Camisinha e ereção: problemas com o uso do preservativo

BLOG OMENS / Ereção
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

30 de novembro 2020

A camisinha pode incomodar alguns homens: preservativo e ereção parecem ser incompatíveis na percepção de algumas pessoas. Mas ela é necessária quando não se conhece o(a) parceiro(a), a fim de evitar problemas como infecções sexualmente transmissíveis ou gravidezes involuntárias.

Ainda assim, para muitos homens e casais, o uso de preservativo pode ser inconveniente. De acordo com uma pesquisa, cerca de 2 milhões de brasileiros precisam de ajuda para manter a ereção na hora de colocar a camisinha. Hoje em dia, talvez esse número seja ainda maior.

Perder a ereção ao colocar um preservativo é, portanto, um problema muito comum. Quais são as soluções para fazer com que a camisinha deixe de ser um incômodo? Por que esse é um momento difícil para os homens?

Por que a camisinha faz brochar?

A primeira dificuldade a ser superada é se concentrar em colocar o preservativo. É o momento de abrir a embalagem, colocar a camisinha na ponta do pênis e depois desenrolá-la. Já nessa hora, o sexo sofre uma pausa e muitas vezes o homem perde sua ereção.

Esse fenômeno é bastante normal na verdade, pois você tem que se concentrar em um aspecto prático e isso às vezes contraria a intensidade de uma relação sexual. Você tem que separar um tempo para colocar o preservativo.

Tal momento pode ser um fator de estresse para o homem e ao mesmo tempo acabar com a sua excitação. Isso acontece especialmente com homens que possuem uma tendência natural em querer fazer as coisas com perfeição ou que são mais nervosos ou apressados. Apesar disso, esse problema afeta todas as personalidades.

Por fim, o preservativo pode diminuir o prazer em alguns casos. Pode haver diminuição da sensação de atrito entre a pele do pênis e a glande, diminuindo, assim, a estimulação física e a excitação sexual. Por causa disso, o homem pode perder sua ereção pouco a pouco durante o sexo.

Como colocar a camisinha e manter a ereção?

Em primeiro lugar, é importante que você esteja calmo na hora H. Se você sofre de ansiedade principalmente, é necessário saber controlá-la (para isso, consulte um profissional da saúde!). Assim, você não vai perder a ereção só por esperar alguns segundos ao colocar a camisinha.

De qualquer forma, para evitar que a ação de colocar a camisinha seja um problema, separamos para você algumas dicas para tornar o processo mais fácil e rápido.

Dica 1: Mantenha a camisinha ao seu alcance

Primeiramente, tente manter o preservativo perto de você! Quanto mais tempo você desperdiçar procurando uma camisinha, mais você corre o risco de perder a excitação. Você pode ter uma no bolso, debaixo do travesseiro, em um gaveta… em cada um dos cômodos da casa, se quiser! Sempre saiba onde há um preservativo.

Dica 2: Abra a embalagem de camisinhas com antecedência

Segundamente, você pode abrir o preservativo com antecedência, antes das relações sexuais ou no início. Dessa forma, você poupa tempo e evita constrangimentos ao abrir a embalagem.

Dica 3: Não espere até o último momento para colocar a camisinha

Uma de nossas principais dicas: evite colocar o preservativo pouco antes da penetração! Esse é o momento crucial e a excitação não pode desaparecer: nem a sua, nem a de seu(sua) parceiro(a). Aproveite as brincadeiras e carícias no início para colocar o preservativo, bem antes da penetração. Assim, se a excitação diminuir um pouco, você ainda tem tempo de recuperar o desejo.

Dica 4: Use preservativos finos

Alguma vez você perdeu sua ereção, não no momento de colocar o preservativo, mas durante o sexo? Caso isso aconteça por causa da diminuição da sensibilidade, você pode escolher camisinhas mais finas, que prometem uma sensibilidade maior. Sobre esse assunto, dê uma olhada no nosso artigo que explica como saber o tamanho certo para camisinha.

Dica 5: O anel peniano (cockring) pode fortalecer e manter sua ereção

O anel peniano também pode ser uma solução para ajudar a manter uma ereção. Isso caso o prazer diminua muito com o uso do preservativo. Entretanto, o anel pode ser bastante incômodo na hora de colocar e requer um pouco de prática.

Dica 6: Peça à sua parceira para colocar o preservativo para você

Outro ponto importante: o ato sexual é compartilhado e feito a dois (no mínimo!). Por isso, você pode pedir à sua parceira para colocar a camisinha em você. Vocês podem até fazer disso algo excitante para os dois.

Mas lembre-se:

Já percebemos que e que mais afeta os homens na hora de colocar a camisinha é a ansiedade. A fim de lutar contra o problema, a saída é consultar um médico ou psicólogo.
— Dr. João Brunhara
Tweet

O que fazer se não consigo manter o pênis ereto com o preservativo?

Por fim, para alguns homens, o uso de um medicamento para ereção talvez venha a ser necessário. Apesar dessas diversas soluções, a camisinha ainda pode continuar sendo um incômodo.

A consulta médica é essencial para obter uma prescrição e um tratamento adequado. Aliás, não podemos deixar de lembrar que os produtos ilegais vendidos sem receita médica não são isentos de riscos.

Conclusão

Se você tem dificuldades em manter sua ereção quando usa camisinha, apesar das dicas que demos, é recomendável consultar um médico para um aconselhamento personalizado.

O profissional pode prescrever um remédio a você. Mesmo porque é preferível fazer uso de um medicamento para ereção e usar camisinha em vez de correr riscos deixando o preservativo soltar do pênis durante a penetração.


Fontes

Consulte um médico especializado em sexologia na Omens

Omens.com.br é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne urologistas, sexólogos e farmacêuticos para construir uma solução de qualidade, segura e acessível a todos.

A plataforma permite que você se consulte online com médicos especializados em sexologia. A consulta online pode ser feita por mensagem, telefone ou videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado em sexualidade, que trata de distúrbios relacionados ao sexo diariamente.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta dentro de 24 horas (a espera média para uma consulta com um urologista especializado em sexologia no Brasil é de vários meses).
  • Peça pela internet os medicamentos necessários ao tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia perto de você.
  • Evite o desconforto na sala de espera de um consultório ou na farmácia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *