Ondas de calor e suor noturno em homens: qual o tratamento?

há algumas explicações possíveis do que as ondas de calor no homem podem indicar
BLOG OMENS / Sexualidade
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

27 de setembro 2021

Na maioria das vezes, as ondas de calor ou suores noturnos nos homens são um sinal de deficiência androgênica do envelhecimento masculino, às vezes chamada popularmente de andropausa. Entretanto, como nos esclarece o Dr. João Brunhara, médico urologista: “isso também pode ser um efeito colateral de certos tratamentos ou medicamentos: em particular o tratamento do câncer de próstata (terapia hormonal) ou uma deficiência/desequilíbrio hormonal”. Ele também aponta que fatores psicológicos como estresse, ansiedade, etc. podem levar a essa sensação incômoda.

A Omens vai analisar as causas e tratamentos das ondas de calor tanto em homens jovens como nos mais velhos

Sintomas do suor noturno e das ondas de calor no homem

As ondas de calor causam os mesmos sintomas em homens e mulheres: transpiração excessiva, vermelhidão e ardência no rosto, no pescoço e no peito.

Conhecemos esses sintomas também como sudorese noturna, porque geralmente eles ocorrem de forma repentina ou temporária à noite.

No caso da andropausa, essas ondas de calor são acompanhadas de outros sintomas, como dificuldades sexuais, alterações no humor e no sono.

Quais as causas das ondas de calor antes da andropausa?

Sentir ondas de calor não é necessariamente sinal de uma Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino  (o mesmo que “andropausa”). Mesmo porque até os homens jovens podem experimentar esse sintoma, em caso de forte exposição ao estresse, a uma crise de ansiedade ou um estado ansioso intenso. 

Além desses fatores psicológicos, as ondas de calor são às vezes um efeito colateral de certos medicamentos (principalmente remédios prescritos para dilatar os vasos sanguíneos) ou de certas doenças hormonais ou infecciosas.

Dentre as causas clínicas das ondas de calor, temos: 

  • disfunção da tireoide (hipotireoidismo); 
  • uma doença hormonal, da tireoide, ou que afete a hipófise (glândula responsável pela secreção de diversos hormônios);
  • diabetes;
  • ou ainda uma infecção, como a brucelose, que também provoca febre.

Inicie o tratamento da sua casa consultando um urologista online

Consultas por chat, vídeo ou celular com médicos especialistas em saúde sexual masculina (preço médio de R$ 69).

Tudo em um lugar só: prescrição de receita, encaminhamento para exames adicionais e entrega de medicamentos a domicílio.

Agendar Teleconsulta

e iniciar tratamento já!

Ondas de calor no corpo do homem como sintoma da andropausa

Estima-se que a andropausa afeta de 10 a 20% dos homens com mais de 50 anos e 50% dos homens com mais de 70. Mas vale lembrar que, como mencionamos anteriormente, os especialistas preferem chamar a condição de “Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino”. Isso porque o termo “andropausa” sugere que se trata de uma menopausa nos homens

Mas, na realidade, a andropausa tem pouco em comum com a menopausa. Veja: 

“Antes de mais nada, a andropausa não significa a extinção da produção de hormônios masculinos; o homem continuará a produzir testosterona durante toda sua vida.  Por isso, a andropausa é diferente da deficiência de estrogênio que a menopausa causa no sexo feminino”.

— Dr. João Brunhara

A outra diferença é que a andropausa não é algo que acontece com todas as pessoas do sexo masculino, embora ela seja comum. Além disso, é um processo lento, progressivo, é uma deficiência hormonal que vai atingir cada um diferentemente.

Os principais sintomas da deficiência androgênica do envelhecimento masculino são:

Os tratamentos para ondas de calor e suor noturno em homens

Os tratamentos para ondas de calor e suor noturno vão depender das causas. Se se tratam de causas psicológicas (estresse, ansiedade, etc.), pode ser aconselhável praticar esportes, pois os exercícios físicos promovem a liberação de endorfinas, propícias ao bem-estar. 

Tais hormônios são secretados pelo cérebro e atuam como um poderoso analgésico.

Outras atividades relaxantes (como a meditação ou o yoga) também podem ser benéficas para o corpo e a mente, assim, reduzindo o suor noturno. Se os fatores psicológicos não desaparecerem, recomenda-se procurar apoio psicológico.

Quando é um efeito colateral do tratamento do câncer de próstata, nem sempre é necessário tentar “curar” as ondas de calor. Geralmente os médicos recomendam um acompanhamento clínico antes de tudo. O tratamento das ondas de calor vai depender principalmente do desconforto que elas causam no paciente.  

Todos os tratamentos mostraram uma alta taxa de eficácia, seja o acetato de ciproterona, acetato de megestrol ou a venlafaxina.

Os sintomas da andropausa também podem ser aliviados naturalmente (remédios fitoterápicos, prática esportiva, hábitos cotidianos, estilo de vida, etc.) ou com terapia de reposição hormonal (injeções ou comprimidos). 

Por fim, se for uma doença da tireoide ou alguma condição hormonal, podem-se prescrever tratamentos específicos para aliviar as ondas de calor. 

Inicie o tratamento da sua casa consultando um urologista online

Consultas por chat, vídeo ou celular com médicos especialistas em saúde sexual masculina (preço médio de R$ 69).

Tudo em um lugar só: prescrição de receita, encaminhamento para exames adicionais e entrega de medicamentos a domicílio.

Agendar Teleconsulta

e iniciar tratamento já!

Conclusão: quando e quem consultar?

Se você estiver se sentindo incomodado com ondas de calor, você pode consultar (online mesmo) um urologista. Na maioria das vezes, esse sintoma possui bons tratamentos. Em caso de efeitos colaterais a algum medicamento, o médico também pode sugerir uma alternativa. 

Se você tem mais de 45 anos de idade, um exame de sangue com a avaliação do nível de testosterona pode evidenciar uma deficiência androgênica. Não se trata de um problema muito grave, o importante é falar com um médico se você tiver sintomas que te incomodam. 

Em qualquer caso, é melhor verificar se também não é uma doença da tireoide ou alteração hormonal, que pode ter outros efeitos sobre o sono, sobre a forma física ou o humor.


Fontes

Consulte um médico especializado em sexualidade na Omens

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne médicos urologistas e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

A plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade. A consulta online pode ser feita por mensagens, pelo celular ou por videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista
  • Agende uma consulta para o dia seguinte! (no Brasil, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial sobre problemas sexuais com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *