Fratura peniana

uma banana parcialmente cortada representando uma fratura de pênis
BLOG OMENS / Ereção
logo da Omens
Escrito por

Caio Vega

Dr. João Arthur Brunhara Alves Barbosa
Revisado por

Dr. João Brunhara

CRMSP 161.642
Última atualização

17 de fevereiro 2022

Hoje vamos falar de um problema sexual bastante raro entre os homens, embora seja o mais comum dentro da categoria lesões sexuais: a fratura de pênis.

Existem lesões menos comuns, ligadas a uma variedade de práticas sexuais, por exemplo: estrangulamento do pênis com anéis, acidentes com piercing genital, introdução de objetos na uretra…

Fratura de pênis: definição


Define-se a fratura peniana como a ruptura de um ou dos dois corpos cavernosos do pênis ereto. Também chamamos isso de ruptura ou fratura da túnica albugínea dos corpos cavernosos.

O pênis não tem ossos, mas, quando está ereto e bastante rígido, pode romper a sua estrutura. Essa situação é semelhante a uma fratura.

Duas artérias passam pelo interior dos dois corpos cavernosos. Quando eretos, esses dois corpos cavernosos funcionam como esponjas e se enchem de sangue até o máximo.

No caso de uma batida repentina ou de torção (usualmente durante uma “entrada torta” ou traumatismo na relação sexual), esses dois corpos cavernosos, rígidos, podem se romper. Mais precisamente, o que se rompe é a túnica fibrosa chamada “albugínea”.

Na maioria das vezes, essa fratura ocorre na base do pênis. Um exame clínico, então, será necessário para identificar se houve trauma também na uretra.

Pênis tem osso, então? [Omenscast #36]

No nosso 36º episódio do Omenscast, o médico urologista João Brunhara vai abordar um assunto delicado, que preocupa muitos homens: é verdade que pode acontecer de o pênis quebrar? Mas como? Então o pênis tem osso? Fique à vontade para ouvir o nosso podcast: a transcrição do áudio você poderá encontrar aqui.

Sintomas da fratura peniana


Caracterizamos a fratura peniana como um hematoma expressivo no corpo do pênis, de cor roxa ou preta: é o aspecto “berinjela”.

O paciente geralmente descreve um estalo forte de rompimento durante a fratura. No entanto, a dor em si não é a parte mais traumática para o homem: o problema maior são as circunstâncias e o aspecto do pênis após o acidente.

Logo após a fratura, ocorre a detumescência (redução no volume de um órgão inchado ou tumoral) e pela formação de um hematoma.

As causas de uma fratura de pênis


As causas podem variar, dependendo das práticas sexuais do paciente, mas as duas principais causas são: um movimento em falso durante o sexo ou a má manipulação do pênis. Certas posições também podem ser mais propícias a esse acidente.

Masturbação em excesso [Vídeo]

Se masturbar é comum e a masturbação em si não é um problema. Mas, se há um excesso, pode ser um caso de vício – e isso tanto para homens quanto para mulheres. Nesses casos, sim, a masturbação faz mal. Se você acredita que pode estar viciado, às vezes até por uma relação com a pornografia, deve estar se perguntando como parar de se masturbar, como vencer o vício da masturbação. Então, venha entender com a gente!

Fratura peniana: diagnóstico e exames de imagem


Diagnóstico clínico

O diagnóstico está associado à própria percepção do paciente. Após a ruptura, quando normalmente se percebe um estalido (um click), ele notará a detumescência e uma dor seguida de hematoma.

Determinamos a localização da ruptura da albugínea ao apalpar o hematoma.

O trauma da uretra é comum após um “movimento errado” durante o sexo, mas raro em caso de uma manipulação errada do pênis com as mãos.

Exames de imagem

Na maior parte dos casos, esses exames não são mandatórios, a menos que haja dúvida diagnóstica. Ainda assim, a realização de exames pode auxiliar na programação da cirurgia de correção. A análise cirúrgica é, assim, a melhor maneira de avaliar as lesões. 

Ainda assim, pode-se realizar um ultrassom para localizar a ruptura. A ressonância magnética permite um diagnóstico preciso da fratura, do hematoma e de uma possível fissura na uretra. No entanto, a ressonância é mais demorada e menos disponível no contexto de urgência. Por isso, geralmente não se escolhe esse exame. Por outro lado, o ultrassom costuma ser rápido e está disponível em diversos hospitais.

Em geral se realiza esses exames em casos incertos, principalmente quando o indivíduo procura tardiamente a emergência.

Se houver suspeita de rompimento da uretra, pode-se indicar uma uretrocistografia, sobretudo nos casos em que há sangue na uretra/urina. Além disso, a depender dos resultados, pode-se orientar uma correção cirúrgica da uretra.

Diferentes tratamentos para a fratura de pênis


Tratamento cirúrgico

É praticamente o único tratamento para a fratura peniana: sob anestesia (raqui ou geral), realizamos uma incisão semelhante a da circuncisão e, então, removemos o hematoma e pesquisamos o defeito que se formou na túnica albugínea (eventualmente, também na uretra) e corrigimos com pontos.

A convalescença (período de recuperação) é de 6 a 8 semanas, sem manipulação do pênis ou relação sexual. Esse é o período necessário para que a albugínea cicatrize.

Tratamento conservador

Muito raro, esse tratamento é realizado apenas se o paciente se recusar a ser operado. Às vezes se administram antiandrógenos (bloqueadores de testosterona), para bloquear uma ereção, e analgésicos se a ressonância magnética confirmar uma ruptura incompleta da albugínea.

Para até 30% dos pacientes, as consequências são: disfunção erétil, deformação do pênis, dor durante a ereção, abscessos, necrose e até mesmo gangrena.

Lesão com o pênis flácido


Apesar de raros, o pênis em estado flácido também pode sofrer traumas, em choques mais violentos que esmagam o membro. Quando não há rompimento da albugínea, o médico deve monitorar os hematomas.

O tratamento médico é necessário, assim como a reabilitação da função erétil.

Conclusões


Se tiver dúvidas sobre uma fratura no pênis, procure o atendimento médico de urgência a fim de facilitar o tratamento. Contudo, normalmente o paciente não tem dúvidas e procura assistência médica rapidamente dentro de 24 horas. Isso por causa da aparência preocupante do pênis e do som audível de rompimento quando a fratura acontece.

Vale lembrar que uma possível doença de Peyronie requer cuidados médicos: “técnicas” que tentam endireitar o pênis sozinho são perigosas e devem ser definitivamente evitadas. Você poderia agravar a sua situação e provocar fratura do membro. Aliás, abordamos esse assunto em um mini podcast aqui na Omens com o médico e urologista João Brunhara.


Referências

Consulte online um médico ou psicólogo especializado em sexualidade

A Omens é uma plataforma de saúde dedicada à saúde sexual e mental, que reúne médicos urologistas, terapeutas sexuais e farmacêuticos com o objetivo de construir soluções seguras, de qualidade e acessíveis a todos.

Por isso, a plataforma permite que você consulte online médicos especialistas em temas sobre sexualidade, além de psicólogos sexólogos. As consultas online podem ser feitas por mensagens, pelo celular ou por videochamada, por exemplo, além de apresentar muitas outras vantagens:

  • Consulte um médico ou psicólogo especializado na área, que trata diariamente de problemas relacionados ao sexo.
  • Pague menos da metade do valor de uma consulta presencial com um urologista.
  • Agende uma consulta para o mesmo dia! (no Brasil, aliás, muitos pacientes têm de esperar vários meses até conseguir agendar uma consulta presencial com um urologista)
  • Peça pela plataforma os medicamentos necessários para o seu tratamento e, então, eles serão entregues discretamente na sua casa por uma farmácia certificada
  • Além disso, evite o desconforto ou a vergonha na sala de espera de um consultório ou em farmácias

2 comentário(s) sobre “Fratura peniana

  1. joão says:

    fraturei o penis durante o uso da bomba de vácuo ja faz tempo, ainda da para resolver?
    da para fazer o o implante peniano? muito obrigado

  2. Jarbas Pereira Ornelas says:

    Acredito que fraturei o Pênis e gostaria de informações mais relevantes, estou consultando médicos do SUS, porém é muito vago as informações e acreto eu, os conhecimentos…..!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?