Como saber o tamanho da camisinha? Qual a melhor?

O objetivo da Omens é dar dicas sobre como saber o tamanho da camisinha . A imagem mostra um pimentão laranja, uma pimenta vermelha, uma berinjela, uma banana e um pepino de vários tamanhos embrulhados num preservativo em um fundo rosa.
BLOG OMENS / Sexualidade
Escrito por

Caio Vega

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

14 de junho 2021

Saber escolher o tamanho do preservativo é importante para não se colocar em situações de risco; principalmente porque a função do preservativo é agir como uma camada de proteção contra as DSTs e ISTs e evitar uma gravidez indesejada.

O tamanho do preservativo é importante por essas duas razões (para que ele não se rompa ou saia durante o sexo), mas também pelo conforto masculino.

Vamos analisar isso com mais detalhes.

Como saber o tamanho da camisinha: descubra antes o tamanho do seu pênis

Primeiro de tudo, você tem que saber aproximadamente o tamanho do seu órgão sexual. Não vá medir seu pênis em todas as direções, não é necessário! Mas você precisa ter uma ideia geral do tamanho e da largura.

Como proceder:

  • Usando uma fita métrica, comece a medir a partir da base do pênis, no osso púbico, e desenrole até a extremidade do membro.

No Brasil, o tamanho médio de um pênis ereto é de cerca de 14 ou 15,5 cm.

Você tendo o comprimento e uma ideia aproximada da largura do seu órgão sexual, você pode escolher entre diferentes modelos de preservativos.

O atendimento online e personalizado de um urologista pode te ajudar!

Consultas a distância (por celular, chat online ou vídeo) com médicos especialistas em saúde sexual masculina: a partir de R$ 69.

Prescrição médica e entrega a domicílio de medicamentos e tratamentos manipulados.

Agendar Teleconsulta

e receber orientação médica!

Como saber o tamanho da camisinha: há um padrão para todo mundo?

Seria pretensioso uma fabricante de preservativos dizer que eles têm o tamanho certo para qualquer pênis. Porém, ao testar marcas diferentes, é provável que você encontre uma camisinha que se adeque perfeitamente a você.

No geral, existem três tamanhos diferentes de preservativos: pequeno (chamado de teen), médio e grande.

O tamanho padrão (médio) de um preservativo é de aproximadamente 16 cm de comprimento e 52 mm de largura no mercado brasileiro.

Esse tamanho é um padrão, do qual você pode estar acima ou abaixo. Acima dessa média, você pode preferir uma camisinha do tipo “large”. Ela é um pouco mais longa e um pouco mais larga e, em geral, possui diâmetros de 54 a 58 milímetros variando de acordo com a marca.

Se seu pênis estiver abaixo da média dos 13 cm ereto e, principalmente, se tiver um diâmetro menor, prefira um preservativo de tamanho teen, que, em geral, possui um diâmetro de 49 mm.

Lembre-se que não adianta ficar preso às medidas nominais do tamanho, já que a camisinha padrão é bastante elástica. Se o preservativo de tamanho padrão não for adequado por ficar muito folgado (saindo com facilidade) ou por ficar muito apertado (causando dor e desconforto excessivo), o ideal é testar tamanhos diferentes.

Você pode usar tamanhos diferentes para descobrir qual é o que melhor lhe convém (em comprimento e largura). Um preservativo pode ser adequado em termos de comprimento, mas ser muito apertado. De qualquer forma, lembre-se que o fator mais importante é a largura, pois ela que fará o preservativo sair com facilidade ou apertar demais, dependendo do caso.

Não espere até o último momento para se decidir!

Como saber o tamanho da camisinha: uma questão de circunferência?

Mais do que o comprimento do preservativo, muitas vezes é a sua circunferência que é o problema. As duas primeiras causas de insatisfação são que as camisinhas ou são muito apertadas, ou muito soltas.

Isso demonstra a importância de se escolher um preservativo de acordo com a circunferência do seu pênis.

Para descobrir a circunferência do seu órgão sexual, basta medir a parte mais grossa do pênis com uma fita métrica.

Como não perder a ereção na hora de colocar a camisinha? [Vídeo]

Problemas de ereção quando se coloca o preservativo é muito comum. “Brochar” no momento de por a camisinha infelizmente acontece mais do que esperamos, e os motivos podem ser vários: desconcentração, ansiedade, nervosismo, etc. Mas como por a camisinha sem passar por um problema de ereção? Pode ser necessário um medicamento para disfunção erétil? Entenda!

Por que todas essas precauções?

Se o tamanho da camisinha não estiver adequada, você estará correndo vários riscos.

Primeiramente, se seu preservativo for muito pequeno ou muito grande, você corre o risco de ele estourar ou sair do pênis.

Isso o expõe às DSTs e ISTs. E você também assume o risco de uma gravidez involuntária.

Quanto à sua relação com o prazer, é importante que a camisinha tenha o tamanho adequado. Usar um preservativo mais fino não lhe fará sentir mais prazer caso ele seja muito pequeno ou muito grande. O importante é que ele se adapte o melhor possível à forma do seu pênis.

A camisinha não precisa se estender até a base do pênis (mesmo que recomendado), mas deve caber confortavelmente. Assim, um tamanho “médio” pode ser adequado para um pênis que esteja um pouco acima da média, mas não seja grande ou largo o suficiente para o tamanho “grande”.

Outras leituras

Consulte um médico especializado em sexualidade na Omens

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada ao homem. Ela reúne médicos urologistas e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

A plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade. A consulta online pode ser feita por mensagens, pelo celular ou por videochamada, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista
  • Agende uma consulta para o dia seguinte! (no Brasil, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial sobre problemas sexuais com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

2 comentário(s) sobre “Como saber o tamanho da camisinha? Qual a melhor?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *