Não ejacular no ponto alto da excitação às vezes pode trazer consequências dolorosas! Não, não estamos brincando: estamos falando de uma dor nos testículos também apelidada de blue balls (bolas azuis) pelos falantes de inglês.
Mas saiba que, apesar de bastante doloroso, trata-se apenas de um mecanismo natural do nosso corpo, que não é nada grave. E essas dores desaparecem assim que a excitação volta a cair, logo após o orgasmo.
Dor nos testículos: sintomas, causas, prevenção
Por que os homens sentem dor nos testículos?
A excitação e a pressão sanguínea provocam uma dilatação nos órgãos sexuais, resultando na ereção e no aumento dos testículos: é um fenômeno fisiológico completamente normal!
Por outro lado, quando essa tensão sexual dura muito tempo e não é liberada com o orgasmo, o sangue pode se acumular e ficar preso nos testículos, causando dores fortes, semelhantes a cãibras.
A cor azul dos testículos aparece devido à quantidade maior de sangue no local. Isso acaba exercendo pressão na região e provocando dores. Cientificamente conhecemos essa condição como hipertensão do epidídimo.
É possível prevenir o chamado “blue balls”?
Não, a menos que você consiga sempre “aliviar” essa tensão sexual!
Então, se a relação sexual durar muito tempo e a(o) parceira(o) não conseguir fazer você atingir o orgasmo e ejacular, não tenha vergonha e tente fazer isso sozinho.
É melhor assumir o controle do que deixar que essa situação se transforme em dor!
Mas, de toda forma, não se preocupe. Mesmo porque o nosso organismo raramente age dessa forma. Além disso, em 95% dos casos, os homens têm um orgasmo durante a relação sexual. Esse tipo de dor nos testículos (hipertensão do epidídimo) é, portanto, raro; mas não é impossível.
A masturbação continua sendo a sua melhor arma para evitar esse inconveniente.
Lembre-se de um ponto importante: se masturbar não deve ser um tabu, ainda que durante o sexo ou mesmo que você esteja em um relacionamento. Muitas pessoas podem se sentir constrangidas com a ideia de se tocar ao lado do(a) parceiro(a) que já teve um orgasmo, mas não há nada de chocante nisso. Não devemos levar isso para o lado pessoal!
O objetivo de uma relação sexual é sentir prazer e compartilhar um momento de intimidade. Masturbar a si mesmo ou o outro (ou fazer isso enquanto ela/ele te beija ou estimula outras regiões, etc.) permite que todos encontrem uma forma de obter prazer em seu próprio ritmo.
Por fim, em alguns casos muito raros, o blue balls é um efeito colateral de tratamentos da disfunção erétil ou do uso inadequado do anel peniano.
Concluindo: embora essa situação possa ser muito constrangedora e dolorosa, ela não apresenta nenhum risco à saúde e certamente as coisas vão voltar ao normal.
Como fazer a dor nos testículos passar?
A única maneira de fazer essa dor passar é… Simplesmente aliviando a tensão com o orgasmo.
Masturbe-se ou tente atingir o orgasmo de outras formas, mas o importante é conseguir ejacular. Dessa forma, sentimos toda a pressão sanguínea baixar, assim como o alívio da tensão acumulada no saco escrotal.
Talvez esse seja o orgasmo mais libertador que você já sentiu!
Como funciona uma ereção? [Vídeo]
Nesse vídeo, nosso médico Dr. João Brunhara explica um pouco sobre como funciona a ereção, para que ela serve, e até mesmo como avaliar sua função sexual, para saber se você tem ou não uma disfunção sexual (disfunção erétil) e se é o caso de procurar um urologista especializado em sexualidade.
Outras leituras
Consulte um médico especializado em sexologia na Omens
Omens.com.br é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne urologistas, sexólogos e farmacêuticos para construir uma solução de qualidade, segura e acessível a todos.
A plataforma permite que você se consulte online com médicos especializados em sexologia. A consulta online pode ser feita por mensagem, telefone ou videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:
- Consulte um médico especializado em sexualidade, que trata de distúrbios relacionados ao sexo diariamente.
- Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
- Agende uma consulta dentro de 24 horas (a espera média para uma consulta com um urologista especializado em sexologia no Brasil é de vários meses).
- Peça pela internet os medicamentos necessários ao tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia perto de você.
- Evite o desconforto na sala de espera de um consultório ou na farmácia.