mais do que o tamanho do órgão.

Se você ainda tiver comentários ou dúvidas, continue essa conversa na nossa página no Youtube, no Instagram ou no nosso blog!

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?