Camisinha e ereção: problemas com o uso do preservativo

é possível usar camisinha sem perder a ereção
BLOG OMENS / Ereção
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

23 de fevereiro 2023

A camisinha pode incomodar alguns homens: preservativo e ereção parecem ser incompatíveis na percepção de algumas pessoas. Mas ela é necessária quando não se conhece o(a) parceiro(a), a fim de evitar problemas como infecções sexualmente transmissíveis ou gravidezes involuntárias.

Ainda assim, para muitos homens e casais, o uso de preservativo pode ser inconveniente. De acordo com uma pesquisa, cerca de 2 milhões de brasileiros precisam de ajuda para manter a ereção na hora de colocar a camisinha. Hoje em dia, talvez esse número seja ainda maior.

Perder a ereção ao colocar um preservativo é, portanto, um problema muito comum. Quais são as soluções para fazer com que a camisinha deixe de ser um incômodo? Por que esse é um momento difícil para os homens?

Por que a camisinha faz brochar?

A primeira dificuldade a ser superada é se concentrar em colocar o preservativo. É o momento de abrir a embalagem, colocar a camisinha na ponta do pênis e depois desenrolá-la. Já nessa hora, o sexo sofre uma pausa e muitas vezes o homem perde sua ereção.

Esse fenômeno é bastante normal na verdade, pois você tem que se concentrar em um aspecto prático e isso às vezes contraria a intensidade de uma relação sexual. Você tem que separar um tempo para colocar o preservativo.

Tal momento pode ser um fator de estresse para o homem e ao mesmo tempo acabar com a sua excitação e prejudicar a ereção. Isso acontece especialmente com homens que possuem uma tendência natural em querer fazer as coisas com perfeição ou que são mais nervosos ou apressados. Apesar disso, esse problema afeta todas as personalidades.

Por fim, o preservativo pode diminuir o prazer em alguns casos. Pode haver diminuição da sensação de atrito entre a pele do pênis e a glande, diminuindo, assim, a estimulação física e a excitação sexual. Por causa disso, o homem pode perder sua ereção pouco a pouco durante o sexo.

Respondendo suas dúvidas sobre a camisinha masculina [Omenscast #25]

No nosso 25º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai explicar tudo sobre a camisinha masculina: dúvidas, como usar, alergias, problemas de ereção… A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Como colocar a camisinha e manter a ereção?

Em primeiro lugar, é importante que você esteja calmo na hora H. Se você sofre de ansiedade principalmente, é necessário saber controlá-la (para isso, consulte um profissional da saúde!). Assim, você não vai perder a ereção só por esperar alguns segundos ao colocar a camisinha.

De qualquer forma, para evitar que a ação de colocar a camisinha seja um problema, separamos para você algumas dicas para tornar o processo mais fácil e rápido.

Como não perder a ereção na hora de colocar a camisinha? [Vídeo]


Problemas de ereção quando se coloca o preservativo é muito comum. “Brochar” no momento de por a camisinha infelizmente acontece mais do que esperamos, e os motivos podem ser vários: desconcentração, ansiedade, nervosismo, etc. Mas como por a camisinha sem passar por um problema de ereção? Pode ser necessário um medicamento para disfunção erétil? Entenda!

Dica 1: Mantenha a camisinha ao seu alcance

Primeiramente, tente manter o preservativo perto de você! Quanto mais tempo você desperdiçar procurando uma camisinha, mais você corre o risco de perder a excitação. Você pode ter uma no bolso, debaixo do travesseiro, em um gaveta… em cada um dos cômodos da casa, se quiser! Sempre saiba onde há um preservativo.

Dica 2: Abra a embalagem de camisinhas com antecedência

Segundamente, você pode abrir o preservativo com antecedência, antes das relações sexuais ou no início. Dessa forma, você poupa tempo e evita constrangimentos ao abrir a embalagem.

Dica 3: Não espere até o último momento para colocar a camisinha

Uma de nossas principais dicas: evite colocar o preservativo pouco antes da penetração! Esse é o momento crucial e a excitação não pode desaparecer: nem a sua, nem a de seu(sua) parceiro(a). Aproveite as brincadeiras e carícias no início para colocar o preservativo, bem antes da penetração. Assim, se a excitação diminuir um pouco, você ainda tem tempo de recuperar o desejo.

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!

Dica 4: Use preservativos finos

Alguma vez você perdeu sua ereção, não no momento de colocar o preservativo, mas durante o sexo? Caso isso aconteça por causa da diminuição da sensibilidade, você pode escolher camisinhas mais finas, que prometem uma sensibilidade maior. Sobre esse assunto, dê uma olhada no nosso artigo que explica como saber o tamanho certo para camisinha.

Dica 5: O anel peniano (cockring) pode fortalecer e manter sua ereção

O anel peniano também pode ser uma solução para ajudar a manter uma ereção. Isso caso o prazer diminua muito com o uso do preservativo. Entretanto, o anel pode ser bastante incômodo na hora de colocar e requer um pouco de prática.

Dica 6: Peça à sua parceira para colocar o preservativo para você

Outro ponto importante: o ato sexual é compartilhado e feito a dois (no mínimo!). Por isso, você pode pedir à sua parceira para colocar a camisinha em você. Vocês podem até fazer disso algo excitante para os dois.

Mas lembre-se:

Já percebemos que e que mais afeta os homens na hora de colocar a camisinha é a ansiedade. A fim de lutar contra o problema, a saída é consultar um médico ou psicólogo.
— Dr. João Brunhara
Tweet

O que fazer se não consigo manter o pênis ereto com o preservativo?

Por fim, para alguns homens, o uso de um medicamento para ereção talvez venha a ser necessário. Apesar dessas diversas soluções, a camisinha ainda pode continuar sendo um incômodo.

A consulta médica é essencial para obter uma prescrição e um tratamento adequado. Aliás, não podemos deixar de lembrar que os produtos ilegais vendidos sem receita médica não são isentos de riscos.

Melhore suas ereções com este treinamento ONLINE


Baixar 1ª Aula Grátis

Acesse exercícios desenvolvidos por urologistas e reduza o estresse que afeta o sexo

Conclusão

Se você tem dificuldades em manter sua ereção quando usa camisinha, apesar das dicas que demos, é recomendável consultar um médico para um aconselhamento personalizado.

O profissional pode prescrever um remédio a você. Mesmo porque é preferível fazer uso de um medicamento para ereção e usar camisinha em vez de correr riscos deixando o preservativo soltar do pênis durante a penetração.


Fontes

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

2 comentário(s) sobre “Camisinha e ereção: problemas com o uso do preservativo

    • Dr. João Brunhara says:

      Célio, na Omens, os médicos parceiros da plataforma costumam cobrar em torno de R$ 79 pela consulta online – um valor bastante abaixo da média em comparação com os consultórios e clínicas de urologistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?