Omenscast #31: Tratamento para micropênis

Omenscast, o minicast da sua saúde sexual: hoje falaremos sobre pênis pequeno e micropênis
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

23 de outubro 2022

No nosso 31º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar sobre pênis de tamanhos abaixo da média e, principalmente, sobre os micropênis. Afinal, existe tratamento para quem tem um membro bastante pequeno?

Seja bem-vindo ao blog da Omens e fique à vontade para ouvir o nosso podcast! A transcrição do áudio também está logo abaixo.

Se você chegou aqui, você quer saber mais sobre um assunto que preocupa muitos homens: o tamanho do pênis. Mais especificamente, sobre uma condição em que o pênis é muito pequeno, o que chamamos de micropênis. E, então: como saber se tenho micropênis? E mais importante: se tenho pênis pequeno, o que fazer?

Eu sou João Brunhara, médico urologista, e esse é o podcast da Omens sobre saúde sexual masculina.

Não é novidade para ninguém que o tamanho do pênis é uma fonte de preocupação e angústia para muitos homens. Desde a adolescência, é comum começarem brincadeiras de comparações, o que pode estigmatizar alguns meninos desde cedo. E também é frequente, com a exposição excessiva à pornografia, homens acharem que o tamanho médio do pênis é o que é visto nesses filmes (o que em geral não corresponde à realidade).

Sendo assim, muitos homens criam uma distorção de autoimagem, achando que eles têm algum problema – enquanto têm um órgão totalmente normal.

Como saber se o seu pênis é pequeno?

A média de tamanho no Brasil fica ao redor de 14 centímetros em ereção, medindo a partir da parte de cima do pênis, sendo que a maioria fica na faixa de 12 a 16 centímetros. Sendo assim, um pênis menor do que 12 centímetros pode ser considerado “pequeno”.

Mas tem um outro ponto que é o foco de verdade: o tamanho do pênis está longe de ser tão importante quanto no imaginário dos homens, seja para a própria satisfação sexual, seja para a satisfação sexual de suas parceiras ou parceiros. E mais: segundo pesquisas, o tamanho do pênis está longe de ser uma prioridade quando se escolhe um parceiro, perdendo feio para outros fatores como aparência física ou personalidade.

Sendo assim, fica claro que essa preocupação revela muito mais um impulso de competição dos homens do que algo realmente relacionado com satisfação e qualidade de vida.

O que fazer quando se tem um pênis pequeno

A primeira coisa é: não se preocupar com isso.

Esqueça comparações com outros, com filmes ou qualquer outra coisa e se concentre no que é realmente importante: sua satisfação sexual e das pessoas com quem você se relaciona. 

Em um lembrete que vale para todo mundo, independente do tamanho do pênis: nunca deixe de dar importância para toda a parte do sexo que não envolve a penetração, que chamamos de preliminares. Ou seja, carícias, beijos, estimulação com as mãos, sexo oral e tudo que sua imaginação permitir.

Com relação a penetração, também é importante lembrar que nem sempre maior quer dizer melhor, já que algumas pessoas podem preferir pênis maiores e outras podem preferir homens com pênis pequeno. 

E também vale lembrar que algumas posições favorecem homens com pênis pequeno. Numa relação heterossexual, posições com a mulher por baixo com as pernas levantadas (por exemplo apoiadas sobre os ombros do parceiro) permitem uma penetração mais profunda. E, da mesma forma, numa relação entre 2 homens, o passivo ficar deitado e apoiando as pernas sobre os ombros do ativo também ajuda a uma penetração mais profunda. Outra posição que favorece uma penetração com pênis menores, tanto numa relação hétero quanto homossexual, é com a pessoa penetrada estando de quatro.

E o micropênis?

E agora falando mais especificamente sobre essa condição chamada micropênis.

Quantos centímetros tem um micropênis?

A maioria das definições considera um micropênis aquele que tem até 8 centímetros em ereção. Dentro dessa definição, iremos considerar tanto um pênis pequeno e fino quanto um pênis pequeno e grosso. No geral, essa condição ocorre em 1 homem a cada 200, e está relacionada frequentemente com problemas hormonais.

Considerando a população infantil, existe uma tabela que dá definição de micropênis para cada idade e, assim, podemos ter parâmetros objetivos para avaliar se uma criança tem um micropênis ou se é normal para sua idade.

Quando diagnosticamos um micropênis ainda durante a infância, é possível fazer um tratamento com testosterona tópica, desde que realizado antes da puberdade e com a devida indicação e acompanhamento médico. Quando esse tratamento é feito antes da puberdade, temos boas chances de conseguir um aumento do órgão.

Já quando esse diagnóstico é feito depois da puberdade, infelizmente não conseguimos aumentar o tamanho do pênis propriamente dito.

No entanto, uma cirurgia pode ser feita de modo a reduzir a gordura da púbis, que fica logo acima do pênis, e cortar os ligamentos suspensores do pênis. Com isso, liberamos aproximadamente 2 a 3 centímetros de comprimento. Essa cirurgia não aumenta o tamanho do pênis propriamente dito, mas deixa ele mais exposto e com uma percepção maior de tamanho.

Vale o esclarecimento de que essa cirurgia não é indicada para homens descontentes com o tamanho do seu pênis em geral; e sim apenas para homens com micropênis.

Conclusão

No fim das contas, homens com pênis pequenos que se sentem insatisfeitos devem saber que o problema está muito mais na sua preocupação excessiva e falta de confiança do que em algum fator físico propriamente dito. E, para aqueles com micropênis, temos possibilidades de tratamentos. Por isso recomendamos uma consulta com um urologista.

E, se você tem mais dúvidas ou comentários, continue essa conversa nas nossas páginas no Youtube, Facebook, Instagram, TikTok ou no blog. Te vejo lá!

Problemas no relacionamento? Parceiro com alguma dificuldade?

Marcar Teleconsulta Agora

Converse ONLINE com um psicólogo especialista em sexualidade

Referências

17 comentário(s) sobre “Omenscast #31: Tratamento para micropênis

  1. José Alves de Oliveira says:

    eu tenho o pênis muito pequeno e fino a mais de 10 anos que eu não tenho uma ereção tenho 62 anos quando eu conseguia gozar era muito rápido e nunca consegui fazer uma mulher gozar comigo e tenho até vergonha de usar um banheiro público será que ainda tem jeito de aumentar o tamanho e o calibre do meu pênis

  2. Turak says:

    Tenho 53 anos e sou virgem! Nunca consegui transar nunca tive namorada devido ao tamanho do meu pênis que mede 9,5cm.

  3. Osvaldo says:

    olá eu têm muitas raparigas que gostam de mim mais fico com receio de se relacionar com ela porque o meu pênis só mede 14 cm ereto…

  4. Flavio says:

    Sabe qual é o foda, desde pequeno já sou zoado,sempre fui, pela minha condição financeira, por eu ser gordo, baixinho… E de brinde pra me ajudar ainda mais o pau pequeno. Resumindo: feio, pequeno,gordo,pau pequeno e fudido de grana. Minha real vontade é de me juntar ao meu falecido pai. Pra evitar mais constrangimentos na minha “vida” ( não sei se dá pra chamar isso de vida ). Boa noite 👍

  5. Lutaladia Henrique de Macedo says:

    Boa noite, o meu filho tem o sexo muito pequeno, ele tem 10 anos, o que posso fazer? Vivemos em França

  6. Beleon Oliveira says:

    Tenho 40 anos meu pênis flácido é muito pequeno, fica do tamanho de uma criança de 7 anos mas quando tá Ereto fica grande. O que devo fazer tenho muita vergonha de ficar pelado na frente de alguém pois quase que não se vê o pênis quando flácido.

  7. Julius says:

    Eu tenho um pênis com 10 cm. Meus problemas começaram na adolescência quando comecei tentar me relacionar com as garotas. Elas debochavam do tananho do meu pênis. No fim acabei encerrando minha vida sexual cedo com 28 anos. Nunca casei e nem tive namoradas em função disso hoje tenho 52 anos.

  8. Nel says:

    Tenho um micropenis. Vim perceber que era um problema agora que fui fica com uma mulher é ela só queria se fosse de quatro. E meu pênis não dá pra fazer essa posição. Só consigo se for ela cavalgando em mim. Se eu emagrecer ele aumenta?

  9. Renan says:

    Só tenho uma coisa a dizer, tô fudido. A maioria das mulheres que conheci, só gostam de pênis que chegue até o útero e grosso.

  10. Getulio Sergio Da Silva says:

    Operei de próstata e depois tive de colocar prótese. Demorei a fazê-lo e quando fiz o penis ficou pequeno. Há jeito de aumentá-lo.? A minha mulher só goza quando uso os dedos para massagear o critoris.

  11. Rodrigo Cesar Ortolano says:

    Boa noite eu tenho um pênis abaixo de 12 cm ereto e tenho 42 anos.Eu quero muito aumenta-lo.E quero uma indicação do doutor.Moro em Brasília D.F.Doutor gostaria e quero muito aumenta-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?