Omenscast #48: Presença de sangue após o sexo

Omenscast, o minicast da sua saúde sexual: hoje o assunto é sangramento depois da relação
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

12 de novembro 2022

Em mais um episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai analisar o que pode ser aquele sangue após a relação ou mesmo um certo corrimento marrom… Qual o remédio para isso?

Seja bem-vindo ao blog da Omens e fique à vontade para ouvir o nosso podcast! A transcrição do áudio também está logo abaixo.

Ver um pouco de sangue após a relação sexual pode ser algo esperado às vezes, principalmente numa relação vaginal: a primeira relação de uma menina, ou uma relação durante o período menstrual da mulher são bons exemplos de contextos em que ver um pouco de sangue não assusta.

Mas, fora dessas situações, a presença de sinais de sangramento depois da relação sexual pode ser um grande susto. Afinal de contas, é normal sangrar depois da relação? O que pode ser um corrimento marrom escuro depois da relação? E o que fazer quando isso acontece?

Eu sou João Brunhara, médico urologista, e esse é o Omenscast, o podcast da Omens sobre saúde masculina. Mas hoje vamos falar de um tema que interessa tanto homens quanto mulheres.

Bom, primeiro um esclarecimento: na maior parte desse episódio, vamos falar sobre sangramento depois da relação no sexo vaginal. Mas vamos falar também sobre sangramento depois do sexo anal ainda nesse episódio.

Primeira vez

Obviamente, muitas mulheres em sua primeira relação têm a expectativa de ver um pouco de sangue depois do sexo, por conta da ruptura do hímen. Mas vale a pena esclarecer também que isso não é uma regra: existem mulheres que não sangram em sua primeira relação, por conta da anatomia de seu hímen. Portanto, isso não pode ser fonte de tabu ou preconceito com mulheres que não sangram após sua primeira relação.

Isso porque ainda existem pessoas e culturas que atribuem um valor místico, um verdadeiro fetiche pela virgindade feminina – o que já é questionável por si só. E mais ainda por algumas mulheres ao não sangrarem em sua primeira relação, terem sua presunção de virgindade questionada – o que como falamos aqui absolutamente não é verdadeiro e nem desejável.

Menstruação

Outra situação em que obviamente é esperado sangramento é quando a mulher está menstruada. Aqui também vamos fazer outro comentário comportamental, sobre homens que têm nojo ou receio de ter relação durante essa fase. Na verdade, há uma relação de repulsa pelo sangue menstrual, o que deve ser alvo de uma reflexão.

Afinal de contas, qual é o motivo dessa repulsa? Porque só haverá transmissão de doenças se a mulher em questão tiver alguma doença transmissível no sangue, como o HIV. Mas essa transmissão acontece no sexo desprotegido, sem sangue nenhum, da mesma forma. E o sangue é fácil de limpar das roupas de cama, sai com água e sabão. Então, quem tem algum nojo desproporcional do sangue menstrual deve se perguntar se isso é racional ou apenas uma barreira psicológica com um fenômeno fisiológico do genital feminino.

Quando não é normal

Bom, mas vamos falar então das situações em que o sangramento depois da relação não deveria acontecer normalmente. Vamos lembrar que às vezes o sangramento acontece como sangue vivo, mas outras vezes aparece como uma secreção marrom, ou como um corrimento marrom depois da relação. 

Quase sempre, o sangue após a relação vaginal vem do corpo feminino. A exceção é quando o sangue vem do rompimento do freio do pênis, mas nesses casos fica bem fácil identificar.

Do contrário, as causas são quase sempre femininas. Às vezes, pode ser consequência apenas de secura vaginal ou de uma relação sexual mais intensa. Existem também os casos de spotting, que é o sangramento de escape, fora do momento esperado no ciclo menstrual. Uma das possíveis causas desse tipo de sangramento é o uso de anticoncepcionais orais, principalmente quando houve um início recente ou troca recente de anticoncepcional. Nesses casos, deve ser algo isolado e autolimitado, ou seja, que para sozinho sem dar novas manifestações.

Quando o sangramento acontece sem uma razão aparente, com frequência, ou com grande intensidade, a mulher deve procurar uma ginecologista. Lembrando que toda mulher deve passar por consulta ginecológica pelo menos uma vez ao ano.

Algumas das doenças que podem causar sangramento depois da relação são infecções vaginais e infecções do colo do útero, chamadas de cervicites, que podem inclusive ser infecções sexualmente transmissíveis. Nesses casos, é comum existir ardência, incômodo local e presença de secreção abundante, que pode ser um corrimento marrom depois da relação ou corrimento amarelado, esverdeado ou sanguinolento.

Como tratar esse corrimento marrom?

A primeira coisa é se consultar com ginecologista, e depois de exames, pode ser indicado um remédio para esse corrimento marrom, que via de regra é um antibiótico.

Outra possível causa de sangramento depois da relação é a endometriose, nos casos em que o colo do útero esteja afetado. Nesses casos, é comum existir cronicamente uma dor durante as relações sexuais.

E, entre as doenças benignas de menor gravidade, existem os pólipos vaginais ou de colo de útero, que quando estão presentes costumam sangrar sem doer. 

Quando sangramento após o sexo pode ser gravidez?

Na verdade é comum existir um pequeno sangramento após o sexo durante a gestação, seja de rotina ou na presença de problemas na gravidez. Mas quando existe um problema, normalmente acontece um sangramento de maior quantidade.

De qualquer forma, toda mulher com atraso menstrual deve suspeitar de uma gravidez e procurar auxílio médico – principalmente se começar a ter sangramento intenso tempos depois do seu atraso menstrual. 

E também existem doenças possivelmente graves que causam sangramento após a relação, como o câncer de colo de útero ou mesmo um câncer na vagina, que é bem mais raro. Por isso, toda mulher que tiver sangramentos importantes e frequentes depois da uma relação devem procurar auxílio médico

Sexo anal

E no sexo anal: é normal ter sangramento depois de uma relação? A resposta é: pode acontecer, mas não é exatamente normal.

Como o ânus não tem uma lubrificação natural, toda relação sem lubrificante pode causar fissuras e sangramento, e principalmente se forem relações intensas.

Entre as doenças que podem causar o sangramento estão as hemorroidas, as fissuras e lesões e machucados em geral da parede do reto. Se existir um tumor no reto, é provável que ele sangre após uma relação, porém esse não é o diagnóstico mais provável de sangramento depois de uma relação anal.

De qualquer forma, se houver sangramento intenso ou recorrente após relações anais, a mulher ou homem que recebe a penetração deve procurar um proctologista. O exame físico e a inspeção com anuscópio ajudarão a entender se existe alguma lesão importante e que requeira mais exames ou tratamentos.

Conclusão

No geral, os sangramentos após relações são relativamente normais quando acontecem de forma isolada, em pouca quantidade e motivados por uma relação intensa. Mas quando acontecem em grande intensidade, repetidamente ou sem explicação aparente, a pessoa que sangrou deve procurar ajuda médica.

E, se você tiver dúvidas ou comentários, continue essa conversa nos nossos canais no Youtube, Instagram, Facebook, TikTok, ou no blog. Te vejo lá!

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

COMENTÁRIOS SOBRE “Omenscast #48: Presença de sangue após o sexo

  1. Fafah says:

    Eu sempre tenho relação anal….Mas tem vezes que tenho sangramento após o relacionamento….só que isso é muito difícil de acontecer.Oque pode ser ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?