Sexologia, urologia e sexólogo: definições e como consultar

o que faz um sexólogo
BLOG OMENS / Sexualidade
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

25 de julho 2021

A sexualidade fascina, intriga, levanta muitas dúvidas e até preocupações. No entanto, muitas pessoas esquecem que existem médicos especializados nessa área. Assim, se você tem problemas relacionados à sua vida sexual, um sexólogo ou um médico especializado em sexologia pode te ajudar.

É extremamente alto o número de pessoas (e de casais) com problemas sexuais, e poucos dão o primeiro passo em busca de ajuda. É por isso que decidimos escrever esse artigo: para desmistificar as terapias sexológicas e o acompanhamento com médicos especialistas.

Sexólogo: definição

A função de sexólogo é muito pouco conhecida no Brasil. O motivo disso é simples: o surgimento da profissão é relativamente recente.

Além disso, não há uma regulamentação no Brasil acerca da ocupação de sexólogo, ou seja, não existe treinamento ou formação específica para se tornar um sexólogo.

No entanto, reconhecemos cursos acadêmicos, nas áreas de Medicina e Psicologia, que possuem especializações na área de Sexologia.

De acordo com a maioria dos dicionários, o sexólogo nada mais é que o especialista em sexologia. A sexologia, aliás, é definida como “o estudo da sexualidade e de seus transtornos”.

Mas a sexologia não para na questão fisiológica: ela também estuda as relações amorosas, a natureza social das relações sexuais, a relação entre sexualidade e cultura, etc.

Em resumo, um sexólogo é a pessoa que estuda o sexo e suas implicações e que ajuda seus pacientes a superar suas dificuldades sexuais. Ele leva a elas sua experiência e seu conhecimento na área.

Os problemas tratados pelo especialista em sexologia podem ser tanto de natureza psicológica quanto física. No entanto, é necessário escolher o profissional mais adequado a cada caso.

Por isso, vamos explicar a seguir as principais diferenças entre um sexólogo (terapeuta sexual) e um médico especialista na área.

Tudo sobre o Urologista [Omenscast #16]

No décimo sexto episódio do Omenscast, o médico João Brunhara vai apresentar a profissão do urologista, um especialista tão procurado por pacientes com os mais diversos tipos de dificuldades e problemas. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Médicos especialistas em sexologia ou Sexólogos:
qual a diferença?

Na realidade, podemos distinguir dois tipos de profissionais da área de sexologia: de um lado, médicos (urologistas, ginecologistas, psiquiatras…); do outro, terapeutas sexuais (psicólogos e psicanalistas).

Embora ambos sejam especialistas em temas relacionados ao sexo e seus transtornos, eles não possuem as mesmas capacitações e abordagens.

A primeira grande diferença diz respeito à sua formação. Um médico da área de sexologia obtém seu diploma de medicina e depois escolhe sua especialidade (os conselheiros médicos da Omens, por exemplo, são todos especializados em urologia). Sua formação em medicina permite, assim, realizar consultas médicas e prescrever tratamentos, se necessário.

Enquanto isso, os sexólogos terapeutas muitas vezes possuem formação em psicologia. Mas eles também podem ter estudado fisioterapia, obstetrícia ou enfermagem e, em seguida, ter concentrado seus estudos em Sexologia Clínica ou Terapia Sexual.

O que é um médico especialista em sexologia?

Quando falamos em um médico especialista em sexologia, estamos falando de um médico (na maioria das vezes, urologista, ginecologista ou psiquiatra) que concentrou seus estudos na área. 

Seus estudos e sua formação o habilitam a fornecer receitas médicas e o obrigam a manter um sigilo médico rigoroso.

Um médico com conhecimento em sexologia, com sua formação e experiência, é a pessoa ideal para tratar certos problemas sexuais como, por exemplo, a disfunção erétil e a ejaculação precoce, no caso do sexo masculino. Isso porque ele é capaz de diagnosticar o problema e prescrever medicamentos adequados ao tratamento. 

O que faz um “sexólogo que não é médico”?

No Brasil, normalmente chamamos de sexólogo o terapeuta sexual: são pessoas que geralmente estudaram psicologia, fisioterapia, enfermagem ou obstetrícia e posteriormente se especializaram em assuntos da área de sexologia.

Um sexólogo (terapeuta) não está habilitado a realizar atividades médicas, mas pode prestar atendimento psicológico para ajudar na resolução de problemas sexuais.

Como a profissão de sexólogo não é regulamentada no Brasil, aconselhamos a você selecionar bem o seu terapeuta para garantir que ele(a) tenha formação abrangente e te ajude a resolver os seus problemas. Você pode, por exemplo, começar verificando se ele(a) estudou assuntos sexológicos.

A segunda grande diferença entre um médico especialista na área e um terapeuta sexual é que o sexólogo não será capaz de passar receitas médicas nos casos em que elas forem necessárias.

Por outro lado, o terapeuta sexual poderá atender você através do diálogo (e até com exercícios práticos em alguns casos), individualmente ou em casal, a respeito de problemas de natureza sexual.

Quando procurar um urologista especializado em sexualidade? [Vídeo]

Está em dúvida se está passando por algum tipo de problema sexual? Alguma disfunção sexual, como talvez a disfunção erétil, a ejaculação precoce ou a perda de libido? Não sabe se já é hora de se consultar com um urologista?

Nesse primeiro vídeo, nosso médico Dr. João Brunhara tira algumas dúvidas sobre quando se consultar com urologistas especializados em sexualidade. Algumas das dúvidas mais frequentes são abordadas, como em que casos se consultar com um médico especialista e se há algum tipo de limite de idade.

Como é consultar um médico especializado em sexologia?

Consultar pela primeira vez um médico especialista na área pode parecer assustador, e é normal nos perguntarmos como vai ser. No entanto, uma consulta com esse profissional normalmente é muito semelhante à experiência de consultar outros médicos ou um psicólogo.

Graças à sua experiência e competência, o médico deve deixar você à vontade para se expressar sobre os seus problemas, respeitando ao mesmo tempo a sua intimidade. A pessoa que acompanhará você vai estar acostumada a lidar com os receios de seus pacientes; por isso, ela saberá como lhe passar confiança.

Primeiramente, o desafio vai ser colocar em palavras o que você está passando, para determinar se o seu problema é fisiológico ou psicológico. Essa classificação vai ajudar a determinar a melhor abordagem e o melhor tratamento para o seu caso.

O médico poderá prescrever a você medicamentos e/ou outros tipos de tratamentos e terapias.

Mesmo que muitos assuntos sobre sexualidade ainda se mantenham um tabu no Brasil, saiba que um médico especializado em sexologia não pode e não irá julgar você.

O atendimento online e personalizado de um urologista pode te ajudar!

Consultas a distância (por celular, chat online ou vídeo) com médicos especialistas em saúde sexual masculina: a partir de R$ 69.

Prescrição médica e entrega a domicílio de medicamentos e tratamentos manipulados.

Agendar Teleconsulta

e receber orientação médica!

Sexologia: como encontrar e escolher um médico da área?

Apesar do alto número de médicos qualificados na área de sexologia (urologistas, por exemplo) no Brasil, muitas pessoas ainda não possuem acesso fácil a esses profissionais. Isso porque a maior parte deles geralmente está concentrada nas grandes cidades e capitais brasileiras.

Além da dificuldade no acesso, muitos esbarram no momento de escolher o médico para consultar (lembre-se de levar em conta fatores como reputação e competências!).

Se você deseja encontrar um urologista especializado que possa te ajudar, você pode visitar o nosso site com diversas opções de médicos e médicas especialistas em sexologia.

Consulte online um médico especialista em sexologia na Omens

Conscientes das dificuldades que citamos anteriormente, nós criamos a plataforma Omens, que oferece consultas online com urologistas especializados em sexologia.

A plataforma reúne no momento 6 médicos com treinamentos para a teleconsulta. Com a nossa plataforma, você pode agendar um horário e consultar em menos de 24 horas.

A consulta pode ser feita por telefone, videochamada ou chat. Além disso, você pode receber uma receita médica, caso necessário.

A consulta na plataforma é muito semelhante a uma consulta em clínicas e consultórios — a diferença é que ela acontece a distância.

Para marcar uma consulta, é muito simples: basta ir até o site e responder a algumas questões de saúde às quais somente o médico terá acesso.

As consultas custam a partir de 69 reais e permitem que o paciente, se necessário, obtenha uma receita médica para adquirir o seu tratamento, seja presencialmente em uma drogaria, seja solicitando a entrega a domicílio de uma farmácia parceira da Omens.


Fontes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *