Omenscast #31: Tratamento para micropênis

Omenscast, o minicast da sua saúde sexual: hoje falaremos sobre pênis pequeno e micropênis
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

10 de dezembro 2021

No nosso 31º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar sobre pênis de tamanhos abaixo da média e, principalmente, sobre os micropênis. Afinal, existe tratamento para quem tem um membro bastante pequeno?

Seja bem-vindo ao blog da Omens e fique à vontade para ouvir o nosso podcast! A transcrição do áudio também está logo abaixo.

Se você chegou aqui, você quer saber mais sobre um assunto que preocupa muitos homens: o tamanho do pênis. Mais especificamente, sobre uma condição em que o pênis é muito pequeno, o que chamamos de micropênis. E, então: como saber se tenho micropênis? E mais importante: se tenho pênis pequeno, o que fazer?

Eu sou João Brunhara, médico urologista, e esse é o podcast da Omens sobre saúde sexual masculina.

Não é novidade para ninguém que o tamanho do pênis é uma fonte de preocupação e angústia para muitos homens. Desde a adolescência, é comum começarem brincadeiras de comparações, o que pode estigmatizar alguns meninos desde cedo. E também é frequente, com a exposição excessiva à pornografia, homens acharem que o tamanho médio do pênis é o que é visto nesses filmes (o que em geral não corresponde à realidade).

Sendo assim, muitos homens criam uma distorção de autoimagem, achando que eles têm algum problema – enquanto têm um órgão totalmente normal.

Como saber se o seu pênis é pequeno?

A média de tamanho no Brasil fica ao redor de 14 centímetros em ereção, medindo a partir da parte de cima do pênis, sendo que a maioria fica na faixa de 12 a 16 centímetros. Sendo assim, um pênis menor do que 12 centímetros pode ser considerado “pequeno”.

Mas tem um outro ponto que é o foco de verdade: o tamanho do pênis está longe de ser tão importante quanto no imaginário dos homens, seja para a própria satisfação sexual, seja para a satisfação sexual de suas parceiras ou parceiros. E mais: segundo pesquisas, o tamanho do pênis está longe de ser uma prioridade quando se escolhe um parceiro, perdendo feio para outros fatores como aparência física ou personalidade.

Sendo assim, fica claro que essa preocupação revela muito mais um impulso de competição dos homens do que algo realmente relacionado com satisfação e qualidade de vida.

O que fazer quando se tem um pênis pequeno

A primeira coisa é: não se preocupar com isso.

Esqueça comparações com outros, com filmes ou qualquer outra coisa e se concentre no que é realmente importante: sua satisfação sexual e das pessoas com quem você se relaciona. 

Em um lembrete que vale para todo mundo, independente do tamanho do pênis: nunca deixe de dar importância para toda a parte do sexo que não envolve a penetração, que chamamos de preliminares. Ou seja, carícias, beijos, estimulação com as mãos, sexo oral e tudo que sua imaginação permitir.

Com relação a penetração, também é importante lembrar que nem sempre maior quer dizer melhor, já que algumas pessoas podem preferir pênis maiores e outras podem preferir homens com pênis pequeno. 

E também vale lembrar que algumas posições favorecem homens com pênis pequeno. Numa relação heterossexual, posições com a mulher por baixo com as pernas levantadas (por exemplo apoiadas sobre os ombros do parceiro) permitem uma penetração mais profunda. E, da mesma forma, numa relação entre 2 homens, o passivo ficar deitado e apoiando as pernas sobre os ombros do ativo também ajuda a uma penetração mais profunda. Outra posição que favorece uma penetração com pênis menores, tanto numa relação hétero quanto homossexual, é com a pessoa penetrada estando de quatro.

E o micropênis?

E agora falando mais especificamente sobre essa condição chamada micropênis.

Quantos centímetros tem um micropênis?

A maioria das definições considera um micropênis aquele que tem até 8 centímetros em ereção. Dentro dessa definição, iremos considerar tanto um pênis pequeno e fino quanto um pênis pequeno e grosso. No geral, essa condição ocorre em 1 homem a cada 200, e está relacionada frequentemente com problemas hormonais.

Considerando a população infantil, existe uma tabela que dá definição de micropênis para cada idade e, assim, podemos ter parâmetros objetivos para avaliar se uma criança tem um micropênis ou se é normal para sua idade.

Quando diagnosticamos um micropênis ainda durante a infância, é possível fazer um tratamento com testosterona tópica, desde que realizado antes da puberdade e com a devida indicação e acompanhamento médico. Quando esse tratamento é feito antes da puberdade, temos boas chances de conseguir um aumento do órgão.

Já quando esse diagnóstico é feito depois da puberdade, infelizmente não conseguimos aumentar o tamanho do pênis propriamente dito.

No entanto, uma cirurgia pode ser feita de modo a reduzir a gordura da púbis, que fica logo acima do pênis, e cortar os ligamentos suspensores do pênis. Com isso, liberamos aproximadamente 2 a 3 centímetros de comprimento. Essa cirurgia não aumenta o tamanho do pênis propriamente dito, mas deixa ele mais exposto e com uma percepção maior de tamanho.

Vale o esclarecimento de que essa cirurgia não é indicada para homens descontentes com o tamanho do seu pênis em geral; e sim apenas para homens com micropênis.

Conclusão

No fim das contas, homens com pênis pequenos que se sentem insatisfeitos devem saber que o problema está muito mais na sua preocupação excessiva e falta de confiança do que em algum fator físico propriamente dito. E, para aqueles com micropênis, temos possibilidades de tratamentos. Por isso recomendamos uma consulta com um urologista.

E, se você tem mais dúvidas ou comentários, continue essa conversa nas nossas páginas no Youtube, Facebook, Instagram, TikTok ou no blog. Te vejo lá!

NOVO

Seu parceiro tem alguma dificuldade? Você vê problemas no relacionamento?

Encontre uma solução online conversando com um psicólogo especializado em sexualidade.

Teleconsulte por vídeo ou celular o terapeuta sexual da sua escolha e consiga a ajuda necessária para a sua relação!

Agendar Teleconsulta

e receber ajuda agora!

Referências

2 comentário(s) sobre “Omenscast #31: Tratamento para micropênis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *