Ejaculação retrógrada: sintomas, diagnóstico, causas e tratamentos

conta-gotas possivelmente contendo esperma de uma ejaculação retrógrada
BLOG OMENS / Ejaculação precoce
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

23 de fevereiro 2024

Embora seja relativamente comum os homens procurarem o médico para tratar uma ejaculação precoce, os outros problemas de ejaculação e do orgasmo são muito mais raros. No entanto, a ejaculação retrógrada pode ser problemática a depender do planejamento familiar do paciente.

Descrevendo, então, em poucas palavras o problema: na ejaculação retrógrada, em vez de se expelir o esperma normalmente para fora do corpo, ele é liberado dentro da bexiga.

Um problema pouco conhecido: o que é?


Embora nos últimos 20 anos as pesquisas tenham feito grandes avanços no tratamento de problemas de ereção, certos problemas de ejaculação ainda continuam envoltos em mistérios.

Tirando a ejaculação precoce, é comum colocarem na mesma categoria tanto os problemas de ejaculação como os de orgasmo.

Alguns estudos estimam que a ejaculação retardada, por exemplo, afeta de 4 a 10% dos homens, dependendo da idade. Apesar de a ejaculação precoce afetar mais homens (entre 14 e 30%), os problemas de ejaculação e do orgasmo também podem prejudicar o bem-estar masculino.

A ejaculação retrógrada, por exemplo, pode ser bastante incômoda e provocar ansiedade, especialmente em uma situação em que a pessoa planeja ou está tentando ter filhos.

Definição


A ejaculação retrógrada é semelhante à aspermia e as duas possuem quase os mesmos diagnósticos e tratamentos.

A diferença é que, na aspermia, não há nenhuma emissão de esperma no momento da ejaculação.

Em ambas situações, o homem pode ter um orgasmo (porém seco).

O que acontece com o esperma durante a ejaculação retrógrada?

Ao contrário da aspermia, na ejaculação retrógrada ocorre a emissão de esperma – mas não para fora do corpo. Na verdade, ele vai para dentro da bexiga! Ainda que possa parecer estranho para alguns, saiba que não há risco algum nisso.

E aqueles que possuem uma ejaculação retrógrada também podem sentir o orgasmo da mesma forma.

As possíveis causas físicas de ejaculação retrógrada incluem, com frequência, um bloqueio na uretra e/ou uma disfunção do esfíncter.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Quais são as causas da ejaculação retrógrada?


 Dentre as causas possíveis, podemos encontrar:

  1. intervenção cirúrgica
  2. efeitos de certos tratamentos
  3. causas neurológicas

Por que uma cirurgia na próstata pode provocar ejaculação retrógrada?

Dentre os procedimentos que correm o risco de causar uma ejaculação retrógrada parcial ou completa, podemos citar:

  • Intervenções retroperitoneais (cirurgias abdominais em regiões próximas à coluna): procedimentos lombo-aórticos, uma cirurgia de um aneurisma da aorta abdominal… Muitas vezes, esses procedimentos podem causar danos permanentes às fibras nervosas simpáticas (que controlam a musculatura lisa do colo vesical).
  • Tratamento cirúrgico do adenoma da próstata (crescimento benigno da próstata): na cirurgia benigna do adenoma acontece a ejaculação retrógrada, enquanto na de câncer de próstata é a anejaculação.

Em decorrência desses problemas, os especialistas descrevem técnicas, sobretudo para o tratamento lombo-aórtico e para a cirurgia benigna da próstata, para reduzir os efeitos colaterais.

Por fim, é preciso lembrar que a ejaculação retrógrada como consequência dessas operações retroperitoneais pode melhorar com o tempo. Em muitos casos, a recuperação pode levar de 12 a 18 meses.

Além disso, antes de qualquer cirurgia de risco, deve-se propor ao paciente a conservação do esperma.

As cirurgias da próstata [Omenscast #41]

No nosso 41º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai responder algumas dúvidas comuns sobre a cirurgia de próstata. Ele vai esclarecer se é uma intervenção perigosa mesmo, dentre outras informações importantes. A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Causas medicamentosas

Os alfa-bloqueadores, usados para tratamento medicamentoso do crescimento benigno da próstata, também são apontados como uma possível causa de ejaculação retrógrada.

Entretanto, apenas a tansulosina e a doxazosina, indicadas para o tratamento de problemas urinários da hiperplasia benigna da próstata, são as principais responsáveis pela ejaculação retrógrada.

Infelizmente, são efeitos colaterais necessários para pacientes que realmente necessitam do uso do medicamento. Às vezes, trocar o remédio ou simplesmente aguardar pode fazer com que esse sintoma diminua.

Causas neurológicas

Todas as neuropatias (esclerose múltipla, sequelas de traumatismo na medula espinhal, diabetes) podem causar ejaculação retrógrada.

Mas só precisa haver acompanhamento médico do problema caso a pessoa queira ter filhos. 

A primeira técnica (e a mais simples) é se masturbar de pé, com a bexiga cheia. Isso pode resultar em uma ejaculação parcial.

Se esse método não funcionar, ainda é possível coletar urinas alcalinizadas após a masturbação. Depois, o laboratório irá potencializar o material, a fim de permitir a realização de uma inseminação intrauterina (ou mesmo a criopreservação do esperma).

Apesar da complexidade dessas medidas, que também são rigorosas e repetitivas, os resultados são positivos na maioria das vezes.

Tudo que você precisa saber sobre o Câncer de Próstata [Vídeo]

Esse vídeo, lançado em meio ao novembro azul, explica um pouco sobre o que é o câncer de próstata, quais são seus sintomas, além de mais informações sobre a cirurgia, por exemplo. E quanto à prevenção? O exame de toque retal masculino é o único? E o toque retal é tão ruim assim? Venha desmistificar esse tema com a gente e entender mais sobre o câncer de próstata.

Ejaculação retrógrada tem cura: como tratar


O tratamento é viável quando o homem deseja ter filhos e se levanta o problema da fertilidade.

Aproximadamente um terço dos homens com uma ejaculação retrógrada melhoram após o tratamento (na maioria das vezes à base de imipramina ou pseudoefedrina, que fecham o colo vesical).

Ainda assim, é importante que esses homens passem por um monitoramento médico para observar uma alteração na pressão arterial ou na frequência cardíaca.

Tais medicamentos são destinados aos pacientes que desejam ter filhos; se eles não funcionarem, é possível coletar esperma tendo em vista a inseminação artificial.

Problemas de ejaculação: quando consultar um médico?


Anorgasmia, anejaculação, ejaculação retrógrada, aspermia… Mesmo esses problemas sexuais menos frequentes merecem atenção!

Algumas dessas condições podem se curar sozinhas, outras requerem tratamentos.

De todo modo, tais condições são muitas vezes causadas por medicamentos ou são o resultado de uma cirurgia (ou doença): por isso, é aconselhável conversar com um médico urologista.

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

30 comentário(s) sobre “Ejaculação retrógrada: sintomas, diagnóstico, causas e tratamentos

  1. Clóves Dias says:

    Não vi a resposta ao meu questionamento sobre a reversão da ejaculação retrograda após o uso do Dutan

  2. Lya says:

    Olá, meu marido tem 25 anos não tem diabetes e nem outro problema, somente pressão alta, e de uns meses pra cá não tem conseguido ejacular, ele sente o orgasmo mas não sai nada e logo amolece, como resolver? Ele é aquele tipo de homem que não vai no médico a não ser que esteja morrendo….

  3. Oswaldo says:

    Tenho ejaculação retrógrada por conta de uma raspagem na próstata. Tomo doxazocina. Li os comentários e entao fica a pergunta. Tem como reverter ou não a ejaculação retrógrada??

  4. Clóves Dias says:

    Tomo dutan e vi que no dutam, a tansulosina, pode causar esse orgasmo seco. o que tomar para reverter este sintoma

  5. Rodrigo says:

    Fiz uma RTU da Prostata e após e dois meses após a cirurgia fui ter as primeiras relações e ejeculei grandes volumes. Continuei ejuculando bem por quase um mês depois o volume foi diminuindo até secar. Posso voltar a ejacular com medicamentos? Consigo resolver isso com vocês através de consultas online? Qual o custo?

  6. FCO ALVES DEOCLECIANO says:

    Ola boa noite, meu nome é severo, tive uma problema com a minha prostata e o médico passou pra mim tomar o combodarte, assim que comecei a tomar essa droga, observei que quando tinha relação com a minha esposa, o esperma não vinha mais, fiquei muito preocupado, o meu medico não explicou nada sobre esse problema pra mim, cheguei a tomar 8 meses. Nunca mais volto naquele médico.

  7. Fernando de Oliveira soares says:

    Tomo tansulosina para a próstata e agora nao tenho erecção nen ejaculação o que fazer obrigado

  8. Paulo says:

    Tenho diabete e não consigo ejacular, ou seja, não sai nada. Qual medicamento tomar ?

  9. Adenias da Silva correia says:

    Tenho ejaculação seca mas nunca fiz cirurgia e não tenho diabete .
    O único problema que tive foi uma infecção nos ossos e o nervo travou .depois desse dia a coisa não funcionou mais .
    No momento eu não me lembro a injeção que tomei foram 8 injeção.
    Quero muito voltar a ter ejaculação normal.

  10. Eustaquio Marques de Ramos says:

    Fiz uma RTU de próstata e a partir daí tenho ejaculação retrógada, chamado gozo seco. Gostaria de saber se tem como reverter esse quadro para espelir para fora normalmente como antes da cirurgia.

  11. manoel martiniano moura says:

    Tomo 2em 1 dutasterida e tansulozina por conta disso nao ejaculo
    mais. Qual remedio.alfa.bloqueador que tomado continuo.permite ejacular..

  12. Valdeci Teixeira Vieira says:

    Tomei dutam e tive ejaculação seca. Parando de tomar os sintomas desaparecem. E volto a ter ejaculação normal espelindo pra fora ?

  13. Joaquim Fontes says:

    Tenho HPB a qual foi diagnosticada há 10 anos. Tratamento com Combodart e visita ao urologista cada 6 meses. Fiz biopsia e tudo normsl. Recentemente adquiri orgasmo retrogrado. Tem cura? Ê invasivo? Afeta-me o aspecto psicológico apesar de sentir desejo sexual.

    • Dr. João Brunhara says:

      Pode ser uma consequência do combodart, pelo componente da tansulosina. A doxazosina é uma alternativa que pode dar menos ejaculação retrógrada. As cirurgias de RTU de próstata ou com laser (HoLEP) tendem a ter o mesmo efeito colateral. A alternativa seriam novos tratamentos minimamente invasivos como Urolift. Mas também vale o acompanhamento psicológico pois tendo ereção e orgasmo, você pode ter sua satisfação sexual normalmente.

Comentários não permitidos.

× Como posso te ajudar?