Impotência sexual masculina: como enfrentar?

saiba o que fazer quando detectar uma impotência sexual
BLOG OMENS / Sexualidade
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

25 de julho 2021

A disfunção erétil, popularmente chamada também de “impotência”, é a incapacidade do homem em alcançar ou manter uma ereção suficiente para ter uma relação sexual satisfatória.

Embora muitas vezes possua causas fisiológicas, esse problema de ereção também pode ter causas psicológicas.

Na maioria das vezes, essa impotência está ligada a um baixo fluxo sanguíneo no pênis, quando as artérias não se abrem adequadamente. O primeiro passo, então, é praticar atividades físicas regulares, se possível.

Mas não desanime: ainda que os problemas de ereção afetem milhões de homens, existem diversos tratamentos disponíveis que funcionam.

O que é impotência sexual?

Conhecida também pelo nome de disfunção erétil, define-se a impotência como a incapacidade em alcançar ou manter uma ereção suficiente para uma boa relação sexual.

Muito comum nos homens, essas alterações podem acelerar com a idade. Principalmente após os 40 anos de idade, elas podem preocupar não só a pessoa atingida como também muitos casais.

Além disso, os indivíduos do sexo masculino que sofrem de impotência muitas vezes passam por problemas de:

  • baixa autoestima
  • ansiedade
  • depressão
  • e estresse.

Igualmente, no que diz respeito aos relacionamentos:

  • implicações na intimidade do casal
  • interrupções no contato físico
  • e, em alguns casos, separações.

Impotência sexual e idade: é possível ser jovem e impotente?

Em geral, a disfunção erétil  afeta homens com 40 anos ou mais. Um dos motivos para isso é simplesmente que o nosso corpo envelhece: por isso, os tecidos e órgãos responsáveis pela ereção perdem sua força.

No entanto, embora não pelas mesmas razões, é possível que uma pessoa mais jovem tenha problemas de impotência sexual. Na maioria desses casos, a princípio, são questões psicológicas que podem afetar a libido e a ereção.

Na Omens, tratamos diariamente pacientes de todas as idades, não só idosos como também homens mais jovens.

Assim, independentemente da sua idade, se você sente que tem problemas de ereção, é importante falar com um profissional e receber tratamento rapidamente.

Quando esses problemas duram mais de 3 meses, é aconselhável consultar um médico.

Como reconhecer um caso de disfunção erétil? [Vídeo]

O primeiro passo para saber como tratar a disfunção erétil é entender como identificá-la e diferenciá-la de um problema de ereção esporádico. Você sabe como reconhecer uma disfunção erétil? Você sabia que existem diferentes tipos, como a disfunção erétil psicológica? Sabe quando um problema de ereção é de fato disfunção erétil? Nesse vídeo, o Dr. João Brunhara nos ajuda a entender melhor o assunto.

Quais são as causas da impotência sexual?

Há muitos fatores físicos, psicológicos e até mesmo clínicos que podem causar esse tipo de problema. Cada um deles pode afetar de alguma forma a função erétil do homem.

Por isso, é importante evitar ou limitar alguns fatores agravantes, como o uso de drogas, nicotina ou, ainda, “medicamentos” duvidosos e perigosos.

Um estilo de vida saudável, portanto, é um fator fundamental para manter a boa saúde sexual.

Causas psicológicas da impotência sexual masculina

Como uma das principais causas da disfunção erétil em pessoas mais jovens, certos fatores psicológicos têm um impacto sério e direto sobre a sexualidade.

Podemos destacar os seguintes, por exemplo:

  • fadiga;
  • estresse;
  • ansiedade;
  • depressão;
  • um evento traumático que afetou a pessoa;
  • o próprio medo de não conseguir uma ereção na hora H;
  • conflitos no relacionamento;
  • perda do desejo.

Todas essas questões podem causar problemas de ereção em um homem. Aliás, é importante não negligenciar a ligação entre a impotência e problemas de natureza psicológica.

Disfunção erétil tem tratamento: não espere para procurar ajuda!

Consulte médicos urologistas, especialistas em saúde sexual masculina: por celular, chat online ou vídeo e a partir de R$ 69.

Você também pode obter sua receita médica e pedir para receber em casa os seus medicamentos ou tratamentos manipulados.

Agendar Teleconsulta

e receber ajuda profissional!

Causas clínicas da impotência sexual masculina

As causas médicas da impotência têm origem em certos problemas de saúde, por exemplo:

  • transtornos hormonais (isto é: deficiência de androgênios ou prolactina em excesso);
  • distúrbios relacionados ao tabagismo, ao alcoolismo e ao consumo de outras drogas;
  • obesidade e sobrepeso;
  • certas condições neurológicas, como o mal de Parkinson ou a esclerose múltipla;
  • malformações do pênis, como a doença de Peyronie;
  • redução do fluxo sanguíneo nos corpos cavernosos.

Além disso, alguns tratamentos interferem na libido. Por exemplo:

  • anti-hipertensivos;
  • parte dos antidepressivos;
  • diuréticos.

Principais causas clínicas

A medicina atribuiu à disfunção erétil várias causas de natureza clínica. Algumas delas, acima de tudo, têm um impacto direto sobre a capacidade do homem de conseguir uma ereção.

Podemos citar:

  • Idade.
  • Diabetes.
  • Redução do fluxo sanguíneo: a ereção é causada a partir de uma grande quantidade de sangue no pênis. Esse entrada volumosa de sangue provoca uma contração rápida e, então, o pênis endurece. A redução do fluxo vai resultar em uma queda na quantidade de sangue que sustenta o pênis e, portanto, na dificuldade em se obter uma ereção.
  • Álcool: conforme diversos estudos, em torno de 71% dos dependentes de álcool sofrem com problemas de ereção. Isso porque bebidas de alto teor alcóolico possuem a capacidade de perturbar a atividade do sistema nervoso, tornando difícil (ou impossível) a transmissão de informações.
  • Hipertensão arterial.
  • Medicamentos para o tratamento de outras doenças.

Top 10 fatos sobre disfunção erétil [Vídeo]

A disfunção erétil, ou impotência sexual, é talvez a disfunção sexual mais conhecida. Conheça curiosidades sobre os problemas de ereção ou até sobre a total falta de ereção (aquela situação em que o homem “brocha” no sexo). Veremos fatos sobre a disfunção erétil em jovens, sobre o remédio para ereção (viagra) e sobre quando buscar uma consulta com um urologista. Assuntos que fazem parte da saúde sexual e masculina!

Impotência sexual e diabetes

O diabetes é conhecido por ser uma das causas mais graves de impotência sexual, não só nos mais velhos como também em homens mais jovens. Isso porque o excesso de açúcar no sangue impacta diretamente os nervos. Dessa forma, cria-se uma espécie de neuropatia, acompanhada de um desequilíbrio no fornecimento de sangue.

Além disso, a produção de certas substâncias, como o óxido nítrico, é muito reduzida em diabéticos. Colocando em termos científicos: pode-se dizer assim que, para uma ereção de boa qualidade acontecer, o sistema endócrino, o sistema nervoso autônomo e o endotélio devem estar funcionando em perfeito estado — infelizmente, esse não é o caso das pessoas com diabetes.

Impotência sexual e próstata

A próstata é um órgão (do tamanho de uma noz) que envolve a uretra e desempenha muitas funções no organismo, como:

  • produzir o líquido utilizado no esperma;
  • permitir a passagem da urina e do sêmen.

Portanto, problemas de próstata, quando ocorrem, podem ter repercussões na sexualidade. Há dois tipos de problemas que podem interferir na vida sexual de um homem:

  • Próstata aumentada: um aumento no tamanho da glândula que pode causar problemas. Seu outro nome é hiperplasia prostática benigna (HPB). Dessa forma, ela resulta muito rapidamente em diversas disfunções da bexiga e do pênis. Isso trará, como consequência direta, problemas urinários, mas também complicações na ereção (vale lembrar que ainda não se conhece totalmente a causa dessa relação com a ereção).
  • Câncer de próstata: esse não provoca imediatamente preocupações relativas à sexualidade. O verdadeiro problema vem, no entanto, dos medicamentos usados no seu tratamento.

O atendimento online e personalizado de um urologista pode te ajudar!

Consultas a distância (por celular, chat online ou vídeo) com médicos especialistas em saúde sexual masculina: a partir de R$ 69.

Prescrição médica e entrega a domicílio de medicamentos e tratamentos manipulados.

Agendar Teleconsulta

e receber orientação médica!

Tratamentos contra a impotência sexual

É imprescindível classificar o problema de ereção a fim de determinar qual método adotar para tratar a disfunção erétil da melhor forma possível.

Não conseguir obter uma ereção ocasionalmente é diferente de uma disfunção erétil recorrente.

Fazer essa diferenciação é importante, pois às vezes um homem pode ter problemas temporários devido ao estresse ou à fadiga.

Além disso, é possível, em função da idade, encontrarmos problemas graves. Se você sofre de impotência sexual de forma recorrente, a primeira coisa a fazer é marcar uma consulta com um médico especialista.

Consulte um urologista!

Quando um homem (ou mais jovem, ou mais velho, não importa) passa por problemas de impotência, é importante que ele não perca a confiança e procure consultar um médico especialista.

Nós aconselhamos consultar um urologista: um profissional especializado em tratar esse tipo de problema. Por ser um médico da área de sexologia, ele é capaz de encontrar a origem do problema e propor o tratamento adequado para resolvê-lo. Hoje em dia, pela plataforma Omens, é muito fácil consultar um especialista online.

Você pode fazer seu agendamento para as próximas 24 horas, escolhendo consultar por chat, telefone ou videochamada e encontrar a melhor solução para seus problemas.

Medicamentos para a impotência sexual

Na maior parte dos casos, o urologista, após analisar sua situação, prescreverá um tratamento medicamentoso para resolver seus problemas de ereção.

Muito frequentemente, são medicamentos administrados por via oral que vão dilatar os vasos sanguíneos do pênis para facilitar a ereção. Podemos apontar os mais conhecidos, que são:

Há ainda muitas outras substâncias no mercado que possuem maior ou menor destaque nesse tipo de tratamento. Os medicamentos acima são referências em termos de eficácia e confiabilidade.

É importante lembrar que é indispensável consultar um médico e obter uma prescrição para realizar o tratamento. É perigoso comprar remédios online sem consultar antes um especialista e receber uma receita médica.

Se você deseja fazer um tratamento, recomendamos consultar um médico especializado em sexologia da Omens e solicitar a sua medicação na própria plataforma. Os produtos são entregues com rapidez a partir de uma de nossas farmácias parceiras.

Disfunção erétil tem tratamento: não espere para procurar ajuda!

Consulte médicos urologistas, especialistas em saúde sexual masculina: por celular, chat online ou vídeo e a partir de R$ 69.

Você também pode obter sua receita médica e pedir para receber em casa os seus medicamentos ou tratamentos manipulados.

Agendar Teleconsulta

e receber ajuda profissional!

Outros tratamentos médicos contra a impotência sexual

Além disso, há vários outros tratamentos, prescritos com menos frequência, mas que podem ser mais apropriados em alguns casos. Dentre eles, podemos destacar os seguintes:

  • Tratamento local: principalmente injeções (aplicadas diretamente nos corpos cavernosos) com medicações que podem provocar rapidamente uma ereção de qualidade. Esse tratamento é muitas vezes prescrito se falharem os medicamentos em forma de comprimido.
  • Próteses penianas: esse tratamento para a impotência sexual é utilizado como último recurso. Distinguimos dois tipos de próteses penianas:
  • próteses semirrígidas;
  • próteses infláveis, de 2 ou 3 volumes, equipadas com uma bomba capaz de encher as áreas intracavernosas com soro fisiológico.
  • Tratamento hormonal em caso de queda nos níveis de testosterona: o hormônio tem grande importância no desejo e no fortalecimento muscular. No entanto, deve-se monitorar de forma permanente os níveis de testosterona no sangue.

Produtos naturais funcionam?

Como em quase todos os problemas que afetam os homens, muitas pessoas procuram por produtos naturais como solução.

Em alguns casos, eles ajudariam a melhorar a ereção minimamente. Algumas plantas e frutas são ricas em antioxidantes, vitaminas e outros elementos capazes de revigorar o nosso organismo, mas nenhum estudo científico comprovou a eficácia de qualquer um desses alimentos.

Fontes

Consulte um médico especializado em sexualidade na Omens

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne médicos urologistas e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

A plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade. A consulta online pode ser feita por mensagens, pelo celular ou por videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista
  • Agende uma consulta para o dia seguinte! (no Brasil, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial sobre problemas sexuais com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *