8 dicas de como fazer a primeira vez dar certo

vamos descobrindo o sexo com o passar do tempo, por isso toda relação, incluindo a primeira vez, não tem muito um manual do que fazer
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

12 de novembro 2022

Apreensão, dúvida, visão equivocada da sexualidade… Ter sucesso na primeira vez não é algo fácil, principalmente em tempos de banalização da pornografia.

Então, como você “deve se preparar” para a primeira relação sexual? Vamos tentar dar algumas dicas aos mais jovens, para que eles evitem se enganar ou se decepcionar.

Ereção e a primeira vez


Vamos começar com uma grande apreensão masculina: a ereção.

O mito da ereção perfeita!

Muito frequentemente (e essa preocupação não é apenas dos adolescentes), a sexualidade é rebaixada ao nível das “melhores técnicas” e de “ser capaz de fazer X coisas”: conseguir durar muito tempo, ter uma ereção ininterrupta, ejacular em grande quantidades

Mas não é assim! A sexualidade pode ser tudo, menos uma questão de desempenho! Antes de tudo, a ereção é emocional e psicológica: pressionar a si mesmo (ainda mais na primeira vez) pode fazer a pessoa perder a ereção quando chegar a hora.

  • DICA Nº 1: esqueça aquilo que você vê no pornô. São filmes! A realidade é diferente: o sexo, o corpo feminino, o prazer, as posições… Então, não coloque pressão desnecessária sobre si mesmo.
  • DICA Nº 2: “fazer bem” é muito diferente de causar dor. Você vai aprender que há várias mulheres que acabam sentindo dor durante o sexo, e não apenas na primeira vez. Porque muitos homens acreditam que, para ser bom, é preciso “ir com força”. Não é necessariamente verdade! Basicamente, se sua parceira estiver sentindo dor, é porque… você está fazendo algo errado.
  • DICA Nº 3: duração não é um critério definitivo para o prazer… É importante lembrarmos que as relações sexuais duram em média 5 ou 6 minutos. Além disso, para satisfazer a sua parceira, normalmente é preciso focar em outras coisas que não na penetração ou no tamanho do próprio pênis. Principalmente na primeira vez, é improvável que a penetração dure tanto tempo. Mas não fique triste: há muitas outras formas de se divertir! Carícias, beijos, sexo oral… Se a penetração for um pouco curta, descubra o corpo da sua parceira de outras maneiras.

Como fazer sexo pela primeira vez? [Vídeo]

Muito se pensa no momento de fazer sexo pela primeira vez. “Perder a virgindade” preocupa muitos homens e mulheres. Mas existe algum guia de como fazer sexo bem? A primeira transa é muito esperada e regada de expectativas, principalmente entre os jovens, por isso separamos alguns conselhos para você (as dicas também valem para os mais velhos, fiquem tranquilos!). Dicas que passam desde esquecer o que se vê no pornô, prevenção de ISTs até, quem sabe, ajudar em como transar bem na sua primeira vez.

Não tenha pressa!


Ainda que a gente tenha nos concentrado nas preocupações masculinas, as mulheres também estão sujeitas às mais diversas inquietações, e isso é normal. Bem, então vamos desconstruir logo este mito: a primeira vez raramente é satisfatória!

Não estamos falando isso para te desencorajar, basta ter expectativas realistas. Assim, primeiro: você vai ficar menos decepcionado. E, em segundo lugar, quem sabe você acaba se divertindo mais.

Para ilustrar o que acabamos de dizer, um estudo de 2019 analisou essa questão da competência sexual na primeira vez considerando 4 critérios:

  1. consentimento
  2. possibilidade de fazer a escolha certa (ou seja, não estando sob pressão social ou, pior, bêbado)
  3. contracepção
  4. sensação de que era a “hora certa”

Esse estudo envolveu 3.000 jovens heterossexuais entre 17 e 24 anos de idade. E quais foram os resultados?

44% dos meninos acreditam que não estavam prontos para a primeira relação sexual, em comparação com 52% das meninas.

  • DICA Nº 4: aguarde o momento certo, quando se sentir pronto. A decisão de fazer sexo pela primeira vez é sua e de mais ninguém. Quando você estiver pronto, as coisas acontecerão naturalmente. Portanto, não durma com alguém só para agradar a pessoa ou por qualquer outra norma social. E o mais importante: não faça em qualquer lugar, prefira um ambiente e uma situação mais tranquila, com tempo disponível. 
  • DICA Nº 5: pense na contracepção (evitar gravidez). Isso vale mesmo que os dois sejam virgens! Proteja-se para não ter surpresas desagradáveis ou trazer problemas para o dia seguinte. É melhor se prevenir e se livrar de ansiedades desnecessárias. Então: use camisinha!

Presença de sangue após o sexo: quando isso é normal? [Omenscast #48]

Em mais um episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai analisar o que pode ser aquele sangue após a relação ou mesmo um certo corrimento marrom… Então, qual o remédio para isso? A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Como se preparar para a primeira vez?


Vamos te dar mais algumas dicas de como fazer essa “primeira vez” dar certo. Em primeiro lugar, vamos desmascarar mais um mito da primeira vez: sexo e sexualidade (mesmo que, claro, você tenha que começar de algum lugar) são construídos ao longo de uma vida

Não existe, portanto, apenas uma preparação: espere se preparar durante toda a sua vida!

Enfim, aqui está o nosso conselho:

  • DICA Nº 6: identifique quais são os seus desejos. Isso também vai te poupar de frustrações. Qual é o seu interesse no sexo? É o orgasmo? A relação com o outro? O carinho? Os sentimentos? Que posições te atraem? Resumindo: faça a si mesmo algumas perguntas antes, para que você não seja pego desprevenido.
  • DICA Nº 7: escute a sua parceira. Mesmo que você esteja com vontade de fazer sexo, talvez sua parceira não esteja. Portanto, seja compreensivo. As pessoas nem sempre desejam as mesmas coisas ao mesmo tempo: isso é normal. Não se sinta rejeitado por isso.
  • DICA Nº 8: não existe só a penetração! Primeira vez não implica necessariamente em penetração: são inúmeros os estímulos, as brincadeiras, as zonas erógenas… Escute a si mesmo, escute sua parceira e descubram um ao outro. Um lembrete sobre o prazer feminino: muitas das mulheres sentem mais prazer fora da penetração. E você também descobrirá com a experiência que seu próprio prazer também não se limita (felizmente) à penetração; aliás, isso também vale para o sexo entre dois homens.

9 coisas que você não deve fazer na cama [Vídeo]

Muitas pessoas continuam se perguntando sobre como fazer sexo bem. Não há dicas para o sexo perfeito, visto que a sexualidade não tem uma fórmula pronta. Mas se você quiser saber como ter relações sexuais evitando ao máximo uma experiência desagradável, separamos estas nove dicas para vocês. As dicas vão desde o que falar na hora h, a higiene sexual, como a higiene do pênis, até as preliminares, o sexo oral. Atente-se a essas dicas sobre o que fazer na cama – ou melhor, o que não fazer – para evitar uma experiência ruim quando chegar a hora.

Conclusão: aprenda com a sua primeira vez!


Ninguém é bom de cama já na primeira vez (se é que existe uma definição de bom de cama): portanto, não superestime essa experiência antecipadamente! A primeira vez é apenas o início de várias primeiras vezes.

Isso porque, em termos de sexualidade, aprendemos algo novo todos os dias. As coisas correrão muito melhor se aceitarmos que vamos cometer erros ou que vamos ignorar certos detalhes da sexualidade: essa é justamente a graça das primeiras vezes.

Descobrimos a outra pessoa e o corpo dela ao mesmo tempo em que descobrimos a nós mesmos.

As coisas seriam muito menos divertidas se houvesse um manual de instruções do sexo ou uma forma de se preparar definitivamente… Não. Há diversas maneiras de estar preparado e de planejar a hora e o lugar.

O resto vem com a experiência.


Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

12 comentário(s) sobre “8 dicas de como fazer a primeira vez dar certo

  1. Filho Amado says:

    Tenho 33 anos e vivi no celibato esse tempo, já tive namorada mas nunca me envolvi com elas sexualmente por questão de fidelidade e princípios, agora gostaria de me casar e claro isso incluirá ter relações sexuais com a minha futura esposa, mas tenho medo de dar bandeira por ser inexperiente nisso e a minha mulher não for mais virgem e já ter tido muita quilometragem no caminho. Preciso de direção.😥😥😥😥

  2. Catherine says:

    1. Existem orgasmos clitorianos e vaginais muito fortes?
    2. Existem gemidos muito altos de prazer e de orgasmos?
    3. Como pedir ao meu futuro namorado para me vir a dar muito prazer e me vir a dar vários orgasmos de seguida?

  3. Apenas um curioso says:

    Bom,depois dessa explicação,vc me fez encherga o sexo de outra maneira,pq eu pensava q o sexo era só para a reprodução mas agora eu percebi q tambem as pessoas fazem por prazer

    • Dr. João Brunhara says:

      A resposta é simples, Allerandro: quando um dos dois não quiser mais continuar. Pode ser porque a pessoa já está satisfeita, ou porque ela está cansada, ou porque ela tem um compromisso, ou porque ela quer parar simplesmente – não importa o motivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?