Como usar a bomba peniana: funciona?

BLOG OMENS / Tratamentos
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

13 de janeiro 2021

Também conhecida como “bomba a vácuo”, ela é utilizada em alguns casos como tratamento para disfunção erétil. Agora, como usar a bomba peniana para esses fins continua sendo um mistério para muitos homens. É por isso que fizemos esse post: para tirar todas as suas dúvidas sobre o equipamento!

É um dispositivo, que pode ser elétrico ou manual, na forma de um cilindro de plástico. Ele é utilizado ao redor do pênis. Dessa forma, o objetivo é atingir uma ereção de forma mecânica, daí o nome “bomba” peniana.

Ela é “a vácuo”, pois, durante o manuseio, cria um vácuo dentro da bomba para “sugar” o pênis. É um procedimento bastante antigo, mas que pode ser eficaz para algumas pessoas em reabilitação peniana, especialmente depois de certas operações.

Como montar a bomba peniana

Antes de mais nada, você deve instalar a bomba na forma de um cilindro ao redor do pênis. Há uma abertura prevista para isso. A bomba cria um vácuo ao redor do pênis, fazendo concentrar o fluxo de sangue nos corpos cavernosos, proporcionando, então, a ereção.

Em seguida, coloque o anel na base do pênis, de modo que, ao remover o cilindro, a ereção continua. Assim, o sangue fica contido no pênis. Esse anel de constrição bloqueia o refluxo sanguíneo em direção a veia dorsal.

Como funciona uma ereção? [Vídeo]

Nesse vídeo, nosso médico Dr. João Brunhara explica um pouco sobre como funciona a ereção, para que ela serve, e até mesmo como avaliar sua função sexual, para saber se você tem ou não uma disfunção sexual (disfunção erétil) e se é o caso de procurar um urologista especializado em sexualidade.

Como usar a bomba peniana: por quanto tempo deixo o anel instalado?

O sangue não deve permanecer bloqueado no pênis por muito tempo, por se tratar de sangue venoso (sangue pobre em oxigênio e rico em dióxido de carbono). A ereção pode ser mantida por no máximo 20 minutos. Após isso, você deve remover o anel (cockring).

Esse equipamento bastante simples requer um pouco de prática e permite obter uma ereção após 2 ou 3 minutos. Caso sofra de disfunção erétil e os tratamentos orais não funcionaram, você pode tentar esse método. Ela também pode ser útil para pacientes que possuem alguma contraindicação para os medicamentos orais, mas não possuem recomendação para evitar atividade sexual.

A bomba peniana é eficaz em aproximadamente 60% dos homens. Ela pode ser até mesmo uma boa alternativa a longo prazo para pacientes com diabetes. Aliás, você pode utilizar a bomba a vácuo em conjunto com tratamentos medicamentosos para otimizar e maximizar os resultados.

Em qualquer caso, antes de usar, peça recomendações a um médico.

Fontes

Consulte um médico especializado em sexologia na Omens

Omens.com.br é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne urologistas, sexólogos e farmacêuticos para construir uma solução de qualidade, segura e acessível a todos.

A plataforma permite que você se consulte online com médicos especializados em sexologia. A consulta online pode ser feita por mensagem, telefone ou videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado em sexualidade, que trata de distúrbios relacionados ao sexo diariamente.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta dentro de 24 horas (a espera média para uma consulta com um urologista especializado em sexologia no Brasil é de vários meses).
  • Peça pela internet os medicamentos necessários ao tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia perto de você.
  • Evite o desconforto na sala de espera de um consultório ou na farmácia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *