Omenscast #47: Frenuloplastia

Omenscast, o minicast da sua saúde sexual: hoje o assunto é frenuloplastia
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

16 de março 2023

Em mais um episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai esclarecer tudo sobre a cirurgia no freio do pênis: a frenuloplastia.

Seja bem-vindo ao blog da Omens e fique à vontade para ouvir o nosso podcast! A transcrição do áudio também está logo abaixo.

Se você tem um pênis, é muito provável que você já tenha tido algum desconforto ou machucado nele ao longo da vida. Primeiro, porque é um órgão muito sensível, mas também porque o uso nas relações sexuais pode gerar atrito e traumatismos.

Em especial, o freio do pênis é uma parte que pode dar muita dor de cabeça, seja porque está curto e repuxando, ou até mesmo quando ele se rompe e começa a sangrar. E, justamente nesses casos, vamos cogitar a correção cirúrgica, a frenuloplastia.

E, então, para que serve a frenuloplastia? Ela tira a sensibilidade? Quando fazer a frenuloplastia? E ela vale a pena? Vamos responder essas dúvidas e muitas outras.

Eu sou João Brunhara, médico urologista, e esse é o Omenscast, o podcast da Omens sobre saúde masculina.

Bom, vamos começar explicando:

O que é o freio do pênis

O nome técnico é freio balano-prepucial, e ele é aquela tira de pele que liga o prepúcio até a glande. Caso você ainda não saiba, a glande é a cabeça do pênis, e o prepúcio é a pele que recobre a glande.

Alguns homens têm o freio naturalmente curto, e ficam incomodados durante a ereção, sentindo que a pele está repuxando ou doendo. Outros homens podem ter o freio normal inicialmente, mas o freio pode acabar encurtando depois de algum processo inflamatório ou atrito.

Mas a prova de fogo do freio do pênis é durante as relações sexuais: se ele estiver curto ou machucado, o atrito e a pressão que acontecem durante a penetração podem acabar rasgando o freio. Quando isso acontece, o freio rompido além de doer começa a sangrar – o que por sinal assusta bastante o homem e a pessoa que estiver com ele.

Inclusive, se isso acontecer, a primeira medida a tomar é lavar bem o pênis e comprimir o freio com uma toalha limpa. E, logo a seguir, procurar um pronto socorro ou o seu urologista.

Mas, antes de acontecer essa ruptura do freio, pode ser feita uma correção cirúrgica dele preventiva, para evitar esse tipo de problema. E justamente essa correção é a frenuloplastia.

Portanto, voltando à pergunta:

Para que serve a frenuloplastia e quando fazer?

A resposta é: para corrigir um freio que seja curto ou que esteja machucado.

Os benefícios da frenuplastia, portanto, são evitar as dores e machucados de um freio curto, e também evitar um susto de ter um corte e sangramento do freio durante o ato sexual. E, se por acaso o freio já está rompido, a frenuloplastia é indicada para corrigir e regularizar essa pele rasgada. 

E vale também explicar a diferença entre postectomia e frenuloplastia.

A postectomia é a circuncisão, em que removemos todo o prepúcio e assim a glande fica exposta o tempo inteiro. Indicamos a postectomia quando existe fimose, ou seja, impossibilidade de expor a glande, ou quando acontecem infecções repetidas do prepúcio.

Se for apenas para corrigir um freio curto, não é necessário fazer a postectomia, porque podemos fazer apenas a cirurgia no freio, a menos que seja a vontade do paciente de ficar com esse aspecto da glande sempre exposta.

E na pergunta se a frenuloplastia tira a sensibilidade, a resposta é não, ou seja, não vai ter mudança na sensibilidade do pênis. Já a postectomia, que remove toda a pele do prepúcio, por deixar a glande mais exposta, faz existir uma grande sensibilidade no período inicial após a cirurgia e, a longo prazo, como a glande fica mais e mais resistente, existe uma tendência de diminuir discretamente a sensibilidade.

A cirurgia

Bom, agora vamos explicar como é a cirurgia de frenuloplastia propriamente dita.

A cirurgia consiste em cortar o freio e dar pontos no trajeto de onde ele ficava, reconstruindo a pele local para que não aconteçam sangramentos, nem que fique um corte exposto.

A cirurgia demora menos de uma hora, e o pós-operatório da frenuloplastia é bastante simples. O paciente vai para casa pouco tempo depois do procedimento; existe uma recomendação de evitar esforços durante a primeira semana e lavar o corte diariamente com água e sabonete.

Ah, um detalhe: o pH da pele dessa região é ao redor de 5 a 6, portanto, um sabonete íntimo ideal deve ter o pH nessa faixa de 5 a 6 para respeitar o equilíbrio da pele. Além disso, alguns médicos irão recomendar também o uso de uma pomada cicatrizante.

O tempo de recuperação da frenuloplastia é bastante tranquilo; geralmente, depois de duas semanas o paciente está liberado para esforços físicos.

A liberação para retomar as atividades sexuais só acontece quando já está completa a cicatrização da frenuloplastia e quando os pontos já caíram. Isso costuma acontecer ao redor de 30 dias, mas pode variar de paciente para paciente. Ah sim, vale lembrar que geralmente os pontos da frenuloplastia são feitos com fios absorvíveis, ou seja, com fios cujos pontos caem sozinhos

Por fim, o resultado da frenuloplastia tende a ser muito satisfatório, sem deixar cicatriz visível e permitindo a retomada das atividades sexuais sem o desconforto que existia antes da cirurgia. Porém, vale lembrar que para isso acontecer, é necessário seguir as recomendações médicas.

Ah, e muitos pacientes pesquisam:

Quanto custa uma cirurgia de frenuloplastia?

Porém, o valor da frenuloplastia pode variar muito de acordo com alguns fatores. Por exemplo, essa cirurgia pode ser feita em ambiente hospitalar com sedação e o auxílio de um anestesista, ou no consultório do urologista apenas com anestesia local. Obviamente, o uso de recursos hospitalares e do trabalho de um anestesista encarecem o valor final.

No caso da frenuloplastia, a escolha por fazer no consultório ou no hospital deve ser discutida entre médico e paciente, priorizando a preferência do paciente. E obviamente a experiência do urologista também pode influenciar no valor cobrado.

Resumindo, o freio curto é um problema que incomoda principalmente nas relações sexuais, mas que pode ter uma solução cirúrgica rápida e muito eficaz. Se você estiver sofrendo com esse problema, se consulte com um urologista

E, se você tiver dúvidas ou comentários, continue essa conversa nos nossos canais no Youtube, Instagram, Facebook, TikTok, ou no blog. Te vejo lá!

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?