Fimose: o que é, cirurgia, pomada e tratamentos

BLOG OMENS / Ereção
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

18 de janeiro 2021

A fimose é uma condição que afeta o pênis e principalmente os recém-nascidos, muitas vezes retrocedendo sem nenhum tipo de intervenção ou tratamento. Menos frequentemente, a fimose se manifesta só mais tarde, durante a adolescência ou na vida adulta.

Enfim, como podemos definir essa condição? Quais são as causas? Quais os tratamentos? A fimose afeta apenas bebês?

O que é fimose?

A fimose é uma condição do pênis: ela se caracteriza pelo estreitamento em torno do prepúcio. Dessa forma, torna-se impossível (ou pelo menos difícil) trazer o prepúcio para baixo e deixar a glande à mostra.

Quem é atingido pela fimose?

De fato, a fimose é um fenômeno natural para um recém-nascido. Assim, por volta dos 3 ou 4 anos de idade, ela desaparece sozinha. Às vezes, em alguns casos, é necessária a intervenção médica, para desprender essa pele sob anestesia.

Por exemplo, em termos estatísticos: 50% das crianças com 3 anos de idade não conseguem retrair o prepúcio; por outro lado, aos 17 anos, esse número cai para 1%

Mesmo assim, esse problema pode surgir durante a fase adulta ou continuar presente desde a infância sem ter sido tratado.

Há uma condição que afeta a pele (como o líquen escleroso) que pode provocar a fimose, principalmente em homens adultos, tornando o prepúcio menos flexível.

Causas

Dentre as causas da fimose, podemos citar: o estreitamento do prepúcio (pele que cobre a glande do pênis), lesões provocadas ao forçar a retração dessa pele, infecções (como a balanite, por exemplo), um tumor ou diabetes.

O estreitamento do prepúcio é geralmente muito leve durante a infância e se manifesta mais tarde na adolescência, quando ocorrem as primeiras relações sexuais e o pênis aumenta de tamanho. O desconforto é, então, sentido somente durante a ereção.

CONSULTAR UM

UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

CONSULTAR UM UROLOGISTA ONLINE

Por que esperar para resolver algo que tem solução?

Diagnóstico médico e consequências

Um médico pode realizar o diagnóstico da fimose. Além disso, é importante que os pais ou a própria pessoa afetada não tente forçar a retração do prepúcio sem supervisão.

Normalmente se sugere a cirurgia perto dos 10 anos de idade, mas possivelmente antes, dependendo do caso (como em crianças com um estreitamento muito acentuado ou com infecções urinárias de repetição). Além disso, pode se realizar essa cirurgia em qualquer faixa etária por motivos culturais, religiosos ou de preferência familiar.

Uma fimose com causas infecciosas pode trazer várias consequências:

A fimose também pode, do mesmo modo, causar uma Parafimose, quando o prepúcio fica preso abaixo da glande e não pode mais recobri-la, mesmo com o pênis flácido. Isso pode trazer muita dor e deixar a glande inchada.

Tratamentos

Utilizamos pomadas e técnicas de tração para desfazer a fimose apenas em crianças.

Em um adulto, normalmente, quando nos deparamos com um estreitamento considerável do prepúcio ou com uma exposição difícil (ou impossível) da glande, precisamos recorrer ao tratamento cirúrgico. 

Estamos falando de uma cirurgia simples, que remove o excesso de pele e, principalmente, aquela faixa estreita do prepúcio que cria um anel de constrição e impede que o pênis aumente de tamanho. Trata-se de um procedimento rápido e seguro, chamado de postectomia ou circuncisão.

Além disso, caso pareça impossível retrair a pele que recobre a glande, há uma outra possibilidade: talvez possa ser um freio muito curto. Durante o sexo, ele pode se romper sozinho e provocar sangramento. Em geral, isso não é nada grave (e até mesmo resolve o problema inicial!).

Mas, se o problema não se resolver por si só, pode ser necessário realizar uma pequena incisão no freio – uma cirurgia plástica simples. Essa operação é segura e fácil.

Fimose: conclusão

Após os 3 anos de idade, você deve observar se seu filho é capaz de retrair o prepúcio normalmente.

Em caso de dúvida, pode ser necessário um pequeno e rápido exame médico. Mesmo porque, se o problema se confirmar mais tarde, as consequências podem ser mais constrangedoras.

Se esse problema aparecer durante a adolescência ou na vida adulta, o homem pode ter dificuldades em ter relações sexuais ou sentir dor. Além disso, isso pode facilitar o desenvolvimento de certas doenças.

Geralmente, podemos tratar a fimose sem nenhum problema. Por isso, é importante não correr riscos e consultar um médico se houver qualquer dúvida, especialmente se isso te incomodar no seu dia a dia.

Fontes

Consulte um médico especializado em sexualidade na Omens

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne médicos urologistas e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

A plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade. A consulta online pode ser feita por mensagens, pelo celular ou por videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista
  • Agende uma consulta para o dia seguinte! (no Brasil, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial sobre problemas sexuais com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *