O cravo-da-índia é mesmo afrodisíaco?

mão segurando diversos cravos
BLOG OMENS / Tratamentos
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

18 de julho 2023

As medicinas tradicionais usaram e usam o cravo-da-índia há séculos. Muitos acreditam que ele tenha diversas propriedades medicinais, podendo ser utilizado como analgésico, no tratamento de problemas digestivos, de mau hálito e também no tratamento de reumatismos. Além disso, alguns até afirmam que o cravo é afrodisíaco.

É verdade isso mesmo? Bem, é sobre isso que vamos falar no post de hoje!

Propriedades do cravo-da-índia

As plantas que recebem a fama de afrodisíacas geralmente também ganham popularidade como ingredientes terapêuticos – às vezes com razão, às vezes nem tanto. Vamos analisar, então, o que acontece com o cravo: 

Efeitos terapêuticos do cravo

Podemos atribuir ao cravo-da-índia diversas propriedades benéficas à saúde. 

Em primeiro lugar, temos suas propriedades analgésicas. Durante muito tempo, o cravo tem sido usado para aliviar dores. Segundo pesquisas, o extrato do cravo-da-índia obteve efeitos analgésicos em animais.

Mastigar uma flor de cravo permite amenizar uma dor no dente, por exemplo. Aliás, essa prática, utilizada popularmente pelos chineses, remonta a mais de dois mil anos atrás. Os gregos e romanos também usavam o cravo-da-índia como remédio

Mastigar cravo, como recurso secundário, também pode ajudar a melhorar um problema de mau hálito. 

Outras pesquisas apontam que é possível que o cravo-da-índia também tenha um efeito antifúngico e antisséptico, combatendo bactérias e fungos e prevenindo infecções.

Isso porque há uma certa quantidade de eugenol no cravo. Podemos encontrar essa substância em diversos enxaguantes bucais e produtos antissépticos, principalmente em produtos odontológicos. Possivelmente, o composto também seria eficaz no tratamento de infecções urinárias.

Conheça o Tribulus terrestris [Omenscast #21]

No nosso 21º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai apresentar a realidade sobre o Tribulus terrestris: o que as pesquisas científicas falam sobre a substância? A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Também encontramos no cravo propriedades anti-inflamatórias, e o salicilato de metila é o principal responsável por isso. Identificamos essa substância, da mesma família da aspirina, em alguns anti-inflamatórios destinados a aliviar a inflamação de músculos, tendões e ligamentos.

Do mesmo modo, o cravo-da-índia também poderia amenizar problemas digestivos, como inchaço e aerofagia. Além disso, é um dos alimentos disponíveis com maior teor de antioxidantes. 

Vale lembrar, por fim, que não há estudos científicos que atestem formalmente todas essas propriedades. Porém, assim como outros afrodisíacos, o consumo regular de cravo integrado a uma alimentação balanceada pode, sim, trazer bons resultados a longo prazo. 

Tem como aumentar naturalmente a testosterona e a libido? [Vídeo]

A testosterona é o principal hormônio masculino, responsável pelo funcionamento de muitas partes do corpo do homem, inclusive a libido. Mas, uma vez ou outra, você pode estar com sua testosterona alta ou mesmo com a testosterona baixa. Aliás, quando a testosterona está baixa, você sabe quais são os sintomas e como aumentar? O Dr. João Brunhara explica melhor nesse vídeo!

Efeito afrodisíaco do cravo


Da mesma forma, agora vamos à reputação afrodisíaca do cravo-da-índia!

Também se sabe que ela ainda não foi cientificamente comprovada devido à falta de estudos maiores sobre o tema. Já foram feitas pesquisas em ratos que sugerem que ele pode aumentar a atividade sexual, mas os resultados ainda são incertos e isso está longe de ser uma prova de que funcione.

O que podemos afirmar é que, quando consumido com regularidade e em baixas doses, o cravo não faz mal ao corpo – e certamente não prejudica a libido

Outros aspectos sugerem que o cravo-da-índia pode melhorar a circulação sanguínea. Esse aspecto pode contribuir significativamente para o tratamento da disfunção erétil. 

Algumas pesquisas da medicina fitoterápica sugerem que o cravo também pode reduzir o período refratário (o período de tempo após a ejaculação, em que o pênis não consegue ficar ereto novamente). Há médicos que o prescrevem como complemento ao tratamento da ejaculação precoce.

Também se sugeriu que o cravo-da-índia consumido na dosagem correta aumenta os níveis de testosterona, embora as pesquisas científicas não deem isso como certo. Dessa forma, como a testosterona é o principal hormônio sexual masculino, aumentar sua produção poderia provocar um efeito positivo sobre a libido. 

Estimule a libido com Tribulus e melhore a ereção com Tadalafil

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e receba a combinação manipulada

Perigos do cravo-da-índia

Por fim, saiba que o cravo pode causar efeitos indesejáveis, particularmente em caso de overdose. Por isso, adote sempre um consumo moderado e, em caso de prescrição como fitoterápico, respeite a dose indicada pelo médico. 

A dosagem irá depender da forma de consumo: para o cravo em pó, por exemplo, recomenda-se não ultrapassar as 0,3 g (300 mg) diárias; quando utilizado como óleo essencial, 2 ml é o limite máximo. Essas indicações ainda podem variar de acordo com o peso do indivíduo. Portanto, recomendamos consultar antes um médico caso queira iniciar um tratamento com cravo-da-índia.

Também é necessário tomar cuidado com os óleos essenciais: geralmente eles são muito fortes; além disso, podem provocar queimaduras ou irritações quando aplicados puro na pele.  

Os efeitos adversos do cravo são principalmente gastroenterológicos e ocorrem na maioria das vezes em caso de ingestão de quantidades exageradas (overdose): náusea, vômito e diarreia.

Desaconselhamos o consumo de cravo-da-índia a mulheres grávidas ou que estão amamentando. Por fim, também não se recomenda tratamentos com cravo a crianças com menos de 12 anos de idade.

Melhore suas ereções com este treinamento ONLINE


Baixar 1ª Aula Grátis

Acesse exercícios desenvolvidos por urologistas e reduza o estresse que afeta o sexo

Concluindo: o cravo é afrodisíaco?

Há poucas evidências que confirmam que o cravo-da-índia traga benefícios à sexualidade. Portanto, ainda é incerto dizer que o cravo é afrodisíaco. No entanto, o consumo do produto natural em doses pequenas não traz malefícios e pode ser útil para quem quiser experimentar os seus efeitos na saúde. Eventualmente o paciente pode testar um uso fitoterápico em dose controlada.


Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

9 comentário(s) sobre “O cravo-da-índia é mesmo afrodisíaco?

  1. GEORGE FIGUEIREDO says:

    COSTUMO COMER (COM ÁGUA) 6 A 8 CRAVOS DA ÍNDIA, MEIA HORA DEPOIS ESTOU LOUCO DE TESÃO. TENHO 72 ANOS.

  2. Ronaldo Lima says:

    Notei diversas ereções depois que consumi o cravo, tenho 45 anos e tenho feito sexo quase todos os dias, sei q o indústria fármaca nao eh interessante essa divulgação pq eh natural e barato, mas comigo deu muito certo!

  3. Patrick says:

    Eu comecei tomar o chá do cravo da Índia e notei que eu estou acordando com muita ereção. Eu coloco 500 ml de água, deixo ferver e quando ferver eu coloco 1 colher de sopa de cravo da Índia, e deixo ferver por 3 minutos, e quando esfriar eu tomo depois do café e depois do almoço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?