Herpes genital masculino: tratamentos e prevenção

pimenta vermelha em formato fálico, lembrando a sensação de queimação da crise de herpes genital
BLOG OMENS / Sexualidade
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

4 de setembro 2022

Dois vírus são responsáveis pelo herpes: o tipo 1 (ou HSV-1), que é responsável pelas infecções na boca, nos lábios ou nos olhos; e o tipo 2 (HSV-2), que é responsável pelo herpes genital masculino.

Infelizmente, o sexo oral também contribui para a transmissão de várias ISTs, incluindo o herpes genital: estima-se que o HSV-1 é agora responsável por 10 a 30% dos casos da doença. Os casos aumentam, seja por negligência ao sexo seguro, seja por desinformação.

O herpes genital é um verdadeiro problema de saúde, afetando aproximadamente dois terços da população brasileira sexualmente ativa.

O que é o herpes genital masculino: números sobre a doença


Herpes é uma doença viral sexualmente transmissível e altamente contagiosa.

No momento da primeira infecção de herpes genital, o vírus se manifesta através do surgimento de pequenas bolhas nos (ou ao redor dos) órgãos genitais, que podem parecer feridas.

Em seguida, o vírus “adormece” no organismo. Mas ele pode reaparecer várias outras vezes.

O vírus tipo 2 (HSV-2) é o principal responsável pelo herpes genital, mas como já dissemos, o HSV-1 também pode ser transmitido durante o sexo oral, no contato com as mucosas. Portanto, os dois vírus podem provocar a herpes genital.

Herpes genital tem cura? [Omenscast #32]

No nosso 32º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar sobre a herpes genital, que infelizmente afeta muitas pessoas no Brasil e no mundo todo. Vamos falar sobre tratamentos e prevenção? A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Transmissão, primeira infecção e reativação do vírus


Quando o vírus do herpes entra no corpo, ele causa o que se chama de infecção primária. Ele é ativado pelo surgimento temporário de pequenas bolhas, assim o herpes se instala no organismo antes de adormecer.

A partir de então, é impossível se livrar completamente do vírus da herpes simples, mesmo que as suas manifestações no corpo desapareçam.

Infecção primária de herpes

Essa primeira infecção se caracteriza pelo primeiro contato entre o herpes e o organismo. Raramente transmitido de mãe para filho (ao contrário do herpes labial), o herpes genital é transmitido durante a relação sexual, que não precisa incluir obrigatoriamente a penetração.

Os sintomas variam em intensidade, dependendo do indivíduo. A pessoa infectada que transmite o vírus

  1. ou possui feridas de herpes nos órgão sexuais, nas coxas, nas nádegas, etc.,
  2. ou não apresenta nenhum sintoma, mas porta o vírus nas mucosas.

Em casos de infecção por HSV-1 e na presença de uma ferida na boca, é possível contrair o herpes genital pelo contato oral com o órgão sexual.

Reativação do vírus

Uma vez em contato com o corpo, o vírus do herpes se desloca através das terminações nervosas da área infectada e permanece adormecido em um gânglio nervoso. Ele pode permanecer latente dessa forma por várias semanas, vários anos, sem reaparecer… Aliás, ele pode permanecer latente para sempre.

Mas geralmente o herpes reaparece de forma esporádica na área da primeira infecção: são as chamadas recidivas (ou reincidências).

Ao percorrer os nervos, o vírus da doença coloniza a região da pele ou das mucosas infectadas pela primeira vez, provocando machucados menores, mas recorrentes. Os fatores que podem incentivar uma recidiva são:

  • estresse;
  • uma outra infecção;
  • cansaço físico;
  • um sistema imunológico fragilizado;
  • alterações hormonais (como durante a menstruação, por exemplo).

Por fim, sabe-se que as recidivas são mais frequentes no ano seguinte à primeira infecção.

Consulte um urologista ONLINE e inicie seu tratamento hoje

Marcar Teleconsulta Agora

Receba receita médica, remédios e encaminhamento para exames

Os sintomas do herpes genital masculino


Em casos raros, a infecção pelo vírus do herpes passa completamente despercebida.

Isso quer dizer que algumas pessoas talvez tenham tido contato com a doença sem nunca desenvolver sintomas. Mesmo assim elas continuam sendo contagiosas se o vírus estiver presente nas mucosas – ainda que sem sintomas.

Sintomas da infecção primária por herpes genital

Apesar de passar despercebida na maioria das vezes, essa primeira infecção pode se manifestar de várias formas:

  • Feridas na área infectada: pequenas bolhas agrupadas (com um líquido transparente dentro), que rapidamente evoluem para úlceras, causando irritação, formigamento, coceira, ardência ou dor;
  • Outros machucados nos órgãos sexuais (ou em áreas próximas), mais abundantes e graves:
    • inflamação do ânus e do reto;
    • úlceras cobertas de uma camada esbranquiçada e dolorosa.
  • Febre, dores de cabeça, dores musculares, dores de barriga, dor ao urinar ou defecar.

A cicatrização e o desaparecimento das feridas podem levar várias semanas.

Reincidências do herpes genital masculino

As recidivas de herpes se caracterizam por:

  • sinais de alerta, como formigamento, dormência ou ardência na área acometida pela infecção;
  • sintomas como bolhas, vermelhidão, crostas, etc.;
  • feridas espalhadas pelo pênis, prepúcio ou testículos (a cicatrização costuma ser mais lenta nos testículos);
  • machucados nas nádegas, nas coxas ou no ânus.

A cicatrização pode levar de 7 a 10 dias.

Prevenção masculina e contracepção: existe anticoncepcional? [Vídeo]

É muito raro se falar em métodos contraceptivos masculinos: à exceção da camisinha masculina, pouco se conhece sobre tais métodos. O preservativo é, de fato, o mais conhecido e comum, mas e os outros? Outra bastante conhecida é a cirurgia de vasectomia, que muito se associa à laqueadura. Mas será que existe uma pílula anticoncepcional? Ou mesmo uma injeção? Por que não se fala sobre isso? Vem entender tudo sobre todos os métodos de contracepção masculina!

Tratamentos, proteção, prevenção


Não existe até o momento vacina contra o herpes genital, por isso é importante se proteger durante as relações sexuais.

Para evitar transmitir o vírus, uma pessoa infectada deve evitar ter relações sexuais assim que os sintomas aparecerem e até que as feridas tenham cicatrizado por completo (aguardar até as crostas caírem).

Se os parceiros em questão não quiserem esperar, eles podem utilizar preservativos e protetores orais de látex, mas isso não é aconselhável. Mesmo porque os preservativos reduzem o risco de transmissão do vírus, mas não o erradicam.

O preservativo deve, então, ser usado da seguinte maneira:

  • durante qualquer contato com regiões íntimas;
  • durante todas as relações sexuais, seja na penetração anal ou vaginal, seja no sexo oral.

Também é possível fazer um protetor oral a partir de uma camisinha de látex, usando-o para cobrir a vulva ou o ânus durante o sexo oral: ele reduz o risco de infecção, evitando o contato entre a boca e os órgãos genitais.

Ao utilizar brinquedos sexuais, também se recomenda o uso de preservativos.

O atendimento personalizado de um urologista pode te ajudar

Marcar Teleconsulta Agora

Consulte um médico ONLINE e comece com o tratamento já!

Como tratar o vírus do herpes?

Não há cura para o herpes genital, embora alguns medicamentos possam aliviar a dor, reduzir o risco de recidivas e diminuir o risco de transmissão.

No entanto, existem fármacos antivirais que ajudam a enfrentar a crise de reativação de herpes e fazer com que ela dure menos. Por exemplo, o aciclovir é uma substância que bloqueia os mecanismos de multiplicação do vírus, impedindo que a infecção se mantenha e se prolifere.

Do mesmo modo, existe a opção do uso de aciclovir em forma de creme, para aplicar nas lesões, que pode reduzir a duração da crise

Mas outro medicamento possível de ser utilizado além dos antivirais é a lisina, um aminoácido essencial encontrado nas proteínas, disponível em cápsulas para administração oral ou pomada para aplicação no local.

O nosso corpo não produz essa substância, por isso você pode precisar consumi-la através de suplementos alimentares ou dieta específica. Alguns alimentos comuns ricos em lisina são, por exemplo: carne bovina, frango, peru, porco, sardinha, ovos, iogurte, queijo parmesão, soja…

A lisina é essencial para a saúde humana, ajudando na absorção de cálcio e na formação de colágeno. Muitas pessoas consomem quantidade suficiente do aminoácido em sua dieta normal. Mas algumas outras (atletas e veganos especificamente) podem precisar consumir mais. Assim, caso você não disponha de lisina suficiente no seu organismo, pode ser que experimente sintomas como: fadiga, náusea, perda de apetite, agitação, anemia.

Mas, na verdade, a grande utilidade da lisina seria o uso diário e contínuo fora das crises, com o intuito de diminuir o risco de recorrências das crises com lesões genitais.

Além disso, é importante avisar os parceiros sexuais anteriores quando a pessoa se descobre infectada com o vírus do herpes, sobretudo para informá-los de que o vírus pode ser transmitido mesmo sem qualquer sintoma.

Conclusão


Se você descobrir que tem herpes, não se desespere: há algumas maneiras de impedir que ela se espalhe para parceiros ou parceiras e até para outras partes do seu corpo.

Como não transmitir herpes genital?

  • Use sempre preservativos (ou mesmo a camisinha recortada nas pontas, no caso do oral na vulva) durante o sexo oral, anal e vaginal.
  • Converse com seu médico sobre o uso de medicamentos diários contra herpes, pois isso pode diminuir as chances de se espalhar a infecção.
  • Não faça sexo durante uma crise de herpes, mesmo com preservativo, porque pode haver feridas em locais que a camisinha não cobre.
  • Aprenda a sentir quando a crise está chegando e interrompa as relações sexuais assim que perceber esses sinais. Por exemplo, você pode sentir uma sensação de queimadura, coceira ou formigamento que vai te ajudar a saber que as feridas estão prestes a aparecer.

Por sinal, quando sentir que uma crise está chegando, procure um médico rapidamente e inicie logo o tratamento com antiviral, no intuito de abortar a crise antes até de as feridas surgirem.

  • Não faça sexo até que os machucados desapareçam completamente e as casquinhas cicatrizem e caiam.
  • Não toque nas feridas! Assim pode ser que a infecção se espalhe para outras partes do corpo ou mesmo para outras pessoas. Se você tocar em um machucado de herpes, lave as mãos com água e sabão logo em seguida.
  • Caso use óculos, não limpe as lentes com saliva, já que isso pode passar uma herpes oral para o olho.
  • Se você tiver uma ferida na boca, não beije ninguém, principalmente bebês, crianças ou gestantes.
  • Antes da relação, sempre avise aos seus parceiros ou parceiras sexuais que você tem herpes, para que vocês possam trabalhar juntos para evitar que ela se espalhe. Sabemos que dizer a alguém que você tem uma IST pode ser difícil, mas saiba que a herpes é super comum e não traz sérios problemas de saúde. 

Atenção!

As pessoas que têm herpes têm duas vezes mais probabilidade de contrair o HIV do que as pessoas que não têm. Além disso, os indivíduos que têm herpes e HIV possuem uma chance muito maior de transmitir o HIV. Por isso, é realmente importante usar preservativos para ajudar a proteger tanto os outros como a si mesmo.


Mais posts que podem te interessar:

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

11 comentário(s) sobre “Herpes genital masculino: tratamentos e prevenção

  1. anna letycia de abreu peçanha says:

    olá doutor,boa noite
    então, recentemente contrai vírus da herpes,n cuidei,pq n sabia oq era,e se tornou úlceras, isso tem no mínimo 1 mês, mas doutor, minha crise está voltando, as feridas estão reaparecendo, pode me informar se o fato de eu n esta usando camisinha na hora do sexo,pode está influenciando na tal atividade?

  2. Gilmar says:

    Ah 4 anos atrás eu tive relação sem camisinha depois de 3 meses a pomta do meu penes começou a doer como se tivesse entrando uma agulha i bem na pomta dentro do canal começou a criar úlcera logo depois a cabeça do penes criou um monte de bolha e muito pus , fiquei desesperado fui no urologista e deu herpis genital ele me disse que não tinha cura mas tinha tratamento me passou um remédio em comprimido tomei mas logo em seguida voltava e doía muito o remédio erra muito caro 180$ e durava só uma cemana isso acabou comigo parei de me relacionar porque eu tinha medo de passar isso pra outra pessoa i tinha muita vergonha , todos os dias doía muito passei a comer alimentos que fortalece o sistema imune mas não melhorava , pesquisei e descobri um remédio que naverdade é um aminoácido chamoda LISINA a lisina e muito poderosa ela é capaz de matar o herpis fui na farmácia e manipulei compre 60 comtrimido por 30 reiais tomava 3 comprimido por dia melhorava a dor mais ainda ficava com úlcera emtao almentei pra 6 foi eselente era como se eu tivesse me curado co o tempo eu passei a semtir muita dor na bariga i eu ja sabia que muita lisina podia prejudicar o intestino
    ja que isso é um dos efeitos colaterais , fui no urologista ele me aconselhou
    a tomar 6 comprimido por 3 messe e parer depois voutar a por 3 messes isso para que nao tivesse problemas ja que nao se pode tomar por periodos muito lomgos , enfim a lisina é sem duvida o melhor remedi mais eficiente isso pode até muitas pesoas se voce tem herpes 6 veses por ano é bom vs usar lisina sempre aparece , mas pra mim nao funcionaria ja que nao posso tomar todos os fia e a herpis em mim erra muito recorrente emtao trocurei outra for de me curar descobri que , com o tempo o organismo acaba ficando mais forte e mas eficiente comtra as infecção que ce repetem , a herpis ê como a gripe mesmo que nos não estamos gripado o vírus da gripe existe dentro de nós mas está em dormência até que nossa imunidade cai em tão o vírus volta a ce reproduzir , bem resumumindo descobri que em média 10 a 15 anos o vírus da herpes pode morrer o ficar dormente pro resto da vida , eu estou a 4 anos hoje eu guase não simto mais nada sem dor nem úlcera as vê-sez a úlcera aparece mas no mesmo dia some persebo que ela aparece sempre que fico muito estressado , mas gente nos últimos 3 anos eu estive quase sem vontade de viver todos os dias doía de forma insuportável meu sonho de ser pai tinha acabado , eu sou um cara que acredita em Deus e que tudo tem um propósito i uma solução ah 1 ano atrás comecei a pesquisar muito o lado espiritual eu acabei conhecendo a casa do comsolador pela Internet lá eles recebem muitas pessoas que sofrem de problemas de saúde e espiritual eu emvinhei um e-mail explique meu problema e eles me ajudaram com um tratamento espiritual fiz em casa foi totalmente de graça i durante o tratamento eu pesebi que começou a melhor a dor que durava o dia todo começou a diminuir i hoje sei que ainda tenho herpes mas quase não tenho recorrência dou graças a Deus por ter conhecido a casa do comsolador eu espero ajudar alguém si você também tem herpis use camisinha i não tenha medo de ser regeitado comfie em Deus que tudo tem um propósito na nossa vida dur
    Do vai dar certo passe a cuidar mais do ceu corpo mente e espírito , hoje eu tenho sertesa que com a herpis eu pude me tornar algem melhor i mais comciente da vida eu também sou mis forte porque algums problemas passaram a ser pequenos , vc é forte e vai se tornar um pessoa foda um abraço

  3. Claudevan says:

    estou com uma feriado próxima ao penis, está avermelhada ao redo e com uma bola esbranquiçada dentro…no começo pensei que era pelo encravado..mas tá demorando p sarar..não sinto coceiro ou ardência ..só as vezes fica um pouco desconfortável..o que você me recomendaria ?

  4. Antônio Carlos says:

    Gostaria de saber ,se a possibilidade de confundir o vermelhidão de herps com vermelhidao da balanopostite pois o médico disse quexeu estava com balanopostite estou a tempos fazendo tratamento e não se resolve agora está aparecendo umas feridas no meu pênis pequenas espalhadas pode ser herps ??

    • Dr. João Brunhara says:

      Um profissional treinado deve conseguir diferenciar os diagnósticos, ainda que em alguns casos essa avaliação seja mais difícil. A herpes tende a dar crises que duram de 7 a 10 dias, começam com pequenas bolhas e costumam doer.

  5. Luiz Claudio says:

    Bom dia ….Estou tendo problemas com herpes, porem consigo me cuidar bem,
    Mas quero deixar um comentario, pois tenho muito estresse e tenho 53 anos e sou negro, porem depois que tive um recesso em meu reto tenho pouca sensibilidade em meu penis, quando ele esta reto nao sinto ele totalmente reto(duro)….E isso esta me deixando incomodado…..Gostaria se isso poderia ter algo haver com o abcesso .

    • Dr. João Brunhara says:

      Pode ter a ver com fatores psicológicos, mas também físicos por conta de idade, depende de como está sua saúde. Em princípio o abscesso no reto, a menos que tenha tido sequelas de grande proporção (como síndrome de Fournier) não causa problemas de ereção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?