Micropênis: definições, causas e soluções

micropênis não se trata apenas de um membro pequeno
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

30 de junho 2022

O tamanho do pênis ainda é um assunto com vários mitos e crenças falsas. A maioria dos homens que procuram por atendimento médico achando que têm um pênis muito pequeno, na verdade, têm um pênis completamente normal. Por isso, precisamos esclarecer algumas dúvidas: neste artigo, vamos fazer uma rápida visão geral e definir o que é um micropênis.

Micropênis: definição médica

O termo micropênis diz respeito a um pênis pequeno em tamanho, mas que possui forma e estrutura consideradas normais. Além disso, o micropênis também funciona normalmente. 

Na idade adulta, o órgão sexual masculino é considerado um micropênis caso ele meça menos de 9 cm ereto. Em recém-nascidos, falamos em micropênis quando o membro possui menos de 2 cm.

O micropênis é uma condição rara.

Por outro lado, é comum que os homens estejam insatisfeitos com o tamanho do seu pênis. Com frequência, o tamanho médio do pênis é superestimado. Como dissemos, a maioria das consultas referentes ao tamanho do órgão sexual são com pacientes que têm um pênis completamente normal.

Outras características do pênis, como curvatura, etc., podem variar ainda mais entre cada pessoa.

Micropênis tem tratamento? [Omenscast #31]

No nosso 31º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar sobre pênis de tamanhos abaixo da média e, principalmente, sobre os micropênis. Afinal, existe tratamento para quem tem um membro bastante pequeno? A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

O que causa um micropênis?

Nem sempre identificamos com certeza o que causa um micropênis, mas, na maioria dos casos, a condição está ligada aos hormônios (andrógenos). Muitas vezes, o micropênis é um sinal de insuficiência na secreção hormonal ou na ação da testosterona nas fases cruciais do desenvolvimento.

Pode ser que os níveis de andrógenos estejam muito baixos. A testosterona é o principal hormônio sexual masculino, que também desempenha um papel importante no desenvolvimento dos órgãos sexuais. Uma deficiência na secreção de testosterona pode, então, levar a um atraso no desenvolvimento do pênis.

Além disso, os tecidos do pênis podem estar insensíveis aos andrógenos. Nesse caso, os hormônios masculinos estariam presentes, mas o tecido não os reconhece e, portanto, não se desenvolve normalmente.

O micropênis também pode ser causado por uma anomalia cromossômica. É o caso, por exemplo, da síndrome de Klinefelter, em que se tem dois cromossomos X e um cromossomo Y, em vez de apenas um X e um Y.

Qual é o tamanho médio de um pênis ereto?

Antes de entrarmos em dados e números, precisamos primeiro esclarecer qual a forma correta de medir o pênis. Isso porque, dependendo do método utilizado, os números podem variar consideravelmente.

O método amplamente aceito pela comunidade médica é o seguinte: a medida é feita a partir da base do pênis no osso do púbis, com uma fita métrica (e não uma régua!) até a ponta do pênis. Isto é: devemos começar na base do pênis, pressionando a fita até o osso púbico.

No Brasil, usando esse método, encontramos o tamanho médio de um pênis ereto de 14,2 a 15,7 cm.

Tire JÁ suas dúvidas com um especialista em saúde sexual

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico urologista ONLINE, pelo celular ou computador

Micropênis: soluções e riscos

Em recém-nascidos, pode-se iniciar um tratamento com testosterona. Na maior parte dos casos, a testosterona faz com que o pênis cresça normalmente.

Mesmo que não se tenha tratado o micropênis na infância, ainda existem tratamentos para a fase adulta, mas com resultados pouco satisfatórios.

Faloplastia: riscos e resultados

A maioria dos pacientes que se submetem à faloplastia não possuem um micropênis. Muitos são homens complexados com o tamanho do seu órgão genital, que estão verdadeiramente incomodados.

Existem duas operações de faloplastia. Uma tem por objetivo aumentar o comprimento do pênis, enquanto a outra visa torná-lo mais grosso.

A cirurgia para aumentar o comprimento consiste na secção (corte) dos ligamentos que fixam a base do pênis ao abdômen. Ganha-se de 1 a 2 cm no pênis flácido, mas o tamanho do órgão ereto permanece o mesmo. Além disso, outra técnica utilizada é a remoção de gordura da região do púbis, o que dá uma impressão de tamanho maior do pênis, com menos gordura para encobri-lo. Porém essa técnica apenas dá uma impressão de tamanho maior e não modifica a estrutura do órgão.

A cirurgia para aumentar o diâmetro consiste na injeção de gordura (ou de outros produtos — há várias possibilidades experimentais!) no pênis. Essa operação pode aumentar a circunferência do pênis em mais ou menos 3 cm.

Como todos os procedimentos cirúrgicos, a faloplastia envolve riscos. Muito raramente, podem ocorrer alterações na sensibilidade, na capacidade de ereção, infecções graves e até o risco de necrose e perda do órgão.

A faloplastia do comprimento do pênis consiste na secção (corte) do ligamento que conecta o pênis ao abdômen. Portanto, após a operação, o pênis tem mais mobilidade e a ereção pode se voltar para baixo, o que pode frustrar o paciente.

Como aumentar o pênis [Vídeo]

O tamanho do pênis é uma das coisas que mais preocupam os homens no que diz respeito à sexualidade masculina. Mas, afinal, como aumentar o pênis? Existem exercícios para aumento peniano? Tem como aumentar o pênis naturalmente, o aumento peniano natural, ou seria por meio de cirurgia? O que dizer da faloplastia? Há algum remédio para aumentar o pênis? Ou seria só pra casos de micropênis? Enfim, será que você tem mesmo um pênis pequeno ou está no tamanho médio do pênis?

Extensor peniano: cuidado com as enganações!

Os extensores penianos são vendidos como métodos para aumentar o comprimento do pênis em 1 a 2 cm quando flácido: eles “esticam” o tecido do membro. A longo prazo, repetir esse processo supostamente torna o pênis um pouco maior.

Mas não há estudos científicos sobre o assunto. Parece que, assim como a cirurgia, os extensores penianos só aumentam o tamanho do pênis flácido. 

 Antes de mais nada, é altamente recomendável consultar um urologista.  

Micropênis: quem consultar

Para concluir, vale lembrar que realmente existem mulheres que preferem pênis maiores, mas há também as que reclamam de pênis muito grandes (que podem incomodar durante a penetração).

Ao mesmo tempo em que há uma questão de preferência pessoal, em muitos casos a questão do ego masculino é maior que o problema sexual. No fim das contas, a maioria dos homens que pensam que têm um pênis muito pequeno, na verdade, têm um pênis de tamanho normal.

Os urologistas são os médicos capazes de atender o paciente com esse tipo de condição.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

8 comentário(s) sobre “Micropênis: definições, causas e soluções

  1. Pedro says:

    Tenho 21 anos e 13 cm de penis. Sou auto tenho 1,86, só que tenho freio peniano curto acha que se fizer a cirurgia para retirada do freio ainda a possibilidade de crescer? Lembrando que estou começando a ter barba agora

    • Dr. João Brunhara says:

      A partir dessa idade geralmente o pênis não se desenvolve mais, Pedro. Você pode consultar um endocrinologista para saber se possui alguma alteração hormonal, mas saiba que o tamanho que você relatou está 100% dentro da normalidade.

  2. Fabio de oliveira says:

    Olá…pra quem é diagnosticado com síndrome de klinefelter, existe a possibilidade de se realizar a cirurgia de faloplastia, pelo sus ou pelo plano médico, já que se trata de uma anomalia?

  3. Ricardo says:

    Que tipo de tratamento existe para micropenis (8 cm), pois sou diabético?
    Tanto na questão cumprimento como espessura. Muito Obrigado!

    • Dr. João Brunhara says:

      Olá, Ricardo. Procedimentos para retirar a gordura da região pubiana e injetar no pênis para engrossar podem, respectivamente, melhorar a sensação de comprimento e de grossura. Porém esses tratamentos são considerados em fase experimental e devem ser discutidos caso a caso.

  4. Antônio Carlos Costa Viana says:

    O pênis cresce até qual idade? Atinge seu tamanho adulto com quantos anos? Qual o tamanho normal dele na fase adulta?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?