Como saber o tamanho da camisinha? Qual a melhor?

O objetivo da Omens é dar dicas sobre como saber o tamanho da camisinha . A imagem mostra um pimentão laranja, uma pimenta vermelha, uma berinjela, uma banana e um pepino de vários tamanhos embrulhados num preservativo em um fundo rosa.
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

18 de maio 2023

Saber escolher o tamanho do preservativo é importante para não se colocar em situações de risco; principalmente porque a função do preservativo é agir como uma camada de proteção contra as DSTs e ISTs e evitar uma gravidez indesejada.

O tamanho do preservativo é importante por essas duas razões (para que ele não se rompa ou saia durante o sexo), mas também pelo conforto masculino.

Vamos analisar isso com mais detalhes.

Descubra antes o tamanho do seu pênis

Primeiro de tudo, você tem que saber aproximadamente o tamanho do seu órgão sexual. Não vá medir seu pênis em todas as direções, não é necessário! Mas você precisa ter uma ideia geral do tamanho e da largura.

Como proceder:

  • Usando uma fita métrica, comece a medir a partir da base do pênis, no osso púbico, e desenrole até a extremidade do membro.

No Brasil, o tamanho médio de um pênis ereto é de cerca de 14 ou 15,5 cm.

Você tendo o comprimento e uma ideia aproximada da largura do seu órgão sexual, você pode escolher entre diferentes modelos de preservativos.

Respondendo suas dúvidas sobre a camisinha masculina [Omenscast #25]

No nosso 25º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai explicar tudo sobre a camisinha masculina: dúvidas, como usar, alergias, problemas de ereção… A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Há um padrão de tamanho de camisinha para todo mundo?

Seria pretensioso uma fabricante de preservativos dizer que eles têm o tamanho certo para qualquer pênis. Porém, ao testar marcas diferentes, é provável que você encontre uma camisinha que se adeque perfeitamente a você.

No geral, existem três tamanhos diferentes de preservativos: pequeno (chamado de teen), médio e grande.

O tamanho padrão (médio) de um preservativo é de aproximadamente 16 cm de comprimento e 52 mm de largura no mercado brasileiro.

Esse tamanho é um padrão, do qual você pode estar acima ou abaixo. Acima dessa média, você pode preferir uma camisinha do tipo “large”. Ela é um pouco mais longa e um pouco mais larga e, em geral, possui diâmetros de 54 a 58 milímetros variando de acordo com a marca.

Se seu pênis estiver abaixo da média dos 13 cm ereto e, principalmente, se tiver um diâmetro menor, prefira um preservativo de tamanho teen, que, em geral, possui um diâmetro de 49 mm.

Lembre-se que não adianta ficar preso às medidas nominais do tamanho, já que a camisinha padrão é bastante elástica. Se o preservativo de tamanho padrão não for adequado por ficar muito folgado (saindo com facilidade) ou por ficar muito apertado (causando dor e desconforto excessivo), o ideal é testar tamanhos diferentes.

Você pode usar tamanhos diferentes para descobrir qual é o que melhor lhe convém (em comprimento e largura). Um preservativo pode ser adequado em termos de comprimento, mas ser muito apertado. De qualquer forma, lembre-se que o fator mais importante é a largura, pois ela que fará o preservativo sair com facilidade ou apertar demais, dependendo do caso.

Não espere até o último momento para se decidir!

Para saber o tamanho correto: uma questão de circunferência?

Mais do que o comprimento do preservativo, muitas vezes é a sua circunferência que é o problema. As duas primeiras causas de insatisfação são que as camisinhas ou são muito apertadas, ou muito soltas.

Isso demonstra a importância de se escolher um preservativo de acordo com a circunferência do seu pênis.

Para descobrir a circunferência do seu órgão sexual, basta medir a parte mais grossa do pênis com uma fita métrica.

Como não perder a ereção na hora de colocar a camisinha? [Vídeo]


Problemas de ereção quando se coloca o preservativo é muito comum. “Brochar” no momento de por a camisinha infelizmente acontece mais do que esperamos, e os motivos podem ser vários: desconcentração, ansiedade, nervosismo, etc. Mas como por a camisinha sem passar por um problema de ereção? Pode ser necessário um medicamento para disfunção erétil? Entenda!

Por que todas essas precauções?

Se o tamanho da camisinha não estiver adequada, você estará correndo vários riscos.

Primeiramente, se seu preservativo for muito pequeno ou muito grande, você corre o risco de ele estourar ou sair do pênis.

Isso o expõe às DSTs e ISTs. E você também assume o risco de uma gravidez involuntária.

Quanto à sua relação com o prazer, é importante que a camisinha tenha o tamanho adequado. Usar um preservativo mais fino não lhe fará sentir mais prazer caso ele seja muito pequeno ou muito grande. O importante é que ele se adapte o melhor possível à forma do seu pênis.

A camisinha não precisa se estender até a base do pênis (mesmo que recomendado), mas deve caber confortavelmente. Assim, um tamanho “médio” pode ser adequado para um pênis que esteja um pouco acima da média, mas não seja grande ou largo o suficiente para o tamanho “grande”.

Problemas no relacionamento? Parceiro com alguma dificuldade?

Marcar Teleconsulta Agora

Converse ONLINE com um psicólogo especialista em sexualidade


Outras leituras

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

28 comentário(s) sobre “Como saber o tamanho da camisinha? Qual a melhor?

  1. Daniel says:

    Doutor meu pênis tem uns 19cm, e é bem largo e desses curvados pra baixo, com a camisinha normal nao entra nem ferrando, mas com a XL fica saindo, oq faco?

  2. Rodrigo says:

    Dr. Meu pênis medi 20cm de circunferência
    E 20cm comprimento.
    Qual o tamanho da camisinha que devo usar?

  3. Paulo says:

    Dr tenho usado o preservativo maior mais no final me aperta muito na última relação meu penis ficou com um hematoma enorme pq a circunferência apertou de mais. Neste caso o q fazer pois a camisinha q usei e a extra grande.

  4. john nycolas says:

    bom dia, doutor! tenho bastante dúvida em relação como colocar corretamente a camisinha e saber o tamanho ideal para ele também, meu penis tem 14cm qual seria o tamanho recomendável?

  5. Christofer says:

    Olá, tenho 15cm de comprimento e 15cm de circunferência, as camisinhas disponibilizadas nos postinhos ficam apertadas e arrebentam, qual camisinha seria recomendada para min?

  6. Não identificado says:

    Doutor, meu pênis não chega a 12cm e eu andei testando so que eu sinto muita dor ao colocar por causa do meu freio que fica puxando, so que eu também percebi que ele é um pouquinho grosso e a camisinha também não vai ate o final, fica pela metade do pênis, o que eu faço? Eu testei com a de posto e a prudence classica vermelha.

    • Dr. João Brunhara says:

      Com a fita métrica (de costura) é mais fácil fazer as medidas. Porém, ambos começam do 0, embora na fita de costura às vezes o primeiro centímetro (do 0 ao 1) fique meio escondido na ponta.

  7. G says:

    Essas de 52mm fica apertada pra mim. A maior camisinha que encontrei até hoje foi de 58mm(morangão)mas não é fácil de encontrar em farmácias,só encontrei1 em uma farmácia de 13 farmácias que procurei. Tive que ficar com a que mede 56mm é a menos difícil de encontrar.

  8. Smk says:

    Por duas vezes o preservativo do tamanho padrão ficou dentro da minha parceira 😬 fui medir o membro por curiosidade depois de ler esse post e não chegou a 13cm. Com certeza é testar o tamanho “teen” não é doutor??

    • Dr. João Brunhara says:

      Nesse caso, a questão maior é a circunferência, mas vale a pena testar tamanhos menores (P, teen, etc.). Sabemos, porém, que infelizmente essas camisinhas são difíceis de se encontrar nas farmácias, restando só alguns poucos sites confiáveis na internet.

    • Dr. João Brunhara says:

      O preservativo padrão cobre esse comprimento, mas você deve ver a circunferência também. Meça a circunferência do pênis e/ou teste os dois tamanhos e veja com qual você se sente mais confortável.

  9. Laís says:

    Dr. João, boa tarde. Gostaria de saber se existe camisinha maior do que Extra Grande no mercado brasileiro? (Devido a grossura do pênis)

  10. Gabriel pereira dos Santos says:

    Tenho 23 anos e Não sei que tamanho é a minha camisinha até hoje,mim da uma pista ai doutor ???

    • Dr. João Brunhara says:

      Apresentamos várias pistas durante todo o texto, Gabriel! Haha. Tire suas medidas como indicamos acima e/ou teste preservativos de larguras nominais diferentes e veja com qual você se sente 100% confortável e seguro.

  11. Pedro Henrique says:

    Eu tenho 17 anos,mas meu pênis é consideravelmente grosso,por isso uso uma camisinha G,mas fica com dobras no pênis,é normal?é as vezes parece sair na hora do sexo

    E outra pergunta,as vezes depois do sexo me vem uma depressão,oq eu faço?

    • Dr. João Brunhara says:

      O objetivo é utilizar todo o potencial do preservativo como método contraceptivo e de proteção contra ISTs, portanto é perigoso que ele saia durante a relação. Teste tamanhos alternativos ou verifique se a ereção está perdendo força durante o sexo.

      É normal que, após o orgasmo, muitos homens sintam uma queda brusca no ânimo. Mas, caso isso persista na maioria das vezes e te incomode muito, vale a pena buscar a orientação especializada de um psicólogo terapeuta, por exemplo.

  12. Renato says:

    Conhece alguma camisinha para quem tem a cabeça do pênis menor que o corpo, nas de 52 ou 53 fica bom do meio pra trás e fica frouxo na cabeça

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?