Bolhas de água na parte íntima? Saiba como tratar a herpes genital

bolhas de água
BLOG OMENS / Tratamentos
logo da Omens
Escrito por

Seth Zanette

Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

1 de agosto 2022

Perceber bolhas de água na parte íntima pode ser bastante assustador. Afinal, o que pode provocar esse tipo de ferida e como tratá-la?

Antes de mais nada, fique calmo e vamos entender se essa bolha de água na parte íntima na realidade não é uma ferida causada por herpes. 

Venha descobrir isso e muito mais no artigo de hoje da Omens:

Bolhas de água na parte íntima podem ser herpes?

Sim, as bolhas de água na parte íntima podem ser herpes. Aliás, esse é um dos principais sinais da doença e pode significar que uma crise está ocorrendo no corpo. 

Para quem nunca teve uma crise antes, pode parecer assustador ver essas bolhas se formando, mas é importante agir e procurar um médico para realização de exames e constatação da herpes. Assim, a medicação correta será indicada pelo profissional da saúde e em pouco tempo a crise será resolvida.

Herpes genital tem cura? [Omenscast #32]

No nosso 32º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai falar sobre a herpes genital, que infelizmente afeta muitas pessoas no Brasil e no mundo todo. Vamos falar sobre tratamentos e prevenção? A transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Quais outros sintomas estão associados a herpes?

Além das bolhas de água nas partes íntimas, existem outros sintomas associados a herpes. Por isso, se você notou as bolhas, fique atento para outros tipos de sintomas como:

  • sensação de coceira, formigamento ou queimação nos genitais e região anal;
  • sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo febre;
  • ardência ao urinar;
  • micção dolorosa ou difícil.

Lembre-se: nem sempre esses outros sintomas estão presentes. Algumas pessoas podem até mesmo não apresentar bolhas ou feridas, tudo depende de cada organismo. A herpes pode ser bastante silenciosa ou provocar uma crise recorrente, portanto é muito importante estar de olho em sintomas e em sinais como bolhas de água na virilha ou partes íntimas.

Como são as bolhas de água associadas a herpes?

As bolhas associadas a herpes são bastante características: são pequenos conglomerados de bolhas, facilmente confundidos com espinhas, mas que claramente possuem líquido dentro. Essas bolhas estouram e causam úlceras doloridas.

Geralmente essas bolhas aparecem onde aconteceu o primeiro contato com o vírus da herpes.

No caso da herpes feminina, nem sempre essas bolhas estão do lado de fora da vagina. Portanto, a presença da herpes pode não ser perceptível a olho nu.

Quais os principais exames para saber se estou com herpes ou não?

O principal exame para saber se está com herpes ou não é o exame de sangue. 

Durante a sorologia, procuram-se os anticorpos que combatem a herpes.  Assim, se consegue saber se houve infecção ou não em algum momento da vida. Pode-se fazer o exame mesmo sem sintomas. Basta procurar um médico para que, durante a consulta, seja feita a requisição desse exame de sangue.

Todas as bolhas de água na parte íntima são herpes?

Não, nem todas as bolhas de água na parte íntima são herpes, existem outras doenças que podem provocar esse sintoma. Por isso que o ideal é que uma consulta com o médico seja marcada o quanto antes para poder existir um diagnóstico concreto.

Além da herpes, as seguintes condições podem apresentar bolhas de água na parte íntima, por exemplo:

  • impetigo bolhoso, que gera bolhas na vulva e é provocada por bactérias;
  • reações alérgicas;
  • queimaduras por produtos químicos.

Se notou bolhas de água na parte íntima, procure imediatamente ajuda médica para receber o tratamento adequado.

Bolhas de água na parte íntima: como tratar?

Afinal, as bolhas de água na parte íntima têm tratamento e o ideal é procurar o quanto antes o médico ginecologista (caso esteja afetando a vulva) ou urologista (caso esteja afetando o pênis). De forma geral, os medicamentos utilizados são os antivirais, mais comumente o Aciclovir, Fanciclovir e Valaciclovir.

O tempo de tratamento varia de acordo com a prescrição médica, mas geralmente dura pouco, até uma semana. Pode ocorrer a prescrição de pomadas para as feridas causadas pelas bolhas da herpes.

Há outros casos em que as bolhas de água na parte íntima não são provocadas por herpes, mas por alergias a produtos. Então, será necessário entender qual a causa da alergia.

Dicas para um sexo anal saudável [Vídeo]

Como fazer sexo anal? – é uma pergunta muito recebida aqui no blog. Por isso, convidamos o Dr. Vinicius Lacerda, cirurgião digestivo e influencer sobre assuntos de saúde LGBT, para separar algumas dicas de um sexo anal sem dor e saudável para todas as sexualidades.

Conclusão

Enfim, as bolhas de água no pênis ou vagina podem ser curadas e tratadas. Isso principalmente se estiverem relacionadas a herpes.

É necessário procurar o quanto antes ajuda profissional para que exames sejam realizados e os medicamentos certos sejam receitados.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *