Testosterona: o que é e como aumentar

A testosterona também ajuda na força e nos músculos
BLOG OMENS / Sexualidade
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

6 de maio 2021

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino, produzido principalmente nos testículos. Em resumo, ela ajuda a manter a densidade óssea, a distribuição de gordura, a massa muscular, os pelos faciais e corporais, a produção de células vermelhas do sangue, a libido e a produção de esperma nos homens.

Testosterona: o que é isso?

Os homens produzem a maior parte de sua testosterona nos testículos. Assim, quando seu cérebro detecta um nível baixo do hormônio no sangue, ele produz uma reação em cadeia. Isso desencadeia a produção de testosterona nas células de Leydig dos testículos. Já no caso das mulheres, a produção ocorre principalmente nos ovários. Além deles, as glândulas suprarrenais também produzem um pouco do hormônio.

Quais são os efeitos da testosterona no corpo?

A testosterona afeta seu corpo de várias maneiras. Ela é diretamente responsável pelo seu crescimento e pela sua saúde sexual, além das funções corporais essenciais tanto dos homens quanto das mulheres.

Aliás, para sermos mais específicos, a dinâmica dela afeta: o crescimento ósseo e muscular, a libido e o desempenho sexual, a fertilidade, a produção de células vermelhas do sangue, o crescimento de pelos faciais e corporais, a tonalidade da voz, o humor e produção de esperma.

O que é testosterona biodisponível?

O mais interessante sobre tudo isso é que seu corpo usa apenas cerca de 2% de toda a testosterona que você produz. Isso significa, então, que cerca de 98% do hormônio no seu sistema é completamente inativo: ele é metabolizada pelo corpo e transformado em uma outra substância química.

No entanto, mesmo uma pequena gota dela na sua testosterona “livre” (aquela que não foi metabolizada) já pode impactar significativamente a saúde do organismo.

Aliás, o mesmo se aplica à testosterona que é injetada no corpo. No caso de cremes à base do hormônio ou injeções hormonais, o corpo metaboliza mais de 90% da testosterona desses produtos.

Tudo sobre testosterona baixa [Omenscast #8]

No oitavo episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara abordará um problema bastante comum que é a testosterona baixa. Ele apresentará as possíveis causas, tratamentos e falará sobre alguns mitos e verdades em torno do assunto. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Testosterona baixa: o que fazer?

Não se preocupe, existem soluções para aumentar o seu nível hormonal! É importante consultar um médico. Ele pode ser o seu clínico geral ou um sexólogo (recomendado se sua falta de testosterona influencia na sua libido e na qualidade da sua ereção) ou um endocrinologista.

O que é um nível baixo de testosterona?

Antes de tudo, é importante observarmos que nem sempre um nível baixo de testosterona requer algum tipo de tratamento. Algumas pessoas podem ter níveis muito baixos e não apresentar sintomas.

Portanto, podemos dizer que as pessoas que se beneficiam de suplementação de testosterona são aquelas que não só têm níveis baixos desse hormônio mas que também apresentam algum sintoma. Veja abaixo os 8 sintomas mais comuns de baixa testosterona.

Os sintomas de baixos níveis de testosterona incluem: pouca energia, ausência de desejo sexual, depressão, dificuldade de concentração, ginecomastia (inchaço na região dos seios), perda de massa muscular, aumento da gordura corporal, diminuição do crescimento dos pelos e da barba.

Os níveis normais de testosterona variam. Nos homens, podem variar de 300 ng/dL a 1.100 ng/dL, ou até mais. É um intervalo de variação muito grande. Por isso, você pode estar em qualquer lugar nesse intervalo.

Determinar um nível baixo não diz respeito apenas a um número. Então, o importante é tratar quaisquer dos seus sintomas quando eles viram um problema no seu dia a dia.

Os níveis de testosterona também mudam ao longo do dia e diminuem à medida que você envelhece. Portanto, não entre em pânico se você acha que possui baixa testosterona. Comer de maneira mais saudável e fazer mais exercícios são duas grandes maneiras de aumentar a produção desse hormônio.

Além disso, perder peso é uma das formas mais fáceis de aumentar os níveis de testosterona, especialmente se você tiver muita gordura na barriga (a gordura dessa região pode até ativar a produção de estrogênio nos homens).

O que fazer se tenho níveis baixos de testosterona?

Você não precisa se preocupar com a testosterona baixa.

Ainda assim, você sempre pode modificar o seu ritmo de vida (e lembrando que diversos tratamentos existem para te ajudar)! A fim de garantir o melhor acompanhamento, você pode consultar um médico especializado no assunto. Ele vai procurar entender o seu estilo de vida para lhe propor um tratamento adequado.

A terapia de reposição do hormônio não é para todos, e existem remédios naturais que você pode testar. Você pode, então, tentar o seguinte:

  • fazer mais exercícios, o que naturalmente aumentará o hormônio;
  • reduzir a quantidade de açúcar que você consome;
  • dormir mais;
  • reduzir o estresse em sua vida ou aprenda técnicas para gerenciá-lo.

Quando e com quem eu deveria me consultar?

Assim que surgirem os primeiros sinais de queda na sua testosterona, recomendamos que você marque uma consulta. Não se pode deixar que os sintomas se desenvolvam mais e se instalem no seu dia a dia.

Você pode consultar um clínico geral ou um médico especializado em sexualidade, para que ele possa concluir quais seriam as dosagens necessárias e te prescrever um tratamento adequado.

Urologistas online: uma opinião necessária

Pode ser difícil encontrar rápido uma vaga para se consultar com um urologista; talvez mais difícil seja falar dos seus problemas de testosterona com um clínico geral. É por esse motivo que a Omens propõe que você marque uma consulta online com um médico da área!

Se você está se perguntando se a terapia de reposição de testosterona pode ser adequada para você, converse com um médico. Seu médico provavelmente irá medir seus níveis do hormônio pelo menos duas vezes antes de sugerir o tratamento mais apropriado para você.

Além disso, seu médico provavelmente vai te sugerir formas naturais de aumentar a testosterona, como perder peso ou aumentar a massa muscular com exercícios de resistência.

Resumindo: se você quiser obter rapidamente uma opinião de qualidade sobre seus problemas com o hormônio, recomendamos que você passe por uma consulta online.

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar!

Teleconsultas (por chat, vídeo ou celular) com médicos especialistas em saúde sexual masculina: a partir de R$ 129.

Prescrição médica e entrega a domicílio de medicamentos e tratamentos manipulados.

Agendar Teleconsulta

e receber tratamento médico!

Solução: como aumentar a testosterona?

Existem diversas soluções para aumentar a testosterona. Em primeiro lugar, a saída é melhorar seu estilo de vida (dieta, esporte…). Em segundo lugar, se seus problemas persistirem, é importante consultar um médico especializado nesse assunto para ajudá-lo no que for possível.

Não corra o risco de encomendar medicamentos online sem receita médica! Na maioria dos casos, são produtos falsificados.

Aumentar a testosterona é uma boa idéia?

Dependendo do caso, pode ser pertinente aumentar sua testosterona. Por outro lado, o uso de medicamentos para isso é bem regulamentado no Brasil. É obrigatório a consulta a um médico antes de tomar qualquer medicação, a fim de evitar qualquer perigo.

Quais os tratamentos para testosterona?

Já mencionamos anteriormente as formas naturais existentes para aumentar sua testosterona. Existem, ainda, muitos outros tratamentos. O tratamento mais comum é a terapia de reposição.

A terapia de reposição de testosterona (TRT) pode ajudar a restabelecer algumas funções afetadas pela baixa do hormônio.

Estudos demonstraram que o TRT age principalmente na força óssea e nos níveis de hemoglobina no sangue, mas não na capacidade cognitiva. O tratamento pode ser feito com géis aplicados sobre a pele, injeções, ou comprimidos absorvidos pela gengiva.

No entanto, essas alternativas ainda podem desencadear efeitos colaterais, como:

  • aumento na quantidade de glóbulos vermelhos;
  • crescimento da próstata e dos seios;
  • acne;
  • em casos raros, dificuldades respiratórias durante o sono.

Dessa forma, a decisão de se submeter ao TRT envolve decidir entre os benefícios percebidos da terapia e os riscos que ela traz.

Tem como aumentar naturalmente a testosterona e a libido? [Vídeo]

A testosterona é o principal hormônio masculino, responsável pelo funcionamento de muitas partes do corpo do homem, inclusive a libido. Mas uma vez ou outra, você pode estar com sua testosterona alta ou mesmo com a testosterona baixa. Quando a testosterona está baixa, você sabe quais são os sintomas e como aumentar? O Dr. João Brunhara explica melhor nesse vídeo!

Como comprar testosterona?

É importante você ficar sabendo que existem muitos esquemas fraudulentos na Internet. O hormônio não pode ser comprado sem uma prescrição legal no Brasil.

É possível comprar sem receita médica?

Há muitos sites que vendem hormônio sem receita médica. Desse modo, é quase impossível saber se o produto que você vai comprar é falsificado ou não. Além disso, sem o conselho de um médico, você está se colocando em risco, tomando medicamentos sem conhecer a ameaça que eles podem representar para sua saúde.

É fácil achar nas farmácias?

Há muitos medicamentos contendo esse hormônio nas farmácias. Dentre os mais comuns, estão o androgel, o fortigel e o nebido.

Para adquiri-los, você precisa conseguir uma receita antes de mais nada.

E quanto à testosterona injetável?

O hormônio pode ser injetado de várias formas. Antes de realizar qualquer injeção, acima de tudo, você deve ter certeza de que a dosagem administrada é a correta. Essas injeções podem ter um grande efeito sobre sua saúde geral e seu corpo.

Portanto, se seu médico lhe prescreveu injeções, você deve seguir estritamente suas recomendações de uso e dosagem. Se você sentir quaisquer efeitos colaterais, não hesite em entrar em contato com um médico para ajustar o tratamento.

Outras leituras

Consulte um médico especializado em sexualidade na Omens

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne médicos urologistas e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

A plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade. A consulta online pode ser feita por mensagens, pelo celular ou por videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista
  • Agende uma consulta para o dia seguinte! (no Brasil, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial sobre problemas sexuais com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *