Como usar a bomba peniana: funciona?

um exemplo de bomba peniana
BLOG OMENS / Tratamentos
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

14 de dezembro 2021

Também conhecida como “bomba a vácuo”, ela é utilizada em alguns casos como tratamento para disfunção erétil. Agora, como usar a bomba peniana para esses fins continua sendo um mistério para muitos homens. É por isso que fizemos esse post: para tirar todas as suas dúvidas sobre o equipamento!

É um dispositivo, que pode ser elétrico ou manual, na forma de um cilindro de plástico. Ele é utilizado ao redor do pênis. Dessa forma, o objetivo é atingir uma ereção de forma mecânica, daí o nome “bomba” peniana.

Ela é “a vácuo”, pois, durante o manuseio, cria um vácuo dentro da bomba para “sugar” o pênis. É um procedimento bastante antigo, mas que pode ser eficaz para algumas pessoas em reabilitação peniana, especialmente depois de certas operações.

Como montar a bomba peniana

Antes de mais nada, você deve instalar a bomba na forma de um cilindro ao redor do pênis. Há uma abertura prevista para isso. A bomba cria um vácuo ao redor do pênis, fazendo concentrar o fluxo de sangue nos corpos cavernosos, proporcionando, então, a ereção.

Em seguida, coloque o anel na base do pênis, de modo que, ao remover o cilindro, a ereção continua. Assim, o sangue fica contido no pênis. Esse anel de constrição bloqueia o refluxo sanguíneo em direção a veia dorsal.

Como funciona uma ereção? [Vídeo]

Nesse vídeo, nosso médico Dr. João Brunhara explica um pouco sobre como funciona a ereção, para que ela serve, e até mesmo como avaliar sua função sexual, para saber se você tem ou não uma disfunção sexual (disfunção erétil) e se é o caso de procurar um urologista especializado em sexualidade.

Como usar a bomba peniana: por quanto tempo deixo o anel instalado?

O sangue não deve permanecer bloqueado no pênis por muito tempo, por se tratar de sangue venoso (sangue pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono). A ereção pode ser mantida por no máximo 20 minutos. Após isso, você deve remover o anel (cockring).

Esse equipamento bastante simples requer um pouco de prática e permite obter uma ereção após 2 ou 3 minutos. Caso sofra de disfunção erétil e os tratamentos orais não funcionaram, você pode tentar esse método. Ela também pode ser útil para pacientes que possuem alguma contraindicação para os medicamentos orais, mas não possuem recomendação para evitar atividade sexual.

A bomba peniana é eficaz em aproximadamente 60% dos homens. Ela pode ser até mesmo uma boa alternativa a longo prazo para pacientes com diabetes. Aliás, você pode utilizar a bomba a vácuo em conjunto com tratamentos medicamentosos para otimizar e maximizar os resultados.

Em qualquer caso, antes de usar, peça recomendações a um médico.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

15 comentário(s) sobre “Como usar a bomba peniana: funciona?

  1. frederico says:

    estou com 49 anos e tenho tido ereções insatisfatórias, fui no médico e fiz todos os exames o qual tiveram resultado bom, na hora do sexo para ajudar tenho usado tadalafila 5mg ou sildenafila 12,5 mg. o uso da bomba seria indicado para ajudar a melhorar a ereção?

  2. Hildeime Alves Barbosa says:

    Bom dia .
    Eu tive uma lesão na medula espinhal completa diagnóstico paraplégia ,não tenho ereção com medicamentos oral nem medicamentos injetados.
    Posso usa a bomba a vaco com o intuito do pênis não atrofia ?

  3. Manoel says:

    Minha pergunta é da mesma forma que existe pênis de vários tamanhos e grossura existe vaginas com váriação de diâmetro e profundidade.

  4. Carlos says:

    Tenho um penis de 14cm, e tenho 19 anos. Me sinto muito inseguro para transar por achar que é muito pequeno.

  5. Edcarlos says:

    Ola , eu faço o uso de bomba peniana , acho que meu pênis com 16 ctm não sustenta minha esposa apesar de estarmos juntos a 19 anos , talvez se eu tivesse um 20ctn ela irá me trata melhor , porque eu sei bem usa com ela o que tenho , mas poderia ser maio , pergunto! Bomba funciona ou não?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *