Omenscast #8: Testosterona baixa

Omenscast, o minicast da sua saúde sexual: o assunto de hoje é testosterona
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

23 de outubro 2022

No oitavo episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara abordará um problema bastante comum que é a testosterona baixa. Ele apresentará as possíveis causas, tratamentos e falará sobre alguns mitos e verdades em torno do assunto.

Seja bem-vindo ao blog da Omens e fique à vontade para ouvir o nosso podcast! A transcrição do áudio também está logo abaixo.

Queda de testosterona. Você já ouviu falar disso? Muita gente relaciona testosterona baixa com falta de virilidade, envelhecimento e também com problemas sexuais, como perda da libido. Mas será que isso é tudo verdade?

Olá, eu sou João Brunhara, médico urologista, e esse é o podcast da Omens sobre saúde sexual masculina.

Então, primeiro:

O que é testosterona?

Uma coisa que muita gente já sabe é que a testosterona é o principal hormônio sexual dos homens. Ela atua em várias funções, como ganho de massa óssea e muscular, produção de pelos, metabolismo de gorduras, produção de células do sangue, ela engrossa a voz, enfim… Muitas características do desenvolvimento masculino e da vitalidade em geral.

E, sim, não menos importante: ela também tem papel fundamental no desejo sexual e nas ereções.

E aqui cabe um parênteses: as crianças e as mulheres também têm testosterona, mas em valores bem mais baixos do que os homens. Nos meninos, quando começa a puberdade, os níveis do hormônio começam a subir. Nesses casos, os efeitos do hormônio são os mesmos, mas com uma intensidade bem menor: ou seja, as mulheres têm menos massa muscular, voz mais fina, maior risco de osteoporose, etc. – tudo por conta da diferença de testosterona.

E da mesma forma, se uma mulher estiver com testosterona alta, vai passar a ter mais musculatura, uma voz mais grossa, mais pelos, etc.

Quais são os sintomas da falta de testosterona?

Alguns deles podem até ser confundidos com depressão, como falta de ânimo e de energia, sonolência, um desânimo generalizado. Além disso, existem sintomas físicos como perda de massa muscular e óssea e aumento da gordura abdominal.

E também, como era de se esperar, existem efeitos na vida sexual, sendo o principal deles a queda do desejo sexual, a chamada libido.

Mas também podem ocorrer dificuldades de ereção, perda da ereção noturna, dificuldade de orgasmo, ou seja, dificuldade de atingir o prazer na relação sexual, entre outros.

“Como saber se meus sintomas são por causa de falta de testosterona?”

É preciso ser avaliado por um especialista, que vai analisar se os sintomas são compatíveis com a falta de hormônio, e é fundamental fazer um exame de sangue: só dá para colocar a culpa na testosterona se realmente ela estiver num nível baixo.

“E quando a testosterona está baixa?”

Existem definições diferentes de acordo com faixa etária e com os referenciais de cada laboratório. Mas podemos dizer que, se a testosterona total estiver acima de 300 nanogramas por decilitro, ela está num nível adequado.

Para valores abaixo de 300, ainda existem nuances de acordo com a idade e o método do laboratório, então é importante analisar caso a caso para saber se o hormônio está baixo ou não.

Quais são as causas de testosterona baixa?

Bom, com o passar da idade ela começa a cair, numa taxa de quase 1% ao ano a partir dos 40 anos.

Mas também existem causas patológicas para a queda do hormônio: doenças do testículo, obesidade, estresse excessivo, falta de sono, doenças congênitas, uso de alguns medicamentos como corticoides ou até tumores da hipófise podem causar baixa testosterona.

Por isso, é importante a análise de um perfil hormonal completo por um especialista.

E muitas vezes acontecem duas ou mais causas ao mesmo tempo:

  • Por exemplo, um homem na faixa dos 50 anos que está com excesso de gordura abdominal já tem 2 fatores de risco para ter queda da testosterona: a idade e a obesidade. Se ele começa a sentir cansaço constante, diminuição do ânimo em todas as atividades diárias, falta de apetite sexual, entre outras coisas, ele pode estar com falta de testosterona.
  • Uma pessoa que está fazendo um tratamento com corticoides em altas doses e, além disso, está vivendo um período de muito estresse e dormindo pouco já acumula 3 motivos diferentes para ter problemas de testosterona baixa.

Vale lembrar que esses sintomas que comentei (falta de energia, de ânimo, de libido) podem ser resultados de vários problemas, e não só da testosterona. Por exemplo: distúrbios da tireoide, depressão ou mesmo um fator com importância psicológica (como problemas familiares, financeiros, ou no relacionamento, etc.) podem ser a verdadeira causa do problema. Nesses casos, a pessoa pode estar com níveis normais de testosterona. Por isso é tão importante a avaliação de um profissional.

E então:

Como funciona o ajuste para ficar com testosterona alta?

“Quanto mais alta melhor?” Não é bem assim!

Primeiro, só devemos fazer reposição de testosterona em homens que realmente apresentam sintomas e que também têm nível hormonal baixo.

Ter a testosterona alta, a ponto de ficar acima dos níveis normais causa diversos efeitos colaterais.

Existem apenas alguns incômodos, como crescimento das mamas, oleosidade da pele e calvície. Porém, os problemas maiores são riscos mais sérios, como lesões no fígado, atrofia dos testículos, infertilidade, aumento da viscosidade do sangue, comportamento agressivo e doenças cardíacas como infarto.

Por isso, é importante selecionar o tratamento apenas para pessoas que possuem indicação concreta.

Para os pacientes que se enquadram nos critérios corretos, pode ser oferecida a suplementação com testosterona gel, na forma injetável (como propionato de testosterona, cipionato de testosterona, entre outras formulações) ou até por via oral.

Mas e para quem não entra nos critérios, ou não quer fazer reposição…

Como aumentar a testosterona?

Existem algumas coisas que podem ajudar. Praticar atividade física, tomar sol em períodos controlados, perder peso, controlar o estresse, dormir bem durante a noite, evitar os excessos de álcool e demais drogas…. Tudo isso atua para aumentar a testosterona.

Dependendo do caso, também podem ser prescritas medicações que não fazem a reposição direta do hormônio, mas que estimulam sua produção pelo organismo, como o clomifeno.

Se você quiser saber mais ou tirar suas dúvidas, continue essa conversa no nosso blog. Ou também você pode nos encontrar no Instagram, Youtube e no Facebook.

Vejo você por lá!

Libido baixa na relação? Entenda as causas com terapia ONLINE

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um psicólogo HOJE, por vídeo ou telefone, a partir de R$ 89

2 comentário(s) sobre “Omenscast #8: Testosterona baixa

  1. Gildásio Ferreira de Santana says:

    Tenho os sintomas descritos no podcast. Ando muito cansado estressado com falta de desejo e com ejaculação precoce foi só completar 50 anos e tudo arruinou o que fazer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?